Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de março de 2016

Sinais de título ou de alarme?

"«Foi a capacidade de um jogador que acabou por, no final, dar corpo ao que fizemos durante o jogo. (...) Foi uma vitória da crença, da aplicação, do Benfica... isto é o Benfica: acreditar sempre até ao fim.»
Rui Vitória, Treinador do Benfica, após a vitória no Bessa com golo de Jonas aos 90+3'

No futebol não há vitórias em períodos de descontos sem sorte. Com mais ou menos mérito, assim que o quarto árbitro levanta a placa a indicar minutos de compensação por tempo perdido nos 45 antes instala-se a angústia de sentir a areia a correr ampulheta abaixo e tudo o que aconteça depois disso fica, parcial ou totalmente, entregue à fortuna, aos deuses ou à fé.
A sorte sorriu claramente ao Benfica, no Bessa. Mas, na verdade, de forma não muito diferente em relação ao que sorrira várias vezes ao Sporting, na primeira volta, e ao FC Porto, já no reinado de Peseiro. Rui Vitória defende a justiça do triunfo encarnado com a crença num resultado positivo até ao fim. Não gosto de falar em justiça no futebol - que para mim não passa dos órgãos disciplinares da federação -, mas se existe, seguramente que não pode ser fundamentada na crença. Há mérito em acreditar, sim, mas não é isso que faz merecer um resultado - o Boavista acreditou tanto ou mais... O mérito está em tudo o que se faz para conseguir esse resultado, e o Benfica fez pouco, muito pouco. 
Para uns, vencer jogando mal é estrelinha de campeão. Para outros, para mim, é sinal de que o campeonato está longe de estar decidido. Mas, não querendo falar de justiça em futebol, sejamos justos: poucas vezes o Benfica ganhará jogando tão pouco, mas outros também já o conseguiram esta época e poucas vezes o Benfica tem jogado tão mal como no Bessa."

Hugo Vasconcelos, in A Bola

1 comentário:

  1. Faltou referir k os outros "nas mesmas sortes" tinham as equipas(talvez o fcp de peseiro-)na máxima força e que as suas "sortes" surgiram, pelo menos 2 vezes, de penaltis, um conseguido nos descontos e resultante de um lançamento dentro do campo e outro com uma tonelada de ajuda, ganharam ainda mais duas vezes nos 90's ou perto disso(falo do scp-Lisboa), o BENFICA NO BESSA JOGOU SEM 6 TITULARES depois de uma série de jogos que os outros só podem sonhar como é, com uma equipa k parecia estar a jogar o jogo como se fosse todo o campeonato, uma arbitragem do mais manhoso...porra o BENFICA SÓ GANHOU POR 1...MARCOU AOS 90+2(ainda Ñ aprenderam k só acaba no fim? Nós já!)PARECE K É UM CRIME.
    CARREGA BENFICA
    Saudações

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!