Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de março de 2013

Uma pequena mancha no mais alvo dos panos de linho...

"O último clube de Lajos Czeizler foi o Benfica. Ganhou o Campeonato e a Taça de Portugal à base de goleadas (103 golos em 26 jogos do Campeonato; 6-2 na final da Taça ao FC Porto), mas falhou na Taça dos Clubes Campeões Europeus e isso foi-lhe fatal. Com ele jogava-se sofregamente para a baliza.

MAIS uma página nesta tarefa de recordar e não deixar morrer figuras e factos da vida do Benfica. E há tantos: figuras e factos. Hoje umas, amanhã outros.
Falemos então de Lajos Czeizler, por exemplo. Alberto da Maia escrevia nas páginas deste seu Jornal, aquando da chagada à Luz, estão quase a cumprir-se cinquenta anos: «O verniz sueco, o tom bem italiano, de froma alguma conseguiram impedir que Lajos Czeizler, o novo treinador do futebol benfiquista, nos surja aos olhos como uma figura bem 'húngara', do tipo daquelas que nos habituamos a contactar - e a admirar - dentro do futebol benfiquista». Confusos? Não vale a pena. Como bom húngaro que se preze - naceu em Heves, em 5 de Outubr de 1893, no que era então o velho Império Austro-Húngaro - Lajos Czeizler era um trotamundos. Antes de chegar ao Benfica já treinara na Polónia (LSK Lodz), em Itália - daí o «tom bem italiano» - (Udinesse, Fazenza, Lázio, Milan, Padova, Sampdoria, Fiorentina, comandando a selecção italiana no Mundial de 1954), e na Suécia - o tal «verniz sueco» - (Vasteras e Norkoping).
O fascínio do Benfica pelos treinadores húngaros - talvez o tema mereça uma crónica um destes dias.
Sucederam-se vários, de Lipo Herczka a Janos Biri, de Béla Guttmann a Lajos Czeizler, Lajos Baroti e Pal Csernai.
Quase todos com sucesso. E Lajos Czeizler - «bonacheirão, optimista, mas pleno de personalidade e valor» - veio para a Luz para ter sucesso. Ficou só uma época, 1963/64, mas venceu o Campeonato e a Taça de Portugal. Na época anterior, Fernando Riera, chileno, fora Campeão mas perdera a Taça (eliminação nas meias-finais frente ao Sporting) e a Taça dos Clubes Campeões Europeus (derrota na final frente ao Milan). Ah! Nesse tempo perder uma final da Taça dos Clubes Campeões Europeus deixava marcas indeléveis. E Riera teve de partir.

Golos e golos e golos e mais golos!
NAS tertúlias, nos cafés, os adeptos do Benfica interrogavam-se: então anda o Clube a espalhar o nome pelo Mundo graças ao seu futebol de ataque e agora os seus dirigentes optam por um treinador que fez a maior parte da carreira em Itália, pátria do Futebol defensivo?
Lajos Czeizler sossegava-os: «É verdade, venho de um país onde impera o 'cattenaccio', mas não é menos verdade que sempre fui um dos seus mais fervorosos opositores. Dentro do princípio de que, para ganhar, basta marcar mais um golo que o adversário, eu sou totalmente partidário da ideia atacante, de jogar para a frente, em busca da baliza contrária...»
E como não fazê-lo??? O Benfica tinha Eusébio, e Torres, e Simões, e José Augusto, e Coluna e Yaúca...
Lajos Czeizler prometeu: Lajos Czeizler cumpriu.
O Benfica foi Campeão com seis pontos de avanço sobre o 2.º classificado, o FC Porto. Só perdeu um jogo ao longo de todo o Campeonato, em Alvalade, por 1-3. Marcou 103 golos em 26 jogos.
Era esse o futebol em busca da baliza do húngaro Czeizler: 5-2 ao Vitória de Setúbal, em casa; 4-2 ao Barreirense, no Barreiro; 7-0 ao Leixões, na Luz; 4-2 ao Vitória de Setúbal, no Bonfim; 8-1 ao Olhanense, em casa; 10-0 ao Seixal, também na Luz; 5-1 em Coimbra, à Académica; 8-0 ao Barreirense, na Luz; 5-2 ao Belenenses, na Luz; 4-1 ao Vitória de Guimarães, no Campo da Amorosa; 5-1 ao Leixões, em Matosinhos; 8-0 ao Varzim, na Luz Ufa! Golos e golos e golos e mais golos!
Na Taça de Portugal, a receita repete-se, embora com adversários mais frágeis: 6-0 e 6-1 ao Luso; 8-1 e 9-0 ao Vianense; 8-1 ao Lusitano, em Évora; 6-2 ao FC Porto, na final.
Não havia dúvida sobre quem er a equipa mais forte do Futebol português.
Só que a Taça dos Clubes Campeões Europeus pesava muito. Exige-se do Benfica que fosse longe, que chegasse à final, que ganhasse.
Pois é, outros tempos, esses, os de Lajos Czeizler.
O Benfica ultrapassa a primeira eliminatória com facilidade e mais uma goleada, frente ao Distillery, da Irlanda do Norte: 3-3 e 5-0. Depois defronta o campeão alemão, o Borússia de Dortmund. Vence na Luz por 2-1 (golos de Simões e Eusébio), mas é copiosamente derrotado na Alemanha (0-5).
Há sempre uma mancha, por pequena que seja, no mais alvo dos panos de linho.
À chegada, Czeizler, dirigindo-se aos jogadores, soltou: «Jogar futebol é simples... quando se sabe jogar futebol. E vós sabeis!»
Em campo, conheceu duas derrotas. E mesmo assim partiu. Para o seu lugar veio outro trotamundos, o romeno Elek Schwartz. E o Benfica regressou à final da Taça dos Campeões Europeus.
Lajos Czeizler morreria no dia 6 de Maio de 1969, aos 75 anos.
O Benfica foi o seu último Clube."

