Últimas indefectivações

segunda-feira, 5 de junho de 2017

O início das preocupações...!!!

Como prometido, aqui está a minha avaliação do defeso.
Recordo-me com alguma saudade, de escrever muitos gatafunhos nas margens dos meus cadernos de escola, mas quando chegávamos às últimas semanas de aulas, em Junho... lá vinha a minha obsessão compulsiva ao de cima: construindo o futuro plantel do Benfica, baseando-me nos rumores da silly season...!!! Era um exercício engraçado, que normalmente, deixava-me sempre desiludido, já que os tais rumores, muitas vezes não se concretizavam!!!

Ainda existem muitas variáveis, para se fazer uma análise completa, até agora só o Ederson foi vendido, apesar das notícias insistentes sobre o Lindelof e o Semedo...!!! Sendo que neste defeso, é muito provável, que o Benfica receba propostas concretas, para praticamente todos os jogadores do plantel: ou dos grandes Clubes Europeus, ou do mercado Chinês, mais focado em jogadores experientes...!!!
Acreditando em todas as notícias, será fácil chegar à conclusão que vamos vender todos... e 'dificilmente' teremos 11 jogadores, para fazer uma equipa, no primeiro jogo oficial de 2017/18!!! Passando por cima do óbvio exagero, como um mero sócio, só posso depositar as minhas esperanças, na capacidade de 'resistência' do nosso Presidente, às 'tentações' do mercado... Compreendo, a necessidade de baixar a dívida financeira, tem que ser uma prioridade... mas não podemos esquecer que na próxima época, só o 1.º classificado tem lugar assegurado na Champions... e se os Corruptos, vão baixar o orçamento, seguramente! No outro lado da 2.ª Circular, o 'saco' não tem fundo... os 'milhões' roubados vão continuar a 'cair'... as pressões sobre o CA e o CD vão continuar, vão até muito provavelmente intensificar-se...!!!
Por tudo isto, é preciso ter muito cuidado na construção do plantel do Benfica para a próxima época... até porque às vezes, as vitórias, podem esbater as debilidades próprias! O Benfica tem ganho quase sempre nos últimos anos, mas isso não quer dizer que tudo está bem... e que não temos fraquezas! Os Campeonatos começam-se a ganhar na pré-época!

Sendo que no meio destas 'conversas' de defeso, houve uma que me assustou!!! E foi uma afirmação do nosso treinador!!!!
Rui Vitória, abriu a possibilidade de alterar o nosso Modelo de jogo! Nos Fóruns começou-se logo a especular, que ele estaria a falar de uma alteração para um 433...
Repito aquilo que já escrevi 'milhares' de vezes: o Benfica tem que jogar sempre com 2 avançados. O Modelo do Benfica tem que ter 2 avançados!!! Poderá existir um Plano B, para alguns jogos da Champions, ou para os jogos mais complicados do Tugão, onde seja necessário reforçar o meio-campo, mas o Plano A, tem que ter 2 avançados... A 'facilidade' como o Benfica joga com 2 avançados, tem sido uma das grandes 'diferenças' tácticas, em relação aos nossos principais adversários... Em 90% dos nossos jogos, o 442 é de longe o Modelo ideal...!!!
Agora, a existir uma alteração de Modelo, é óbvio que é no 'defeso' que essa opção deverá ser tomada, para que o plantel seja construído nesse pressuposto... Mas muito sinceramente, espero que estas palavras do nosso treinador tenham sido só para 'enganar' e confundir os nossos adversários!!!

Outra preocupação que tenho tem a ver com o perfil de contratações dos últimos anos:
- a questão física: o Benfica nas últimas épocas tem 'baixado' a média de alturas!!! Pode parecer um problema secundário... mas de facto, muitos jogos, são decididos, no combate, na capacidade física, no músculo, então contra o Benfica, quantos jogos se transformam em batalhas campais... com 'malas' à espreita... e com os apitadeiros a deixarem 'jogar'!!! O nosso anterior treinador, tinha uma obsessão por jogadores altos e fortes!!! Como em tudo na vida, é preciso equilíbrio, nem tanto ao mar, nem tanto à terra...
- a questão da experiência: o Jonas e o Mitro foram as últimas contratações de jogadores experientes, internacionais, e com minutos em Ligas competitivas (e agora o Seferovic), todas as outras contratações nas últimas épocas, têm sido jovens, com pouca experiência... A aposta na juventude, para potenciar e mais tarde vender é a mais acertada, mas para isso acontecer, o 'onze' titular tem que ter um misto de juventude e experiência. Veteranos como o Luisão são essenciais... e com os nossos veteranos estão cada vez mais veteranos, e com os nossos melhores jovens a serem vendidos, também é necessário contratar jogadores com alguma experiência, como por exemplo: Aimar, Saviola, Garay... não se pode contratar este tipo de jogadores todos os anos, mas temos que estar atentos a este tipo de negócios...!!!

