Últimas indefectivações

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Eram 11 horas da noite em Cádis..

"Às vezes tropeçamos em crónicas antigas e parece que, por segundos, vemos tudo o que nelas está descrito como se fosse num filme. Benfica - Real Madrid: o primeiro depois da final de Amesterdão. Havia uma sensação de desforra. Eusébio e Torres não estavam para isso.

O meu bom amigo Bernardo Trindade é o melhor alfarrabista de Lisboa. E, lá está, podem dizer-me que o facto de ser meu amigo influência o elogio, mas estou à ser completamente objectivo, se é que é possível ser completamente objectivo com os amigos. Pouco importa. Se têm dúvidas, nada como dar uma salada à sua gruta de Ali Babá, ali à Misericórdia, e confirmarem por vós mesmos. Entretanto, sigo a prosa.
O meu amigo Bernardo Trindade fornece-me material para os meus arquivos quase todas as semanas. E material de luxo! Muitas vezes, aquilo que aqui escrevo vou encontrá-lo nos milhares de páginas com que o Bernardo já presenteou a minha biblioteca, que começa a abaular o soalho da minha casa em Alcácer do Sal, a espreitar o Sado.
Eis-me, pois, com uma folha na minha frente que me ajudará a encher esta outra folha, neste momento praticamente em branco. Dia 29 de Agosto de 1964. Algo me salta imediatamente à vista: 'Ás 23 horas, em Cádis, efectua-se o embate entre Real Madrid e Benfica para o Troféu Ramón Carranza'. Supimpa! Onze da noite! O calor de Cádis em Agosto não é para brincadeiras. Dá para rachar a fachada da Catedral de La Santa Cruz sobre Las Aguas de Cádiz, tal como espanhóis a conhecem. Prossigo a leitura: 'Benfica e Real Madrid já se conhecem bem. O fabuloso conjunto espanhol, em fase de rejuvenescimento, desejará desforrar-se do malogro que, em Amesterdão, lhe infligiram os benfiquistas na final da Taça da Europa e que assinalou um período de doloroso declínio, mas os campeões portugueses, sempre briosos e valorosos, tudo farão decerto para contrariar os propósitos da equipa madrilena'.
Pois... o pormenor tinha verdadeiro interesse e despertava atenções para o jogo das 11 da noite, em Cádis: era a primeira vez que Real Madrid e Benfica se encontravam depois da final da Taça dos Campeões.


Vitória indiscutível!
A prosa da época tinha requintes de arabesco: 'O airoso estádio regurgitou de um púbico entusiasta que terá excedido a lotação. Foi no entanto pena que o vento ciclónico que durante o dia e a noite de ontem fustigou a região tivesse prejudicado e espectáculo impedindo que se praticasse bom futebol'.

Eusébio parecia ter um prazer especial em defrontar o Real. Depois dos dois golos de Amesterdão, mal se iniciou a partida de Cádis, juntou-se à ventania e começou a soprar rajadas sobre a defesa comandada por Araquistáin. O rapaz de Moçambique, na frescura dos seus 24 anos, espalhava o seu poder atlético por todo o terreno e arrastava atrás de si adversários desesperados, de língua de fora até aos umbigos.
Puskás tem um remate violento: Costa Pereira desvia a bola pela cabeceira.
Eusébio irrita-se. Recebe um centro bem medido de António Simões, vindo da esquerda, aplica o seu pontapé atómico, e é golo, inevitavelmente.
Reza a crónica que tenho nas mãos que a superioridade dos portugueses foi nítida durante o primeiro tempo nos que, a pouco e pouco, os espanhóis reagiram: com autoridade, e Amancio, Ruiz, Grosso, Gento e Puskás foram criando oportunidades de golo suficientes para justificarem o empate que empurrou o encontro para o prolongamento.
Afirma o cronista que nesse prolongamento o Benfica se atirou para o ataque com uma vontade impressionante, e que o Real Madrid, ficou encostado às cordas. Acrescenta ainda o autor do relato que o golo de Torres, logo aos 93 minutos, foi formidando, fruto de um remate pleno de força e colocação. Diz em seguida que os madrilenos ficaram às aranhas, incapazes de controlar as movimentações contínuas de José Augusto, Simões, Eusébio e Serafim, que Germano e Coluna assumiram uma autoridade digna dos orgulhosos Grandes de Espanha. Concluiu, finalmente, elogiando mais uma vitória do Benfica sobre o Real Madrid, vitória essa, ainda por cima, sem espinhas, limpa e cristalina como o céu que nascera essa manhã sobre o baía de Cádis quando o vento soprara para longe, muito longe, todas as nuvens.
Confesso: li e parecia que estava a ver. Ou melhor, acho que vi mesmo naquele momento em que, por segundos, fechei os olhos. Di Stéfano não estava em campo, como acontecera em Amesterdão. Eusébio não podia voltar a cobiçar-lhe a camisola... Vendo bem, já tinha uma."

