Últimas indefectivações

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Lixívia 6

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......11 (-5) = 16
Sporting.....14 (-1) = 15
Corruptos...16 (+4) = 12
Braga.........12 (+2) = 10

Tendo em conta os últimos dias, a melhor expressão para descrever este post, é mesmo 'chover no molhado' !!! Mas quando se diz que a impunidade é total, é porque a impunidade é mesmo total, não é nenhuma figura de expressão, é a crua e pura realidade... Hoje, já nem sequer pejo existe, esta semana as Roubalheiras foram tão grandes, que ninguém as discute, ninguém coloca em causa o fora-de-jogo no golo do Belenenses, ninguém discute o absurdo penalty dos Corruptos, ninguém discute o penalty sobre o Cardozo, os Roubos são à descarada, os ladrões já nem usam mascara, é tudo feito às claras...
Num rápido olhar sobre a classificação Anti-lixívia, somos obrigados a reflectir, sobre o que neste momento deveria estar a acontecer: o Benfica a jogar pouco, com deslocações complicadas, mas a pontuar, concentrado também na Champions, mas com alguma folga nas criticas ao Jesus, devido ao final da época transacta; um Sporting motivado...; e um treinador Corrupto a ser criticado, por tudo e todos, devido às más exibições, aos maus resultados, e com comparações constantes com o antecessor...!!! Mas isso, só no Mundo da Fantasia, onde os árbitros não tinham influência no resultado!!!
O título Mundial do Rui Costa, a vitória no torneio ATP do João Sousa, as eleições, tudo correu bem às lavadeiras do costume... hoje no sorteio da Taça o representante do Benfica, disse: "Toda a gente sabe aquilo que o Benfica pensa sobre o que se tem passado nos últimos tempos. O grupo tem consciência de que pode fazer mais e que tem condições para fazer mais, mas não escondemos que aquilo que se tem passado faz-nos questionar se será possível e se o trabalho é suficiente para alcançar os objectivos.", mas os títulos online, resolveram truncar a declaração, e só relevaram a critica ao rendimento dos jogadores, a referência indirecta, mas óbvia, aos árbitros foi ignorada. Mais uma vez, nada de novo!!!
Reconheço sem qualquer problema que as palavras do presidente no final do jogo, sabem-me a pouco, reconheço que as queixas de treinadores e dirigentes em relação aos árbitros, depois do mal estar feito, não me agradam - reconheço que os outros quando simulam reacções parecidas, na jornada seguinte são imediatamente recompensados, mas isso não acontece connosco!!! - mas também reconheço, que quando não falam, ainda me agradam menos!!!
Agora, quem pensar que trocar o treinador do Benfica - pelo Marco Silva (o treinador da moda) por exemplo -, vai fazer com que o Benfica deixe de perder pontos Roubados, está redondamente enganado... Escrevi aqui, na altura que foi anunciado, o meu desacordo com o apoio a Fernando Gomes... mas reconheço, que independentemente de qualquer apoio Federativo (ou à Liga), o Benfica sozinho, não conseguirá qualquer tipo de credibilização do Futebol Português. Neste momento, o problema já não é uma questão de nomes, ou de leis, ou de Justiça (é inexistente neste País à beira mal plantado), hoje no Futebol existe uma Cultura corrupta generalizada, e quem não 'jogar o jogo' é penalizado. Muitos se têm admirado com os golos em fora-de-jogo dos Lagartos, muitos têm elogiado o Presidente Lagarto, esquecendo-se que muito provavelmente os 'sucessos' arbitrais dos Lagartos estão ligados às 'Malas do Inácio' !!! Especialista à muito tempo, deste tipo de 'cozinhados'!!! Portanto, depois de todas as discussões, opiniões e argumentos, aquilo que os Benfiquistas têm que perguntar é: será que nós queremos ter um 'nosso' Inácio?!!! (esclareço que eu nunca defenderei para o Benfica tal coisa)!!! Todos os outros argumentos, sobre competências e incompetências, dos jogadores, dos treinadores, ou dos dirigentes são histórias da carochinha!!!
A tudo isto temos que juntar o Olibeiredo!!! A guerra da Benfica TV, com a SportvTV, o Nojo, o JN, a RTP informação e afins, vai ter impacto nos resultados desportivos, quem ficar surpreendido com este facto, não conhece o Sistema. Recordo que no início do monopólio do Olibeiredo, existiu uma ténue tentativa de concorrência de outra empresa, numa época, três equipas não assinaram com o Olibeiredo (os jogos eram transmitidos pela SIC), no final da época, as três equipas desceram de Divisão (Leiria, Tirsense... não me recordo da outra!!!)... não creio que a descida de Divisão seja uma possibilidade para nós, mas tudo vai ser feito para nos afastar da Champions, tudo mesmo... à descarada. Afinal de contas a impunidade é total, aliás, os árbitros corruptos além de não serem castigados são inclusivamente recompensados duplamente: com a Fruta e afins, e com carreiras desportivas de grande sucesso, internamente e internacionalmente...!!!

