Últimas indefectivações

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Uma previsão crítica e indiscriminada do ano de 2015

"O Sporting falhará um dos objectivos da temporada, conquistando em 2015, contra a sua vontade, a primeira Taça da Liga

REGRESSO DO ANO
- Pedro Proença volta apitar em Portugal
A pedido de várias famílias, e muito especialmente a pedido de uma família em particular, o árbitro Proença deitará às malvas a questões que o vinham incompatibilizando com o presidente dos árbitros cá da terra e volta a dirigir jogos do campeonato português antes que seja tarde. Antes que seja tarde, obviamente, para terminar em beleza e concórdia uma carreira e pêras.

FALÊNCIA DO ANO
- Liga de Clubes sem dinheiro para 'sprays'
Vai à falência a Liga de Clubes. Cairá com estrondo a solução Luís Duque. Na Liga nem haverá dinheiro para mandar comprar os sprays que tanto ajudavam os árbitros nas suas funções métricas. Perante isto agendam-se com urgência novas eleições para a Liga. Haverá grandes movimentações nos bastidores do futebol português.

BOLA DE OURO
- Ganha o guarda-redes porque já não há paciência
Manuel Neuer, o guarda-redes do Bayern de Munique e da selecção alemã, conquista a Bola de Ouro. Constará nos bastidores da cerimónia de Zurique que, tendo em conta as pretensões do português, foi péssima ideia a inauguração de uma estátua de Cristiano Ronaldo em Dezembro do ano passado. A votação pendeu decisivamente para o lado do Neuer por entenderem os eleitores que o cúmulo de auto-infligidas-honrarias não só já cansa como também vai contra o espírito republicano do futebol association

DESFALQUE DO ANO
- Peter Lim leva quase uma dúzia de jogadores do Benfica
Já não bastava a partida de Enzo para Valência ainda em 2014 e a ida de Gaitán e de Jardel para o Manchester United na abertura do mercado de Inverno! A investida do empresário Peter Lim no fecho do mercado de Inverno deixará a equipa do Benfica reduzida a escombros. O dono do Valência leva da Luz para o Mestalla onze de jogadores e, assim sendo, torna-se muito difícil para o Benfica revalidar o título de campeão nacional. Para não dizer impossível.

ELEIÇÕES NA LIGA
- Ganha José Eduardo com 98,70% dos votos
José Eduardo é o novo presidente da Liga de Clubes. O candidato apoiado pelo Sporting baterá com ferocidade nas urnas o doutor Dias Ferreira, o candidato apoiado pela aliança Porto-Benfica. E, assim, muda-se o paradigma do futebol português e, melhor ainda, volta a haver dinheiro para os 'sprays'.

TAÇA DA LIGA
- Ganha o Sporting contra a sua vontade
O Sporting falhará um dos objectivos a que se propôs para a temporada de 2014/2015 conquistando, contra a sua vontade, a sua primeira Taça da Liga. Sem o apoio dos adeptos, contando desde com a hostilidade do presidente e utilizando ao longo da prova uma equipa mesclada de juniores e de jogadores da equipa B treinada, o Sporting conquista sensacionalmente o odiado troféu batendo na final o Nacional da Madeira no desempate por grandes penalidades depois de duas horas de jogo em que o nulo teimosamente persistirá. O nulo também será uma constante na decisão por penaltis já que haverá a registar 9 falhanços. Da série de 5 penalidades para cada equipa exigida pela lei só a última grande penalidade foi convertida com sucesso pelo presidente do clube. 

LIGA EUROPA
- Ganha o Trabzonspor com um 'hat-trick' de Cardozo
Os turcos do Trabzonspor sucedem ao Sevilha na lista de vencedores da segunda competição europeia de clubes batendo na final o Sporting de Lisboa por 3-2. Os golos dos portugueses são obtidos pelos veteranos Inácio e José Eduardo – curiosamente dois defesas – e os golos do Trabzonspor serão apontados pelo inevitável avançado paraguaio Óscar Cardozo, como já se adivinhava.

CAMPEONATO NACIONAL
- Ganha o Sporting
O Benfica vende a equipa toda em Janeiro e no Porto as dificuldades não são menores em 2015. Julen Lopetegui mandar subir para 21 metros em altura o posto de observação que mandou construir no Olival e por lá ficará trancado até ao final da temporada por ordem do presidente. Com o Benfica sem jogadores e com o Porto sem treinador, o Sporting recupera leoninamente todos os pontos que tem de atraso neste início do ano e será campeão antecipado por finais de Março de 2015.

