Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Retalhos da vida de um 'derby' eterno

"Frente a frente dois enormes guarda-redes; e ainda a trivela de Rafa e a velha história do 'quem não marca, sofre', ao minuto 46/47

O 96.º derby da história em casa dos encarnados (todas as provas contabilizadas), deu Benfica. Alguns momentos da partida de ontem merecem destaque...
1 - Aos 13 minutos, uma raridade: a bola bateu num papelão que estava no relvado e Jorge Sousa seguiu a letra da leu e interrompeu a partida, cortando um contra-ataque perigoso a Gonçalo Guedes.
2 - A trivela de Rafa na assistência para o golo de Salvio, entra para os anais da joalharia do derby. Uma preciosidade, uma obra de arte, de um grande executante.
3 - A dois minutos do intervalo, a mão de Rui Patrício foi a mão de Deus: por milagre evitou que Raúl Jiménez elevasse para 2-0. Nos lances de um-contra-um, Patrício está no top-3 mundial dos guarda-redes, a par de Manuel Neuer e Hugo Lloris.
4 - É da tradição oral do futebol: quem não marca, sofre. E assim foi com Bas Dost que rematou ao poste aos 46 minutos; e Raúl Jiménez atirou a contar aos 47...
5 - Com uma vantagem de dois golos, Rui Vitória tomou precauções defensivas e aprofundou a aposta no contra-ataque. A chamada de Danilo povoou mais o meio-campo encarnado mas não evitou o forte assédio leonino. Pensava-se que a gazua dos leões ia ser Gelson, na direita; afinal, foi Joel Campbell, na esquerda.
6 - Ederson assinou uma noite de luxo. Está a transformar-se num guarda-redes de elite, fortíssimo entre os postes, eficaz pelos ares e fora de série a jogar com os pés, afinal aquilo que qualquer grande pretende do keeper. Aos 60 minutos negou a William Carvalho um golo cantado. Soberbo.
7 - Adrien bateu-se no tapete da Luz como um leão de raça. Foi dele o principal grito de inconformismo perante a desvantagem e aos 67 minutos teve uma atitude de grande capitão, ao puxar as orelhas a Alan Ruiz que estava a envolver-se em picardias com Rafa.
8 - Aos 84 minutos e a precisar desesperadamente de um golo, Jorge Jesus tirou o jogador que é a referência atacante da equipa para o jogo aéreo, Bas Dost, e fez entrar André, um avançado com características diametralmente opostas. Assim, o Sporting ficou amputado de um argumento que podia ser muitos útil nos minutos finais.
9 - Cinco portugueses no onze inicial do Benfica no derby de ontem. Novos tempos na Luz.

ÁS
Rui Vitória
Sai desde ciclo que comportou a decisão sobre a permanência na Champions e o jogo em que estava em causa a liderança do campeonato, com um sorriso nos lábios. Porém, deverá avaliar bem o desempenho da sua equipa, menos exuberante que noutros momentos. Do ponto de vista estratégico mereceu nota alta no derby.
(...)

Jardim, a França a seus pés (finalmente!)
«Estamos com uma boa dinâmica ofensiva, e é a eficácia dos nossos atacantes que faz a diferença»
Leonardo Jardim, treinador do Mónaco
Leonardo Jardim transformou o Mónaco numa máquina de marcar golos (já vão em 53 em 17 jogos, enquanto que Nice e PSG se ficam pelos 32), luta abertamente pelo título e finalmente quebrou a desconfiança com que era visto pelos gurus do futebol gaulês. É a afirmação plena de um grande treinador português, fadado, quem sabe, para voos ainda mais altos. Chapeau.

José Mourinho 'voltou'
Depois de ter revelado sinais nítidos de melhoria na qualidade do futebol, o Manchester United regressou às vitórias na Premier League, e logo contra o difícil Tottenham. Pelos vistos, as notícias apocalípticas sobre o ocaso de José Mourinho eram manifestamente exageradas. Mas, apesar de tudo, não deixa de ser verdade, por um lado, que os 'red devils' precisam de recompor a defesa; e por outro que estão já demasiado longe da liderança para poderem sonhar com o título. Provavelmente vão apostar nas Taças internas e na Liga Europa.

