Últimas indefectivações

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Cada cor seu paladar

"Em 2006, choveram críticas sobre Ronald Koeman por ter optado pela prova mais mirífica e com mais 'status quo' quando tinha o nosso campeonatozinho à mão de semear...

NÃO faltou nada ao Benfica que foi no domingo a Coimbra vencer tranquilamente a Académica. Nem vontade de vencer, nem um Gaitán inspirado, nem os golos com que se constroem os resultados e as vitórias, nada faltou para o cumprimento da missão.
O que fez falta, então, ao Benfica - 5.ª clube no ranking da UEFA e duas vezes consecutivas finalistas europeu - para não passar por esta vergonhazinha com quem ninguém contava de se ver afastado da Europeu nem Novembro?
Faz-lhe falta o Oblak? Ou o super-Garay? Talvez o Siqueira? E o Markovic? E o jeito que teria dado o Rodrigo? E o Fejsa, quando é que fica bom?
Toni, que como treinador foi campeão nacional e ainda levou o Benfica a uma final da Liga dos Campeões - portanto sabe do que está a falar -, explicou-nos no dia seguinte à desilusão europeia que este Benfica de 2014/1015 perdeu qualidade por comparação com aquele praticamente imparável Benfica de 2013/2014.
Alguém tem dúvidas sobre o juízo de Toni? Pois claro que não.
É verdade que o Benfica perdeu qualidade, e muita, e que o tempo da reconstrução carece de isso mesmo... de tempo. Mas também de obreiros à altura dos que se foram embora e foram-se muitos e bons.
O Benfica não teve sorte no grupo onde foi calhar? Não, não teve.
Ai, se nos tivesse calhado um Maribor... - lamenta-se.
Ai, se nos tivesse calhado um Bate Borisov... - continua-se a lamentar.
De factores externos, estamos conversados.
No que diz respeito a lamentos de factores internos também se pode elaborar uma listazinha pérfida:
Ai, se o Jonas tivesse sido inscrito a tempo...
Ai, se o Júlio César tivesse começado a época na Luz...
Ponto final é ponto final. Pela minha parte estão encerradas as lamentações sobre o tema europeu. Acabou-se, está acabado. O jogo da próxima semana com o Leverkusen é para cumprir calendário com os serviços mínimos de dignidade de modo a que ninguém se magoe e fique de fora dos dois importantíssimos jogos que se seguem: o Porto para o campeonato e o Braga para a Taça de Portugal.
Antes disto convém absolutamente vencer o Belenenses na Luz. Com todo o respeito pelo Belenenses, naturalmente.

ACONTEÇA o que acontecer ao Benfica até Maio, que é quando tudo se apresenta decidido, dificilmente escapará Jorge Jesus à fama e à crítica de ter desprezado as competições internacionais em prol da conquista do segundo título consecutivo de campeão que falta ao Benfica há três décadas.
No entanto, se Jesus conseguir transportar o seu Benfica até à revalidação do título (enfim... quase tudo) lhe será perdoado. E se é verdade que o treinador, olhando para o que tinha à disposição, apostou tudo no campeonato nacional, talvez lhe venham dar razão os seus detractores da actualidade.
No fundo, pertencem à mesma escola filosófica que na temporada de 2005/2006 chamou os nomes todos a Ronald Koeman acusando-o de, por vaidade pessoal, se ter marimbado no campeonato nacional dos portuguesinhos para fazer uns brilharetes notáveis, ainda que em vão, na Liga dos Campeoes dos tubarões.
Lembram-se?
A Benfica de Ronald Koeman, o treinador que hoje brilha no comando do surpreendente Southampton, não demorou a desistir do título conquistado na época anterior pelo Benfica de Trapattoni mas chegou com estrondo e fanfarra aos quartos de final da Liga dos Campeões depois de afastar o Manchester United na fase de grupos e de afastar o Liverpool nos oitavos-de-final, finalmente, arredado do sonho pelo Barcelona que haveria de conquistar o troféu, como era de esperar.
Choveram então críticas como picaretas sobre o holandês por ter optado pela prova mais mirífica e com mais status quo a nível quando tinha o nosso campeonatozinho de trazer por casa à mão de semear. A verdade é que Koeman acabou por não ganhar qualquer uma das competições, embora se possa sempre ufanar de ter conquistado em Agosto de 2005 uma Supertaça Cândido de Oliveira numa final com o Vitória de Setúbal.
Este ano, Jorge Jesus já conquistou a sua Supertaça de Agosto. E ainda pode ganhar uma quantidade de troféus de que a gente gosta. É esta, para já, a sua enormíssima vantagem sobre Koeman e sobre as escolhas de Koeman. Se é que os treinadores fazem escolhas...

