Últimas indefectivações

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Uma semana decisiva...

"Vamos ao que interessa, o regresso ao nosso campeonato, porque dos fracos e dos que não têm competência para a Liga dos Campeões não reza a história.

Benfica-Braga... e os melhores adeptos do mundo!
1. Naquele que poderia ser um dos obstáculos mais difíceis deste fim de época, conseguimos uma importantíssima vitória frente ao Braga. Com uma grande atitude da equipa.
Resolvendo o jogo, contra o adversário que, connosco, melhor futebol pratica no campeonato português. Num jogo sem casos, ao contrário do que, mais tarde, alguns tentaram fazer crer.
Não obstante a vitória clara e expressiva do Benfica - e como os fundamentos tendem a ficar cada vez mais escassos - ouvi por aí alguma contestação (um pequeno levantar de crista???), pelo facto do penalty assinalado, convertido posteriormente pelo Braga, ter sido marcado nos últimos minutos, quando o resultado já era de 5-0.
A esses, aos que se preocupam mais com o Benfica do que com o seu próprio clube, só lhes agradeço a atenção que vão tendo connosco.
Numa repetição de tentar inventar um inimigo externo para manter unido um exército em descrença crescente, farto, até, dos puxa sacos internos que todas as semanas elogiam qualquer coisa de fenomenal... do pequeno líder... ou do mestre...
Se se preocupassem mais com eles...
A esses, ainda, deixo uma dica: já podem colocar os contadores no zero... o penalty que tanto reclamavam contra o Benfica foi marcado.
Mas voltemos ao que é verdadeiramente importante: o Benfica!
E ao apoio incondicional dos adeptos, que, a par das exibições da equipa, vai, também, fazendo os resultados, como, aliás, ninguém se cansa de repetir.
Os melhores adeptos do mundo... sempre!
Que, sexta, na Luz, entoaram o Ser Benfiquista em uníssono, abafando a dada altura, a inconfundível voz de Luís Piçarra.
Momento emocionante vivido no Estádio da Luz, que nos transportou, por minutos, para os excepcionais e exemplares ambientes vividos nos estádios ingleses.
Mais de 61 mil pessoas a uma só voz e com um só objectivo!
Arrepiante!!!
Os tais mesmos adeptos que tão decisivos têm sido nesta fase do campeonato.
Um verdadeiro exemplo de paixão!
De paixão e da esperança que transportam e que invade cada um de nós a cada jogo, em cada competição! 
No Benfica-Braga, da 28.ª jornada, foram, apenas, 61 042 espectadores, o terceiro jogo mais visto, até agora, da Primeira Liga.
E como isso lhes dói, aos outros!!!
Para além do Benfica-Braga da jornada passada, dos 10 jogos com maior número de espectadores - segundo informação disponibilizada no site da LPFP -, sete dizem respeito, como não poderia deixar de ser, ao Maior que Portugal: Benfica-Sporting (63 054), Benfica-Porto (61 536), o já referido Benfica-Braga (61 042), Benfica-Estoril (53 285), Benfica-Arouca (51 511), Benfica- Tondela (51 314), Sporting-Benfica (49 699) e Porto-Benfica (49 209).
Desses oito jogos, apenas dois são fora, que correspondem, como também não poderia deixar de ser, ao clássico e ao derby.
Mais: se analisarmos, ainda, os restantes 10 jogos, ou seja, os 20 com maior número de assistências, em (mais) seis deles jogou... o Maior que Portugal.
O que significa, então, que desses 20, 14 são do Bicampeão!
E isso... é também o que lhes dói!
Para a história deste campeonato, mais uma vitória.
Mas, agora, o jogo mais importante da época será sábado, frente à Académica, em Coimbra.
Só faltam seis finais... mas ainda faltam seis finais!