Atentado sangrento à porta do estádio
O atentado que vitimou, no passado sábado, em Istambul,38 pessoas, visou, claramente, as forças de segurança, e foi perpetrado nas imediações da Vodafone Arena, aproveitando a concentração policial decorrente do Besiktas-Bursaspor. O futebol não era o alvo, mas serviu de meio ao terror..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Rui Vitória ganha 'à Fernando Santos'

"Olha-se para o topo da classificação e parece ser a Premier League. Melhor do que ela, até, dada a proximidade pontual entre os cinco primeiros, 15 jornadas disputadas em Inglaterra e 13 em Portugal. Lá, o Tottenham, que é o quinto e este domingo perdeu com o Manchester United de Mourinho, está a 10 pontos de distância do Chelsea, que lidera. Por cá, o Vitória de Guimarães ocupa a quinta posição e apresenta menos oito pontos do primeiro, que continua a ser o Benfica, o qual recuperou conforto resultante da vantagem de quatro pontos para o segundo lugar, que passa a ser propriedade do FC Porto, empurrando o Sporting para terceiro, a cinco.
Parece a Premier League, mas só isso, porque enquanto no campeonato inglês em todas as semanas há jogos especiais, de enchermos estádios e gerarem emoções muito, muito intensas, na liga portuguesa, bem mais modesta desse ponto de vista, vamos ter de esperar até Fevereiro do próximo ano, altura em que haverá outro clássico, daqui a sete jornadas, quando o Sporting jogar no Dragão. De toda a maneira, este derby foi dos bons, dos que arrebatam e agarramos adeptos de ambos os clubes do primeiro ao último minuto.
Afinal, não houve mudança de líder e as crises anunciadas não se confirmaram. De repente, o FC Porto começou a ganhar e a marcar (dez golos em três vitórias) e o Benfica, a quem se prenunciava gigantesca tempestade, pode não ter rubricado uma exibição maravilhosa, mas marcou dois golos e sofreu um, por isso venceu. Uma evidência, com certeza, mas as coisas são assim, e foi assim, com pouco investimento estático e muito sentido de realidade, que Porgugal se sagrou campeão da Europa. Vitória ganhou à Fernando Santos, com sangue, suor e lágrimas, mais sorte. É a vida."

Fernando Guerra, in A Bola

A parte mental do dérbi

"Antes
Como é comum com Jorge Jesus houve a tentativa de bluff. A parte boa é que os adeptos já não vão nisso e as equipas adversárias também não. Gelson e Adrien apareceram no jogo e apareceram muito bem! Rui Vitória a aparecer com Rafa para dar ainda mais um enfoque àquilo que poderia causar alguma dúvida, o Benfica ia para jogo não para ver o que ia dar o dérbi mas sim para vencer desde dos primeiros minutos.
Considerando o peso das duas equipas e do jogo, não creio que existisse alguma coisa que fosse mais importante que vencer e culminar uma semana menos boa para as duas formações, com mais impacto no Sporting com a saída das competições europeias. Felizmente os dois treinadores tiveram sempre um enfoque naquilo que era o jogo e não naquilo que infelizmente não satisfaz os adeptos. Não existiu aquilo que se considera em «empréstimos» tentativas de mindgames.

Jogo
Ao contrário da época passada, um Benfica mais determinado, mas um Sporting com mais posse de bola perto da área. E aqui não há volta a dar, Jorge Jesus dá e cria mais dinâmica competitiva nas provas internas do que numa prova como a Liga dos Campeões. Se isto confunde ou não os atletas, somente estes poderão responder.
Do jogo destacaria alguns pontos naquilo que foram os pilares da força ou fraqueza mental das equipas e dos treinadores. Duas equipas muito concentradas e com uma dedicação fantástica. Excelente trabalho dos técnicos. Durante a partida destacaria alguns momentos: entrada de Danilo muito cedo em jogo poderá ter criado a ideia à própria equipa que ia defender e isso levou claramente a que o Benfica se perdesse durante algum tempo.
Jorge Jesus ao contrário do que costuma, mexe muito mal na equipa com a entrada do Alan Ruiz e ainda pior, a saída do avançado holandês Dost quando faltavam dez minutos para o jogo terminar. Se conseguiria aguentar mais dez minutos ou não, somente a equipa técnica do Sporting saberá. Mas que de fora não se entende…não se entende mesmo.
Um Benfica partido e cansado nos últimos minutos, mas curiosamente, após a saída do avançado holandês do Sporting, foi o Benfica a ter mais oportunidades em transições rápidas. Dá vontade de dizer que das cinco entradas em campo (Samaris não conta considerando o tempo de jogo) apenas o Campbell e Cervi (mais o costarriquenho) alteraram a dinâmica do jogo. O que podem ser sinais interessantes.