Afonso de Melo, in O Benfica

Romaria à Luz, pela luz

"A 'cerimónia das enxadadas' marcou o início das obras das torres de iluminação do Estádio da Luz, em 19 de Janeiro de 1958

A manhã estava fria e nebulosa naquele domingo de Janeiro, junto ao novo e completamente embandeirado Estádio da Luz. Eram muitos e sorridentes, os benfiquistas, e vinham com as golas erguidas até ao pescoço. A acompanhá-los, farnéis bem atestados para um dia que se adivinhava longo.
Foi António Adão quem dera a ideia, anos antes. Era, em tudo, muito semelhante à que, cinco anos antes, começara os trabalhos de construção do Estádio: iniciarem-se as obras com a enxada na mão, numa cerimónia simbólica 'do trabalho a favor do clube'!
Depois da fixação do Benfica num lugar só seu, faltava a possibilidade de se poderem realizar jogos, treinos e eventos nocturnos. Revelava-se, no fim, um projecto de 'indiscutível interesse económico' e também desportivo.
Eram nove da manhã quando se ouviu o primeiro foguete! A anteceder a cerimónia, jogaram os juniores para o Campeonato Distrital, vencendo o Sporting.
Assim que soou o meio-dia, vários foguetes e morteiros foram lançados como chamariz ao local onde as enxadas iriam ter lugar.
Quem quisesse pegar na enxada tinha de pagar uma quantia simbólica. O primeiro a fazê-lo foi o presidente da Assembleia Geral, Cancela Abreu, logo seguido pelo presidente Maurício Vieira de Brito, que passou a enxada a Manuel Balsinhas e a António Fezes Vital, os máximos responsáveis pela Comissão Central. No total, as enxadadas converteram-se em 9 contos de receita.
Ao mesmo tempo que se sucediam os cavadores, a multidão contava, em uníssimo, o número de enxadadas acompanhada pelas marchas da banda PSP.
Um sócio bastante doente pediu ajuda para ser levado ao carro até à enxada, para também participar. Não se ouviram aplausos, mas sim lágrimas de 'comoção' Magalhães Godinho expressou que estes actos aludem ao 'espírito de fraternidade clubista que une os adeptos do Benfica'.
Seguiu-se um almoço de confraternização. Aí deu-se um leilão que arrecadou mais 11 contos para a construção das torres. Até a bola do jogo na manhã foi leiloada!
As enxadadas terminaram às três da tarde, quando teve início um grande jogo, na categoria de honra, frente ao FC Porto.
Chegava ao fim, pelas palavras do presidente, uma 'situação anormal! Em contradição com o seu próprio nome, o Estádio da Luz não tinha luz!'. Mas teve-a menos de seis meses depois, e nunca mais parou de brilhar desde então.
Na área 17 - Chão Sagrado, no Museu Benfica - Cosme Damião, pode saber mais sobre estes emblemáticos momentos."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Objectivo Jamor

"Os jogos sucedem-se a um ritmo vertiginoso. Desde o início do ano, a nossa equipa já disputou oito partidas, tendo triunfado em sete delas, e hoje, às 20h45, fará o primeiro de seis jogos em 21 dias. O adversário será o Famalicão, a equipa-sensação da temporada, e a competição a Taça de Portugal. 
Esta noite acontecerá a segunda parte de uma contenda que teve o primeiro capítulo há uma semana. O triunfo na Luz, por 3-2, na primeira mão das meias-finais, confere-nos uma ligeira vantagem na eliminatória que, no entanto, encontra-se longe de estar resolvida.
A equipa famalicense tem sido uma das melhores da temporada em Portugal, assim ditam o percurso e a classificação actual no Campeonato e a presença nesta fase da Taça de Portugal, além dos elogios recorrentes às suas exibições por parte de adversários e analistas, incluindo após o jogo da semana passada no Estádio da Luz, considerado, por muitos, como um dos melhores espectáculos futebolísticos da temporada até ao momento.
Face às dificuldades que o Famalicão certamente criará à nossa equipa, estamos cientes que só um Benfica empenhado, focado e muito competente poderá garantir, esta noite, o apuramento para a final da Taça de Portugal.
Vencer a prova-rainha do futebol português é, de resto, um dos objectivos definidos logo no início da temporada. Somos campeões nacionais em título, os líderes, com quatro pontos de vantagem, do Campeonato em curso e o clube com melhor palmarés na prova – vencemos 26 vezes desde que é denominada “Taça de Portugal” – e queremos muito alterar o histórico recente, em que saímos vencedores do Jamor em apenas três ocasiões nas últimas 23 temporadas (duas nas últimas seis épocas).
Este percurso nas últimas duas décadas é demonstrativo das dificuldades que temos sentido nesta competição. Urge retomarmos rapidamente o trilho dos triunfos regulares na prova, e para tal há que, primeiro, suplantar o Famalicão, o que não se afigura fácil, bem pelo contrário, até porque fez descansar a quase totalidade da sua equipa na última jornada da Liga NOS. Todos juntos, competentes no campo e fervorosos nas bancadas, chegaremos ao Jamor.
#PeloBenfica"

