Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Pastéis duros de roer...!!!

Belenenses 21 - 24 Benfica

Vitória muito difícil, numa partida onde estivemos quase sempre em desvantagem, e só no ponta final conseguimos passar para a frente... Creio que já é seguro dizer que o Belone, é claramente o nosso melhor jogador... O Figueira voltou a ser decisivo na parte final da partida com algumas defesas espectaculares, inclusive a um Livre de 7 metros, e a um remate completamente isolado aos 6 metros, após mais um erro defensivo 'impossível'!!!

Defendemos quase sempre mal, demos muito espaço ao Pivot, e voltámos a falhar muitos lances aos 6 metros, principalmente os nossos pontas que tiveram um aproveitamento muito baixo... O Uelington voltou a fazer um mau jogo!

A arbitragem também não ajudou, teve momentos surreais, erros sucessivos, praticamente sempre contra o Benfica. Livres de 7 metros a favor do Benfica, só com 'um tiro na cabeça'!!! Os de Belém a defenderem constantemente dentro da área, faltas sucessivas em remates aos 6 metros, e nada... Curiosamente, quando a 4 minutos do fim, enganaram-se a favor do Benfica - finalmente!!! -, parecia o fim do mundo no banco do Belenenses!!! Aliás com duas goleadas nas duas primeiras jornadas, tenho a certeza que a atitude do Belenenses não foi igual... o vermelho continua a fazer muita impressão!!! Perdi a conta, à quantidade de vezes que os jogadores do Benfica tiveram que ser assistidos pelo massagista... mas como é óbvio foi o Semedo a ver Vermelho directo!!!

No Sábado jogamos na Luz com o Avanca, que só perdeu por 3 em Braga!!!
Andebol: Belenenses 21-24 SL Benfica

3ª Jornada da 1ª Fase do Andebol 1Resumo: Belenenses 21-24 SL Benfica #BTV #UmaCamisolaVáriasEmoções

Posted by Sport Lisboa e Benfica - Modalidades on Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015

Pronto para o Dragão

"O Benfica voltou a mostrar-se afinado neste teste fácil frente ao Astana. Com alguns momentos de docilidade defensiva, o que está a mostrar-se muito prometedor é o ataque. E aqui cabe um elogio à política de antecipação de problemas seguida por Vieira. A renovação atempada com Jonas e o reconhecimento financeiro da fidelidade de Gaitán já estão a dar frutos no futebol fluído destas duas pérolas. Também Mitroglou se está a afirmar como um bom finalizador. O grego já entende as movimentações dos colegas e começa a arranhar a mesma língua futebolística de Jonas. Com excelente jogo de cabeça, poder físico para esbanjar e nada tosco nos pés, Mitroglou tem tudo para deixar uma forte marca no Benfica como goleador. 
Gonçalo Guedes vai crescendo em boa agressividade, com as já conhecidas velocidade e técnica. Não devemos colocar demasiada pressão sobre este miúdo, que pode chegar longe se se mantiver humilde e trabalhador. A falta de experiência da dupla do flanco direito é compensada pela velocidade, bons recursos técnicos e pulmão inesgotável dos seus componentes. Guedes e Semedo têm futebol para se entenderem às mil maravilhas. Claro que, em jogos de topo, como o do próximo domingo, com o FC Porto, a falta de experiência pode trazer dores de cabeça a Rui Vitória. Mas, como o Benfica sempre fez na sua brilhante história, com inexplicáveis hiatos, os talentos jovens devem jogar e valorizar-se num ambiente de saudável integração com os mais experientes. O grande clássico de domingo promete!"

Mais uma visita amarga...

Aves 3 - 2 Benfica B


Um Benfica desfalcado voltou a não conseguir um bom resultado fora do Seixal. Tivemos sempre a perder, marcámos os dois golos de penalty... aparentemente dominámos no 2.º tempo, mas não conseguimos a reviravolta...