Bayern-Benfica... e os melhores adeptos do mundo!
2. Regressando às grandes noites europeias, na terça, houve gala, em Munique. Não ganhámos, como todos desejávamos, mas também não fomos esmagados como alguns os outros - ambicionavam. O resultado de um 1-0, em Munique, permite-nos poder continuar a sonhar com a passagem às meias finais da Liga dos Campeões, apesar de não termos conseguido marcar o sempre desejado golo fora, que tanta diferença faz. 
Não tivemos muitas oportunidades, é certo, mas tivemos pelo menos duas de iminente golo...
Além do penalty claro que ficou por marcar.
Se fossemos de outros clubes, e no pressuposto que presidente e treinador nunca têm culpa de nada... diríamos que foi... a Gazprom... (se o ridículo matasse...)
Mas vamos ao que interessa - que dos fracos e dos que não têm competência para a LC não reza a História.
Porque para a história desta LC, e em particular para registo das oito melhores equipas da Europa - como isso lhes dói... - bom jogo do Benfica, seguro, equilibrado e com uma enorme atitude dos nossos jogadores... e adeptos!
Jogadores que foram dignos da camisola que envergam.
Adeptos que tiveram a capacidade - e, diria, o feito, tendo em conta a superioridade do número de adeptos do Bayem presentes - de silenciar o Allianz Arena, onde também estive.
Adeptos, uma vez mais! Cerca de 4 mil benfiquistas, que foram a voz dos milhões espalhados pelo mundo, que desde cedo fizeram a festa pelas ruas de Munique, entoando cânticos de apoio - o tal, incondicional - ao clube. Munique transbordou de Mística, por um dia...
Mas no que ao jogo propriamente dito diz respeito, concretizou-se aquilo que o próprio Pep Guardiola anunciou, talvez sem qualquer convicção, na conferência de imprensa de antevisão do jogo.
O mesmo Guardiola que, no final, confirmou a qualidade do Benfica, e que já tinha deixado escapar, na véspera, a sua admiração pelos números que traduzem o trabalho desta equipa... 33 golos sofridos, até ao jogo com o Bayern, em todas as competições.
De facto, não obstante outros factores - de que é exemplo a nossa linha atacante, que não passa despercebida - uma equipa que sofre tão poucos golos só pode impressionar!
Na terça, apesar do golo sofrido, a organização defensiva do Benfica foi evidente... e que o digam Muller e Lewandowski, por exemplo, bem controlados por Jardel e Lindelof.
Para Lisboa ficará a decisão final.
Onde teremos de voltar às grandes noites europeias, à Benfica.
E a julgar pelo apoio em Munique, a Luz será um autêntico Inferno!!!
O sonho das meias-finais continua!!!

Contas de outros rosários...
3. Mas regressemos à nossa Primeira Liga, até porque o Bayern não tendo sido, anteontem, de outra galáxia, também não é facilmente defrontado por qualquer outra equipa deste nosso campeonato... Desde segunda-feira que a luta pelo título ficou praticamente - para não dizer totalmente - reduzida a dois. De facto, com a derrota do Porto frente ao Tondela, a equipa que está em último lugar no campeonato, mais um capítulo se fechou na já terminada hegemonia nortenha de outrora. Uma vez mais, soaram os alarmes... ou os sinos dos Clérigos.
A estrutura, não tendo já a força que teve, começa a ficar convicta da necessidade de uma urgente mudança, percebendo agora que o reinado está a chegar ao fim.
Os problemas existentes são estruturais... por mais que não queiram, ou possam admitir. E não se resolvem, estou certo, com algumas operações de cosmética, contratando muito, vendendo pouco, e trocando aqui ou ali de treinador.
Não adianta, também, culparem os árbitros, como recentemente o seu presidente o fez. Quem acredita nessa responsabilização está, inevitavelmente, doente dos olhos ou alheado da realidade.
Não sendo um assunto que me preocupa, como é evidente, a mudança será um mal necessário e, ou essa liderança se esgota pela vida do seu presidente, encontrando-se posteriormente um novo líder, ou da maioria actual haverá alguém que perceberá que outro terá de ser o caminho a seguir. Enquanto isso não acontece, aguardaremos as cenas dos próximos episódios, ou dos próximos jogos, no caso, com especial expectativa para o que acontecerá no já não muito distante Porto-Sporting. Por um lado, a evidente questão de honra do Porto em não ser humilhado por um dos seus maiores rivais. Por outro lado, a evidente, também, intenção de impedir a revalidação do título do Benfica.
Por fim, o efeito psicológico, qual fantasma - quase maldição - das Antas sob o treinador do Sporting. Aguardemos com serenidade.

