Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fortuna(II): a parte triste

"O SLB era o convidado para a apresentação do Fortuna, que há muitos anos não competia na Bundesliga. Num jogo amigável, como sói dizer-se. Estádio cheio e com muitos emigrantes transportando a paixão do seu Benfica.
Mas a festa acabou tristemente desamigável... numa organização confrangedoramente amadorística na austera Alemanha. Um trio de arbitragem (?) vindo dos confins de divisões secundárias e um 4.º árbitro invisível.
O jogo ia sonolento quando J. Garcia resolve não ser assim tão amigável quanto o jogo. Maxi e C. Martins cercam o árbitro para evitar a inevitabilidade da expulsão. A insustentável leveza de Luisão, o capitão, esbarra no juiz em vez de esbarrar nos colegas. Assiste-se, depois, a uma excessiva, insensata e indecifrável emotividade. O alemão desmaia (?) com o sopro, num momento patético de medo e incompetência, quiça os minutos de glória do queixinhas por tão imaginativa brutal agressão! Mas também jogadores, técnicos e dirigentes se riem ostensivamente e falam, em surdina, com a mão na boca. Um dos mais efusivos era A. Carraça que era suposto lá estar para liderar e alertar que aquilo não era nem turismo nem circo.
Profissionais qualificados acabaram por dar uma imagem demasiado ligeira do clube que lhes paga  principescamente. A história e o prestígio do Benfica não podem sujeitar-se a estes dislates infantis.
Não houve alminha que o envergasse para além da frivolidade de uns minutos tornados lúdicos e que correm o risco de virar pesadelo. E, até agora, não se ouviu uma palavra da Direcção. Apenas a ironia intragável e pseudo ético vinda do contumaz clube rival."

Bagão Félix, in A Bola

PS1: Antes que alguém pergunte, informo: decide, hoje, não publicar a coluna da Leonor Pinhão n'A Bola desta semana. Já o tinha afirmado antes, que só publicaria colunas de opinião com qual estivesse de acordo, pelos menos em parte... Hoje concordo com algumas ideias, mas discordo na sua essência... A Leonor como é óbvio tem direito à sua opinião - eu também -, na próxima semana se assim for o caso voltarei a publicar as suas opiniões, mas hoje, não...
Podem até achar que existe pouca diferença entre a opinião do Bagão e a opinião da Leonor. A diferença é realmente 'pequena', mas existe!!! O Bagão critica os 'risinhos', o Bagão critica a 'liderença' do Carraça, algo que eu partilho... agora o Bagão não extrapola este caso, para uma dissertação sobre o nível de Benfiquismo da Direcção do Benfica, algo que a Leonor faz. Como na Gloriosesfera também não gosto de discussões tipo: 'o meu Benfiquismo é melhor que o teu', neste caso também não aceito o argumento.

PS2: Ainda sobre o caso Luisão. Acho curioso que a descomunicação social Portuguesa sempre que tenta explicar a potencial penalização do Capitão do Benfica, mostra somente os castigos nas molduras da Agressão, ou da Tentativa de Agressão!!! Parece que os regulamentos não têm penalizações, por exemplo: para comportamento incorrecto...!!!

Viva à Democracia !!!

Nos últimos dias alguns blog's voltaram a escrever sobre o velho e já estafado tema do Benfica ser o Clube do Regime. É uma discussão que já cansa, mas nós Benfiquistas temos a obrigação de nunca deixar sem resposta os ignorantes que defendem a tal teoria tresloucada... Como os argumentos são quase sempre os mesmos, aqui no blog, não tenho insistido... Apesar de pessoalmente - recorrentemente -, entrar em dialogo intenso sobre o tema!!!
Hoje no Blog de Leste, encontrei um texto que não conhecia, publicado pelo Editor69, aqui fica:
"Locais privilegiados de difusão de propaganda foram também as salas de cinema, onde a projecção de documentários sobre a guerra provocava reacções entre os espectadores, que, perante a omnipresença da PVDE [antecessora da PIDE], arranjavam meios subtis de expressão. O refugiado político Karl Retzlaw, que chegou a Portugal no Verão de 1940, relatou uma ida ao cinema, contando que, à entrada e dentro da sala, estavam polícias, prontos a intervir, caso surgissem manifestações do público. Numa ocasião, quando Hitler surgiu no écran, o público começou a arrastar os pés, quando surgiu Mussolini, os espectadores tossiram, e quando apareceram os monarcas ingleses, gritaram em uníssono: «Viva o Benfica!», identificando o popular clube de futebol com a Inglaterra.”
Irene Flunser Pimentel, in "As Vítimas de Salazar"."

O Parlamentarismo Inglês sempre foi considerado a origem da Democracia Moderna, o símbolo da alternância livre e democrática, daí o grito: 'Viva o Benfica'!!!
O revisionismo histórico é uma praga das sociedades, sempre foi, e apesar de supostamente as populações estarem mais esclarecidas, continua a ser... até porque apesar da massificação da educação, não acho que a população esteja mais 'alerta'!!! Bem pelo contrário, a manipulação das massas é cada vez mais fácil, os instrumentos para o fazer estão ao alcance de todos...
Afimar que o Benfica era o Clube do Regime Salazarista, é a mesma coisa, que afirmar: que o Hitler foi o maior defensor dos Judeus durante a II Guerra Mundial; que o Apartheid foi instituído para a defesa da população negra na África do Sul; que o Real Madrid é o maior Clube em Barcelona...!!!!
O mais incrível, é que existem almas, algumas com 'canudos' - devem ser 'primos' do Relvas!!! - que realmente acreditam nessa história...!!! Aqui está a prova, provada, na 'minha' teoria da desevolução intelectual da população em geral!!!!