Silêncio dos cúmplices!

"A acção do Governo relativamente à prevenção da violência no desporto é ineficaz. Este fim de semana comprovou-se que a reacção é, igualmente, insuficiente. O ambiente de "guerra civil" que se viveu em redor da deslocação da equipa do Benfica e dos seus adeptos devia motivar uma tomada de posição enérgica. Foram identificadas 60 pessoas, conotadas com um grupo de adeptos portistas conhecido por práticas ilegais, que se deslocaram, propositadamente, para agredirem adeptos do Benfica que saudavam o autocarro do seu clube. Isto não é uma milícia? Foram vários os incentivos ao ódio e à violência, incluindo a simulação de linchamento de um árbitro e de um jogador do Benfica. Foram destruídas e vandalizadas casas do Benfica. O Ministro da Administração Interna e o Primeiro Ministro conformam-se que no País que governam um adepto comum não se possa deslocar a uma cidade para ver um jogo de futebol? Aguardam que os Benfiquistas se organizem em grupos armados de auto-protecção. É aceitável a instituição de feudos? Este retrocesso civilizacional leva-nos à idade média. As forças policiais não têm capacidade para investigar e prevenir Isto!? Bastava um inquérito com a promoção de medidas de coação a meia dúzia de responsáveis e estaria dado o mote para uma normalização necessária. Manter o taticismo cobarde significa incentivar estas práticas e colher a tóxica semeadura que elas trazem. Nada que preocupe o Governo e a Presidência da República? Da Liga e da FPF já nem vale a pena falar pois são co-autoras deste contexto de degradação absoluta. Vivem disto."

Esterco!

"Podem escrever o que quiserem, dizer o que disserem. Só vamos conseguir acabar com este ódio e esta perseguição ao Benfica quando começarmos a lutar com as mesmas armas e a exercer o mesmo ódio, a mesma coação e violência. Pedimos desde já a todos os adeptos que se sintam convocados para, nas suas vidas privadas, exercer todo e qualquer acto que defenda o Benfica incondicionalmente, seja ele de que índole for.
Aí, vão-se unir as vozes todas contra nós e medidas a sério serão tomadas. Será um tempo negro para o futebol português. Será uma falta de vergonha, de anti-desportivismo, de carácter, de escrúpulos, de civismo, de tudo...Seremos assassinos, bandidos, sujos, corruptos, vândalos, animais. Mas que seja. Que tenhamos de o fazer para dar aos nossos filhos e netos o futebol limpo que eles merecem.
Um esterco humano que diz uma merda destas de um jogador que cai desmaiado no relvado não merece respirar o mesmo ar que todos nós. Desculpem a agressividade e a frontalidade, mas um sujeito destes não pode ser tratado de outra forma. Já nem falamos na doença anti-benfiquista em estado terminal como diz que o golo do Vinicius deveria ter sido anulado por jogo perigoso. Pá, sabemos que é o jornal e um dos principais braços armados do Calor da Noite para sabujar a opinião pública. Sabemos qual o papel de Leirós, Fortunato Azevedo e Jorge Coroado. Sentimo-lo na pele durante anos no campo. Não somos obrigados a sofrer agora também, ainda que num jornal parcial e com uma linha editorial de um clube. Simplesmente não! O que é demais cheira mal. Chega."

