Últimas indefectivações

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Massacre !!!


Madeira SAD 16 - 34 Benfica

Resultado pesado, que não me surpreende por três razões: o Benfica tem jogado muito bem; o Madeira SAD está mais fraco, e têm tido algumas lesões; tiveram uma deslocação longa no passado fim-de-semana para a Taça EHF...
Faltam 3 jornadas para  final da 1ª volta - Camões(c), Xico(f), Avanca(c) -, o jogo em Guimarães será o mais complicado, mas são todos para vencer com muitos golos...

PS: Como 'prenda' dos 80 anos da secção no Benfica, ficámos ontem a saber o adversário na 3ª ronda da Taça EHF. Como não éramos cabeças de série, as possibilidades assustavam, ficámos com o Nantes, que entre as opções até seria uma dos mais 'fáceis'. Mas nomes como o Entrerrios, e o Maqueda deixam claro que não somos favoritos...

Momento de humor !!!


Luís Filipe Vieira anunciou hoje que a partir da próxima época, caso vença as eleições da próxima Sexta-feira, os jogos do Campeonato, na Luz, vão ser transmitidos na Benfica TV. Pessoalmente não fiquei surpreendido, nos últimos meses, em todas as entrevistas o Presidente do Benfica, já tinha insinuado que isto iria acontecer...
Qual a reacção daqueles que há vários anos exigiam a ruptura com Joaquim Oliveira?
«Devia ter vergonha, mais uma decisão populista»!!!
Ainda por cima, aqueles que acusam o Vieira de populismo e demagogia são os mesmos que apoiam a Lista B, que tem feito uma campanha eleitoral, que pode ser apelidada, sem favor nenhum, como o cumulo da demagogia: sem apresentar uma ideia, uma solução, usando somente a ofensa e a mentira contra a Lista A, tentando capitalizar o desgaste de 9 anos no poder do Presidente em exercício...
Só podemos levar estes 'desabafos' - derrotistas - para o humor, de outra forma a discussão só podia azedar...

PS1: Para mim os jogos na Benfica TV são um mal menor, não queria os jogos na Sport TV, mas preferia vendê-los a outro operador, mas compreendo que no momento actual da economia Portuguesa, não será nada fácil...

PS2: Fica assim explicada a presença do Moniz na Lista A - como podem verificar a decisão não foi tomada agora, pelo menos desde do famoso encontro do Vieira com o Moniz, num restaurante, que a decisão já estava tomada... -, pessoalmente não gosto do Moniz, não votaria nele para Presidente do Benfica, mas reconheço competências profissionais, e para o Benfica tirar rentabilidade dos jogos na Benfica TV, vai ser preciso muito 'suor'!!!

ELEGER QUEM?

Eu e a minha mania de escrever depois duma derrota do meu GLORIOSO.
Eu e a minha mania de sentir a "chama imensa" mais "imensa" quando o BENFICA
não ganha.
Eu e a minha mania de amar demais o BENFICA (nunca se ama verdadeiramente quando não se ama demais), e não apenas quando ganha,Enfim doença que já dura bem mais que o meio século. E não quero que passe.

Ponto prévio: engraçado que nunca concordei com eleições.Penso que as eleições deixam tudo na mesma, se não pior. E depois detesto, ter que obedecer ao que não quero.
Parece pois um contra-senso, mas não é, na minha mais que modesta opinião - sou pelo centralismo democrático, como por exemplo o de Cuba ou da antiga Rússia Soviética.
E não estejam já a salivar os antis ou os rangelistas, que eu explico, para não ter que lêr comentários parvos:- nesses Países, apostou-se pelo Socialismo. E é dentro dessa linha em direcção ao Socialismo, que se deve votar, na ânsia de melhorar a forma de melhor e mais rapidamente o atingir.
Ponto final parágrafo.
 