Na Luz, além dos dois lances óbvios: fora-de-jogo no golo do Belenenses, e penalty sobre o Cardozo, a arbitragem no resto do jogo, foi um autêntico manual de como inclinar o campo: lançamentos laterais, pontapés de canto/pontapés de baliza, permissividade disciplinar, anti-jogo premiado... todas as decisões favoráveis ao adversário do Benfica. Mascarou tudo isto com uma daquelas arbitragens de critério largo, mas quando não marcou falta contra o Benfica, foi sempre em zonas 'mortas', sempre que se aproximava das áreas, não perdoava!!! Existem vários critérios para verificar estas inclinações, uma das mais óbvias é as recuperações 'altas', que normalmente apanham os adversários em contra-pé... Jorge Tavares, não falhou uma..!!!
Existe sempre aquele argumento, que os lances são difíceis, que eles não podem acertar sempre, etc... para memória futura, recordo que houve outros lances na área do Belenenses, um sobre o Cardozo na 1.ª parte, e na 2.ª parte, no mesmo minuto, primeiro Diakite e depois Duarte, parece que jogaram a bola com a Mão. As repetições deram razão ao árbitro: sobre o Cardozo não foram conclusivas, mas parece que foi tudo normal; com o Diakete a bola bateu no peito; e o Duarte tinha os braços junto do corpo!!! Portanto nestas 3 jogadas as decisões, foram acertadas, apesar das dificuldades de decidir em directo, sem recurso às repetições... A diferença é que nestas jogadas a boa decisão arbitral, era 'contra' os interesses do Benfica, porque se fosse ao contrário, a decisão tinha sido outra!!!

O Proença esta semana conseguiu aumentar ao seu longo curriculum de palhaçadas pró-Corruptos, mais uma !!! E esta é daquelas, que merecia mais algumas homenagens, tenho a certeza que o Lourenço Pinto não se vai esquecer!!!
Sem recorrer a cábulas, julgo que em toda a sua carreira o corrupto Proença, marcou uma penalidade a favor do Benfica, sobre o Reyes em Coimbra (descarada diga-se), curiosamente (ou não), com os Corruptos, a lista parece interminável, e quase sempre inexistentes, deve ser coincidência!!!

Os Lagartos em Braga, quando pareciam que iam perder, num segundo, tudo mudou, com a lesão e a expulsão dos dois Centrais do Braga... e no final da partida o Eduardo deu um empurrãozinho!!! Na rádio ouvi o Juju pedir uma falta no 2.º golo do Sporting, mas não ela não existiu!!! A expulsão do Santos é justa, isto apesar do 'teatro' do Montero... Tenho que deixar uma nota para o fiscal-de-linha que anulou um golo ao Montero por fora-de-jogo, uma raridade!!!

PS: Uma nota para um amigo meu, sócio do Benfica, colega de Red Pass e também sócio do Santa Clara. A caminho da Luz, fomos ouvindo na rádio as informações vindas de Gaia sobre o jogo Corruptos B - Santa Clara, fomos 'descodificando' as palavras do jornaleiro, e quando vimos os lances na televisão, chegámos à conclusão que acertámos em todas as nossas especulações. Também não é novidade, os Corruptos B também costumam receber este tipo de 'apoios', alguns até mais escandalosos que os A's!!! Este fim-de-semana acabou por ser um fartote, nos A's e nos B's, é o que se pode apelidar de consistência!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
2.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), E(1-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-2), (-2 pontos)
4.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-1), Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Guimarães(f), V(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
6.ª-Belenense(c), E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, (2-0), (-2 pontos)

Sporting
1.ª-Arouca(c), V(4-1), Rui Costa, Nada a assinalar
2.ª-Académica(f), V(0-4), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Benfica(c), E(1-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (0-2), (+1 pontos)
4.ª-Olhanense(f), V(0-2), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
5.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
6.ª-Braga(f), V(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Setúbal(f), V(1-3), João Capela, Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Marítimo(c), V(3-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
4.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Hugo Pacheco, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
5.ª-Estoril(f), E(2-2), Rui Silva, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Guimarães(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)

Braga
1.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Bruno Paixão, Nada a assinalar
2.ª-Belenenses(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Gil Vicente(f), D(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Estoril(c), V(3-2), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Arouca(f), V(0-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
6.ª-Sporting(c), D(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores:

Traídos por auto-golo !!!