TAÇA DE PORTUGAL
- Ganha o Sporting com um 'hat-trick' de Bruno de Carvalho
No Jamor, a necessitar de obras de beneficiação, o Sporting conquista a Taça de Portugal batendo o Belenenses por 3-2 numa final renhidíssima, superiormente resolvida pelo presidente-treinador que, ao ver a sua equipa a perder por 2-0 – o Belenenses adianta-se cedo no jogo por intermédio de Miguel Rosa e de Deyverson –, saltará do banco para o relvado e, trajando à civil, faz os golos necessários para levar o troféu para casa. Para casa dele, obviamente. Acresce que o Belenenses, inconformado com o atropelo dos regulamentos, protestará o jogo junto das entidades competentes.

CAMPEONATO INGLÊS
- Ganha United e Oliveira arrasa Mourinho
Com a chegada no princípio do ano de Nico Gaitán e de Jardel ao Manchester United a equipa de Louis Van Gaal não perde nem mais um jogo até ao final do campeonato inglês que acabará por conquistar com muito mérito. O Chelsea, que chegou a ter muito avanço, é o grande derrotado da season. Em declarações produzidas na SIC Notícias, António Oliveira, treinador e ex-seleccionador nacional, sempre sem papas na língua, dirá: «Com o Jesus a treinador o Chelsea tinha sido campeão com uma perna às costas!»

LIGA DOS CAMPEÕES
- Ganha o Mónaco desta vez
Porto e Mónaco voltam a encontrar-se na final da mais importante competição europeia de clubes. Só que desta vez ganha o Mónaco. O golo da vitória da equipa orientada por Leonardo Jardim será da autoria de Bernardo Silva, o irrequieto centrocampista português, a passe de João Moutinho.

TORNEIO DE WIMBLEDON
- Chuva interrompe muitos jogos
Em Junho disputa-se o famoso torneio de ténis de Wimbledon, na Inglaterra. A chuva cairá de modo a interromper uma grande quantidade de jogos. Grandes lonas serão estendidas sobre o court para não estragar a relva. Enquanto chove e não há ténis, o público entretêm-se com champanhe e morangos. E em 2016 vais ser a mesma coisa.

A MELHOR NOTÍCIA DO ANO
- Equipamento alternativo volta a ser todo branco
O departamento de marketing do Benfica apresenta o equipamento alternativo para a temporada de 2015/2016 dando uma grande alegria a muitos benfiquistas. Volta a ser como está descrito nos estatutos do clube. Camisola branca, calções brancos e meias brancas. Uma beleza.

SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA
- Belenenses perde por falta de comparência
No próximo mês de Agosto ainda deambulará pela justiça desportiva, e longe da resolução, o protesto que o Belenenses lavrou referente às insólitas ocorrências registadas na final da Taça de Portugal, disputada em Maio. Caberia ao Belenenses, na qualidade de finalista vencido, defrontar o Sporting, detentor do troféu e campeão nacional. Em protesto contra a morosidade da justiça o Belenenses decidirá não comparecer na decisão da Supertaça.

EURO 2016
- André Almeida apura Portugal
André Almeida, o único jogador do Benfica na selecção nacional, vai ser o herói da qualificação portuguesa para a fase final do Euro 2016. Depois de um começo trapalhão com Paulo Bento, a selecção melhorou muito com Fernando Santos mas depois, já em 2015, deitará tudo a perder desperdiçando pontos nos jogos com arménios e albaneses. Para se apurar a selecção terá de vencer o último jogo do seu grupo, a 11 de Outubro de 2015, na Sérvia. E vai vencer. Por 1-0, golo de cabeça de André Almeida de quem se diz que será reforço do Valência em 2016.

CORRIDAS DE SÃO SILVESTRE
- Ganham os do costume
O ano desportivo de 2015 no nosso país encerra com as corridas de São Silvestre nas cidades de Lisboa e do Porto. Pode-se já adiantar que Dulce Félix, atleta do Benfica, vencerá a São Silvestre de Lisboa pela 5.ª vez na sua carreira e que Rui Pedro Silva, atleta do Benfica, vencerá a São Silvestre do Porto pela 7.ª vez consecutiva. E aqui, meus amigos, digam o que disserem, não há árbitros!"

Leonor Pinhão, in A Bola

PS: Continuamos a dar 'rebuçados' a quem não merece. A habitual entrevista de ano novo do Presidente à Bolha, não tem nada de relevante... sendo assim não me vou dar ao trabalho de a transcrever. Aconselho o blog do Hugo Gil para quem a quiser ler.