FELIZMENTE que a anunciada, temida e desprezada (cada cor, seu paladar) aliança estratégica entre o Benfica e o Porto não é assim tão aliança nem tão estratégica, isto no campo do realismo puto e duro.
À primeira oportunidade, e como lhe competia, Pinto da Costa não perdeu o ensejo de recordar que o Benfica está fora da Europa. Acontece assim que terminou o jogo de mão-cheia com o Rio Ave no Dragão.
Explicando as dificuldades da sua equipa nos primeiros quarenta e cinco minutos da partida com os vila-condenses, o presidente do Porto mencionou o justo desgaste provocado pelo jogo europeu a meio da semana fornecendo como exemplos vivos do seu pensamento os casos do Mónaco e do Zenit, vencedores na quarta-feira, e derrotados nos seus respectivos campeonatos no fim-de-semana que se seguiu às glórias europeias.
Zenit e Mónaco... pois, pois... olhem só do que se havia lembrar.
Houve, no entanto, benfiquistas que, cheios de boa-fé, até descortinaram um ténue rasgo de simpatia e de consolo nas palavras de Pinto da Costa sobre o assunto Europa e sobre o assunto Benfica fora da Europa. Talvez estejam certos. O que só torna o assunto mais melancólico.

O Boavista de Petit foi goleado na Madeira e, para ajudar à desgraça, viu três dos seus jogadores expulsos e, por isso mesmo, impedidos de defrontar o Sporting na próxima jornada do campeonato. Como o plantel do Boavista não é propriamente rico, muita falta lhe devem fazer as três forçadas ausências no próximo fim-de-semana.
Durante largos anos no final do século passado o Sporting alimentou um trauma nas deslocações ao Bessa onde dificilmente conseguiu pontuar. Foi na era do Boavistão. Mas as coisas mudaram muito, como é do conhecimento público.
Na próxima sexta-feira, difícil de contornar pela equipa de Marco Silva apenas será o relvado de plástico do Estádio do Bessa e o espírito excessivamente indomável da equipa do Boavista que, sendo verdade o fenómeno de cada equipa tomar a personalidade do seu treinador, tudo vai fazer para reavivar a velha tradição.
Independentemente das circunstâncias altamente desfavoráveis ao Boavista, qualquer jogo em que se meta com um dos três grandes será sempre um clássico. História é História. E cá estaremos para ver.

ASSISTINDO através da televisão ao Académica-Benfica houve um momento em que desejei - e desejei muito - que o pobre do Samaris ainda não tivesse aprendido uma única palavra da nossa língua depois de uns quantos meses a jogar em Portugal.
Que o desconchavado grego seja lento, de preferência lentíssimo, na intimidade com o nosso idioma, mesmo nas suas expressões mais vulgares, a ver se sobrevive moralmente incólume ao raspanete que levou do mister mesmo juntinho a um microfone postado na relva e que tudo captou. Raspanete, aqui, é um eufemismo, naturalmente.

ABEL XAVIER vai tomar conta do Farense, actual 12.º classificado da Liga 2.
Noutros tempos, ainda recentes, dir-se-ia que o Farense, 12.º classificado, ocupava os lugares finais da tabela. No entanto, com o alargamento da antiga segunda divisão para 24 clubes - que loucura -, o Farense, 12.º classificado, ocupa precisamente o meio da tabela.
Felicidades, é o que se deseja ao Abel Xavier neste seu novo desafio como treinador.

DEZ mil adeptos do Benfica deslocaram-se até Coimbra apara apoiar a sua equipa no jogo com a Académica. O estádio estava bem composto e os adeptos benfiquistas deram o tempo, o dinheiro, a deslocação por bem empregues porque a equipa ganhou com clareza e nem houve lugar a sofrimentos.
Pena que não regressassem a suas casas inteiramente felizes e orgulhosos, tudo por causa do comportamento delinquentes de uns quantos, poucos, que se deliciaram a explodir petardos provocando uma inevitável intervenção da polícia e o consequente embaraço para as nossas cores. Não se acaba com isto?

CORREM notícias de que Pedro Proença está zangado com Vítor Pereira e ameaça não mais apitar um jogo que seja em Portugal. Apoiado! Melhor dito, apoiadíssimo!"

Leonor Pinhão, in A Bola

Outras vez as transferências...

"Aproxima-se, a alta velocidade, uma nova janela de transferências. Como se já não bastasse a do imenso Verão que se estende pelos campeonatos dentro.
Em bom rigor, estes tempos de transumância consomem praticamente todo o ano. Porque é o antes, o durante e o depois. E este depois é o que vem antes de um novo durante. Cansativo e irritante. Denotando o imperialismo monetário (ou mercenário?) do futebol, entre jogadores ávidos a querer aumentar a liquidez da rotatividade e jogadores dispensados para aliviar a falta de liquidez dos clubes. No meio deles, toda a sorte de intermediários ou comissionistas encartados que acrescem o património na razão directa do turnover. É por tudo isto que não acaba a enormidade de se poder trocar de clube sempre apregoado nas assinaturas contratuais, qual sentimento de pertença logo abalado por um qualquer assédio de outro clube? Deixem-se de tretas.
Por cá, o Benfica continua a ser o campeão dos falatórios e das 'notícias' sobre transferências. No Verão é 'em ver se te avias' com manchetes e parangonas na comunicação social. Mas, no Inverno, essa febre já chegou com dois meses de avanço sobre o 'mercado' de Janeiro, reforçada pela prematura saída da Europa. Olho para os jornais e ficaria estarrecido se não desse o devido desconto a tanto alarme: sai Enzo, Gaitan e Salvio e, quem sabe, Talisca. Maxi também se diz que não renova. Agora é Cristante que dizem que regressa emprestado a quem o vendeu há meses! E que mais? Ficamos ainda com 11? O Benfica sempre vendedor. As notícias do Porto dão-no sempre como comprador. Porque será?"

Bagão Félix, in A Bola