Uma camisola, várias emoções... a dar cartas na Europa
4. Não falando, já, no futebol - e na hipotética passagem às meias finais da LC - devemos uma palavra de grande apreço e de felicitação às equipas de hóquei, de andebol, de futsal e de voleibol do Benfica, por toda a raça e ambição que têm demonstrado, a assegurarem a presença nas meias-finais (pelo menos) das competições europeias de cada uma dessas modalidades.
No voleibol, infelizmente, fomos afastados nas meias-finais da Challenge Cup, pelo Calzedonia Verona. No andebol, e depois do grande jogo contra o Porto, na meia-final da Taça de Portugal, que nada teve a ver com o também recente, e igualmente enorme, jogo da meia-final do campeonato nacional, conquistamos a Taça de Portugal - também já contestada, como seria expectável (no campeonato, falta apenas uma vitória para alcançarmos a tão desejada final).
Na Europa, também na Challenge Cup, venham de lá, nas meias-finais, os noruegueses do Fyllingen! No hóquei, o Benfica está na Final Four da Liga Europeia, seguindo-se, nas meias-finais, o Barcelona. E no futsal, o Benfica está, também, na Final Four da UEFA Cup, seguindo-se, nas meias-finais, os russos do Ugra.
O que dirão os que acham que o Benfica não é a maior potência desportiva nacional?
Numa palavra... gigantes!!!
À BENFICA."

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Buracos e tacadas

"Há dias, li que, na China, foram encerrados mais de 60 campos de golfe. Segundo a notícia, e não obstante a sua interdição em 2004, continuam a proliferar os campos na razão directa dos novos-ricos e poderosos chineses. De tal modo que as autoridades fazem vista grossa, autorizando os campos desde que não sejam descritos como... de golfe! Uma mestria burocrática para chinês comum (não) ver...
Nunca gostei de golfe, nem aprecio o seu pseudo elitismo. Mas a obsessão contra este desporto, lá considerado factor de corrupção, evidência uma restrição grotesca num país onde, em quase tudo o que cheire a negócio, a ideologia cedeu ligar o lugar ao pragmatismo comercial e do lucro rápido e orientado.
Dizem as autoridades chinesas que o problema é, também, ambiental. Ou seja, não residerá, apenas nos buracos, com também no green. Daí nada melhor que uma boa tacada, clara está acima do par. E, pelos vistos, o handicap depende não do jogador, mas do que está em jogo ditado pela nomenclatura do poder.
Parece que no golf a musculatura é crucial. Eu, que nada percebo deste desporto, transcrevo o que li na Wikipedia: Ter músculos mais fortes nos pulsos pode prevenir que eles acabem torcidos pelo swing, o movimento de rotação feito para realizar uma tacada. Talvez por isso, o partido único da China ache que o golfe é sinónimo de corrupção. Pelo menos muscularmente. Donde há que acautelar o swing das tacadas.
Já no futebol chinês, o par é outro. Brota dinheiro - sabe-se lá de onde - para importar craques futebolistas (mesmo que já em fase de reforma antecipada) e lhes principescamente. Com ou sem tacadas."

Bagão Félix, in A Bola

Os efeitos de uma boa derrota

"Quando ainda ecoam os elogios à prestação do Benfica em Munique, é preciso lembrar aos mais entusiasmados que a conquista da Champions é um paraíso apenas acessível a 4 ou 5 gigantes do futebol europeu. E que o Benfica não está nesse grupo. O que as águias fizeram na Alemanha, no entanto, foi exactamente aquilo que deveriam ter feito - desfrutar o momento, mas com elevado sentido de responsabilidade. Cumpriram-se assim vários objectivos: a equipa ficou a saber que tem condições para criar dificuldades até ao todo-poderoso Bayern (os rivais portugueses sofreram derrotas traumáticas na última vez que pisaram aquele estádio); saiu reforçada a confiança num momento crucial da temporada; o grupo não regressou a casa destroçado; e garantiu-se ainda que a Luz, no jogo da 2.ª mão, vai rebentar pelas costuras, com uma atmosfera especial para um momento também especial.
As consequências do embate com o Bayern não ficam por aqui. Esta exibição da equipa de Rui Vitória representou mais um passo importante na recuperação da dimensão europeia que Vieira sonhou para o Benfica. Por fim, a cereja em cima do bolo foram as palavras de Guardiola nos últimos dois dias. Frases como "Renato Sanches é, de longe, o melhor jogador europeu com a sua idade" ou "há muito tempo que não via uma equipa defender tão bem" chegaram a todos os cantinhos do Mundo. Que valor tem a palavra de Pep? Por fim, quando o Wolfsburgo - 8.º classificado da Bundesliga a 34 pontos do líder Bayern - conseguiu fazer o que ontem vimos frente ao Real Madrid, fica tudo dito em relação ao mérito daquilo que o Benfica fez na Allianz Arena.
Hoje é dia de Sp. Braga-Shakhtar. Um desafio à medida da ambição do presidente António Salvador e da qualidade da equipa de Paulo Fonseca."