Como escrevi ontem, concordo com a utilização de jogadores da equipa B, na UEFA Youth Cup. O objectivo do Benfica não é ser Campeão da II Liga, além disso, com, ou sem, Youth Cup, o Hélder está 'obrigado' a rodar todo o plantel (assim tem acontecido nas épocas anteriores), dando minutos a todos, portanto se não fosse hoje, seria noutra qualquer jornada... Se acham mesmo fundamental a classificação da B, então existem datas disponíveis, para adiar ou antecipar estes jogos, que calham em cima de jornadas da Champions...

Uma curiosidade: o Aves fez duas penalidades (parece que foi o mesmo jogador) e chegou ao fim do jogo sem um único Amarelo!!! O apitador, chamou-se João Pinheiro de Braga...

O prazer de ver Nicolás Gaitán

"O seu nome é Nicolás Gaitán. Nico para os amigos. É argentino, é jogador do Benfica de venda apenas adiada, mas quando partir (e certamente terá de partir) será uma pena para o futebol português. Há jogadores assim. Não há fronteira nem cor de clube que se intrometa no prazer de os ver jogar. Gaitán é um deles. Em campo, tem o saber dos sábios e a magia dos grandes mágicos. Toca na bola e um simples passe curto tem uma suavidade sedutora. O seu drible torna o lance resplandecente. A sua inquietação, com a bola nos pés, tem o nervoso fascinante de um cavalo de corrida na hora da largada. Gaitán é um príncipe do futebol e torna-se quase absurdo que entre tantas e tantas vendas e compras desse mundo perturbador e perturbado do jogo da bola não esteja este argentino com perfil asteca. Há razões das gentes do futebol que a razão desconhece. Há quem, por fazer menos, valha oitenta ou até cem milhões. Gaitán espera pacientemente a sua vez. Com um profissionalismo irrepreensível. Talvez ajude saber que está na maior montra da Europa quando joga um jogo da Champions. Mas que vale a pena vê-lo, lá isso vale. É um regalo para os olhos. Um prazer raro para quem muito gosta do espectáculo de futebol.
É uma sorte para o Benfica ter Gaitán. Ontem foi, mesmo, um género de sorte grande que valeu milhão e meio de euros ao clube, porque foi o argentino quem levou a equipa às costas até àquele golo perfeito que abriu as portas que pareciam trancadas. E especialmente num dia como o de ontem, devemos todos a Gaitán que o jogo não seja um tédio ou, apenas, um bocejo."

Vítor Serpa, in A Bola

Gaitán a fazer a diferença

"Haverá muitas razões de ordem estratégica e táctica que explicarão como o Benfica deu a volta ao Astana. Mas depois há o fator Gaitán. O argentino fez toda a diferença. Foi ele quem transformou o jogo do Benfica e projectou a equipa para uma dimensão... Champions. Gaitán está em grande forma e, como ele próprio diz, sente-se bem no Benfica. Além disso, sabe que é em jogos como o de ontem, jogos de Liga de Campeões, mesmo quando o adversário dá pelo nome desconhecido de Astana, que tem oportunidade de se mostrar 'ao Mundo', Gaitán está disposto a aproveitar todas as oportunidades que tiver.
O Benfica cumpriu o essencial e arrancou com uma vitória. Os adeptos gostariam de ter visto replicado o 6-0 obtido ao Belenenses, mas apesar das limitações do Astana, a equipa de Vitória ficou aquém daquilo que se esperava. O fundamental, porém, era começar com uma vitória e sair sem queixas deste duelo. Isto é, os encarnados vão chegar ao clássico motivados por dois triunfos importantes, com a equipa inteira e mais fresca que a do rival.
O FC Porto regressa pela terceira vez a Kiev, onde nunca perdeu. É um terreno fértil para os dragões que, de resto, guardam a histórica meia-final de 1987 como recordação memorável. Hoje como no passado, é um jogo de risco e de exigência máxima. Lopetegui deverá recorrer à dupla musculada Imbula-Danilo para alimentar a rotação elevada que espera do jogo. Terá sido já a pensar nisso, que o técnico basco mexeu no sector em Arouca. É impossível que num ciclo tão exigente, um treinador pense exclusivamente, jogo a jogo. Inevitavelmente, é obrigado a pensar no próximo."