Adeus ao melhor

"Não será sensato relativizar a perda do Enzo Pérez para o Benfica no plano desportivo. O Benfica perdeu o seu melhor jogador. Aquele que criava mais equilíbrios defensivos e ofensivos. Enzo jogava de forma tão simples, que fazia crer, ser simples e fácil, tudo o que de excepcional fazia.
Não era o mais espectacular dos nossos jogadores, não era um artista virtuoso como seguramente é Gaitán, não era um líder como Luisão, ou um elemento carismático como o Maxi, era simplesmente simples e fantástico. Enzo era competitivo e ajudava a ganhar jogos e títulos.
Perdemos esse talento em troca de um avultado caso de notas. É assim a vida de quem quer honrar compromissos e manter o clube solvente.
Terá sido bom em termos económicos, devido à idade e aos montantes recebidos, mas chora-se a perda desportiva. Enzo faz parte dos que deixam saudades. Enzo parte e deixa o Benfica com seis pontos de avanço, na liderança do campeonato. Os que ficam, que o façam também a ele, bicampeão nacional. Gostei muito da opção de Jorge Jesus na Taça da Liga. Alinhar com uma equipa próximo do melhor para tentar ganhar o jogo, para tentar revalidar a Taça da Liga e para dar ritmo para a deslocação traiçoeira a Penafiel. Domingo vamos a um estádio tradicionalmente difícil, onde já perdemos várias vezes e algumas na luta decisiva pelo título. Tenho 45 anos e fechou o melhor ano (desportivo) que me lembro do Sport Lisboa e Benfica. Hoje temos na posse, os quatro títulos nacionais (mais uma final europeia).
Não foi só bom, foi excelente.
Pode ter havido melhores, assim reza a história mas eu não era nascido. Por isso, e pelo que vivi este ano, resta-me agradecer a todos os que tornaram possível o sonho de tantos. Se em 2015 me deixaram ir outra vez ao Marquês eu agradeço. Nunca lá fui duas vezes seguidas, mas sei que Jorge Jesus gosta sempre de bater mais records.
Um excelente ano para todos os leitores de A BOLA!"

Sílvio Cervan, in A Bola

A aposta na formação

"O debate inunda os espaços de opinião ligados ao Benfica, e não só. “Devíamos apostar mais na formação”, “Jesus não aposta na formação”, etc., são frases que entraram no léxico futebolístico, e no universo benfiquista em particular. Mas antes de concluirmos seja o que for a este respeito, importa esclarecer do que falamos quando falamos de “formação”.
Será essa aposta a construção de infraestruturas de ponta, dotadas da mais avançada tecnologia? Isso já o Benfica faz, desde que criou o Centro de Estágio do Seixal. Será ela a composição de uma estrutura técnica competente, capaz de juntar aos conhecimentos genéricos a mística benfiquista? Isso também tem sido feito. Será a prospecção de talentos, o seu acolhimento, e o seu desenvolvimento desportivo e humano? O nosso clube é quem mais alimenta as selecções jovens. À pergunta se o Benfica aposta ou não na formação, a resposta só pode, pois, ser claramente afirmativa.
Outra coisa é o reflexo dessa aposta na equipa principal. Mas isso depende do talento individual, e não da escolha do treinador – que, obviamente, quer vencer. Pretenderíamos ver já Bernardo Silva no lugar de Enzo? Quereríamos Cavaleiro no lugar de Gaitán? Gostaríamos de ter Cancelo no lugar de Maxi? Pese embora o valor dos jovens em causa, e a esperança que neles depositamos, não me parece que fosse esse o caminho para os títulos que se exigem. E estes, caro leitor, são o objectivo último (eu diria mesmo único) de um clube como o nosso.
Custará a admitir, mas a verdade é que há muitos anos não sai da nossa formação alguém com capacidade para se fixar como titular indiscutível no onze principal (um Chalana…um Rui Costa…). Há uma crise de talento no futebol português em geral, fruto de circunstâncias várias, algumas delas extra desportivas (vejam-se os efeitos na Selecção A). Assim sendo, não me parece prudente impor jovens, apenas porque são jovens. Há, do outro lado da rua, quem tenha feito algo como isso. Mas nós não queremos lutar pelo terceiro lugar, pois não?"

Luís Fialho, in O Benfica

PS: Sou assinante do jornal d'O Benfica, hoje recebi o último numero, mas devido à eficácia dos 'nossos' CTT, ainda não recebi a edição de 27 de Dezembro!!! E parece que não irei receber...!!!
Portanto das crónicas da edição de Natal d'O Benfica, só tive acesso à opinião do Luís Fialho, que publica em paralelo no seu blog...

Jesus...