Nacional 0 - 1 Benfica
Tendo como objectivo conquistar a nossa 5.ª Taça da Liga, hoje, na Choupana, o mais importante era não perder. Pessoalmente, sabendo que em caso de qualificação para as Meias-finais vamos jogar fora, no Alvalixo ou no Dragay - muito provavelmente... -, tudo isto no super-carregado mês de Fevereiro - com PAOK e Tottenham se tudo correr bem... além dos Quartos-de-final da Taça de Portugal -, nem me 'importava' com uma não qualificação, mas com a vitória desta noite, será quase impossível este cenário não acontecer...!!!
Aos lesionados, por opção, juntámos mais alguns titulares na lista de ausentes - Luisão, Matic, Maxi... -, mesmo assim, mais uma vez sem deslumbrar, vencemos. Com alguma sorte no golo, é verdade, mas sem que o Nacional - recente 'carrasco' dos Corruptos e dos Lagartos, relembro isto, porque tenho a certeza que nas próximas horas e dias vamos ouvir e ler a habitual campanha de desvalorização do nosso adversário...!!! -, a jogar na máxima força, tivesse criado muitos problemas, com excepção a uma boa defesa do Oblak e uma bola no poste, numa jogada onde cometemos vários erros: mau passe do Sulejmani; Siqueira não tem que subir naquele momento do jogo; Fejsa não consegue 'matar' a jogada, fazendo falta; e o Jardel deixou-se antecipar...!!!
Começamos bem, fomos perdendo gás, permitimos alguns 'contra' perigosos. Voltámos a estar por cima, marcámos, e voltámos a recuar. Mesmo assim fechámos a 1.ª parte com 60% de posse de bola. No 2.º tempo optámos por uma postura mais recuada, o Nacional acreditou, aumentou a agressividade, o Xistra recorreu à velha estratégia de estar vários minutos consecutivos sem marcar uma única falta a nosso favor (além da impunidade disciplinar aos Madeirenses...), mas com a entrada do Rúben Amorim, voltámos a ter controle do meio-campo, e depois de uma longa ausência, voltámos a aproximar da baliza adversária, com alguns remates...
A única surpresa da noite terá sido a aposta do Nico atrás do Lima, uma estratégia muitas vezes reclamada pelos adeptos, mas pouco utilizada pelo Jesus. Com o Matic na equipa, o Enzo pode perfeitamente fazer aquele papel, como fez com o PSG na Luz.
Ninguém merece especial referência, dos menos utilizados, apesar do erro na jogada da bola ao poste, gostei do Jardel... O Lima continua inconsequente; o Markovic continua ingénuo!!! O Nico esteve nas suas sete quintas, se fosse ele a decidir era ali que jogava sempre!!! O Sílvio dá-se melhor na esquerda, o Siqueira entrou com a vontade toda, se calhar demasiada, pois parecia um extremo...!!!