A estepe cazaque

"De volta à Liga dos Campeões. Benfica e Porto vão procurar maximizar, tão longe quanto possível, vitórias e dinheiro. O sorteio permite-lhes pensar em atingir a fase a eliminar. Numa coisa, porém, os clubes portugueses podem queixar-se de algum azar: as longas deslocações. O Porto a Israel e à Ucrânia. O Benfica a Istambul e ao longínquo Cazaquistão. Escrevo antes de o Benfica defrontar, na Luz, o clube cazaque Astana (antes chamado Locomotiv), uma novidade e um ilustre desconhecido. O Benfica vai jogar em Astana em 25 de Novembro, em relva artificial, mas em gelo natural. As temperaturas médias, por essa altura, andarão entre os -5,4º de Novembro e os -12,1º de Dezembro. A temperatura mínima registada, nos últimos anos, em Novembro atingiu - 3º! Imagino já Júlio César na baliza...
Astana, capital depois da independência, é, no meio desportivo, mais conhecida pelas suas excelentes equipas profissionais de ciclismo. Dista de Lisboa 6144 quilómetros, quase a distância a Salvador da Baía, mais 56% do que a Moscovo e mais 13% do que a Nova Iorque! De longe, o clube mais distante na Champions League. Bem mais perto está Pequim, que só fica a 3652 quilómetros.
Tudo porque o respectivo país, o Cazaquistão, antiga república soviética, foi admitido na UEFA. Comum território como o da Europa Ocidental, este país de estepes, onde, há séculos, chegou o mongol Genghis Khan, tem apenas um reduzidíssimo território na Europa a ocidente do rio Ural. Uma originalidade, a que se junta Israel (e também a Turquia que só em permilagem é europeia). É assim a geografia futebolística, que chumbaria num exame rigoroso."

Bagão Félix, in A Bola

Boicotes suspeitos em Arouca

"Local de estágio, erros na ficha de jogo e relva cortada foram alguns dos 'problemas'.

O jogo Arouca-FC Porto (1-3) continua a dar que falar. Não por aquilo que se passou nas quatro inhas, mas sim nas oras que antecederam o encontro.
Alguns responsáveis arouquenses, apurou o CM, não entendem o porquê de a equipa ter ido estagiar para São João da Madeira (ao contrário do que é habitual) quando o jogo se realizou no Municipal de Arouca (30 Km de distância). Outra questão tem a ver com os suspeitos problemas mecânicos que afectaram o autocarro que transportou o plantel até ao estádio e que atrasaram a chegada ao jogo, motivando stress na comitiva.
Houve mais: erros na ficha de jogo com a não colocação de jogadores convocados (Dabo e Vuletich) provocaram algum descontentamento entre a equipa técnica de Lito Vidigal, que também não terá gostado que a relva tivesse sido aparada, antes do jogo, contra as suas indicações.
Contactados pelo CM, Carlos Pinho, presidente do Arouca, disse apenas 'vocês tem as suas fontes, eu tenho as minhas'. A seguir, desligou o telefone."


PS: Recordo que na visita do Benfica a Arouca na época anterior, além da relva com meio-metro, despejaram 3 camiões de areia no relvado!!! Bem visível quando a bola batia no chão, e os grãos de areia saltavam!!! Os responsáveis pelo Arouca são os mesmos... Sendo que o próprio presidente do Arouca se vangloria da amizade pessoal com o Corruptor-mor...!!! Tudo normal...

Não foi fácil...

