Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de março de 2016

Agora, já 'só' faltam sete finais!!! Mas ainda faltam sete!!!

"O Benfica que venceu no Bessa não tinha seis dos habituais titulares! Ainda assim ganhou e continua líder, e isso é que lhes dói!

Vitória no Bessa
1. Domingo, no Bessa, o Benfica conquistou uma vitória muito suada, perante um Boavista coeso, bem posicionado e refeito das dificuldades pelas quais passou no início deste campeonato. De facto, não querendo desvalorizar o trabalho da anterior equipa técnica - que até empatou com o Sporting - este Boavista de Sánchez parece-me mais forte tacitamente.
E isso foi notório. Um Boavista capaz de jogar o jogo pelo jogo, com a ousadia de enfrentar um Benfica cara a cara. Sem medo!
Um Boavista bastante agressivo, bem fechado e concentrado defensivamente, explorando, sem pudor, o contra-ataque, com uma grande intensidade de jogo!
Com um pequeno senão: um Bessa que, uma vez mais, estava pintado de... vermelho!
Do outro lado, contudo, houve um Benfica lutador, paciente, com uma enorme capacidade de sacrifício, a não baixar os braços à luta, para que a incansável massa associativa fosse devidamente recompensada com a tão deseja explosão de alegria. Foi um Benfica sem seis dos seus habituais titulares! Seis!!!
Isto é, sem o guarda-redes, sem os centrais (as três primeiras opções estavam todas impedidas), sem o habitual trinco, sem Nico Gaitán e sem Mitroglou.
Ainda assim, não só ganhámos - ainda que para alguns o Benfica merecesse ter perdido pontos... por ter marcado no período de descontos - como... continuamos líderes! Isso é que lhes dói!
Com a certeza de que tivemos a sorte do jogo - «a sorte protege os audazes», como diria Virgílio - embora haja sempre quem defenda, tal como Winston Churchill, que «a sorte não existe».
Independentemente do lado onde está a razão, perante duas opiniões tão diferentes, mas igualmente respeitáveis, a verdade é que acredito na sorte... mas tenho para mim que, para alcançá-la, é preciso trabalhar... muito! E este Benfica, goste-se ou não, é uma equipa trabalhadora, e, sobretudo... humilde. Muito humilde.
Dir-me-ão que o que interessa é o resultado... e, de facto, é esse que conta para a história... dos campeões. Como o que ficará para a história será a décima primeira vitória consecutiva fora de casa! Números e factos que constarão do quadro resumo deste campeonato. História essa que se escreve jogo a jogo, com a humildade, dedicação e raça habituais, à Benfica!

As tristes figuras de uns
2. «O último a rir é o que ri melhor» assentou, no último domingo, que nem uma luva, a muita gente. Ainda o jogo não tinha terminado, correndo, por isso, os cinco minutos dados de compensação, e já alguns comentadores, analistas - enfim... o que quiserem - se babavam, nalguns canais de televisão, e em directo, com a pseudo perca de pontos do Benfica.
Houve, inclusivamente, quem se tenha sentido líder mesmo antes do empate a zero, no Bessa, se concretizar. Ou seja, mesmo antes de terminar o Boavista-Benfica, davam como certa a chegada do Sporting à liderança.
O mais ridículo de toda essa situação é que muitos comentadores e adeptos sonhavam com o empate do Benfica, manifestando-o em directo.
Azar dos Távoras!!!
É natural que os adeptos afectos a um determinado clube torçam pelo insucesso dos seus rivais. Nada a condenar. O que é condenáyel é (ter de) assistir a tantos comentadores (ditos independentes ou, pelo menos, a quem a equidistância é exigida, em termos públicos e enquanto nos brindarem com as suas análises ditas imparciais) a rejubilarem com o empate do Benfica... sem o jogo estar terminado.
De facto, o desespero leva a tristes figuras.
Como é natural, há comentadores que, sendo do Benfica, representam efectivamente o clube, como há analistas que, pese embora sejam de outras cores clubísticas, por situações desse género, facilmente se percebe que... não são isentos e imparciais. Pelo contrário, estão (sempre...) contra o Benfica!
E, nos tais minutos de compensação (que antes deveriam ser de ... Kompensan) tanta coisa se disse por aí... Desde o «jogo fraquíssimo do Benfica», à alegada - e, felizmente, só para alguns - «intranquilidade e falta de forma de alguns jogadores», passando pelo sempre amável e infundado «muito jogo pelo ar e pouco pela relva», até ao irónico «não conseguiu marcar em 90 minutos, não vai ser na compensação que marcará».
Ainda bem que - como alguns diziam -, o Benfica não estava a «jogar para vencer», até porque a equipa estava «partida e com poucas ideias». Que grande azar o deles! Nesse cenário de crise, a «equipa ansiosa» conseguiu, mesmo assim, ganhar no último minuto... e não foi através de grande penalidade, garanto-vos, ao contrário de outros... quando já não acreditavam na mudança do marcador. Sendo disso exemplo, como por aí ouvi, a confissão de que o Benfica tinha acabado de chegar ao golo, «ao contrário do que esperavam»... Outro (grande) Azar dos Távoras!!! Noutra altura, comentários desse género teriam originado... convites para sair. Como o fizeram com João Gobern, que foi praticamente obrigado a demitir-se por ter sido apanhado a festejar um golo do Benfica, frente ao Braga, no programa Zona Mista da RTP Informação. Mas, como já sabemos, essa exigência e essa intransigência só se tem para com quem é... do Benfica!