Cadomblé do Vata (estrangeiros)

"Há pouco mais e um ano o Glorioso foi em digressão a Frankfurt defender uma vantagem de 4-2 nos quartos de final da Liga Europa. Aos 37 minutos, Vlachodimos defende para a frente um remate de fora da área e Kostic na recarga faz o primeiro da partida. Estava fora de jogo uns bons 2 metros. O árbitro era italiano. No mesmo país, mas na jornada inaugural da Liga dos Campeões, Marega teve uma apoplexia na área do Schalke 04 e caiu sem ninguém lhe tocar. Foi assinalado penalty e daí resultou o empate portista. O juiz era espanhol. Sem sair de solo germânico, nos minutos finais do RB Leipzig - SL Benfica, Rúben Dias agarrou um atacante rival que seguia isolado na área. Foi amarelo, mas era vermelho. Por acaso, foi o mesmo espanhol de Gelsenkirchen. Este ano, com VAR ficaram penaltys claros por marcar a favor dos visitantes no Clássico de Camp Nou e no derby de Chamartin. Em Inglaterra já ninguém consegue olhar de frente para o VAR. Na Grécia vêem buscar os nossos árbitros. Dizem que a solução para os erros de arbitragem no futebol português são árbitros estrangeiros e eu não entendo.
Infelizmente, pelos exemplos que semanalmente vemos lá fora, a qualidade dos nossos árbitros é o que de mais próximo temos com os grandes campeonatos, o que necessariamente não quer dizer que seja bom. Lá fora há tantos ou mais erros do que em Portugal. A forma como são entendidos é que difere. Um erro que em Inglaterra define o valor do juiz, neste cantinho à beira mar plantado, mostra a cor pela qual o seu coração bate ou a sua carteira se enche. O Futebol Português não se sabe auto regular e importar árbitros estrangeiros significará exportar a suspeição que polui o pontapé na bola nacional. A menos que esteja tudo convencido de que um erro de um italiano, espanhol ou alemão na relva nacional, não vá resultar no pandemónio do costume quando se trata de um nativo de apito na boca. Não vendo qualquer benefício para o "jogo jogado" na entrada de de não-nacionais para o dirigir, admito que fora do campo pode haver vantagens... estes "observadores" de apito e bandeirinha vão ver o que por cá se passa, talvez contem lá fora o que viram e a UEFA será obrigada a intervir."

Benfiquismo (MCDXXXIX)

A caminho...

Benfica FM #100 - Fama e Corruptos...

Lixívia 20


Tabela Anti-Lixívia
Benfica..... 54 (-3) = 57
Corruptos. 50 (+16) = 34
Sporting.. 35 (+8) = 27

Os adjectivos começam a faltar, as frases parecem repetitivas, porque estamos de facto na mesma, há mais de 30 anos!!! Houve um ou outro momento, menos escandaloso, mas a merda é a mesma!!! Neste momento não existe qualquer diferença entre o Departamento de Comunicação dos Corruptos e o Conselho de Arbitragem da FPF!!! Trabalham para o mesmo... Recebem ordens do mesmo... São o mesmo... Os adversários do Benfica não são os Clubes inscritos na Liga, os adversários principais são o Conselho de Arbitragem em primeiro lugar, o Conselho de Disciplina logo a seguir... e só depois, os Corruptos... em 4.º lugar na lista de adversários, temos aqueles que 'recebem' as Malas para jogar contra o Benfica!!! Tudo o resto, é só para distrair...

Se querem provas daquilo que estou a dizer, basta atentar para a nomeação para o jogo de amanhã em Famalicão: Sousa e Vasco Santos!!! Provavelmente, até o Macaco seria mais imparcial!!!

O Benfica desta vez 'respondeu' no pós-jogo, o problema é que devia 'responder' em todos os jogos, em todas as jornadas, principalmente quando ganha, apesar de ser roubado! Porque assim, facilmente desvalorizam aquilo que é dito, rotulando como mau perder... A única vantagem palpável na reacção do Benfica, está a ser as reacções à reacção do Benfica: as marionetas espalhadas nas televisões, nos pasquins, nas rádios, nos órgãos oficiais, saíram todos da toca, e passaram o dia de hoje a defender a honra e a credibilidade do futebol português!!!! Hilariante...

Hilariante ler jornaleiros, falar em 'baile' de futebol na 1.ª parte, quando o MVP do jogo foi o apitadeiro...!!! Numa primeira parte, onde não houve jogo de futebol, houve sim, agressões, confusões, pressões, roubos e paragens muitas paragens...!!! Esta gente já está formatada, para eles um grande roubo, é equivalente a um grande jogo!!!