Guarda-redes
Muito se tem falado do André Moreira e do Joel Pereira, como substitutos do Ederson. Para mim, é curto, muito curto... Primeiro: duvido que o Júlio César consiga fazer uma época inteira sem lesões...; e mesmo com um Júlio em forma, neste momento, precisamos de mais...!!! O 'Imperador' neste momento é mais uma voz de comando no balneário, não ficaria 'chateado' se o rumor de mudança para o Flamengo fosse verdadeiro...!!!
Com a defesa do Benfica a jogar 'alto', com alguns veteranos na 'linha' defensiva, é essencial que o nosso futuro guarda-redes saiba jogar como 'libero', tal como o Ederson fazia...
E nenhum destes 3 guarda-redes me dão essa garantia!!! Sendo que as boas indicações do André e do  Joel foram em equipas que jogaram com o bloco 'baixo', algo bastante diferente do Benfica!
Os dois 'miúdos', têm pouca experiência, fizeram ambos 'meia-época' na I Divisão, o André no União da Madeira e o Joel no Belenenses... da mesma geração o Bruno Varela já tem mais experiência de I Divisão!!! O Ederson teve 3 anos no Rio Ave... sendo titular indiscutível na última...
Entre os vários rumores da silly season, falou-se do Allison (titular da Selecção) e do Rafael Cabral, ambos brasileiros, que são 2.º opção em clubes Italianos... Não sei se existe alguma veracidade nestas notícias, mas eu defendo que o Benfica precisa de contratar um guarda-redes de qualidade e com experiência, para ser titular...

Defesas-Centrais
Esta será a posição onde o Benfica tem mais profundidade na Formação!!! O Rúben Dias e o Kalaica estão à 'espera' de oportunidade... até o próprio Alex Pinto contratado hoje, poderá ter condições de adaptar-se a esta posição tal como o Lindelof fez... Além disso ainda existe o Ferro e o ainda Juvenil Pedro Álvaro...!!!
O Luisão e o Jardel vão continuar... o Lisandro não sei (eu vendia), o Lindelof provavelmente vai ser vendido!
A dúvida principal está na recuperação do Jardel! Com um Jardel 'normal', a saída do Lindelof, está 'tapada'... mas após um ano repleto de lesões, não sei... Além disso existe o 'problema' da veterania do Luisão: o nosso capitão tem sido 'teimoso', e tem adiado a 'retirada', mas mais tarde ao mais cedo, é inevitável... A questão da velocidade do Luisão, já este ano teve muito impacto na forma como a equipa defendeu... 'recuando' a linha defensiva, 'oferecendo' muita espaço, entre-linhas em vários jogos... Onde o Luisão continua 'imperial' é no jogo aéreo: continua a ser, e irá continuar a ser, o nosso melhor jogador a defender Cantos ou Livres Laterais...
Não acredito que a Direcção vá contratar um Central novo, mas vamos ver se os jovens, vão ser aposta...

Defesa-Direito
Aqui temos uma das questões mais complicados (ou não!!!). Se o Nélson ficar, tudo ficará resolvido... e com o Benfica a pedir 50 milhões, se calhar vai mesmo ficar!!!
Mas se o Nélson sair, a substituição pode ser complicada: para mim o Buta e o Alex Pinto podem ser a melhor opção... Aparentemente a Direcção acredita no Pedro Pereira, mas eu não acredito!!!
O Buta foi um dos melhores jogadores da equipa B este ano... mas chegou à Final Four da UEFA Youth League lesionado, jogou ('perdeu' o Mundial...) e acabou por deixar uma má imagem (e normalmente é a última imagem que conta...!!!). Mesmo assim, parece-me a opção mais provável...
O André Almeida, será sempre uma opção para 'tapar buracos', como titular é curto...