A formação nas selecções nacionais
3. Com mais uma paragem no campeonato, para os jogos das selecções, que, estou certo, em nada beneficiam as equipas que estão habituadas a um grande ritmo competitivo, não posso deixar de reparar nalgumas convocatórias...
Claro que, olhando para o plantel do Benfica, me regozijo com as chamadas de Ederson, Jonas, Lindelof, Jiménez, Samaris, Mitroglou, Eliseu, Renato Sanches, Nélson Semedo, Gonçalo Guedes e Luka Jovic, para as respetivas seleções principais, sub-21 ou sub-19. Mas permito-me destacar os mais novos, que, apenas esta época, foram descobertos por quem de direito!
Ederson, 22 anos, dispensado, em tempo, por não ter, alegadamente, qualidade para integrar o plantel do Benfica, com grandes exibições - inclusivamente na Liga dos Campeões - no seguimento da lesão de Júlio César.
Lindelof, 21 anos, joga desde meados da época de 2012/13 (!)na equipa B do Benfica, onde chegou com 18 anos, tendo transitado, também esta época, para a equipa principal, onde passou a brilhar por lesão de Luisão e Lisandro López.
Renato Sanches, 18 anos (mesmo sendo registado... com 5 anos), tem cada vez mais, a cada jogo disputado, o mundo do futebol rendido aos seus pés e, não obstante ter sido chamado - ainda que de forma discreta - na época passada, transitou apenas esta temporada, à semelhança dos seus colegas mencionados anteriormente, para a equipa principal, onde nos presenteia com as suas magia e alegria. Nélson Semedo é outro caso de transição, apenas esta época, para a equipa principal do Benfica, onde tem demonstrado força, segurança e firmeza, desde que iniciou a sua nova aventura na titularidade da defesa da equipa. 
Gonçalo Guedes, 19 anos, foi o único que transitou na época passada para a equipa principal do Benfica. 
Luka Jovic, 18 anos, contratado esta época para o Benfica B, já está, a esta altura do campeonato, na equipa principal. Com excepção para Luka Jovic, por apenas ter chegado esta época, apenas 1 (!) dos restantes 5 jogadores mencionados foi descoberto pelo antigo treinador da equipa... Assim, a pergunta que se impõe é a de saber onde estavam, pelo menos, 3 desses 5 jogadores: Lindelof, Renato Sanches e Nélson Semedo??? Estavam na equipa B do Benfica. Sorte a deles - e a nossa, diga-se - pois essa realidade permitiu a Rui Vitória integrá-los na equipa principal, o que, face às enormes exibições que têm feito, valeu-lhes a chamada às respectivas selecções. Se não fosse a aposta que tem sido feita na formação do clube, hoje não teríamos, certamente, as representações que temos em várias selecções nacionais!!!
Mais uma razão para, com esta paragem no campeonato, além de torcermos por Portugal, podermos, como é evidente, torcer por todas e cada uma das selecções que os nossos jogadores representarão. Levando bem longe e bem alto o nome do Sport Lisboa e Benfica!"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