Porque não quero Rui Rangel:
1º- Porque a linha traçada por Luís Filipe Vieira, é, quanto a mim a mais correcta, melhor, a menos má. E enquanto não aparecer um melhor, por aqui me fico.
2º- Porque é um demagogo. Vejamos: não percebe nada de Contabilidade, ainda menos que eu ao dizer que quer diminuir o passivo do BENFICA. Só há duas formas de diminuir um passivo- aumento o capital próprio ou diminuo o activo:
-Primeiro eu para reduzir um passivo, aumento o capital próprio. E como faço isso? Permitindo que entrem no Clube investidores. Isto é BENFICA deixará de ser dos seus Sócios.
-Segundo, diminuo o activo. Isto é vendo  Jogadores, Estádio, Centro de Estágio, etc.,etc.,etc..
Se houver outra forma agradeço aos antis e aos rangelistas que me elucidem.
3º- A insultuosa forma de dizer que ia fazer um protocolo qualquer, com uma qualquer entidade, para os desempregados Benfiquistas. Isto não é ser demagogo é ser desonesto. Mas resolver o problema do desemprego só dos Benfiquistas? Mas que sentido de Justiça tem este Juiz, que beneficia só uma parte da população? E os outros desempregados? Mas afinal para este Sr. a Figura da Justiça, não tem os olhos vendados?
Estamos entregues aos bichos.
4º- O arrepiante propósito de deixar de exercer a Magistratura,e convocar uma Assembleia Geral, para ele e os seus apaniguados serem remunerados. Meter as mãos ao saco que tão laboriosamente Luís Filipe Vieira remendou e encheu. E lá estará o Joaquim Oliveira a afiar os dentes para também comer do bolo.
5º- «Tribunal da Relação de Lisboa condena advogado. Sá Fernandes acusa juízes de agradarem a corruptos. Ricardo Sá Fernandes acusou ontem os juízes da 9ª secção do Tribunal da Relação de Lisboa de complacência com a corrupção. "É vergonhoso", disse, após saber que foi condenado por gravação ilícita de uma conversa com o empresário da Bragaparques Domingos Névoa.»

«O juiz Rui Rangel, um dos visados pela acusação do advogado, admite processar Ricardo Sá Fernandes, caso considere que a sua honra e dignidade foram postas em causa. O juiz vai solicitar ao Conselho Superior da Magistratura autorização para o levantamento do dever de reserva a fim de explicar o que está em causa no processo. Com a gravação, Sá Fernandes queria provar que o empresário tentou subornar o seu irmão José, vereador na Câmara de Lisboa.»

Começou mal, muito mal e continua muito mal o Rui Rangel. Aponta o facto de Luís Filipe Vieira ter sido sócio do zmerding e dos andrades. Claro que se põe a tónica em ter sido sócio dos andrades(neste caso ninguém diz que Luís Filipe Vieira não pagava as quotas, era pessoa amiga que lhas pagava).
E pasmo ao verificar que de Rui Rangel ninguém fala. Pois, Rui Rangel tem (acho eu) o José Veiga, que é só andrade de ouro e, fundou a pocilga do porco, do Luxemburgo. Como é? E gaba-se dos seus trinta anos de magistratura. Como?
Trinta anos leva também o pinto da bosta a "mafiar" não só o futebol tuga, como o próprio País, e isso não é motivo de orgulho nenhum. Olhando nós para esses trinta anos, lamentamo-nos pelo o estado a que chegou a justiça portuguesa.
Há falta de melhor vem o tempo de sócio de Luís Filipe Vieira. De verdade que me dá vontade de rir. Ponho-me a pensar, e vem-me à memória esta coisa espantosa: mas então, tão mal se falou de Luís Filipe Vieira, devido a essa norma dos 25 anos que "pôs" nos Estatutos, e que se queria perpetuar no poder e agora os anti e os rangelistas valem-se desses mesmos Estatutos? Mas então acham que o LFV é tão burro que no mínimo não se iria acautelar?
E Rui Rangel foi a correr pagar não sei quantos anos e com este requinte: - alguém ou "alguéns" juraram pela própria honra, que Rui Rangel já era sócio desde anos atrás.
Agora dou razão aos jovens, para quem na escala de valores a honra baixou para um lugar ridículo. Mas isto sou eu a pensar.
Temos que  agradecer a candura com que nos querem fazer voltar à inocência da Infância. O programa que apresentaram é uma tosca promessa de intenções. Faz lembrar daquela vez que o Major valentão loureiro, ainda era do Psd, ao concorrer à Câmara do Porto, prometeu que iriam propor o Porto às olimpíadas de 2000 salvo erro.
São uns queridos.
Já agora...porque se preocupam tanto com os programas eleitorais? Com a experiência que temos da política em todo o Mundo, as promessas não são para cumprir. Mas o curioso do programa de Rangel, é que o que lá está apenas são intenções. Não especifica nada. Não justifica coisa nenhuma.É assim, há pessoas que gostam mesmo de ser enganadas.Luís Filipe Vieira, lá apresentou o seu programa eleitoral. Mas para quê pergunto eu? Não tem necessidade de programas a prometer nada. A sua imensa obra fala por si.
Queixa-se a candidatura de Rui Rangel, mais os antis e os rangelistas. de que a BENFICA TV - uma realização de Luís Filipe Vieira, recorde-se - não fez ou faz a cobertura dos actos da Lista B. Despudorada manipulação. A BENFICA TV, que foi uma obra do Luís Filipe Vieira, repito, a exemplo das eleições anteriores, não faz cobertura, do acto eleitoral no BENFICA, sejam quais forem as listas. Como não têm lá muito visibilidade, tentam arrebanhar a BENFICA TV, uma realização do Candidato que eles combatem.

