Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de março de 2016

Que Selecção ideal... agora?

"Enjoa a saga do tempo sem 'penalty' contra Benfica, Sporting, Porto. Enjoa insistência na idade (explicada) do Renato. Mudem o disco!

Tempo de Selecção Nacional. Aliás, das nossas Selecções de futebol, pois a de sub-17 já conseguiu apuramento para o Europeu deste ano, no Azerbaijão, e a de sub-21, só vitórias somando (5), leva imperiais 7 pontos de avanço na qualificação para o Europeu do próximo ano. E a Selecção de futsal, triunfante na Sérvia, está à frente no playoff para o Mundial na Colômbia. Com bolinha nos pés, e sem esquecer Benfica nos 8 melhores da Champions e SC Braga em igual posição na Liga Europa, Portugal de vento em popa.
Também com 7 pontos de vantagem a Selecção A se apurou para o próximo Europeu (principal foco no mérito de ter reagido ao inicial escândalo - derrota, em casa, perante Albânia! - disparando para só triunfos: 7 consecutivos). Amanhã, frente à Bulgária, e 3.ª feira, face à Bélgica, primeira fase de preparação para a campanha de França, que tanto se deseja dure um mês.
Expectativa: como irá Fernando Santos gerir os 24 convocados nestes dois jogos? Sabendo-se que a Bélgica, tão excelentemente renovada, cheia de talentos, é mesmo senhora equipa, naturalíssimo Fernando Santos guardar para o forte teste de 3.ª feira o onze que considerar ideal... neste momento. Qual será? Rui Patrício, certamente. Vieirinha ou Cédric, que defesa direito? Muito provável Pepe-Ricardo Carvalho como dupla de centrais. Eliseu na esquerda. Meio campo... ui!, difícil escolha. O trio sportinguista, João Mário-William Carvalho-Adrien, possui a grande vantagem das suas firmes rotinas; mas Danilo, grande pilar portista, tem apresentado global rendimento superior ao de William Carvalho (este parece agora em ascensão) e o talento de André Gomes recupera condição física (miúdo Renato Sanches espreita e deverá ter oportunidade de estreia, frente à Bulgária). Qual o melhor ataque? Cristiano Ronaldo lá terá de ser ponta de lança... Complexa escolha de quem com ele melhor poderá ligar...; Nani, ou Bernardo Silva, na direita?; Danny, ou Rafa (desconheço a forma de Ricardo Quaresma), na esquerda? Talvez nestas dúvidas resida o teste mor nos dois jogos... Parecendo-me que tais dúvidas irão manter-se até ao Europeu e mesmo durante este... Ponto assente, em minha opinião: Rafa merece ter oportunidade muito a sério.
Este lote de convocados está muito próximo daquele que terá a honra e a alegria de lutar por grande fase final. Mas faltam importantes retoques. João Moutinho e Fábio Coentrão indiscutíveis, logo que recuperem de lesões. E há mão cheia de não desistentes...: guarda-redes Beto e Marafona (sim, Marafona; tem muito alta qualidade), o defesa direito João Pereira (que se passa?), os médios Tiago e André. Outros médios, Rúben Neves e Bruno Fernandes, estão nos sub-21, desejando promoção. Escolha de 6 centrocampistas é a excelente dificuldade de Fernando Santos!
A má, muito má!, dor de cabeça... habitual: ponta de lança de raiz, convincente. Não existe. Éder voltou agora a ser convocado. Lucas João já foi. Gonçalo Paciência promessa adiada (eclipse na Académica). Forte esperança em André Silva, mas mantém-se na equipa B do FC Porto, sem acesso à A. O tempo dos veteranos Hélder Postiga - manterá esperança ao regressar a Portugal, agora no Rio Ave - e Hugo Almeida terá ficado para trás. Apoio o que ontem escreveu André Pipa: «Hugo Vieira não merece oportunidade?». Talvez não seja o desejado, qual D. Sebastião!, avançado de grande-área que não temos, mas os seus golos (18 em 24 jogos) brilham no Estrela Vermelha de Belgrado. Fernando Santos ainda irá testá-lo ou já será tarde?

Enjoa! É o Benfica que há um ano e 35 jogos não tem um penalty contra ele. É a resposta de que sem penalty contra estiveram o Sporting, ao longo de quase 4 anos e 165 jogos, e o FC Porto, durante quase 2 anos e 89 jogos. Caramba, uns e outros, mudem o disco! E também enjoa tanta insistência na idade do Renato Sanches. O primeiro jornal (JN) onde li a notícia de ele ter sido registado com 5 anos de atraso também explicou a situação familiar e frisou que, nesse registo, ficou expressa a data em que ele nascera, 5 anos antes. Caramba, até para vale tudo deveria haver limites."

Santos Neves, in A Bola

PS: Sou obrigado a reparar, que Pizzi, André Almeida e Nélson Semedo nem sequer são equacionados para o Euro, apesar de tantos minutos como titulares do Benfica... e até o Gonçalo Guedes com mais minutos na I Liga é 'ultrapassado' nas considerações, pelo André Silva !!! É a maquiná de propaganda do Benfica...!!!

1 comentário:

  1. Mas os jornalistas precisam chamar os bois pelos nomes. Têm que chamar à tábua os senhores da Federação e da Liga que deixam o incendio ir alastrando e vão assobiando para o ar à espera que dê merda para então virem apontar dedos e dizer que sempre foram pelo fair-play.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!