O comunicado do Benfica, descreve os lances mais importantes:
- Expulsão do Marega aos 3 minutos. A forma como por exemplo o Duarte Gomes, afirma perentoriamente que a foi sem intenção, é significativo!!!
- Pouco depois do Otávio provocar uma confusão, sozinho... e que deu Amarelo a ele, e ao Taarabt, estamos falar de 30 segundos depois, o mesmo Otávio, já com Amarelo, dá uma patada no Rafa, impedindo o contra-ataque perigoso do Benfica. Seria o 2.º Amarelo... Mais uma vez, este lance não teve uma única repetição!!!
- A quantidade de expert's que afirmaram a pés juntos que o Taarabt devia ter levado o 2.º Amarelo no corte com o braço, é demonstrativa da quantidade de gente completamente ignorante em relação às leis do jogo, que tem direito de antena...!!!!
- A seguir o penalty... Eu até dou de barato, a não marcação de falta sobre o Ferro, mesmo sem o empurrão (que era falta, pois além de empurrar, ainda puxou para baixo... nota-se bem pela camisola), nunca seria penalty!
Nos últimos anos, existe uma tentativa da FIFA em tornar as análises aos lances de Mão na Bola, menos subjectivas. E por isso, houve uma tipificação de lances, com desenhos e tudo, para explicar o que é falta e aquilo que não é falta! Este lance, faz parte dessa lista: um defesa, na posição do Ferro, só faz falta se tiver os braços, acima dos ombros (ou ao nível da cabeça). Os braços estão nivelados com o ombro, na sua posição normal... quando um jogador salta (e é empurrado) usa os braços para equilibrar-se no ar... O Ferro não vê a bola partir, não tem a mínima noção do que se está a passar atrás dele... As regras neste caso são objectivas: não é penalty!
Para cumulo, este mesmo Tiago 5cent Martins, foi o formador que na Cidade do Futebol, explicou esta época, a árbitros e comentadores presentes, que este tipo de lances, não são falta!!! Sim, o VAR desta jogo, ensinou uma coisa e fez exactamente o contrário!!!
Tiago Martins, que num dos últimos Benfica-Sporting, como VAR, não viu nenhuma falta, nas cinco vezes que os jogadores do Sporting, usaram os braços para travar a bola, na área do Sporting!!!
Soares Dias, o árbitro, que no famoso Benfica-Corruptos, após a tragédia do King, não assinalou penalty, quando Mangala defendeu uma bola à Andebol, mesmo à frente dos seus cornos!!!
O mesmo árbitro, que neste mesmo jogo, nos últimos minutos, assinalou uma falta ofensiva ao Seferovic, por fazer o mesmo que o Soares fez sobre o Ferro...!!!
- Mas esta jogada ainda teve outro episódio: agressão brutal de Pepe, novamente a Taarabt... Inacreditável, como árbitro, o VAR e até a PorkosTV ignoraram esta jogada!!! Nem uma repetição!!!
Chegámos ao intervalo a perder por 3-1, quando na 'realidade', os Corruptos deviam ter chegado ao intervalo, a jogar com 8 jogadores!!! Expulsões do Marega, Otávio e do Pepe...
- O Benfica ainda relevou outro lance: Amarelo ao Odysseas!
A jogada começa com um mergulho para a piscina, tentando 'sacar' o 2.º Amarelo ao Taarabt (curiosamente, a única repetição que mostra que não existe contacto, foi mostrada uma única vez, e 'desapareceu')!!! Diga-se que o Taarabt só não foi expulso nesta jogada, porque os Corruptos ainda estavam em vantagem!!! Mas no livre que se seguiu, o ladrão manhoso, colocou a barreira a mais de 11 metros (não estou a exagerar...)! A bola foi ao lado, o Ody tentou recolher a bola rapidamente, o apanha-de-bolas não deu a bola, começaram a chover objectos contundentes da bancada, inclusive cadeiras e bolas de golfe... Conclusão do apitadeiro: Amarelo para o Vlacho!!!
Este último exemplo - amarelo do Ody - é exemplar! Além dos Casos mais graves, estes jogos do Benfica, com Soares Dias, Sousa, Martins e os outros ladrões, são totalmente inclinados, em todos os momentos possíveis e imaginários!!! Mais do que uma jogada... é muito complicado resistir, às decisões erradas em todos os segundos!!! E neste jogo, estas sequências de 'empurrões' foi constante...
De todos os dados estatísticos deste jogo, aquele que salta à vista, foram os Duelos, para a GoalPoint os Corruptos ganharam 67 duelos, e o Benfica 48!!! É uma diferença de 19...!!! Mesmo nos jogos mais desequilibrados deste campeonato, a diferença raramente é superior a 10 duelos! Mas nos jogos onde os Corruptos participam, esta diferença é 'normal'!!! Isto só acontece porque os adversários dos Corruptos, são totalmente condicionados... Os jogadores do Benfica, sabiam que podiam ser expulsos a qualquer momento, nós Benfiquistas de bancada, passámos o jogo todo a gritar para o Lage tirar o Taarabt porque sabíamos que ele podia ser expulso a qualquer momento...; em sentido contrário, os jogadores dos Corruptos, têm a perfeita consciência de que até podiam andar dentro do campo com uma pistola apontada à cabeça dos adversários, e nada lhes iria acontecer! Chama-se a isto impunidade...
E é este o principal factor, que desequilibra estes jogos... Muita gente atribui tudo isto, a uma suposta falta de atitude do Benfica (ou de outro qualquer Clube que defronta os Corruptos), mas os jogadores são intimidados constantemente... E não é pelo que se passa fora do campo, é pelo árbitro...