Benfica B 1 - 2 Moreirense

Má primeira parte, o Moreirense dominou o meio-campo, com o Linfelof muito sozinho... Ainda por cima sofremos um golo logo no início, totalmente desnecessário, num canto, onde o Bruno Varela foi anjinho!!!
Entrámos a todo o gás na 2.ª parte, empatámos, tivemos oportunidades para marcar o 2.º, mas com as substituições o Moreirense voltou ao comando do jogo, a entrada do Uros Matic pecou por tardia... Numa jogada, onde o Fábio Cardoso, sofre duas faltas consecutivas - 1.ª jogo perigoso do adversário que teve uma entrada à Karaté; 2.ª agarrão com os dois braços!!! - o árbitro, resolve marcar a 3.ª falta, esta feita pelo nosso Central !!! Livre marcado, e auto-golo do Cavaleiro !!! E jogo decidido, até porque a experiência do Moreirense com vários jogadores com experiência de 1.ª Divisão, com os truques do costume, foi queimando o tempo.
O Hélder elogiou o adversário no final da partida, com alguma razão. Mas creio que as trocas de bola do Moreirense, e os perigosos contra-ataques que sofremos, deveram-se muito, ao nosso meio-campo defensivamente macio...
Sem o Funes Mori, e enquanto o Rui Fonte não recuperar, não temos um ponta-de-lança de referência, hoje o adaptado foi o Lolo...!!! Uma nota para a falta de cabeça fria do Fábio Cardoso, se no lance do auto-golo, tem alguma desculpa pelas faltas que sofreu... logo a seguir fez várias faltas muito pouco inteligentes...!!!
O Bernardo continua a evoluir, para mim o melhor em campo, bem secundado pelo Cavaleiro e o Cancelo - apesar de continuar a agarrar-se à bola em demasia...!!!

PS: Hoje foi dia de sorteio da Taça de Portugal, ao Benfica calhou uma deslocação a Cinfães, da ex-2.ªB, equipa treinada pelo nosso ex-central João Manuel Pinto. O jogo será disputado depois de uma interrupção dos Campeonatos por causa das Selecções, e antes da recepção ao Olympiakos para a Champions. Calendário complicado... antevejo a utilização de alguns jogadores menos utilizados, mas é preciso algum cuidado, estes jogos fora de casa, podem ser armadilhas, onde a descompressão pode ser fatal.

Jesus e o excesso de zelo

"Quem me lê já há alguns anos sabe que estou sempre do lado da polícia quando a opção que se põe é entre a ordem e a desordem públicas. E nos últimos tempos, talvez por ser fã da série “Cops”, ganhei ainda maior admiração pelo trabalho daqueles que defendem o primado da lei e zelam pela tranquilidade dos cidadãos. Apesar da gritante escassez de meios com que os nossos agentes se debatem – e até os norte-americanos, pode parecer mentira mas é verdade.
Acontece que vivi o suficiente no período anterior ao 25 de Abril para entender que o uso da força só é aceitável se for feito na proporção justificada pelas situações. O que quer dizer que já não sou a favor das cargas de pancadaria dirigidas não a baderneiros ou rufias profissionais mas a pessoas que se manifestam sem violência e por motivos razoáveis. E menos compreendo que para se imobilizar um adepto que entra indevidamente no terreno de jogo para festejar um golo, uma vitória ou um título lhe caiam em cima meia dúzia de “armários”, que o tratam como o mais perigoso dos criminosos.
Creio que terá sido o que passou pela cabeça de Jorge Jesus, em Guimarães, quando viu o excesso de zelo e a desnecessária agressividade que estavam a ser colocados na detenção de um benfiquista que pretendia apenas ficar com uma camisola. Exagerou, é verdade, mas não agrediu. Tentou simplesmente afastar, sem contenção embora, os braços dos agentes que dominavam o homem à bruta. Crime de agressão? Acusação absurda que juiz algum no Mundo ratificará. Crime de desobediência, certamente. Atitude reprovável, sem dúvida. Mas nada mais do que isso, pelo que se exige que tanto a justiça desportiva como a civil actuem agora com a conta, o peso e a medida que por vezes falta à PSP.
Uma breve referência ao triste incidente do Estoril, que envolveu dirigentes do FC Porto e o presidente da Associação de Futebol de Lisboa. Se alguém agrediu alguém, deverá pagar por isso, mas eu, depois de ouvir o discurso de “repúdio” de Nuno Lobo, durante uma jantarada, sinto-me esclarecido. A necessidade de auto-afirmação leva certas pessoas a perderem a noção do ridículo."