Benfica 2 - 0 Astana


Não foi bonito, mas conseguimos o mais importante: os 3 pontos. O clima de semi-euforia após a goleada ao Belenenses deixou-me algo preocupado, e as dificuldades que previ, confirmaram-se no relvado. É verdade que o adversário tem muitas limitações, mas são organizados, agressivos, e como é óbvio tinham os níveis de motivação no máximo (aparentemente no final do jogo um dos jogadores do Astana teve que ser socorrido nos balneários, pelo INEM... parece que foi um problema cardíaco!!! Não me admirava nada que a dose da amarelinha tivesse sido mal administrada!!! No antigo espaço Soviético, é prática corrente...), além disso estudaram bem o Benfica, pois conheciam perfeitamente os nossos pontos mais fortes (inclusive nas bolas paradas), e tentaram impedir que o Benfica jogasse como gosta: bola entre-linhas com o Jonas...!!! E nós até ao 1.º golo, acabámos por-lhes facilitar a vida, jogando lento, denunciado, quase sempre pelo meio, e com muitos passes errados...

Voltámos a entrar mal na 2.ª parte, mas finalmente conseguimos acelerar a bola, nas laterais, e com facilidade fizemos dois golos... Depois foi só controlar. Por acaso, temos demonstrado vários problemas, mas sempre que conseguimos uma vantagem, temos sido inteligentes na gestão das partidas...
Esta noite conseguimos vencer, fomos capazes de rectificar a má entrada no jogo, agora no final de Novembro do sintético de Astana, vamos ter muitas dificuldades, isso é garantido...
O jogador mais consistente durante a partida acabou por ser o Eliseu!!! O Nico voltou a fazer coisas que só ele sabe fazer, mas não gosto daqueles momentos em que o Nico, resolve não defender... O Jonas fez os únicos remates perigosos na 1.ª parte, mas esteve escondido, o espaço entre a linha defensiva e a linha de meio-campo do Astana era praticamente inexistente... O Mitrogolo, pareceu-me mais solto, esteve melhor fisicamente, nota-se que o entrosamento está a subir, e além disso, marcou um golo... daqueles que são fáceis, mas é preciso estar lá!!! O Luisão voltou a ter alguma hesitações perigosas, e contagiou o Jardel... O Samaris e o Talisca 'sofreram' muito com a falta de espaço para meter os passes na frente, e demoraram muito tempo a compreender que não havia espaço no 'meio' e que era nas alas, que tínhamos que insistir!!! O Nelsinho começou muito bem, mas 'agarrou-se' demasiado à bola... defensivamente, no 2.º tempo, foi ultrapassado várias vezes, sempre da mesma maneira, mas conseguiu rectificar com a velocidade... sendo que depois de ganhar a bola, não foi decidido no corte, e acabou por perder alguns duelos de forma ingénua!!! O Guedes, cumpriu tacticamente, lutou, mas com a bola nos pés é pouco esclarecido, e raramente conseguiu romper as linhas, que para o extremo-direito do Benfica é obrigatório... Eu sei que ele não tem rotinas de extremo, mas neste momento para titular do Benfica, é curto...
A vitória do Atlético em Istambul foi um bom resultado para o Benfica, vamos lutar com os Galatasaray pelo 2.º lugar, isso parece-me claro, e portanto todos os pontos perdidos pelos Turcos são bem.vindos... Não considero o próximo em Madrid decisivo, e nem a exibição frouxa me preocupa, tanto o jogo do próximo Domingo no antro da Corrupção, como o jogo no Vicente Calderon, serão jogos com contextos completamente diferentes, tanto em termos de ambiente, como tacticamente, as exigências serão outras...

UEFA Youth League - 1.ª jornada

Benfica 8 - 0 Astana


Era previsível uma goleada destas o futebol do Cazaquistão é fraco, se na equipa principal dá para 'comprar' estrangeiros para subir o nível, nos Juniores isso é mais difícil...
Gostei da decisão de chamar a este jogo, os nossos Juniores que fazem parte da equipa B (e ainda faltaram alguns!!!). O ano passado esta gestão não foi inteligente, pessoalmente acho que a UEFA Youth League, e mesmo a Fase Final do Nacional são bastante competitivas, e portanto devem jogar os melhores...