Vejam-se as faltas perigosas perto da área do adversário: o Soares Dias nos últimos dois jogos que apitou do Benfica, ambos para a Taça(!), Braga e Rio Ave, não marcou 6 ou 7 livres perigosos a favor do Benfica, alguns deles escandalosos... no jogo com o Braga, o Pizzi chegou mesmo a perder as estribeiras! Neste jogo do Dragay, o festival de mergulhos foi constante, e as faltas foram sempre marcadas, todas... especialmente aquelas que não eram, como a falta que deu o cartão ao Weigl...
Isto condiciona, intimida, desequilibra... e normalmente passa despercebido...

Alguém se lembra da forma com sofremos o golo, no tristemente famoso Benfica - Estoril, que nos custou um título?!
Eu recordo: falta sobre o Garay não assinalada; lançamento lateral favorável ao Benfica, invertido; do lançamento, mergulho para a piscina do avançado canarinho; livre directo, mas com o Licá em fora-de-jogo, a estorvar o Artur; golo do Estoril... E campeonato perdido duas semanas depois!!! Tudo isto, em menos de 1 minutos e 30 segundos... E se perguntarmos aos Benfiquistas, como recordam este lance, o que é que eles dizem?!
Frango do Artur!!! E Judas teimoso!!!

São estes os 'artistas', os mais experientes, os mais manhosos, actuam desta forma... e o problema é que neste momento, são todos farinha do mesmo saco, todos... Os mais novos, são mais 'incompetentes' na roubalheira, mas com o tempo vão lá chegar...!!!

Nos últimos além daquilo que se passa dentro do campo, os Corruptos ainda acrescentaram mais uma dimensão ao 'sistema': a realização dos jogos! Praticamente todos os jogos dos Corruptos são Realizados pelo mesma pessoa; o mesmo Realizador que faz os jogos mais importantes do Benfica!!! E curiosamente, este Realizador, conhecido adepto dos Corruptos, em todos os jogos que faz, só mostra as repetições que lhe apetece...!!! A forma como o 2.º Amarelo ao Otávio e a agressão do Pepe foram escondidos é vergonhoso... E ninguém pense que foi descuido! Foi premeditado...
As narrativas mentirosas construídas pelo Insolvente e os seus parceiros, começam a ser executadas nas Realizações dos jogos...

Esta estória dos árbitros estrangeiros, não vai a lado nenhum... Apesar de terem sido os Dragartos, a 'enfiarem' nos regulamentos esta possibilidade, numa altura onde queriam 'correr' com o Vítor Pereira!!! Curiosamente o Vítor Pereira está mesmo momento na Grécia, e nos jogos mais importantes, têm tido árbitros estrangeiros!!!
Agora, em relação a estes dois ladrões onde o Benfica deve 'atacar' é na UEFA, pois ambos estão convencidos que vão ao Europeu...

E se amanhã em Famalicão temos os Super-Dragays Sousa e Santos, no Sábado com o Braga, teremos um Veríssimo ou mesmo um Tiago Martins!!!

Os Lagartos jogaram, mas ninguém liga...!!!

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Paços de Ferreira(c), V(5-0), M. Oliveira (L. Ferreira), Prejudicados, (6-0), Sem influência
2.ª-B SAD(f), V(0-2), Veríssimo (Xistra), Prejudicados, (0-4), Sem influência
3.ª-Corruptos(c), D(0-2), Sousa (Almeida), Prejudicados, Impossível contabilizar
4.ª-Braga(f), V(0-4), Almeida (Rui Costa), Prejudicados, Beneficiados, (1-4), Sem influência
5.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Pinheiro (L. Ferreira), Nada a assinalar
6.ª-Moreirense(f), V(1-2), Soares Dias (Mota), Nada a assinalar
7.ª-Setúbal(c), V(1-0), Martins (Esteves), (2-0), Prejudicados, Sem influência
8.ª-Tondela(f), V(0-1), Hugo (Nobre), Nada a assinalar
9.ª-Portimonense(c), V(4-0), Mota (V. Ferreira), Nada a assinalar
10ª-Rio Ave(c), V(2-0), Xistra (Esteves), Prejudicados, Sem influência
11.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Soares Dias (R. Oliveira), Prejudicados, (1-3), Sem influência
12.ª-Marítimo(c), V(4-0), Veríssimo (L. Ferreira), Nada a assinalar
13.ª-Boavista(f), V(1-4), Sousa (Malheiro), Prejudicados, (1-5), Sem influência
14.ª-Famalicão(c), V(4-0), Rui Costa (Narciso), Nada a assinalar
15.ª-Guimarães(f), V(0-1), Almeida (Rui Costa), Nada a assinalar
16.ª-Aves(c), V(2-1), Xistra (Nobre), Prejudicados, (3-1), Sem influência
17.ª-Sporting(f), V(0-2), Hugo (Sousa), Prejudicados, Sem influência
18.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), M. Oliveira (Esteves), (0-3), Prejudicados, Sem influência
19.ª-B SAD(c), V(3-2), Almeida (R. Oliveira), (3-1) Prejudicados, Sem influência
20.ª-Corruptos(f), D(3-2), Soares Dias (Martins), Prejudicados, (-3 pontos)