Palavra de Octávio

"O tempo acelerou, e o futebol evoluiu, mas há quem teime em não perceber isso. Há quem tenha parado no tempo, agarrado a velhas táticas parolas e provincianas que marcaram uma época no futebol português, mas isso já foi há 20 anos.
Insinuar é demagógico, lançar a suspeição de forma gratuita é abjecto. Para sermos respeitados, temos de saber respeitar.
Octávio Machado questiona as opções do seleccionador nacional, coloca em causa a competência e a independência da FPF e da Liga e, pior, lança de forma cobarde a suspeição sobre o árbitro João Capela, como lançará sobre cada um dos árbitros que até final do campeonato vierem a arbitrar jogos do SL Benfica.
Mas, para sermos credíveis, temos de ser coerentes. Quando a difamação, a insinuação e o insulto passam a fazer parte da nossa pele e da nossa história de vida, o que dizemos deixa de ter sentido ou valor.
Lembram-se do que Octávio Machado já disse de Jorge Nuno Pinto da Costa, de José Roquette e, já agora, de Bruno de Carvalho? Já disse tudo e o seu contrário. O seu curriculum a nível de declarações públicas é o retrato que melhor ilustra a sua credibilidade. Ou, melhor, a falta dela.
O oportunismo da palavra é evidente, lança as mais torpes suspeições sobre quem quer que seja, se achar que disso pode tirar alguns dividendos.
Lançar a suspeição sobre o carácter e a integridade dos árbitros portugueses revela pequenez de espírito, cobardia intelectual e, acima de tudo, uma gritante falta de ética e princípios.
Uma coisa é certa, a aparente impunidade que este tipo de declarações tem merecido por parte dos órgãos jurisdicionais competentes não ajuda a credibilizar o futebol português.
Não se tratou de um ato isolado, mas de uma prática repetida que, apesar de já ter sido denunciada, não mereceu até agora qualquer castigo por parte da Liga ou da FPF. E esta aparente inércia tem-se revelado um convite à repetição deste tipo de práticas que só ajudam os medíocres.
E, sim, Octávio Machado tem razão num ponto. Há uma grande diferença entre João Mário, Adrien Silva e Renato Sanches.
É que Renato Sanches tem, no SL Benfica, dirigentes que sabem respeitar o valor de todos os jovens talentos portugueses, sejam eles de que clube forem. No Benfica, respeitamos e valorizamos o contributo de João Mário e Adrien Silva na selecção nacional, pelos vistos Renato Sanches não conta com esse mesmo reconhecimento por parte dos dirigentes do Sporting Clube de Portugal."

Jornalismo criativo

"O SL Benfica, através do seu ecletismo, tem contribuído para a divulgação do Desporto, mas lamenta que alguns jornalistas teimem em desrespeitar a profissão, os deveres de rigor e a necessidade do contraditório. 
As modalidades e a actividade de competição para lá do Futebol precisam de visibilidade na imprensa, contribuindo assim para o desenvolvimento desportivo no país e engrandecimento da cultura desportiva. O Sport Lisboa e Benfica, através do seu ecletismo, tem contribuído decisivamente para isso, mas lamenta que alguns jornalistas teimem em ser mais assessores de comunicação - de determinados Clubes, secções, pessoas - e que desaproveitem a pouca cobertura mediática que as modalidades têm com mentiras e invenções.
O jornal A Bola, que merece respeito e consideração institucional, tem nas últimas semanas insistido em alegados interesses do Futsal do SL Benfica em atletas. Infelizmente, tem sido espaço editorial ocupado com "notícias" cheias de criatividade e sem fundamento. Nem mesmo o procedimento de obter o contraditório ou a versão do Clube foi tentado.
Duarte, Déo, Divanei e, agora, Ruiz são atletas de valia internacional, mas não fazem parte dos planos da equipa de Futsal do SL Benfica para a época 2016/2017!
O jornalismo desportivo passa tantas vezes a JORNALISMO CRIATIVO quando uma jornalista com algumas qualidades profissionais prefere dar total crédito e ser usada por fontes anónimas que apenas associam o nome do SL Benfica a certas "informações" para se valorizar ou para servir interesses de contra-informação.
A profissional em causa raramente procura o contraditório, preferindo tecer opiniões subjectivas e mal sustentadas. Por exemplo: considerar “feliz” o sorteio das meias-finais da UEFA Cup para o Benfica, quando calhou em sorte, apenas, a equipa que goleou por 5-1 o actual campeão europeu de Futsal.
O objectivo desta comunicação visa, também, alertar os leitores do jornal A Bola sobre a natureza e as “fontes” de determinadas notícias.
E que fique claro:
- sem colocar em causa o valor do atleta, o Benfica não tem qualquer interesse em José Ruiz;
- ninguém do Clube falou com o jogador, nem com o seu empresário;
- o descrédito é tão grande que identificam um jogador para a mesma posição de um outro que já deram como reforço certo - também sem fundamento, Duarte;
- ninguém do SL Benfica foi contactado para confirmar a informação. A resposta teria sido muito mais curta que a presente comunicação oficial: "É mentira. Não há interesse!"

