Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A torre de Babel

"Sassá. Imorou. Rodrigo Defendi. Sami. Balú. Kiko. Tinoco. Ouattara. Amessan. N'Jock. N'Djeng. Issan El Adoua. Barrientos. Josué. Balú. Dedé. Kelvin. Guardado. Rinaudo. Vitor Golas. Alex. Dzsudzsak. Bamba. Domeneghini. Fabiano Freitas. Uche. Jonathan Maidana. Jonathan Bottinelli. José Angel. Bobô. Christophi. Arias. Kerrouche. Sunnil Chhetri. Ivan Piris. Sotiris Ninis. Takashi Usami. Ansaldi...

Eis uma amostra de jogadores contratáveis ou simplesmente aflorados para jogar na nossa Liga. Principalmente pelos grandes de Lisboa. O defeso no seu esplendor!

Uma verdadeira torre de Babel de nacionalidades, de línguas e de culturas. A globalização futebolística, enxameada de intermediários que impingem jogadores por catálogo de conveniência e vídeos criteriosamente seleccionados ou amputados.

Nestas alturas, pergunto-me se, no nosso Portugal, não há jogadores capazes de ombrear com tão ilustres desconhecidos dos quatro cantos do mundo. E imagino os sonhos desfeitos, ou pelo menos adiados, de tantos jovens portugueses que fazem a sua iniciação futebolística e depois desaparecem no nevoeiro do esquecimento. Até nos escalões mais jovens, há já estrangeiros em boa dose.

Nada tenho contra jogadores de outros países. Mas já sou contra a xenofilia do estrangeirismo, como moda e cartão de modernidade. Porque, tirando alguns jogadores de excepção, as alternativas portuguesas em nada são inferiores às da estranja. Com uma diferença: falam a nossa língua, conhecem a nossa realidade e podem ser melhor acompanhados na fase crítica da juventude.

A liberalização deveria ter limites que defendessem o mercado interno. Como noutros países. E que evitassem equipas totalmente ou quase totalmente sem um jogador português."


Bagão Félix, in A Bola

Obrigado Nuno...

aqui escrevi o que penso da não renovação do contrato com Nuno Gomes, hoje tivemos a confirmação. Mesmo assim tenho que realçar um novo fenómeno Benfiquista: nos últimos meses, semanalmente, acontece sempre alguma coisa no Benfica, que leva a alguns Benfiquistas a escreverem nos seus Blog's frases do tipo: 'o Benfica acabou', 'tenho vergonha de ser do Benfica', 'os valores Benfiquistas já não existem', etc, etc, etc... A minha dúvida neste momento é a seguinte: o que é que vai acontecer para a semana?!!!


"Em virtude das muitas notícias publicadas sobre a minha situação no Benfica, venho, por este meio, esclarecer o sucedido. Hoje, fui informado, definitivamente, que o Benfica decidiu não renovar o contrato que tinha comigo.
É uma opção técnica que respeito como sempre respeitei, concordando ou não.
A partir deste momento sinto-me livre de analisar todas as propostas que possam surgir e escolher o meu futuro.
Despeço-me do Benfica, desejando toda a sorte do Mundo e com a certeza de ter dado tudo por esta camisola dentro e fora do campo.
Gostaria de me ter despedido dos adeptos dentro de campo para lhes agradecer tudo o que me deram mas encontrarei outra forma de o fazer. Obrigado por tudo
"
Comunicado de Nuno Gomes

"Até breve, Nuno!
Foi endereçado, de forma reiterada, um convite a Nuno Gomes para integrar, a partir da próxima época, a estrutura da Benfica, SAD. O atleta deixou claro que pretende jogar durante, pelo menos, mais uma temporada.
Agradecendo a Nuno Gomes o seu percurso, o seu trabalho e dedicação ao Clube, a Benfica, SAD quer desejar-lhe as maiores felicidades desportivas, deixando claro que as portas desta casa estarão sempre abertas para quando ele entenda terminar a sua carreira desportiva."


FIFA Kaos (caminho da perdição) !!!

Os principais Campeonatos Europeus terminaram, os jogadores foram para férias, mas o Futebol não parou!!!

Num ano sem Campeonato do Mundo, sem Campeonato da Europa, e sem Jogos Olímpicos, seria de supor algum descanso, mas não, bem pelo contrário:

Campeonato do Mundo de sub-17, Campeonato do Mundo de sub-20, Campeonato da Europa de sub-21, Copa América, Gold Cup...

Alguns são organizações FIFA, outros são torneios da responsabilidade da Confederação 'local'... Todas estas competições têm uma caracteristica especial:

Os jogadores profissionais que participam nestas provas são pagos pelos Clubes. E o gigantesco 'bolo' das transmissões televisivas destes torneios vai direitinho para a FIFA, para a UEFA, para a CONCACAF, CAF, CONMBOL... isto é que é um negócio da China!!! Ainda por cima os países organizadores pagam as infra-estruturas, e a logística...

Tudo isto sem o mínimo respeito pelos jogadores, e muito menos pelos Clubes, dou um exemplo:

O Benfica por causa do Mundial de sub-20 vai ficar sem o Nelson Oliveira, e o Roderick (falo destes, porque são os mais 'prováveis' no plantel principal), que não vão estar disponíveis para a pré-eliminatória da Champions. O Daniel Wass, está neste momento a jogar o Europeu de sub-21, quando acabar a sua participação o Benfica já vai estar a treinar. É verdade que nos últimos 6 meses foi 'encostado' no seu ex-clube, mas vai chegar ao Benfica sem férias. Na Copa América vamos ter o Luisão, e o Maxi (e ainda a possibilidade do Garay, e do Enzo Pérez caso se confirme as suas contratações). O nosso Capitão, e o nosso Tractor com 'tracção à direita', ainda não tiveram férias, mal acabou a época em Portugal regressaram aos seus Países e entraram imediatamente, na preparação das suas Selecções. Estes dois jogadores já o ano passado com o Mundial na África do Sul tinham tido o período de descanso curto.