Sporting
1.ª-Marítimo(f), E(1-1), Martins (Hugo), Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
2.ª-Braga(c), V(2-1), Godinho (Nobre), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Portimonense(f), V(1-3), Xistra (V. Santos), Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
4.ª-Rio Ave(c), D(2-3), Pinheiro (Narciso), Beneficiados, Prejudicados, (3-5), Sem influência
5.ª-Boavista(f), E(1-1), Sousa (V. Ferreira), Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
6.ª-Famalicão(c), D(1-2), Hugo (Nobre), Nada assinalar
7.ª-Aves(f), V(0-1), Xistra (Nobre), Nada a assinalar
8.ª-Guimarães(c), V(3-1), Soares Dias (Narciso), Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-2), Rui Costa (Xistra), Beneficiados, Impossível contabilizar
10.ª-Tondela(f), D(1-0), Veríssimo (Mota), Nada a assinalar
11.ª-Belenenses(c), V(2-0), M. Oliveira (L. Ferreira), Nada a assinalar
12.ª-Gil Vicente(f), D(3-1), Hugo (Esteves), Beneficiados, Sem influência
13.ª-Moreirense(c), V(1-0), Soares Dias (V. Santos), Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
14.ª-Santa Clara(f), V(0-4), Mota (Nobre), Beneficiados, (1-4), Sem influência
15.ª-Corruptos(c), D(1-2), Sousa (Xistra), Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
16.ª-Setúbal(f), V(1-3), Martins (M. Oliveira), Prejudicados, (1-4), Sem influência
17.ª-Benfica(c), D(0-2), Hugo (Sousa), Beneficiados, Sem influência
18.ª-Marítimo(c), V(1-0), Rui Costa (Narciso), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
19.ª-Braga(f), D(1-0), Sousa (Esteves), Beneficiados, (2-0), Sem influência
20.ª-Portimonense(c), V(2-1), Hugo (Malheiro), Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Gil Vicente(f), D(2-1), Almeida (Xistra), Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(4-0), Mota (V. Santos), Nada a assinalar
3.ª-Benfica(f), V(0-2), Sousa (Almeida), Beneficiados, Impossível contabilizar
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Xistra (Nobre), Beneficiados, Prejudicados, (4-2), Impossível contabilizar
5.ª-Portimonense(f), V(2-3), Rui Costa (V. Santos), Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
6.ª-Santa Clara(c), V(2-0), Godinho (Rui Oliveira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
7.ª-Rio Ave(f), V(0-1), Almeida (Sousa), Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Famalicão(c), V(3-0), Veríssimo (L. Ferreira), Nada a assinalar
9.ª-Marítimo(f), E(1-1), Sousa (Almeida), Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
10.ª-Aves(c), V(1-0), Malheiro (Rui Costa), Nada a assinalar
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Almeida (V. Santos), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
12.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Martins (Nobre), Nada a assinalar
13.ª-Belenenses(f), E(1-1), Pinheiro (L. Ferreira), Nada a assinalar
14.ª-Tondela(c), V(3-0), M. Oliveira (V. Santos), Beneficiados, (3-1), Sem influência
15.ª-Sporting(f), V(1-2), Sousa (Xistra), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
16.ª-Moreirense(f), V(2-4), Soares Dias (V. Santos), Beneficiados, (3-2), (+3 pontos)
17.ª-Braga(c), D(1-2), Xistra (Martins), Beneficiados, Sem influência
18.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), R. Oliveira (V. Santos), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
19.ª-Setúbal(f), V(0-4), Mota (M. Oliveira), Beneficiados, (1-3), Impossível contabilizar
20.ª-Benfica(c), V(3-2), Soares Dias (Martins), Beneficiados, (+3 pontos)