Pós-jogo
Naturalmente existiriam sempre queixas. E claramente seriam de quem perdeu. O que podemos reter é isto: o Benfica no pior momento da época até agora afasta-se novamente do adversário. O Sporting na mesma semana sai das competições europeias e fica em terceiro lugar, sabendo que ainda há mais de metade da Liga para jogar. E a sensação que deu é esta: Benfica desgastou-se muito, Sporting de Jorge Jesus vive e trabalha bem para estes jogos (é uma pena não ter visto isto a meio da semana para os lados da Polónia) e Jorge Jesus não pode centrar uma conferência a considerar que a sua equipa fez tudo bem. João Pereira aparece com grandes responsabilidades nos dois golos e Rui Patrício é desvalorizado pela defesa que faz a remate do mexicano Jimenez isolado. Rui Vitória tentou desvalorizar a melhor exibição do Sporting e focou-se naquilo que é a distância pontual.
Vem aí uma Taça de Portugal e a introdução do jogo antecipado do FC Porto-Marítimo pode criar aqui a sensação de um Sporting ainda mais longe dos dois adversários. E isto, para quem comunica mais «visualmente», faz mossa!"

Cota... cartolinas ao alto !!!

Vamos a Dortmund

Não havia muito por onde escolher, pessoalmente até acho que podia ter sido bem pior!!!
Tinha feito uma lista de 'dificuldade', e o Dortmund era o meu 3.º preferido!!!
Leicester, Mónaco, Dortmund, Atlético Madrid, Arsenal, Juventus, Barcelona, esta era a ordem das minhas preferências!!!
Acho que o estilo de jogo de posse de bola, do Arsenal e o do Barça não encaixa nada bem nas nossas rotinas. E como fiquei farto de Italianos (após os dois jogos com Nápoles) não queria a Juventus nem o Atlético (se calhar a equipa mais 'Italiana' dos tempos modernos!!!).
O Dortmund tem uma intensidade de jogo muito alta, tem muitas opções ofensivas, mas normalmente sofre golos... Além disso, é provavelmente a única equipa Europeia que nesta época, teve mais lesões que o Benfica...!!!
O Sporting perdeu os dois jogos com eles, mas pela vantagem mínima... é verdade que as lesões do outro lado eram muitas... mas quem diz que em Fevereiro eles tenham novamente metade do plantel de fora?!!!

Vamos jogar num dos maiores ambientes do futebol Mundial, vamos ter a Luz esgotada... algo que com o Mónaco duvido que acontecesse!!! A eliminação não será o fim do mundo, mas a passagem aos Quartos será uma grande vitória...

No habitual exercício das percentagens, em condições normais, dou 40/60 a favor do Dortmund, mas este valor pode variar consoante as lesões em ambas as equipas... e o momento de forma em Fevereiro.
Recordo que o Campeonato Alemão vai parar... e por exemplo a grande estrela do Dortmund vai disputar a CAN em Janeiro!

O jogo na Luz será a 14 de Fevereiro (Terça-feira, Dia dos Namorados!!!), a 2.ª mão será no Westfalenstadion a 8 de Março (Quarta-feira). O primeiro está encaixado entre o Benfica-Arouca e o Braga-Benfica. O segundo é entre o Feirense-Benfica e o Benfica-Belenenses. Como nas semanas anteriores não existem jogos a meio da semana, deverá ser fácil marcar as partidas, para datas, com períodos de descanso adequados...
Já agora, com uma eventual qualificação para os Quartos-de-final, jogaremos a 2.ª mão, nas vésperas do Sporting-Benfica... sendo que o jogo da 1.º mão é na semana anterior (8 dias entre 1.ª e 2.ª mão, com o Marítimo na Luz pelo meio...)!!!

