Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O peso é sempre relativo !!!

Pablo Aimar

"Já aqui escrevi sobre Pablo Aimar, que agora termina o contrato com o Benfica, depois de cinco temporadas. Há mais de um ano, o presidente do clube dirigiu-se-lhe, com toda a justiça, escrevendo: «Há jogadores que deviam ser eternos, e tu és um deles. A camisola do Benfica será sempre tua. Gostaria que o Benfica fosse sempre uma das tuas 'pátrias'.»
Jogador de classe, profissional modelar, homem inteligentemente simples que - como então escrevi - enche os campos com sinfonia e mestria. Um jogador de quem até a relva e a bola devem sentir a diferença de trato.
Muitos jogadores estrangeiros têm passado pelo Benfica. Uns que se recordam com saudade, outros que não deixaram rasto. Aimar pertence ao grupo restrito dos que passam à história do clube como modelos, ícones da excelência e exemplos a seguir. Tal como, entre outros, Valdo, Ricardo Gomes e Preud'homme. 
Por tudo isto, tenho pena do modo triste, quase despercebido, sem luz, como Aimar termina a sua passagem pela Luz. Compreendo que tenho jogado menos por força de lesões e menor fulgurância física, embora tenha para mim que poderia ter sido muito útil em alguns jogos (recordo aqui e tão-só a preferência por Carlos Martins no fatídico jogo com o Estoril). Mas, o que mais me custou, como seu admirador, foi vê-lo entrar nos derradeiros minutos na final da Taça com uma equipa derrotada e já destroçada. Aimar merecia muito melhor...
Como não o pude aplaudir de pé como gostaria de fazer na Luz, escrevo este singelo texto para lhe dizer quanto gostei de o ver no meu clube e agradecer-lhe o perfume do seu futebol e o sorriso de quem é feliz na profissão que muito honra."

Bagão Félix, in A Bola

Enke

Sulejmani

Mais uma confirmação oficial. Miralem Sulejmani - Miki para os amigos, é pouco mais fácil de pronunciar!!! - já vinha sendo anunciado como reforço, à bastante tempo,  mas como foi uma contratação a 'custo zero', sem a anuência do seu antigo clube, o anuncio oficial só podia acontecer muito perto do final do antigo contracto.

Um jogador que aos 18 anos custou 16 milhões de euros, tem que ser talentoso !!! Fez algumas épocas a bom nível no Ajax, mas a lesão grave atrapalhou, com a recusa em renovar, foi atirado para a equipa B... como se pode ver nos vídeos do YouTube, respira futebol, com um pé esquerdo muito acima da média. A interrogação está na sua actual condição física. Depois de tanto tempo fora da competição ao mais alto nível, praticamente ano e meio, com 24 anos, como é que está o Sulejmani? Morfologicamente, nota-se que é um jogador com algumas 'curvas', e a velocidade era uma das suas armas... a motivação não deverá ser um problema, esta aposta no Benfica é decisiva, ele será o mais interessado em relançar a sua carreira, portanto a questão física será fundamental... até porque em termos de posição, também não antevejo problemas, já que pode jogar em praticamente todas as posições no ataque: na direita - com o pé trocado -, no meio - atrás do ponta-de-lança -, ou na esquerda...

PS1: As últimas notícias são muito positivas, a operação do Toni correu bem. Um dos grandes símbolos vivos do Benfiquismo e do desportivismo em Portugal (e eles são tão raros!!!), só pode merecer tudo de bom...

PS2: Hoje, foi anunciado a convocatória para o Mundial Sub-20. Parabéns ao André Gomes, e aos ainda Sub-19 Bruno Varela e João Cancelo. Mas sou obrigado a destacar a não convocação do Ivan Cavaleiro, como vergonhosa... verdadeiramente vergonhosa.