Últimas indefectivações

domingo, 4 de novembro de 2012

Pleno histórico...!!!


Benfica 68 - 53 Académica
17-11, 15-19, 21-11, 15-12

Até ao intervalo a Académica ainda sonhou, mas depois do descanso não demos hipótese  com a inspiração do Franklin nos triplos e do Betinho nos afundanços, vencemos categoricamente a 10ª Supertaça de Basket para o curriculum do Sport Lisboa e Benfica.
Voltámos a demonstrar dificuldades no ataque, à defesa à zona do adversário, algo que deve ser rectificado, já que é bastante provável que vamos encontrar muitas defesas à zona durante a época, tendo em conta a nossa superioridade no jogo interior, é normal que os treinadores adversários apostem na zona... não podemos querer resolver estas situações sempre com os triplos. Bola dentro, bola fora, passes sem dribles, e depois a penetração, ou o triplo no final do tempo de ataque, pegar na bola e lançar à primeira, normalmente dá mau resultado...

Este Benfica esta época será sempre favorito, em todos os jogos, tem a obrigação de os vencer. Os adversários vão lutar com tudo, sempre. Em alguns jogos já foi notório que não será fácil manter a motivação, este Benfica vai cometer erros, e até poderá perder, um, ou outro jogo, agora espero que quando isso aconteçer seja mérito do adversário e demérito do Benfica. Digo isto, porque hoje mais uma vez assistimos a uma arbitragem quase sobrenatural!!! Eu sei que existe uma tendência natural nestes jogos - desequilibrados - dos árbitros tentarem equilibrar as coisas, como se tivessem com pena dos coitadinhos!!! Mas como nós sabemos o que a casa gasta, não podemos ficar descansados... As faltas técnicas ofensivas marcadas ao ataque do Benfica,  e o critério nos contactos defensivos, foi absurdo. Com uma arbitragem equilibrada, o jogo teria ficado decidido bem cedo, mesmo com o Benfica a cometer alguns erros, a emoção teria sido menor, mas não faz parte das responsabilidades dos árbitros equilibrar as partidas...!!!

Provavelmente a estatística mais impressionante nesta vitória, são as 5 Supertaças, este ano, nas 5 principais modalidades de Pavilhão, creio ser a primeira vez que tal coisa acontece em Portugal... Se juntarmos as vitórias no Atletismo, podemos afirmar sem falsas modéstias, que o Benfica actualmente domina claramente as modalidades mais importantes em Portugal... Haverá sempre aqueles que vão defender que isto aconteceu devido ao desinvestimento dos nossos adversários, a azia tem destas coisas!!! Se o Benfica manteve - ou até aumentou o investimento nas modalidades -, isso deve-se exclusivamente à competência da Direcção, e à militância dos adeptos, o Benfica não vive à custa de subsídios públicos, nem mecenas regionais, os sócios do Benfica são o suporte financeiro das modalidades do Benfica, o mérito do Clube nestes conquistas é total... 

Sem abébias !!!


Benfica 3 - 0 Guimarães
25-19, 25-20, 25-15

Mais um triunfo, e no segundo dia consecutivo - em modalidades diferentes -, nova vitória por 3-0 ao Vitória de Guimarães!!!

Perder, mas deixar mais sinais positivos do que o adversário...


Benfica B 1 - 3 Sporting B

Não segui o jogo com atenção, mas daquilo que me apercebi - e tendo em conta as crónicas ao jogo -, tivemos o Benfica a assumir o jogo, e o adversário a jogar como qualquer equipa pequena, a apostar tudo no erro contrário... Como já comentei aqui antes, o Benfica B sem o André Almeida, sem o André Gomes - nos A's -, e com o Luciano castigado, fica mais fragilizado...
O objectivo das equipas B's é formar jogadores para os A's, algo que esta equipa do Benfica está a fazer - hoje jogámos com 4 Juniores -, e para isso temos que assumir os jogos, não é fazendo anti-jogo que os jogadores evoluem...
Como não vi o jogo todo, não deveria comentar o apitador - Hugo Pacheco -, mas parece que tivemos mais uma arbitragem 'frutada'!!! Aliás estes Lagartos B's tem sido levados ao colo desde da primeira jornada, só assim se explica a classificação, seria interessante comparar as estatísticas dos penalty's das duas equipas!!! Ainda por cima na semana onde os Corruptos B, voltaram a pontuar às custas do 'apito'!!!