Benfica - Dortmund
PSG - Barcelona
Real Madrid - Nápoles
Bayern - Arsenal
Manchester City - Mónaco
Leverkusen - Atlético Madrid
Corruptos - Juventus
Sevilha - Leicester

Sorteio sem 'surpresas' com os 'grandes' que estavam em Potes diferentes a não se encontrarem (mais uma vez!!!). Nesta fase não devia haver o condicionalismo de equipas do mesmo País não se encontrarem, não faz sentido... e acaba por 'repetir' confrontos, vezes sem conta (PSG-Barça; Bayern-Arsenal...).
Só um bitaite: se o Nápoles se exibir ao mesmo nível que esteve com o Benfica, elimina o Real!!!

PS1: Hoje também houve o sorteio da Youth League. Ao Benfica calhou os Dinamarqueses do Midtjylland! Equipa que eliminou o Anderlecht e o Málaga...

PS2: Corruptos-Juventus que eliminatória 'épica'!!! Os dois jogos mereciam ser disputados em Alcatraz!!!

Habilidades... na UEFA!

Cadomblé do Vata

"1. Depois de se colocar em posição de subir à liderança com uma vitória, o Sporting acaba esta jornada no 3º lugar... parece aqueles tipos que vão à Segurança Social pedir um subsídio, mas quando chega a vez de serem atendidos voltam para o fim da fila por se terem esquecido de preencher o formulário 3.6.
2. Hulk. Brahimi, Douglas Costa, Gelson Martins... a lista de extremos que o Almeida já secou começa a ser tão grande, que qualquer dia aparece um cientista a culpar o lateral benfiquista pelo aquecimento global.
3. O treinador que não percebe pívia de jogos contra equipas do mesmo mesmo nível, vai numa série de 2 vitórias e 1 empate contra SCP e FCP... talvez esteja na altura de o SLB o chamar à atenção, porque já era altura de ele deixar de faltar ao respeito aos críticos.
4. Revolta-me que ande por aí tudo maravilhado com a assistência do Rafa para o 1-0, dizendo que foi um "passe de trivela"... pelo rumo que isto leva, aquela obra de arte tem que ser apelidada é de "passe de tetravela".
5. Jorge Jesus, a perder na Luz e a pressionar pelo empate, a 10 minutos do fim tira o melhor marcador e mete André Balada... vou estar atento ao Relatório e Contas do último trimestre do SLB, porque cheira-me que o aumento de ordenado que ele teve em Julho depois de uma época em que ganhou apenas uma Supertaça, está a ser pago por nós."

Benfiquismo (CCCXV)

Este jogo até não correu muito bem...
... mas quantos milhões valiam estes jogadores hoje?!

Os elogios ... ao que alguém fez, enquanto Quaresma não regista a patente da trivela

"Ederson
Uma mão cheia de boas defesas evitaram in extremis que o Sporting celebrasse o 23º título nacional na Luz. Já agora, numa semana em que muito se falou de tatuagens, o que dizer das de Ederson? Ainda não percebemos se aquilo são ilustrações ou queimaduras de primeiro grau, mas já que falamos no rapaz, é razoavelmente justo referir que foi o melhor em campo.

Nélson Semedo
Começou tímido, mas lá foi ganhando metros a cada investida, o que não é fácil quando se ocupa a mesma zona do campo que Zeegelar, próximo adversário de Conor McGregor na UFC. Uma dessas visitas ao meio-campo do visitante resultou numa excelente assistência para o segundo golo, garantindo uma vantagem que permitiria a mais de 60 mil pessoas fazerem figuras tristes ao som de Enrique Iglesias. Antes de ir tomar banho aproveitou para fundar a AACR - Associação de Amigos da Costa Rica -, com o intuito de apoiar famílias favorecidas oriundas deste país. A família Campbell instalou-se lindamente.