O sorteio

"Um sorteio é, como a palavra indica, um momento de sorte. Melhor dito, do acaso que pode dar a tal sorte ou azar, ou nem uma coisa nem outra.
Na Champions, chegados aos quartos-de-final, o acaso tende, probabilisticamente, a ficar bem mais reduzido, embora se mantenha intacto (50%) quanto a começar em casa ou fora.
Ao Benfica calhou o Bayern, o que é bem diferente de ao Bayern ter calhado o Benfica. A equipa de Munique já é habitual encontrar clubes portugueses nesta fase ou na anterior. Assim foi com o SCP (1-12, em 2 jogos) e o FCP que, depois de uma óptimo resultado no Porto, soçobrou perante o poderio germânico por 1-6. A memória benfiquista também não é nada agradável.
Devo dizer, porém, que não me desagradou o sorteio, com a excepção de o primeiro jogo ser em Munique. Preferia ao contrário, não só porque acho que é, em regra, mais favorável, mas também porque estaria garantida uma enchente na Luz. Perguntar-se-á porque não fiquei insatisfeito com os bávaros, dada o poderio da equipa de Pepe Guardiola? Explico: jogar contra o mais desejado outsider Wolfsburgo até poderia correr bem, mas ser eliminado seria algo traumatizante face à teórica oportunidade de ouro para atingir as meias-finais. Por isso, teria preferido o Atlético de Madrid ou Manchester City, equipas elimináveis, sem que ser eliminado fosse desprestigiante. Se, por fim, tudo se confinasse às outras 4 equipas, escolheria uma das duas melhores: Bayern ou Barça. As possibilidades são reduzidas, a eliminação é normal e uma goleada é um risco. Mas, mesmo assim, é para os jogadores um momento de memorável emulação. Que o aproveitem bem!"

Bagão Félix, in A Bola

Sinais de título ou de alarme?

"«Foi a capacidade de um jogador que acabou por, no final, dar corpo ao que fizemos durante o jogo. (...) Foi uma vitória da crença, da aplicação, do Benfica... isto é o Benfica: acreditar sempre até ao fim.»
Rui Vitória, Treinador do Benfica, após a vitória no Bessa com golo de Jonas aos 90+3'

No futebol não há vitórias em períodos de descontos sem sorte. Com mais ou menos mérito, assim que o quarto árbitro levanta a placa a indicar minutos de compensação por tempo perdido nos 45 antes instala-se a angústia de sentir a areia a correr ampulheta abaixo e tudo o que aconteça depois disso fica, parcial ou totalmente, entregue à fortuna, aos deuses ou à fé.
A sorte sorriu claramente ao Benfica, no Bessa. Mas, na verdade, de forma não muito diferente em relação ao que sorrira várias vezes ao Sporting, na primeira volta, e ao FC Porto, já no reinado de Peseiro. Rui Vitória defende a justiça do triunfo encarnado com a crença num resultado positivo até ao fim. Não gosto de falar em justiça no futebol - que para mim não passa dos órgãos disciplinares da federação -, mas se existe, seguramente que não pode ser fundamentada na crença. Há mérito em acreditar, sim, mas não é isso que faz merecer um resultado - o Boavista acreditou tanto ou mais... O mérito está em tudo o que se faz para conseguir esse resultado, e o Benfica fez pouco, muito pouco. 
Para uns, vencer jogando mal é estrelinha de campeão. Para outros, para mim, é sinal de que o campeonato está longe de estar decidido. Mas, não querendo falar de justiça em futebol, sejamos justos: poucas vezes o Benfica ganhará jogando tão pouco, mas outros também já o conseguiram esta época e poucas vezes o Benfica tem jogado tão mal como no Bessa."

Hugo Vasconcelos, in A Bola

Que Selecção ideal... agora?

"Enjoa a saga do tempo sem 'penalty' contra Benfica, Sporting, Porto. Enjoa insistência na idade (explicada) do Renato. Mudem o disco!

