Últimas indefectivações

sábado, 3 de abril de 2021

Vitória apertada...

Benfica 4 - 3 Quinta dos Lombos

Vitória, numa partida muito complicada, com aparentemente a equipa não conseguir 'recuperar' animicamente da derrota na Taça da Liga! Sofremos 2 golos de penalty e 1 de Livre Directo!
Continuamos a jogar com muitas ausências, o que tem exigido muito dos 'aptos'... Vamos agora entrar nas fases decisivas das competições que faltam, é fundamental recuperar pelo menos o Ronca, o Tayebi e o Jacaré...

Vitória... após o intervalo!

Benfica 97 - 77 Galitos
13-18, 25-24, 29-17, 30-18

Má primeira parte, mas depois acordámos, e acabámos por vencer com tranquilidade... Sem o Hallman e o Barroso!

Antevisão...

Julian Weigl | Uma nova vida no miolo encarnado


"Poucos são os jogadores que saem da Bundesliga para jogar em Portugal, mas há dois anos um médio alemão custou nada mais nada menos do que 20 milhões de euros aos cofres do SL Benfica. Julian Weigl aterrou em Lisboa com rótulo de craque devido ao clube anterior, Borussia Dortmund, e à escola alemã que trazia na bagagem. O montante pago pelo clube da Luz fazia antever uma chegada em grande para controlar o meio-campo e substituir Ljubomir Fejsa, que já se encontrava numa fase descendente da sua carreira.
Depois de 171 jogos pelo BVB Dortmund, Weigl decidiu deixar o seu país e rumar à primeira experiência no estrangeiro. Pelos encarnados, o médio já disputou 56 jogos e marcou dois golos. Ainda que os seus primeiros tempos em Portugal não tenham sido os mais espetaculares que já se viu do alemão, devido ao contexto em que encontrou a equipa – Weigl entrou na fase mais negativa de Bruno Lage depois da derrota no Estádio do Dragão – e também pela adaptação normal que um jogador tem de fazer a um país totalmente diferente do seu.
Já esta época, com Jorge Jesus no comando, Julian Weigl tem vindo a jogar aquilo que realmente demonstrou ao serviço do BVB Dortmund. Grande eficácia no passe, excecional visão de jogo e uma perceção dos lances fora do normal são alguns dos atributos que fazem do médio alemão umas das principais figuras da Primeira Liga.
No entanto, poucas têm sidas as ocasiões de jogar ao serviço da seleção do seu país devido à fraca visibilidade europeia do SL Benfica e ao esquema tático que Joachim Löw implementa na equipa.
Avaliado em 20 milhões de euros pelo Transfermakt, Julian Weigl atingiu o seu pico de valorização na época 2017/2018, quando alcançou os 30 milhões ao serviço do BVB Dortmund, então treinado por Peter Bosz e mais tarde por Peter Stoger.
Aos 25 anos e ainda por conquistar o seu primeiro troféu ao serviço do SL Benfica, o médio alemão tem uma Taça da Alemanha, uma Supertaça alemã e cinco internacionalizações no seu currículo."

Sodade 🎵


"S/S Benfica 2018/19 Home (Champions edition)
No dia dos 37 anos de Jonas, trago-vos a camisola do 37 (que personalizei com Jonas). E venho-vos falar de saudade.
Primeiro, saudade de ser campeão.
E que campeonato que foi o nosso último, o 37. Sacado a ferros, recuperando de um 2018 desastroso, com uma viagem a Portimão miserável no início de 2019 para embalarmos para uma recuperação épica da desvantagem que tínhamos para o Porto, com direito a exibição categórica em Alvalade, remontada no Dragão e um 10-0 na Luz em dia de aniversário da minha mais que tudo. E a festança do dia do título, antes e depois do jogo, com comida, bebida e convívio com fartura. À Benfica.
Depois, saudades de Jonas.
E por Jonas entenda-se tudo o que Jonas era. Um jogador com uma classe fenomenal, daqueles que dá gosto de ver jogar (pelo perfume que trazia ao jogo) e que queremos na nossa equipa (pelos jogos que decidia). Mas mais que isso. Pelo sorriso que trazia sempre. Dentro e fora de campo. E particularmente, antes de rematar aquela bola no Bessa em Março de 2016. E pelo que festejava com a bancada. Em momentos chave, ele reconhecia que muita da força do Benfica emanava dali. E fazia questão de o mostrar. À Benfica!
Por fim, saudades do Benfica.
Da forma da equipa, acho que já todos falámos um pouco. Mas o Benfica é muito mais que isso e é do seu conjunto que sinto muitas saudades. Do arrancar mais cedo para a Luz: numa tarde solarenga ou numa noite de chuva. De tweetar "gajas in 5" significando que já tinha estacionado e dentro de 5 minutos estaria pronto a beber uma sagres fresquinha. Dos gritos esganiçados "cachecol para o maior a cinco!". De arrancar mais cedo para as miúdas verem a águia ou ficar até mais tarde porque ainda tinha de dar redpass a alguém. De subir aquelas escadas e ir à casa de banho para aguentar a 1ª parte. De cumprimentar quem já estivesse no lugar e pôr a faixa. De receber fotos da faixa no whatsapp e cumprimentar o piso zero. De me virar de costas para o relvado no intervalo e cumprimentar as filas lá em cima do sector. De receber e enviar mensagens no fim a perguntar: "Bebemos uma para o caminho?" da malta da Covilhã, Leiria, Aveiro, Feira, Porto, Braga, Ponte da Barca e todo o Portugal (Algarve incluído) que ainda tinha kms no lombo até chegar a casa. E ter uma massada de peixe incrível em casa à minha espera e as perguntas de "jogámos bem?" Mas não só.
Tenho saudades também de toda a logística dos jogos fora e dos jogos no estrangeiro.
E dos almoços e jantares de Benfica. À Benfica!
Havemos de voltar. Em pleno.
Até lá, resta-nos a saudade.