A fórmula do sucesso

Considerações optmistas sobre a promessa de Vieira de 3+1+50.

Nós, os benfiquistas, vamos estar neste fim-de-semana muito atentos ao basquetebol. E os que não são benfiquistas, também. É certo que há uma jornada da Liga de futebol e o futebol é o desporto-rei, nada mais conta, nada mais consegue despertar o interesse das massas e dos noticiários para além do velho e fiável pontapé na bola. Mas este fim-de-semana vai ser diferente porque se dá início a um campeonato retórico especial, uma competição com quem ninguém sonhava e que vem abrilhantar as nossas discussões e, adivinha-se, dar asas a sonhos ou a pesadelos, conforme se posicionem os afectos da multidão.
O culpado desta novidade que promete animar a malta é Luís Filipe Vieira que na sexta-feira passada foi reeleito presidente do Benfica para os próximos quatro anos. Vieira prometeu aos benfiquistas 3 campeonatos de futebol, 1 final europeia de futebol e 50 títulos nas modalidades no espaço de uma olimpíada. Não precisaria de puxar desta fórmula de 3+1+50 para ganhar de largo as eleições a Rui Rangel porque o conservadorismo dos sócios do clube (na ressaca de tumultos passados) somado ao anúncio do fim da ligação com a Olivedesportos, para isso bastavam. Concluiu-se que Luís Filipe Vieira acredita convictamente que o seu Benfica vai recuperar em 4 anos a hegemonia perdida para o FC Porto nos primeiros 10 anos do seu consulado na Luz.
Será esse, portanto, o objectivo número 1 deste mandato de Luís Filipe Vieira como presidente do Benfica: o sucesso desportivo. Se o atingir, Vieira pode-se dar por feliz e os adeptos do Benfica também. Se ficar longe, o presidente do Benfica, que não é tolo, sabe bem o que terá de ouvir dos seus adversários externos e também dos seus adversários internos por se ter posto a jeito para remoques. Acreditemos, portanto, que tudo vai correr pelo melhor.
Comecemos já a fazer contas porque há muita coisa a conquistar em pouco tempo. E é, precisamente, por não haver tempo a perder que todos os benfiquistas (e os seus adversários) estão com os olhos postos na final da Supertaça de basquetebol que se disputa no domingo, em Almada, entre o Benfica e a Académica de Coimbra. É que já conta para os 3+1+50. E em caso de vitória ficamos com 3+1+49 o que sempre é um começo.
ERRAR É HUMANO
Um onze verdadeiramente imbatível
Correm serenos os dias da arbitragem. Em primeiro lugar porque o campeonato esteve interrompido durante duas semanas o que é uma grande ajuda. Em segundo lugar porque na jornada do último fim-de-semana, os resultados foram aquilo que se podem considerar “normais”. Os três da frente ganharam os seus respectivos jogos – que, à partida não eram nada fáceis – e o Sporting interrompeu uma série absurda de derrotas com um empate frente à Académica num jogo não menos absurdo. Tudo normal, portanto.
A única coisa que falhou no fim-de-semana foi a celebrada “ironia do costume” do presidente do FC Porto que festejou no fim do jogo com o Estoril o seu milésimo jogo na condição de líder do clube. Vieram jornalistas perguntar-lhe, muito a propósito, quem elegeria para o seu “onze” ideal ao cabo de tantos anos em funções e Pinto da Costa, sem grande esforço, lá desfiou boas memórias… Vítor Baía, na baliza, João Pinto a defesa-direito, etc…. Foi um exercício curioso de se ver mas ficou aquém da reputação de humorista do presidente do FC Porto. Giro, giro era se Pinto da Costa tivesse começado assim: Calheiros na baliza, Garrido a lateral-direito, Martins dos Santos e Augusto Duarte a centrais, etc…, etc…. Isso sim, isso é que era humor e fair-play.
POSITIVO
Golos de cá
De uma assentada, o Benfica livrou-se da fama de não ter marcadores de golos com cartão de cidadão da nossa república. Em Barcelos, Luisinho e André Gomes quebraram o enguiço patriótico.
Éder bomba
Início de época de sonha para Éder que o Braga foi buscar a Coimbra depois de ter vendido Lima ao Benfica. Para além de ter chegado à selecção, Éder, com 6 golos, lidera a tabela dos goleadores a par de Jackson Martínez.
NEGATIVO 
Lopes aflito
Nem ao pior inimigo se deseja aquilo por que Godinho Lopes está a passar neste seu mandato como presidente do Sporting, um desastre consumado do ponto de vista desportivo e político.
PÉROLA
“As pessoas é que pensam que entra o António, sai o Joaquim e pronto.”: JORGE JESUS
A análise do treinador do Benfica às prestações de Luisinho e de Ola John em Barcelos deixou muito boa gente perplexa. É sabido que Jesus não usa rodeios quando quer fazer passar uma mensagem mas no rescaldo da vitória sobre o Gil Vicente esteve particularmente inspirado."