Demasiados erros...


Spartak Moscovo 2 - 1 Benfica

Foi um jogo com demasiados erros próprios, mesmo sendo verdade que na última meia hora do jogo, merecíamos ter chegado ao empate, a verdade é que ficamos em desvantagem por culpa própria.
O primeiro erro foi do Jesus, mais uma vez optou por um sistema com dois avançados, quando pedia-se mais um jogador no meio-campo. Com o Aimar e o Carlos lesionados, podíamos ter jogado com o Nico, ou com o Bruno, ou até com o Salvio a '10', assim deixamos o Matic e o Enzo muito isolados na luta a meio campo - as ajudas do Bruno não foram suficientes. Apesar de toda a boa vontade - e raça - do Rodrigo, ele não tem 'posicionamento' para jogar a '10'... Este problema relfectiu-se no nosso jogo ofensivo - as nossas dificuldades em organizar jogo... -, mas o principal problema foi a defender, já que demos demasiado espaço ao meio campo adversário, principalmente ao trinco contrário...
Depois tivemos os erros individuais: primeiro o passe errado do Matic - no primeiro golo sofrido -, e depois no erro/azar do Jardel no auto-golo...
O Spartak tem bons jogadores, sabem trocar a bola, não são nenhuns 'toscos' como alguns querem fazer passar, mas nós temos mais equipa... e quando os Russos quiseram defender o resultado, nós podíamos ter empatado - pelo menos... -, faltou mais uma vez, a eficácia...
E no meio de todos os erros, tenho que realçar mais uma excelente exibição do Enzo: tanto a defender como a atacar, e até no 'mau perder' no final do jogo!!!
Não é normal o Benfica conceder tantas oportunidades de golo num jogo, mas também é verdade que mesmo nos piores momento também tivemos chances de golo: remate do Rodrigo e do Matic, para grandes defesas...O resultado podia ter sido mais pesado, mas também podia ter sido melhor...

Depois dos turbulentos últimos dias do mercado, assumi aqui, que internamente os objectivos seriam os mesmos, mas na Champions tínhamos que baixar as expectativas, infelizmente as exibições estão a comprovar que tenho razão, mesmo assim nada está perdido. Duas vitórias, nos dois próximos jogos na Luz, serão suficientes para garantir o 2º lugar (isto se o Barça cumprir, algo que depois do jogo de hoje com o Celtic, não sei se vai acontecer!!!), o próximo jogo com o Spartak vai ser muito complicado, até porque os Russos são especialistas no contra-ataque, e nós vamos jogar sem o Matic (amarelo muito mal mostrado... tal como o do Cardozo!!! Para depois perdoar as agressões do Welligton e do Ari ao Maxi e ao Melgarejo!!!)... No meio disto tudo, e apesar da necessidade dos milhões da Champions - e dos pontos para o ranking -, o principal objectivo é o Campeonato.

Não me surpreende, mas não posso ficar calado: o aproveitamento eleitoralista que esta derrota está a provocar, é vergonhoso. Sei que na Glorisesfera existe gente infiltrada, que não é Benfiquista, mas parece que também existe alguma gente que podemos definir como Benfiquistas 'alagartados'!!! Explico: muitos Lagartos dizem que são adeptos do Sporting, mas no fundo são anti-Benfiquistas, no Benfica, alguns dizem-se Benfiquistas, mas o seu verdadeiro clube é o anti-Vieira...
É irónico, ler alguns a queixarem-se das participações consecutivas - aparentemente vergonhosas!!! - do Benfica na Champions!!! Isto quando bem à pouco tempo, nem sequer nos conseguíamos qualificar para a dita prova...!!!

O último «aliado»

"Rui Rangel, em vez de se apresentar como autêntico representante da mudança, prefere assumir-se como líder de uma extensão do chamado «Grupo da Valenciana»

Desde há uma semana, data da minha última crónica neste espaço, em que defendi que a única solução para o Benfica deve passar por Luís Filipe Vieira, nada de novo se registou na frente de campanha que mereça relevância, além de algumas entrevistas tecnicamente bem trabalhadas. Aquilo que se esperava, afinal, frases dispersas, reparos deselegantes e acusações ocas, o normal num período eleitoral. Verificou-se também uma escusada aproveitação de nome de Rui Costa, como se residisse nele a panaceira para aliviar as dores da águia. No resto, uma oposição sem a capacidade de surpreender, ao jeito das equipas que, À míngua de argumentos para se imporem no terreiro da competição, investem no erro alheio, como na fábula trazida à colação pelo Ministro Miguel Macedo, em que a cigarra, sem nada para partilhar de significativo, espreita o árduo trabalho da formiga e dos seus sofrimentos se aproveita para, fresquinha e mentirosa, aparecer em cena a propagandear virtudes que não possui. Uma tentação irreprimível, aliás, quando transportada para os homens, de aí sugerir-se a conveniente prudência na interpretação mais da palavra dita, que voa, do que da palavra escrita, que fica.
Não ouço duvidar das boas intenções do juiz Rui Rangel. Porém, somente lhe temos escutado vulgaridades. em dito o que, afinal, todos diriam no lugar dele, sem se dar conta que em vez de se apresentar como autêntico representante da mudança, de dar a cara por uma alternativa forte e credível,com visão de futuro, prefere assumir-se como líder de uma extensão do chamado 'Grupo da Valenciana', por ser nesse conhecido restaurante da zona de Campolide, que desde há anos os descontentes se reúnem em jantaradas para chatearem o regime a alinhavarem estratégias eleitoralistas.