Anexos (II):
Árbitros:
Benfica
Almeida - 3
Soares Dias - 3
Veríssimo - 2
Sousa - 2
Xistra - 2
Hugo - 2
M. Oliveira - 2
Pinheiro - 1
Martins - 1
Mota - 1
Rui Costa - 1

Sporting
Hugo - 4
Sousa - 3
Xistra - 2
Soares Dias - 2
Martins - 2
Rui Costa - 2
Godinho - 1
Pinheiro - 1
Veríssimo - 1
M. Oliveira -1
Mota - 1

Corruptos
Almeida - 3
Sousa - 3
Xistra - 2
Mota - 2
Soares Dias - 2
Rui Costa - 1
Godinho - 1
Verissimo - 1
Malheiro - 1
Martins - 1
Pinheiro - 1
M. Oliveira - 1
R. Oliveira - 1

VAR's:
Benfica
L. Ferreira - 3
Esteves - 3
Rui Costa - 2
Nobre - 2
R. Oliveira - 2
Xistra - 1
Almeida - 1
Mota - 1
V. Ferreira - 1
Malheiro - 1
Narciso - 1
Sousa - 1
Martins - 1

Sporting
Nobre - 4
Narciso - 3
V. Santos - 2
Xistra - 2
Esteves - 2
Hugo - 1
V. Ferreira - 1
Mota - 1
L. Ferreira - 1
M. Oliveira - 1
Sousa - 1
Malheiro - 1

Corruptos
V. Santos - 6
Almeida - 2
Nobre - 2
L. Ferreira - 2
Xistra - 2
Martins - 2
V. Santos - 1
Rui Oliveira - 1
Sousa - 1
Rui Costa - 1
M. Oliveira - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Soares Dias - 3 + 0 = 3
Hugo - 2 + 0 = 2
Almeida - 2 + 0 = 2
Rui Costa - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Xistra - 0 + 1 = 1
Mota - 0 + 1 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1
R. Oliveira - 0 + 1 = 1
Sousa - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
Martins - 0 + 1 = 1

Sporting
Xistra - 2 + 1 = 3
Martins - 2 + 0 = 2
Sousa - 2 + 0 = 2
Hugo - 1 + 1 = 2
Mota - 1 + 1 = 2
Nobre - 0 + 2 = 2
Esteves - 0 + 2 = 2
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
M. Oliveira - 0 + 1 = 1

Corruptos
Almeida - 3 + 2 = 5
Sousa - 3 + 1 = 4
V. Santos - 0 + 3 = 3
Xistra - 0 + 2 = 2
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
M. Oliveira - 0 + 1 = 1

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Almeida - 3 + 1 = 4
Soares Dias - 3 + 0 = 3
Xistra - 2 + 1 = 3
Sousa - 2 + 1 = 3
Rui Costa - 1 + 2 = 3
L. Ferreira - 0 + 3 = 3
Esteves - 0 + 3 = 3
Veríssimo - 2 + 0 = 2
Hugo - 2 + 0 = 2
M. Oliveira - 2 + 0 = 2
Mota - 1 + 1 = 2
Martins - 1 + 1 = 2
Nobre - 0 + 2 = 2
R. Oliveira - 0 + 2 = 2
Pinheiro - 1 + 0 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
Malheiro - 0 + 1 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1

Sporting
Hugo - 4 + 1 = 5
Sousa - 3 + 1 = 4
Xistra - 2 + 2 = 4
Nobre - 0 + 4 = 4
Narciso - 0 + 3 = 3
Soares Dias - 2 + 0 = 2
Martins - 2 + 0 = 2
Rui Costa - 2 + 0 = 2
Mota - 1 + 1 = 2
M. Oliveira - 1 + 1 = 2
Esteves - 0 + 2 = 2
Godinho - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
Malheiro - 0 + 1 = 1

Corruptos
V. Santos - 0 + 6 = 6
Almeida - 3 + 2 = 5
Sousa - 3 + 1 = 4
Xistra - 2 + 1 = 3
Rui Costa - 1 + 2 = 3
Martins - 1 + 2 = 3
Mota - 2 + 0 = 2
Soares Dias - 2 + 0 = 2
Rui Oliveira - 1 + 1 = 2
M. Oliveira - 1 + 1 = 2
Nobre - 0 + 2 = 2
L. Ferreira - 0 + 2 = 2
Godinho - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Malheiro - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1

Jornadas Anteriores:
Jornada 1
Jornada 2
Jornada 3
Jornada 4
Jornada 5
Jornada 6
Jornada 7
Jornada 8
Jornada 9
Jornada 10
Jornada 11
Jornada 12
Jornada 13
Jornada 14
Jornada 15
Jornada 16
Jornada 17
Jornada 18
Jornada 19

Épocas anteriores:
2018-2019

Declarações...