Afonso de Melo, in O Benfica 

Lixívia 23

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.........61 (-6 ) = 67
Corruptos......57 (+4 ) = 53
Braga...........43 ( +2 ) = 41
Sporting.........27 (+6 ) = 21


Mais uma jornada que prova a minha teoria: para os Talibans Corruptos, quando temos arbitragens com os erros normais, consequência da incompetência dos apitadores, sem os 'roubos de igreja' que eles estão habituados, é sinal que o Benfica controla as nomeações!!!

Estava com receio do jogo de Guimarães, o Paulo Baptista nunca foi de confiança, e a equipa vinha de uma série de jogos, extremamente desgastante, o ambiente terrorista local cada vez mais equiparado a Gaza, condiciona... creio mesmo, que a noticia do empate Corrupto, foi um excelente 'doping' para a nossa equipa...
- 3 foras-de-jogo mal tirados ao Benfica na 1.ª parte. Um deles prometia muito perigo.
- Cartão vermelho perdoado ao El Adoua, no lace do penalty sobre o Lima. Se este penalty não é para vermelho, não sei o que será!!! Sem falta, seria um golo parecido ao do Salvio. Podemos divagar sobre a justiça de um duplo-castigo - penalty, expulsão -, mas as regras são claras, e o penalty até podia ter sido falhado.
- Simulações constantes do Soudani. Não me surpreendeu, o rapaz até tem potencial, mas escolheu o desporto errado: Mergulhos é a sua especialidade!!! Devia ter sido amarelado... várias vezes!!!
- O 1.º amarelo do Kanu, foi um daqueles amarelos alaranjados, depois no início da 2.ª parte deu uma chapada no Gaitán - admito que inadvertidamente... -, e depois tem uma entrada a varrer sobre o Melga, que por acaso - com muita sorte!!! -, toca de raspão na bola. O facto de tocar na bola, não impede a marcação da falta, ao contrário do que muitos defendem... mas eu admito, que se fosse árbitro, e tivesse visto a 'repetição' - sim, porque ao vivo, o toque na bola é imperceptível -, marcava a falta, mas não lhe mostrava o 2.º amarelo...
- Não existe fora-de-jogo no 3.º golo do Benfica, o Salvio está literalmente em 'linha'... este é daqueles lances, onde as indicações são de deixar jogar, mesmo se um dos pintelhos do Salvio tivessem em fora-de-jogo, deve-se beneficiar o ataque...
- Não sou hipócrita: gostei da dança do Cardozo, apesar de não recomendar ao Tacuara uma carreira nas pistas de dança, prefiro vê-lo a marcar golos!!! Aos indignados, respondo com uma citação divina: "Que la chupen y sigan chupando" !!! Recentemente ouvi num jogo da Taça de Portugal, estes mesmos adeptos do Vitória, jogando contra uma equipa das divisões secundárias (creio que era o Vizela), cantando, durante grande parte do jogo, o famoso: Glorioso fi... !!! Esta gentalha não respeita ninguém, esta gente não merece respeito de ninguém... Também fiquei espantado quando ouvi, Talibans Corruptos e submissos, que semanalmente vomitam ódio ao Benfica, que incentivam à violência em todas as suas aparições públicas, defenderem que a dança do Cardozo, era a razão pela qual os autocarros do Benfica eram apedrejados!!! A canalhice intelectual para defender tal coisa, está só ao alcance de filhos-da-puta de grande nível...!!! Agora vamos ver se a CII abre um inquérito ao Vitória. Não é a mesma coisa um petardo rebentar na bancada, ou rebentar a poucos metros do guarda-redes adversário. Ainda por cima, um Estádio, que neste momento tem um castigo de 2 jogos, suspenso, devido a um recurso...