Tempo de Selecção Nacional. Aliás, das nossas Selecções de futebol, pois a de sub-17 já conseguiu apuramento para o Europeu deste ano, no Azerbaijão, e a de sub-21, só vitórias somando (5), leva imperiais 7 pontos de avanço na qualificação para o Europeu do próximo ano. E a Selecção de futsal, triunfante na Sérvia, está à frente no playoff para o Mundial na Colômbia. Com bolinha nos pés, e sem esquecer Benfica nos 8 melhores da Champions e SC Braga em igual posição na Liga Europa, Portugal de vento em popa.
Também com 7 pontos de vantagem a Selecção A se apurou para o próximo Europeu (principal foco no mérito de ter reagido ao inicial escândalo - derrota, em casa, perante Albânia! - disparando para só triunfos: 7 consecutivos). Amanhã, frente à Bulgária, e 3.ª feira, face à Bélgica, primeira fase de preparação para a campanha de França, que tanto se deseja dure um mês.
Expectativa: como irá Fernando Santos gerir os 24 convocados nestes dois jogos? Sabendo-se que a Bélgica, tão excelentemente renovada, cheia de talentos, é mesmo senhora equipa, naturalíssimo Fernando Santos guardar para o forte teste de 3.ª feira o onze que considerar ideal... neste momento. Qual será? Rui Patrício, certamente. Vieirinha ou Cédric, que defesa direito? Muito provável Pepe-Ricardo Carvalho como dupla de centrais. Eliseu na esquerda. Meio campo... ui!, difícil escolha. O trio sportinguista, João Mário-William Carvalho-Adrien, possui a grande vantagem das suas firmes rotinas; mas Danilo, grande pilar portista, tem apresentado global rendimento superior ao de William Carvalho (este parece agora em ascensão) e o talento de André Gomes recupera condição física (miúdo Renato Sanches espreita e deverá ter oportunidade de estreia, frente à Bulgária). Qual o melhor ataque? Cristiano Ronaldo lá terá de ser ponta de lança... Complexa escolha de quem com ele melhor poderá ligar...; Nani, ou Bernardo Silva, na direita?; Danny, ou Rafa (desconheço a forma de Ricardo Quaresma), na esquerda? Talvez nestas dúvidas resida o teste mor nos dois jogos... Parecendo-me que tais dúvidas irão manter-se até ao Europeu e mesmo durante este... Ponto assente, em minha opinião: Rafa merece ter oportunidade muito a sério.
Este lote de convocados está muito próximo daquele que terá a honra e a alegria de lutar por grande fase final. Mas faltam importantes retoques. João Moutinho e Fábio Coentrão indiscutíveis, logo que recuperem de lesões. E há mão cheia de não desistentes...: guarda-redes Beto e Marafona (sim, Marafona; tem muito alta qualidade), o defesa direito João Pereira (que se passa?), os médios Tiago e André. Outros médios, Rúben Neves e Bruno Fernandes, estão nos sub-21, desejando promoção. Escolha de 6 centrocampistas é a excelente dificuldade de Fernando Santos!
A má, muito má!, dor de cabeça... habitual: ponta de lança de raiz, convincente. Não existe. Éder voltou agora a ser convocado. Lucas João já foi. Gonçalo Paciência promessa adiada (eclipse na Académica). Forte esperança em André Silva, mas mantém-se na equipa B do FC Porto, sem acesso à A. O tempo dos veteranos Hélder Postiga - manterá esperança ao regressar a Portugal, agora no Rio Ave - e Hugo Almeida terá ficado para trás. Apoio o que ontem escreveu André Pipa: «Hugo Vieira não merece oportunidade?». Talvez não seja o desejado, qual D. Sebastião!, avançado de grande-área que não temos, mas os seus golos (18 em 24 jogos) brilham no Estrela Vermelha de Belgrado. Fernando Santos ainda irá testá-lo ou já será tarde?

Enjoa! É o Benfica que há um ano e 35 jogos não tem um penalty contra ele. É a resposta de que sem penalty contra estiveram o Sporting, ao longo de quase 4 anos e 165 jogos, e o FC Porto, durante quase 2 anos e 89 jogos. Caramba, uns e outros, mudem o disco! E também enjoa tanta insistência na idade do Renato Sanches. O primeiro jornal (JN) onde li a notícia de ele ter sido registado com 5 anos de atraso também explicou a situação familiar e frisou que, nesse registo, ficou expressa a data em que ele nascera, 5 anos antes. Caramba, até para vale tudo deveria haver limites."

Santos Neves, in A Bola

PS: Sou obrigado a reparar, que Pizzi, André Almeida e Nélson Semedo nem sequer são equacionados para o Euro, apesar de tantos minutos como titulares do Benfica... e até o Gonçalo Guedes com mais minutos na I Liga é 'ultrapassado' nas considerações, pelo André Silva !!! É a maquiná de propaganda do Benfica...!!!

Benfiquismo (LIII)

Morreu hoje um dos grandes génios do Futebol, Johan Cruyff.
O verdadeiro pai do actual Modelo do Barça...
O Benfica cruzou-se bem cedo com Cruyff...!!!
Em 68/69 e em 71/72 e em ambas as vezes, fomos eliminados!!!

Será sempre um dos Imortais do jogo...

Imperador e Imperatriz...!!!

Sanches...