Os dois pretendentes ao trono merecem o mesmo respeito. A escolha cabe aos sócios, a mais ninguém. De Vieira depara-se nos a sua obra, a parte já erguida, que é imensa, e a que está em fase de construção. A ele se deve, e aos seus colaboradores, a tarefa gigantesca de, como é reconhecido, ter devolvido a credibilidade à instituição, de lhe ter limpado a cara e ter recolocado o Benfica no lugar que a sua valiosa história futebolística reservou no estrito clube de nobres do futebol mundial. Se fácil e rápido é destruir, complexo e demorado é reconstruir, e engrandecer até, o que outros arrasaram. Na minha opinião, como há uma semana, a solução continua a ser Vieira.

De Rangel pouco se sabe da sua experiência na área da gestão desportiva. Será, provavelmente, um bom presidente dentro de quatro anos, tempo suficiente para o adversário concluir a sua empreitada e que, paralelamente, lhe permitirá amadurecer ideias, definir caminhos, preparar uma equipa para receber e valorizar a importante herança que Vieira deixar. Neste momento, é a imagem de um candidato que foi empurrado para esta aventura, ou que se auto empurrou, o que, em qualquer dos casos, não se recomenda. Com as eleições marcadas para a próxima sexta-feira, é curiosa a circunstância de, até lá, o seu último «aliado» ser Jorge Jesus, dada a influência que os resultados desportivos exercem no sentido de voto dos menos esclarecidos. É assim agora, foi assim no passado e sê-lo-á sempre. Uma ironia do destino esta: Rangel estar a fazer força para que o treinador de Vieira erre na táctica do jogo de logo, em Moscovo, e lhe reforce a sua base de apoio. O juiz pode dizer que não senhor, que os interesses do clube estão acima de tudo, mas será que alguém acredita?... Se as coisas correrem mal ao Benfica, são votos para ele; se correrem bem... assunto resolvido.

Nota - Entre os avanços e recuos de Godinho Lopes e a falta de paciência de Eduardo Barroso, alguma coisa aconteceu no Sporting: Luís Duque e Carlos Freitas para a rua, o primeiro sem surpresa, o segundo por arrasto..."

Fernando Guerra, in A Bola 

O tabu dos direitos televisivos

"Apesar do limitado e quase ignorado espaço de que disponho, não conheço ninguém que se tenha batido com o empenho e desde há tanto tempo como eu pela centralização dos direitos televisivos dos clubes de futebol. Retomo o tema porque, na semana passada, houve n'A BOLA TV um debate sobre esta matéria em que intervieram os presidentes da Federação, da Liga e do Sindicato e no qual foram feitas duas afirmações que me intrigaram. A primeira de Fernando Gomes: «A centralização nunca deverá ser uma decisão por decreto, como em Itália. Aqui não funcionaria.» Acrescento e pergunto: também em França, foi uma decisão tomada por decreto, assinado pela então ministra Marie-George Buffet, e se nestes dois países e negociação colectiva é um êxito, porque não o haveria de ser em Portugal?
A segunda de Mário Figueiredo: «Há leis suficientes para punir os clubes que não cumprem as suas obrigações salariais e fiscais mas, na prática, não podem ser aplicadas.» Não podem ser aplicadas, porquê? Por falta de coragem ou algum impedimento real? Em Itália, sempre que a CO.VI.CO.C (Comissão de Vigilância para as sociedades de calcio), conclui que os clubes não têm condições materiais para honrar os seus compromissos, das duas uma: ou são despromovidos ou são impedidos de participar nas provas. E todos os anos acontece com vários clubes profissionais.
O futebol rege-se pela cartilha da máfia ou camorra. Simone Farina, defensor do Gubbio (Série B), que em 2011, denunciou a trama do Calciocommesse, foi durante meses um herói nacional, um símbolo do desporto limpo, Bola de Ouro da Honestidade da FIFA. Hoje não tem clube, é perseguido e vê-se obrigado a emigrar."

Manuel Martins de Sá, in A Bola