Luisão
Mais uma jornada, mais uma oportunidade para os críticos de Luisão enfiarem a viola no saco. É mais provável Luisão manter a titularidade até ao final da época do que fazer 36 anos a 13 de Fevereiro. Fez um pouco de tudo: cortes providenciais, cortes que minha nossa senhora, cortes que ia correndo mal, cortes que TIRA A BOLA DAÍ, enfim; fez o trabalho que se lhe exige, e só não tentou tirar a bola ao Lindelöf porque podia parecer mal.

Lindelof
1495 pessoas já assinaram a petição para que Lindelöf visite um barbeiro, curiosamente o mesmo número de recuperações de bola realizadas por Peyroteo ao longo da sua carreira. Mas dizíamos. Há um plano da emissão da BTV, segundos após o final do jogo, em que vemos Lindelöf com aquele penteado de uma criança de 5 anos nas fotografias de Natal do infantário, ainda perplexo com o facto da sua titularidade. A sua angústia existencial ajuda a explicar como, ao longo de 90 minutos, não ganhou um único duelo aéreo. O Jardel já está a pôr aquela ligadura à volta da cabeça.

André Almeida
Ufa. Os dois jogadores mais temidos pelos benquistas na partida de hoje eram Gelson Martins e André Almeida. Muitos tiveram pesadelos com a cara que o Almeidinhos faria quando fosse comido pelo Gelson, aquela cara de um tipo zangado consigo mesmo que procura interpretar o lance ou como é que se tornou futebolista profissional. Nada disso aconteceu. Gelson ainda fez das suas, mas André Almeida lá lhe foi cortando as vazas. Grimaldo que se cuide, o regresso à titularidade está em risco. 

Fejsa
Estávamos a brincar em relação àquilo do Grimaldo. Era só para testar quem continuava a ler depois daquela observação. Relativamente a Ljubomir, de dizer que, aos 18 minutos, Adrien Silva lesionou-se numa falta realizada sobre o sérvio, que saiu intacto e penteado do lance, uma síntese perfeita da pujança deste menino. Ao centésimo jogo pelo Benfica está um pouco mais próximo de cumprir a profecia de ser campeão nacional uma carreira inteira, ou seja, o exacto oposto de Rui Patrício. É verdade que não foi imune à tremideira na segunda metade do jogo, mas se virem as estatísticas com atenção hão-de ver que teve 237 passes realizados com sucesso, 53 desarmes e 4 assistências para golo. Mais um bocadinho e ultrapassava o Peyroteo.

Pizzi
Não vivam nessa amargura, amigos. O lance a que meio mundo desportivo se atirará com a argúcia intelectual de um rottweiler é um brevíssimo contacto da bola com a mão aos 24 minutos de jogo que lança a equipa para o contra-ataque e resulta no primeiro golo do Benfica. Foi um lance apenas ao alcance dos predestinados. Duvidam? Adrian tentou imitá-lo pouco depois e o árbitro assinalou falta. Batam mas é continência e não chateiem.

Salvio
Levou um pontapé de William aos 9’ e provou que não é só no râguebi que as pessoas se sabem comportar num relvado. Virou costas ao lance como se não fosse nada e decidiu vingar-se da forma nobre que caracteriza os grandes homens, nomeadamente com uma batatinha lá para dentro e um passe crucial na jogada do segundo golo. Já estes cronistas não se sabem comportar, nem num relvado, nem num teclado, e só gostaram de râguebi quando fomos ao Mundial, portanto queríamos apenas pedir-vos que INCHEM.

Rafa
Enquanto Ricardo Quaresma não regista a patente da trivela, outros atletas vão aperfeiçoando a finíssima arte de aplicar a parte exterior de uma chuteira para passar ou rematar. Podíamos dizer-vos que foi solidário, que se fartou de correr, que as transições ofensivas dependeram muito da sua capacidade física - enquanto a houve -, mas ninguém quer saber disso. E aquele passe? JASUS. Foi uma linha perfeita desenhada no espaço entre o guarda-redes e os centrais.

Gonçalo Guedes
Exibição morna, com destaque para um lance genial aos 15 minutos. Gonçalo segue lançado no contra-ataque, ultrapassa cerca de 32 adversários ao longo da ala esquerda e, quando já só tinha Coates pela frente, é impedido pelo árbitro de celebrar o seu primeiro golo no jogo, devido à existência de umas cartolinas amarrotadas no terreno de jogo, as mesmas cartolinas que Bruno de Carvalho disse terem sido pensadas para incomodar os jogadores do Sporting.