Pergunto: Quando terminar a participação do Brasil, e do Uruguai na Copa América, será que o Benfica vai permitir a ambos os jogadores umas curtas férias (2 ou 3 semanas)?!!! Ou regressam imediatamente, para fazer uma longa e cansativa época sem férias?!!!

O International Board anda cego quanto às necessárias adaptações das regras, e dos métodos, aos novos tempos, e a FIFA anda cega com a cor do dinheiro que passa pelos bolsos dos seus funcionários. Tomar medidas em defesa do Jogo (dos Jogadores, dos Clubes, dos Adeptos...), que dificultem o lucro imediato, é algo impensável...

Não gosto de ser catastrófico, mas este é claramente o Caminho da Perdição...

Mundial de sub-20

Foi hoje divulgada a convocatória da Selecção para o Mundial de sub-20, que se vai realizar na Colômbia de 29 de Julho, a 20 de Agosto.

O Benfica fornece: o Roderick, o Luís Martins, o Sana, o Nelson Oliveira, e o Rafa. Na convocatória ainda estão dois ex-jogadores do Benfica: o Danilo, e o Mário Rui.
A ausência do Ruben Pinto é na minha opinião escandalosa (a ausência do Ruben Brigido também é estranha). Relembro que o Ruben Pinto no Europeu do ano passado (onde nos qualificámos para o Mundial), saindo sempre do banco, foi um dos melhores jogadores da Selecção, marcando inclusive golos (dessa equipa também saiu o 'nosso' Evandro Brandão)...

A presença do Luís Martins acaba por ser uma boa surpresa.

O Nelson, e o Roderick vão começar a pré-época na equipa principal, mas a meio de Julho vão ter que abandonar os trabalhos (espero que o Sana, e o Rafa tenham o mesmo 'problema')...

Não espero grandes feitos por parte desta equipa, o treinador é extremamente incompetente, é um daqueles que viu o seu trabalho 'super-valorizado' ao serviço dos Corruptos, portanto o Mundial deve acabar para Portugal no dia 5 de Agosto...!!!

adenda1: O Site do Benfica dá o Mário Rui como jogador do Benfica, e não se refere ao Rafa. Como expliquei na caixa de comentários, foi noticiado a não renovação do Mário Rui, que estará a caminho do Aris. O Rafa também foi anunciado como jogador do Benfica. Ficam as dúvidas...

adenda2: Além dos Portugueses, o Rodrigo também vai estar no Mundial, em representação da Espanha, e o Carole pelos Franceses. Dos jogadores ultimamente 'ligados' ao Benfica, pela descomunicação social, o Nigeriano Uche, e o Brasileiro Danilo também podem ser convocados...

Os 'filhos' do Sistema !!!

O discurso criminoso, bairrista, separatista, arruaceiro, mentiroso... que é utilizado pelo Pintinho à mais de 30 anos, vai fazendo doutrina, mas não são só os meninos da Ribeira que acolhem as atoardas do Bufas, o impacto é mais vasto, atinge todos os níveis da sociedade, e mesmo aqueles que pela sua formação académica tinham a obrigação de ter pelos menos um neurónio a funcionar, se deixam levar pelo discurso medieval...!!!

Aqui fica um exemplo, que foi postado no Bimbo-Lagartada, e que na minha opinião merece divulgação:

"

...

Querem ler o que o jornalista andrade Vitor Pinto, do Record, respondeu a um benfiquista de Viana do Castelo num blogue em 20/06/2008, há 3 anos, portanto?Dizia o benfiquista no final de um longo comentário:
“ As pessoas sabem perfeitamente que uma coisa é a LEI e outra é fazer justiça. E vcs portistas da vergonha, andam demasiado preocupados com a LEI, pq a justiça, essa já não vos acompanha há cerca de 30 anos!!Se nas escutas se ouve gente do porto a corromper árbitros dirigentes e outros clubes, pq é que continuam tão preocupados com a lei??.. pq se a lei fosse sinónimo de justiça vcs já estavam nos regionais há uns valentes anos!!A Lei da Liga e Federação foi feita por quem lá esteve durante anos e anos, pessoas como Guilherme Aguiar (arbitragem e executivo), Adriano Pinto (A.F.Porto), Poncio Monteiro, ultimamente ANDREIA COUTO (irmã do fernando couto), tudo gente que falsificou relatórios dos observadores dos jogos e manipulou classificações de arbitragem… vcs sabem do que falo!!”.
Resposta do jornalista Vitor Pinto, do Record:
“Morre MOURO, filho da puta.Sendo tu do Norte, ao que parece… devias ser enforcado. Deves ser trolha ou preto. Vai para a cidade do centralismo, pois lá é o teu lugar.Pelo Norte livre de vermes vermelhos”.
Eloquente. Não acham? E para acabar, mais uma resposta do mesmo troglodita a outro comentário.
“Pela Regionalização.Amo o FCPorto, porque nasci no Porto, amo o Norte porque nasci no Norte, tenho dignidade, tenho orgulho e não sou traidor.Para terminar devia dizer-lhe… “Passe bem”, mas não. Desejo que passe mal”.

...

"