NOTA FINAL:
Na presente temporada, o SL Benfica já atingiu as meias-finais de competições europeias por equipas em quatro modalidades - Andebol, Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol -, estando ainda a disputar o acesso a esta adiantada e prestigiante fase no Futebol. Uma verdade factual e indesmentível, que não necessita qualquer contraditório. E isto sem contar com o Atletismo e as respetivas participações entre a elite europeia nas Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato e Pista, ao ar livre."

Benfiquismo (LXVII)

O bólide amarelo...!!!

Tenho a 'sorte', de ainda hoje, de tempos em tempos,
observar o antigo carro desportivo do King...
... já que o actual proprietário, é meu 'vizinho'!!!

É para lutar até ao fim...

Oriental 1 - 3 Benfica B


Finalmente uma vitória. 1.ª parte boa, com muito desperdício. Deviamos estar a golear ao intervalo, em vez do 0-1. No 2.º tempo, o Oriental empatou logo... e ficámos intranquilos, e o Oriental teve várias oportunidades para passar para a frente... felizmente nos últimos minutos, com 2 grandes golos, conseguimos os 3 pontos...

Uma não-vitória hoje, tornaria a manutenção muito complicada. Continuamos na linha de água, esta vitória ajuda, mas não decide nada, temos que continuar a pontuar... Por este caminho, temos que fazer mais de 55 pontos para garantir a manutenção!!!


A Liga ao rubro

"Está ao rubro a Liga (perdão - está emocionante - não quero ofender o cromo-fundamentalismo). Com o Porto afastado por erros próprios, há muito não se via esta luta taco-a-taco entre os grandes clubes de Lisboa. Seis jornadas que poderão ser mesmo seis para se encontrar o campeão.
O Benfica tem a vantagem de ser líder, dependendo de si próprio, mas sem a folga sequer de um empate. O calendário e a estatística são-lhe, em tese, mais vantajosos. Mas isso é teoria. Afinal um jogo considerado difícil (SC Braga) foi fácil e um dos teoricamente mais acessíveis foi por demais complicado (Boavista). E será que o Sporting vai encontrar um Porto sem motivação e um Braga a pensar mais na semana seguinte (final da Taça)?
O Benfica tem o melhor ataque e melhor defesa (aqui com o SCP). E o maior número de vitórias (23, ou seja 82%). Perdeu 9 p. com os dois rivais, mas apenas 5 com as outras equipas. Já o SCP perdeu apenas 3 p. com os rivais (SLB, falta o jogo no Dragão), mas desperdiçou 13 com os outros (dos quais, 6 em casa). O campeonato é uma prova de regularidade, logo o Benfica vai à frente, justificadamente.
Os leões classificaram o penalty contra o Benfica como «vergonha sem limites». Além de uma ilimitada amnésia sobre um recorde que lhe pertence (o quádruplo dos jogos do SLB!!!), acham que os penalties têm os seus minutos apropriados. Coitado do Nélson Semedo, o autor da vergonha!
A propósito de vergonha, quando se conclui o processo Slimani? Talvez nos limites da vergonha...?

P.S. O Benfica em Munique não igualou o Tondela no Dragão, mas foi sereno e não teve medo. O Schadenfreude dos 6 e 7 não aconteceu."

Bagão Félix, in A Bola