Jiménez
Um desarme a Bryan Ruiz aos 3 minutos, bem longe da baliza que lhe paga o salário, mostrou a mesma garra com que o temos visto lutar pela titularidade. Foi o elemento da equipa que melhor reagiu ao remate de Bas Dost ao poste, nomeadamente marcando o segundo golo do jogo, uma aula de danças latinas realizada sobre o cadáver técnico-táctico de João Pereira. OLÉ!

Danilo
Viu-se que não contava ser utilizado.

Cervi
Ajudou André Almeida numa fase em que ele estava prestes a ser desmascarado e ainda ensaiou uns ataques que lhe permitiram guardar a bola e contar os segundos até ao final. Estamos-lhe gratos por isso.

Samaris
sabia grego e português, mas hoje terminou, tal como nós, em espanhol: BAILANDO, BAILANDOOOO."

Vermelhão: imcomparavelmente... líder !!!

Benfica 2 - 1 Sporting


Foi bonito, com algum nervo, mas bastante saboroso!!! Nas últimas semanas, com duas derrotas, o Tricampeão passou quase a ser tratado como um 'primodivisionário' qualquer!!! Vencemos bem, um jogo onde a partir do momento em que nos adiantámos no marcador, soubemos o que fazer... a saída por lesão do Salvio, foi difícil de solucionar, mas acabámos por ter um final feliz... com o fantasma de Istambul na cabeça, foi o Inferno da Luz a embalar o Benfica para os 3 pontos!!!
Não é decisivo, longe disso, a partir de agora, podemos encontrar um qualquer 'Marítimo' ou um qualquer 'Vasco Santos', mas nem que tenha sido para sarar as mágoas... Num Campeonato maratona, é sempre importante manter os níveis de confiança elevados... e este jogo serviu exactamente para isso, dar confiança...
O jogo até começou repartido, mas com o Sporting a fazer faltas atrás de faltas, cortando o nosso ritmo ofensivo... Os Lagartos iam tentando ganhar as 'linhas' ainda fizeram alguns cruzamentos semi-perigosos, mas sem eficácia... Do nosso lado, sem conseguir 'rodar' a bola como de costume (as faltas eram constantes), notava-se uma estratégia declarada: transições rápidas, nas costas do laterais que subiam normalmente sem cobertura...
E foi numa dessas transições que marcámos... grande arrancada do Guedes, grande assistência do Rafa e grande golo do tão criticado Salvio!
Aqui o jogo mudou... o Benfica tentou gerir os ritmos... mas até ao intervalo, mostrámos maior preocupação em não dar espaços... sendo que a grande oportunidade desperdiçada na 1.ª parte, foi nossa, com um Jiménez isolado perante o Patrício...!
O 2.º tempo, começa com outra oportunidade nossa: o Guedes chega um décimo de segundo atrasado... mas numa sequência de contra-ataques, o Jiménez compensou o falhanço anterior e concluiu outra boa jogada entre o Salvio e o Semedo!
Obviamente, com 2-0 a responsabilidade do ataque era toda do Sporting... o Campbell entrou bem, mas inicialmente o Semedo até o soube controlar, o problema foi quando o Salvio saiu lesionado!
As opções do Vitória, acabaram por não resultar:
- o primeiro a jogar à frente do Semedo, foi o Pizzi, mas era óbvio que o Pizzi não tinha velocidade...
- o Rui Vitória verificou isso mesmo, e tentou meter o Cervi, para ajudar o Semedo, mas acabou também por não resultar...
- a seguir, 'trocou-se' o Cervi com o Rafa, e a cobertura melhorou, mesmo com um Rafa muito desgastado...
- só a última substituição, aos 90 minutos, acabou por 'fechar' o flanco, com o Fejsa a deslocar-se para a direita!!!
Mas todas estas 'movimentações' deixaram o Benfica vulnerável... é verdade que com o Cervi em campo, voltámos a conseguir a sair com bola, e chegar perto da área adversária com perigo... ganhando inclusive várias faltas perigosas... sempre muito mal aproveitadas, mas defensivamente notava-se um desequilíbrio!