Temos que admitir, as arbitragens esta época, apesar dos benefícios Corruptos, que a Tabela demonstra, têm sido até agora, menores, do que é normal!!! Não sei o que se passa, mas enquanto os 'internacionais' continuam longe dos jogos do Benfica, evitando assim as Xistralhadas, Proençadas, Benquerençadas, etc... os Corruptos, apesar de algumas ajudas pontuais, não têm tido os roubos de igreja do costume, pelo menos até agora!!!
Vi quase o jogo todo dos Corruptos, e o Capela surpreendeu-me. Errou para os dois lados, tentou deixar jogar, e até na mostragem dos cartões demonstrou calma, algo que habitualmente não acontecia... Os amarelos por simulação aos Corruptos, são talvez o melhor indicador, para a arbitragem imparcial do Capela: no lace do Lucho as imagens não são conclusivas, mas parece-me um mergulho, no lance do James é um mergulho descarado, mas normalmente a falta era marcada!!! O penalty marcado a favor dos Corruptos, não existiu porque a falta é fora da área. Admito que só vendo a repetição na TV é possível observar a estupidez do David Simão. Acho que o Rossi vez penalty sobre o Jackson: desnecessário é verdade, a intensidade também é duvidosa, mas acho que é falta. Mas também é daquelas faltas que só na TV é possível determinar, porque fica sempre na dúvida a intensidade, tal como a chapada do Kanu ao Gaitán em Guimarães... Houve um lance com o Atsu no início do jogo que não me pareceu penalty, e nos últimos minutos existe um esboço de protesto por parte dos jogadores Corruptos, por possível braço na bola - igual aos muitos penalty's ultimamente assinalados a seu favor!!! - mas para minha surpresa não houve repetições, e ninguém falou do assunto!!! Ainda na 1.ª parte, em alguns ataques rápidos do Marítimo o Capela deu, bem, a lei da vantagem aos Madeirenses, mas depois dos lances terminarem não mostrou amarelos aos Corruptos, e também não houve repetições para clarificar a gravidade das faltas... Conclusão: arbitragem com erros, quase todos só visíveis na TV, mas com um penalty que podia ter alterado o marcador...


Os Lagartos muito se queixaram do árbitro, dos resumos, só pude confirmar que ficou um penalty por marcar a favor do Sporting, e que o penalty marcado a favor do Sporting, existe... mas já vi muitos lances iguais não serem marcados. Aliás até já vi num Braga-Benfica, um lance igual, por falta sobre o Luisão, não ser marcado, e os analistas, nem sequer consideraram o agarrão, como digno de pertencer aos casos do jogo!!!

Desconheço totalmente o que se passou no Gil-Braga, mas sabendo que o Xistra foi o árbitro tenho a certeza que houve merda... É algo inevitável, mesmo quando ele não quer...!!!

Termino com aviso para os Benfiquistas: quando digo que nada está decidido, não o faço como uma estratégia preventiva, ou como uma tentativa de evitar que o excesso de confiança se apodere dos Benfiquistas em geral e da equipa em particular!!! Quando digo que nada está decidido no Campeonato, é mesmo porque nada está decidido. Independentemente daquilo que se passou nas primeiras 23 jornadas, tudo pode ser decidido novamente, pelos Proenças e Benquerenças do costume, nos 7 jogos que faltam...!!!


Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
3ª-Nacional(c) V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4ª-Académica(f) E(2-2), Xistra, Prejudicados, (0-3), (-2 pontos)
5ª-Paços de Ferreira(f) V(1-2), Marco Ferreira, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
6ª-Beira-Mar(c) V(2-1), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
7ª-Gil Vicente(f) V(0-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
8ª-Guimarães(c) V(3-0), João Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave(f) V(0-1), Bruno Esteves, Nada a assinalar
10ª-Olhanense(c) V(2-0), Rui Silva, Nada a assinalar
11ª-Sporting(f) V(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar
12ª-Marítimo(c) V(4-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
13ª-Estoril(f) V(1-3), Duarte Pacheco, Nada a assinalar
14ª-Corruptos(c) E(2-2), João Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Moreirense(f) V(0-2), Capela, Nada a assinalar
16ª-Braga(f) V(1-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
17ª-Setúbal(c) V(3-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
18ª-Nacional(f) E(2-2), Proença, Prejudicados, (2-4), (-2 pontos)
19ª-Académica(c) V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, Sem influência no resultado
20ª-Paços de Ferreira(c) V(3-0), Capela, Nada a assinalar
21ª-Beira-Mar(f) V(0-1), Manuel Mota, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
22ª-Gil Vicente(c) V(5-0), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
23ª-Guimarães(f) V(4-0), Paulo Baptista, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado

Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
-Marítimo(f) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Gil Vicente(c) V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, (2-2), (+2 pontos)
5ª-Estoril(c) E(2-2), Nuno Almeida, Beneficiados, (2-3), (+1 ponto)
6ª-Corruptos(f) D(2-0), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Académica(c) E(0-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
8ª-Setúbal(f) D(2-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
9ª-Braga(c) V(1-0), Proença, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
10ª-Moreirense(f) E(2-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
11ª-Benfica(c) D(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar
12ª-Nacional(f) E(1-1), Soares Dias, Nada a assinalar
13ª-Paços de Ferreira(c) D(0-1), Rui Silva, Nada a assinalar
14ª-Olhanense(f) V(0-2), Hugo Pacheco, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Beira-Mar(c) V(1-0), Cosme, Nada a assinalar
16ª-Guimarães(c) E(1-1), Xistra, Beneficiados, (1-2), (+1 ponto)
17ª-Rio Ave(f), D(2-1), Capela, Beneficiados, Sem influência no resultado
18ª-Marítimo(c) D(0-1), Duarte Gomes, Nada a assinalar
19ª-Gil Vicente(f) V(2-3), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-4), Sem influência no resultado
20ª-Estoril(f) D(3-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
21ª-Corruptos(c) E(0-0), Paulo Baptista, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
22ª-Académica(f) E(1-1), Hugo Pacheco, Nada a assinalar
23ª-Setubal(c) V(2-1), Marco Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado

Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicados, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicados, Sem influência no resultado
3ª-Olhanense(f) V(2-3), João Ferreira, Nada a assinalar
-Beira-Mar(c) V(4-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
5ª-Rio Ave(f) E(2-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
6ª-Sporting(c) V(2-0), Jorge Sousa, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Estoril(f) V(1-2), Capela, Nada a assinalar
8ª-Marítimo(c) V(5-0), Cosme, Nada a assinalar
9ª-Académica(c) V(2-1), Hugo Pacheco, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
10ª-Braga(f), V(0-2), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Moreirense(c) V(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
12ª-Setúbal(f) V(-3), Proença, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
13ª-Nacional(c) V(1-0), Rui Costa, Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
14ª-Benfica(f) E(2-2), João Ferreira, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Paços de Ferreira(c) V(2-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
16ª-Gil Vicente(c) V(5-0), Paulo Baptista, Beneficiados, Sem influência no resultado
17ª-Guimarães(f) V(0-4), Marco Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
18ª-Olhanense(c) E(1-1), Cosme Machado, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
19ª-Beira-Mar(f) V(0-2), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
20ª-Rio Ave(c) V(2-1), Soares Dias, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
21ª-Sporting(f) E(0-0), Paulo Baptista, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
22ª-Estoril(c) V(2-0), Nuno Almeida, Beneficiados, Sem influência no resultado
23ª-Marítimo(f) E(1-1), João Capela, Beneficiados, Prejudicados, (1-2), (-2 pontos)

Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicados, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
3ª-Paços de Ferreira(f) D(2-0), Pedro Proença, Nada assinalar
4ª-Rio Ave(c), V(4-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
6ª-Olhanense(c), E(4-4), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7ª-Marítimo(f), V(0-2), Benquerença, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
9ª-Sporting(f) D(1-0), Proença, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
10ª-Corrutpos(c) D(0-2), Xistra, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Académica(f) V(1-4), Soares Dias, Nada a assinalar
12ª-Estoril,(c) V(3-0), Nuno Almeida, Beneficiados, (3-1),Sem influência no resultado
13ª-Moreirense(c) V(1-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
14ª-Nacional(f) D(3-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
15ª-Setúbal(c) V(4-1), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
16ª-Benfica(c) D(1-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
17ª-Beira-Mar(f) E(3-3), Hugo Pacheco, Beneficiados, Prejudicados, (4-2), (+1 ponto)
18ª-Paços de Ferreira(c) D(2-3), Paulo Baptista, Nada a assinalar
19ª-Rio Ave(f) E(1-1), João Ferreira, Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
20ª-Guimarães(c) V(3-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
21ª-Olhanense(f) V(0-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
22ª-Marítimo(c) V(2-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
23ª-Gil Vicente(f), V(1-3), Xistra, Nada a assinalar

LINK's
16ªjornada
17ªjornada
18ªjornada
Épocas anteriores:

No "penalty" esteve a diferença

"FC Porto falhou, Benfica não e assim se pode decidir um Campeonato.
Claro que falta muito para o final da prova, mas o Benfica acaba de dar um passo importante com vista ao título, ao triunfar com clareza (4-0) em Guimarães, tirando partido do empate (1-1) do FC Porto no Funchal e, assim, aumentar para quatro o número de pontos de avanço. Para uma luta que vinha a caracterizar-se pelo equilíbrio pontual (e até de golos), esta repentina diferença não deixa de ser significativa, mas ainda não é decisiva. Têm a palavra as próximas rondas.
Com 72 horas e meia (e meia!) de diferença entre o berço do néctar francês e o berço do condado henriquino, o Benfica apresentou-se neste claramente disposto a alcançar o triunfo. O seu 4.1.3.2 não deixava dúvidas, Cardozo e Lima eram as apostas atacantes, bem acolitados por um miolo ofensivo (Gaitán, Perez e Salvio), com Matic mais recuado para as habituais operações de limpeza que o jogo suscitasse. 
Mas o Vitória também trazia propósitos bem definidos e não se pode dizer - antes pelo contrário - que a equipa tenha soçobrado na luta do meio-campo, onde André e Tiago Rodrigues foram oponentes de respeito. Um equilíbrio que dava pretexto às mais variadas conjecturas e que só ruiu já no declinar do 1º tempo, numa meritória abertura de Gaitán a isolar Lima. El Adoua incorreu em "penalty" que Cardozo converteu no 0-1. Estava resolvido meio problema.
A solução completa surgiu na outra página, a 2.ª parte, e bem cedo (61'), com a expulsão de Kanu e o 2º golo, por Garay, tudo de uma assentada. Assim destroçado o Vitória, teve então o Benfica meia hora para descontrair, período que lhe rendeu mais dois golos (Salvio e Rodrigo), possibilitando-lhe um triunfo robusto, perante um adversário, nessa altura (e só aí...) sem capacidade de resposta, muito embora Rui Vitória, com tanta gente no banco para eventuais mudanças de cenário, se tenha ficado por uma única substituição.
Moral da história: triunfo indiscutível mas exagerado do Benfica, por 4-0.
Já no Funchal, o FC Porto não passou no teste com o Marítimo. A equipa não está no seu melhor, algumas unidades estão abaixo do rendimento habitual e, por isso, pouco influentes, casos de James e Fernando, e outras nem sequer estão disponíveis (Moutinho), já para não falar na lesão de Atsu, ao cabo de 10' de jogo. São muitos inconvenientes juntos. Mesmo assim, o FC Porto poderia ter ganho se Jackson, ao contrário de Cardozo, não tivesse desaproveitado uma grande penalidade, numa altura crucial do jogo.
É verdade que a equipa sentiu sempre grandes dificuldades, perante a manobra dos insulares, muito bem no seu meio-campo e na exploração do contra-ataque, contando para isso com o perigoso Heldon, sobretudo ele, mas o FC Porto também não deixou de subscrever as suas oportunidades, obrigando, de resto, o guardião Salin a assumir-se como um dos grandes protagonistas da partida.
Não se pensava, por isso, que os golos de James e Suk, ambos ainda no 1.º tempo, acabassem por ser os únicos da contenda, pois aguardava-se uma categórica reacção dos azuis e brancos após o intervalo. Contudo, o tom descoordenado do FC Porto, se bem que dominador (a maior posse de bola é disso prova) e a argúcia táctica do Marítimo determinaram a divisão de pontos. Para o que contribuíram também (e não pouco) o tal "penalty" falhado e as confusões de Vítor Pereira na hora das mudanças."