3 golos, 3 pontos. Parece que é a receita!!!


Benfica 3 - 0 Guimarães

Vitória indiscutível, num jogo de um sentido só... mas com o Benfica a demonstrar um estranho sintoma!!! Muitas vezes as equipas parecem que têm medo em rematar, e depois complicam o fácil, esta noite, principalmente na 1ª parte, o Benfica demonstrou um estranho receio, em cruzar a bola para a área!!! Sendo que o Salvio foi um dos principais culpados, complicando sempre que possível!!! E quando a bola foi para a área, sem grandes 'reviengas', foi golo!!!

Se o Maxi tem subido de forma, o Salvio para mim tem vindo a baixar de rendimento... os Centrais tiveram bem, o Matic voltou a fazer um excelente jogo, o Carlos Martins estava a ser um dos jogadores mais esclarecidos em campo... O Cardozo e o Lima estão a entender-se muito bem, sendo que o Lima quando sai da zona da finalização, perde eficiência na definição das jogadas. O Luisinho mostrou hoje as suas qualidades e as suas insuficiências, teve 3 erros graves, que só não foram mais notórios porque o Artur 'salvou-o'!!! O Ola John esteve nos 3 golos, mesmo assim voltou a levar o Jesus ao 'limite', quando denota medo nas disputas de bola... melhorou na 2ª parte, quando ficou mais solto, e apareceu em zonas diferentes - quando o Luisinho sobe, o Ola deve sair da linha, e ocupar a 'meia', ou vice-versa... tal como acontece com o Maxi e o Salvio no outro lado -, mas os arranques, e os passes não enganam - bola sempre redondinha: à Barça!!! -, tem tudo para ser um grande jogador... O André Gomes teve hoje os seus primeiros minutos na Luz, tem muita qualidade, mas falta-lhe velocidade na tomada de decisões, antes de receber a bola tem que saber o que vai fazer, na zona onde joga não pode perder a bola... O Bruno César voltou a entrar mal, é verdade que o ano passado o Bruno rendeu mais, jogando na Direita, quando jogou na esquerda ou no meio, nunca convenceu, e este ano com o Salvio na equipa tem sido obrigado a jogar 'longe' da sua melhor posição, mas tem que demonstrar mais empenho... O Nico entrou para o Circo, espero que na Quarta, na Champions, tenha a cabeça no sítio, como é habitual nos jogos Europeus!!!

PS: Sem o Matic - amarelo absurdo em Moscovo -, na Quarta com o Spartak, eu apostava no André Almeida, acho que uma dupla André Gomes, Enzo é muito 'soft'!!! O Almeida é mais agressivo do que o Gomes, e está rotinado a jogar a '6'...

Adenda: Não gosto, e nunca gostei dos Olés (!!!), acho que são uma falta de respeito... Mas ontem na Luz, aconteceu uma rara excepção!!! Para quem não esteve no Estádio pode não se ter apercebido, mas os Olés não foram para os jogadores do Vitória, os Olés tiveram como destinatários os Animais que ontem estiveram na Jaula!!! Que a perder 3-0, e com o Benfica a jogar com menos 1, resolveram começar a entoar cânticos ofensivos ao Benfica...!!!

Vitória em Gaia


Gulpilhares 2 - 7 Benfica

Começamos a perder, mas até acabou por ser um jogo bem controlado...

Amanhã temos mais uma partida...


Benfica 3 - 0 Vilacondense
25-19, 25-16, 25-17

Estou a gostar dos nossos jogos, em relação à época anterior, noto uma maior rotação do plantel, algo que poderá ser muito importante na parte decisiva desta época... Amanhã temos jogo com o Guimarães. Só estranho a hora da partida, já que temos a equipa B, e o Basket a jogar ao mesmo tempo...!!!