Acabou por ser o espírito Benfiquista a aguentar a vantagem mínima... e a substituição do Bas Dost pelo Judas, também ajudou!!!!
Obviamente, que os adversários vão todos dizer que o Ederson foi o melhor em campo!!! E realmente esteve muito bem... e mesmo naqueles cruzamentos onde socou a bola, tentou socar para zonas 'mortas'!!!! O paradoxo, é ouvir depois os mesmos expert's tentarem explicar que o Patrício é o melhor guarda-redes do Mundo (atrás do Neur!!!)... e que não existe ninguém que se aproxima, e depois ter um Ederson no outro lado!!!!!
O Semedo, tem sido matrizado nos últimos jogos... e o mais curioso é que a culpa não é dele!!! A falta de cobertura que o meio-campo dá ao Semedo, faz com que os nossos adversários, tentem atacar essencialmente por aquele lado, normalmente fazendo superioridade numérica... e hoje voltou a acontecer o mesmo!!! Ofensivamente, está a 'sofrer' com a ausência do Grimaldo: sem o espanhol no outro lado, os nossos adversários sabem que o único lateral capaz de fazer a diferença ofensiva é o Semedo, e assim acaba por receber uma 'marcação' mais cerrada!!! Mesmo assim ainda deu para fazer a assistência para o 2.º golo.
O Capitão Luisão, esteve benzinho... fez alguns carrinhos perigosos no meio-campo, mas foi nos cortes aos cruzamentos onde esteve melhor...
O Lindeof fez um dos melhores jogos dos últimos tempos (isso não quer dizer que tenha jogado bem!!!)... Pessoalmente, acho que o Lindelof precisa de 'regressar' à direita... onde se sente mais confortável!!!
Nestes jogos, raramente tenho receio de ter o André Almeida, a lateral, na minha equipa!!! 
Obviamente, não lhe peçam para fazer a diferença ofensivamente, mas na marcação ao jogador mais desequilibrador do adversário, esteve quase sempre bem! Não ganhou todas as bolas, mas nunca foi ultrapassado de forma 'ingénua', soube 'esperar', nunca foi à 'queima'... e ainda ajudou no meio!!!
O Fejsa está a precisar de algum descanso, já com o Nápoles tinha acabado o jogo esgotado... normalmente aqueles últimos minutos tem os feito sempre em sacrifício. Os finais de jogo complicados que o Benfica tem tido, passam muito pela menor frescura física do nosso tractor!!! Mesmo assim, hoje, foi quase sempre o único jogador do nosso meio-campo, a impor a capacidade física...
O Pizzi está numa excelente forma, e tem pilhas para os 90 minutos. Os problemas do meio-campo do Benfica, não são por causa do Pizzi... A mudança para a direita, hoje, não resultou... quando regressou ao meio, voltou a melhorar!!!
O Salvio marcou, ainda participou no 2.º golo, fartou-se de levar porrada do Marvin, do William e do Semedo, estava a fazer um dos melhores jogos da época, principalmente na cobertura... Acabou por sair lesionado (mais um), é verdade que temos muitas opções para as Alas, mas espero que não seja nada de grave...
O grande surpresa no onze foi a entrada do Rafa. Com a lesão do Grimaldo, o Benfica perdeu fulgor no flanco esquerdo, mesmo o Cervi baixou de rendimento ofensivo... isto tem tornado o ataque do Benfica previsível, quase sempre pela direita... a entrada do Rafa pela esquerda, tinha claramente esse objectivo... E correu bem, porque o Rafa participou nos dois golos, fez a grande jogada da noite (infelizmente não deu golo), e mesmo defensivamente esteve melhor daquilo que estava à espera!!!
Mais um jogo com muito esforço do Guedes, importante a dar velocidade às nossas transições. Fundamental no 1.º golo... e muito bem, na cobertura ao William... só não recuperou mais bolas, porque os árbitros portugueses não gostam de ver o William a perder bolas!!!
Para o Jiménez fazer um jogo perfeito, só faltou marcar aquele golo no final da 1.ª parte... Capacidade luta inacreditável, é óbvio que o excesso de voluntarismo às vezes deixa-o fora de posição, mas neste tipo de jogos é muito importante...