A título de curiosidade:
- Esta foi a minha camisola nº 143 do Benfica;
- Este modelo, sem SAGRES nas costas, aproveitei para personalizar com Jonas 10 e badge da Liga dos Campeões, para ser o mais fiel possível com o modelo que é verdadeiramente utilizado pelos jogadores nas provas europeias. Por favor, parem de meter badges europeus nas mangas de camisolas com publicidade nas costas.
- Apenas a utilizei uma vez: derrota em casa no jogo de abertura com o Leipzig na Luz na época 2019/2020. Desde aí, a champions tem sido escassa...

Cesária Évora - Sodade
https://open.spotify.com/track/7xzMrUmlooPa1Fmp88hlYc"

Mais um dia normal no futebol português


"João Bento, de apenas 37 anos, já percebeu qual a forma mais rápida de subir aos grandes palcos nacionais. Hoje transformou um 2-1 a favor do Benfica B, num 2-1 para o Varzim. Mais um Proença a caminho da 1ª Liga."

Descubra as diferenças...


"Vermelho com amarelo é daquelas combinações que nunca passam de moda. Já azul e amarelo nunca combinaram bem.
Otamendi de vermelho leva mais do dobro dos amarelos que levava de azul. Só mais uma curiosidade."

Tóquio 2020: os Jogos Olímpicos da flexibilização


"Em 1964, os Jogos Olímpicos (JO) chegaram, pela primeira vez, à Ásia.
Tóquio recebeu os JO da XVIII Olimpíada, que tiveram início com uma homenagem às vítimas das bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki. 5151 atletas, em representação de 93 países, disputaram 163 provas no maior evento desportivo mundial, que premiou o processo de reconstrução do Japão, devastado na sequência da II Guerra Mundial.
Foram gastos três biliões de dólares e o mundo surpreendeu-se com uma extraordinária inovação, nomeadamente ao nível da cronometragem, e com infraestruturas criadas de raiz para a realização dos eventos desportivos.
Portugal participou com uma delegação composta por 20 atletas, em sete modalidades. 49 anos depois, Tóquio foi eleita a cidade que albergaria os JO de 2020. A 7 de setembro de 2013, na 125.ª sessão do Comité Olímpico Internacional (COI), realizada em Buenos Aires, a capital nipónica ganhava a Istambul a organização dos JO da XXXII Olimpíada, os Jogos que, pela primeira vez na história, viriam a ser adiados e sujeitos a inúmeras restrições.
Uma das restrições mais impactantes é a ausência de público estrangeiro. A fim de se garantir um ambiente mais seguro para todos os participantes, não será possível viajar para o Japão para assistir aos JO, o que significa que nas bancadas não haverá adeptos, turistas, familiares de atletas, patrocinadores ou convidados vindos dos quatro cantos do mundo.
Apenas poderão deslocar-se dignitários, membros da família olímpica, membros das comitivas que desempenhem funções associadas à logística das delegações e elementos da comunicação social. No entanto, também estas pessoas terão limitações de circulação e de ação.
Por um lado, para além das regras de segurança e de distanciamento físico inerentes à transmissão da covid-19 e da testagem frequente, terão de preencher um plano de ação diário, com a indicação dos locais de competição onde irão estar e das pessoas com quem irão contactar durante o período de estadia no Japão.
Por outro lado, só poderão circular entre os locais de competição e os hotéis, não poderão usar transportes públicos, não terão acesso à Aldeia Olímpica e para assistirem às competições precisarão de marcar previamente os seus lugares, através de uma “app” disponibilizada para o efeito. Além disso, para apoiarem os atletas terão de bater palmas, pois gritar ou cantar estará fora de questão.
Estes serão, certamente, uns JO diferentes, marcados pela capacidade de flexibilização e de adaptação. Serão também uns JO onde, muito provavelmente, o habitual “change pin” não terá espaço para acontecer. Quem já esteve nestes ambientes sabe o quão frequente é ver colecionadores, mais ou menos amadores, trocar emblemas dos vários Comités. Mais do que uma paixão para muitos adeptos do desporto essas trocas são um ritual. Um ritual que ficará adiado para Paris.
Estes serão também uns JO onde o planeamento e a paciência do povo japonês serão testados ao limite. A cultura de consideração pelo outro, característica de quem vive no País do Sol Nascente, estará mais afinada do que nunca e tudo será feito para proteger quem viajar até Tóquio.
O maior evento multidesportivo mundial é também uma festa. Que esta festa, que contará com cerca de 11 000 atletas, consiga alcançar o objetivo proposto pelo Comité Organizador, de celebrar o triunfo da humanidade sobre o vírus."