O Danilo tem sido crucificado nas analises pós-jogo. Pessoalmente, não acho que o Danilo tenha entrado tão mal... Não ritmo de jogo, isso é óbvio, mas o problema do Benfica naqueles últimos minutos, não foi a cobertura na zona central, nem a cobertura no lado esquerdo (zonas do Danilo), o problema foi o lado direito do meio-campo...
Boa entrada do Cervi, conseguiu congelar a bola, ganhar faltas, conseguiu dar oxigénio à nossa defesa, e quando se ficou na esquerda, 'matou' o jogo a nossa favor!!!
O Samaris quase não tocou na bola, devia ter entrado mais cedo...
Arbitragem foi horrível. O árbitro que eliminou o Benfica da Taça o ano passado no Alvalixo, com agressões e penalty's pelo meio; o árbitro que o Sporting 'escolheu' para este jogo, voltou a estar muito mal...
Por acaso no lance dos supostos penaty's: acertou... em nenhum dos lances existe um acto deliberado, sendo que no lance do Semedo até me parece que a bola bate no ombro... mas pronto!!!
Agora, o critério disciplinar foi uma coisa horrenda: Marvin, William, Coates e João Pereira tudo fizeram para serem expulsos!!! Só nos últimos 10 minutos, resolveu dar amarelos aos Lagartos, antes só ao Bruno César por palavras... ao Benfica, nas primeiras faltas, sacou logo do Amarelo...
Esta estratégia tem sido a regra em todos os jogos do Benfica: cartões para os nossos adversários, só depois dos 60 minutos... hoje, foi após os 80 !!!
Expliquem-me a diferença entre o cartão ao Guedes, e o não cartão ao João Pereira, quando parou um contra-ataque do Benfica, com o braço?!!!
Condicionou todo o jogo com este critério... sendo que no caso do William, a coisa ainda é mais ridícula, porque aparentemente é proibido pressionar o 'menino'!!! Nada de nova aqui... Depois quando leva com árbitros estrangeiros é a desgraça do costume...!!!
Mesmo assim, o mais caricato, acabou mesmo por ser a interrupção do ataque do Benfica, por causa das cartolinas!!! Minutos antes, tinha assinalado uma falta naquela zona... não se importou com as cartolinas... Uma coisa é aquilo que está escrito nas Leis, outra coisa é a aplicação das Leis, onde a Lei do bom senso, também está incluída... Só tinha que deixar o lance 'terminar' e depois interromper... nada mais!!!
E ainda tivemos vários foras-de-jogo não assinalados, sempre a favor dos Lagartos...
Sendo que os bloqueios na nossa área continuam: o Lusião foi constantemente bloqueado ilegalmente, quase sempre pelo William... Repito em todos os Cantos e alguns dos livres laterais... Numa das grandes defesas do Ederson, foi a vez do Almeida ser agarrado pelo William, atirado ao chão, e acaba por ser o Almeida a colocar os avançados do Sporting em jogo!!!!
Quarta-feira está previsto um verdadeiro diluvio para o Litoral português!!! Espero que o relvado de Belém aguente a chuva!!! O Benfica deverá rodar quase todo o plantel: Jardel, Jonas, Carrillo, Zivkovic, Mitrolgou, Samaris, Danilo, Júlio César... todos estes devem ser titulares. Mas com um campo molhado tudo será mais complicado... E desenganem-se quem pensa que teremos facilidades... O jogo de hoje, foi muito intenso, a descarga emocional foi grande... e o tempo de recuperação é curto...
Depois da 'festa' é preciso manter o 'onda'...
No Domingo temos nova batalha no Estoril. Ainda me recordo das dificuldades do ano passado... Repito, aquilo que já escrevi no início da crónica: todos os adversários podem ser uns 'Marítmos', e o Estoril entra nessa categoria, porque tem feito um Campeonato muito abaixo do esperado, portanto é preciso ter muito cuidado...
Estes 4 pontos de avanço, não são nada... nada valem, se não vencermos todos os jogos, semana após semana!!!