Defesa-Esquerdo
A lesão do Grimaldo 'arrefeceu' o mercado... ainda bem!!! A única dúvida nesta posição, está na renovação ou não do Eliseu!
O Hermes treinou desde Janeiro com o plantel principal, fez dois jogos na equipa B, e jogou fora de posição na última jornada no Bessa...!!! A minha dúvida em relação ao Hermes é a capacidade de posicionamento defensivo... algo completamente novo para o brasileiro!
Pessoalmente, renovava com o Eliseu... e ficava à espera que o Hermes provasse ser opção...
O Yuri Ribeiro, tem qualidade, mas precisa de ser 'rodado' numa equipa de I Divisão...

Trincos
Fejsa é para contrato vitalício.
Mas com os problemas físicos do Sérvio, o Samaris é uma opção ideal: bom jogador, bom companheiro, e mesmo não sendo primeira opção, não fica chateado... pelo menos, publicamente!
Com o Pêpê e o Florentino a 'crescer', creio que esta posição está garantida... sendo que para mim, o Pêpê ficava no plantel na próxima época!

Médio '8'
A última entrevista do Pizzi é esclarecedora. O nosso transmontano, fez de facto uma grande época, e melhorou muito na capacidade defensiva... Para 'consumo interno' é mais do que suficiente... para a Champions, poderá ser curto...!!!
Ainda antes da época terminar começou a circular um rumor que o Pizzi iria para o Mónaco!!! 'Felizmente' o Mónaco contratou o jovem Tielemans, e desde então deixou-se de falar desta possibilidade, espero que seja verdade... como titular, ou no banco, como Médio-centro ou na Ala, o Pizzi é claramente um jogador para 'ficar'...
Além da importante fase de 'construção', o Pizzi marca muitos golos... uma equipa como o Benfica, não pode estar somente dependente dos golos dos Avançados... Ter um médio goleador, é importantíssimo, principalmente nos jogos contra equipas com o 'bloco baixo'!!! Se alguém tiver dúvidas sobre este aspecto fundamental, aconselho o resumo da época, jogo a jogo, golo a golo... o Pizzi 'fartou-se' de desbloquear jogos do Benfica!!!
O 'apagamento' do Horta foi de facto estranho... após a lesão, não voltou a ser opção... Como não foi convocado para as Selecções, vai ter a oportunidade de se mostrar na pré-época...
Ao contrário de muitos, considero que a contratação do Filipe Augusto foi fundamental na conquista do Tetra!!! Um plantel de um Campeão precisa de jogadores com várias características... e como muitos jogos são ganhos pela vantagem mínima, existem momentos onde é preciso 'defender' o resultado, e um jogador como o Filipe Augusto é fundamental...
Nos últimos dias os rumores sobre o Krovinovic (Rio Ave) intensificaram-se. Parece-me ser um jogador bastante talentoso, com a bola no pé... mas duvido da sua adaptação a '8'!!! É um jogador com pouca intensidade defensiva, é verdade que o Pizzi e o Horta também não tinham intensidade defensiva, e têm evoluído, mas neste caso, tenho algumas dúvidas...
Desde da saída do Enzo, que os Benfiquistas em todas as 'janelas' de transferências, têm exigido a contratação de um Médio de qualidade... Eu sou um desses!!! Mas olhando friamente para todas estas opções, a contratar um jogador para esta posição, terá que ser um daqueles jogadores que faz mesmo a diferença: um titular indiscutível... Contratar só para contratar, então mais vale ficar com aquilo que já temos!!!

Alas
Curiosamente, com tantos rumores de vendas, parece que este ano 'ninguém' quer os nossos Alas!!! Salvio, Carrrillo, Cervi, Zivkovic e Rafa... Nenhum teve uma época perfeita, de todos o mais regular foi o Cervi, que só se foi 'abaixo' com a ausência do Grimaldo!!! O Salvio depois de tantas criticas, acabou a época em 'grande'!!! O Rafa mostrou-se importante nos jogos com 'espaço'...
Houve uma 'peça' na Bola sobre os médios-ofensivos que acertou em 'cheio'!!! Após a saída do Renato, o Benfica perdeu capacidade física no meio-campo ofensivo... e terá sido por isso que o Salvio mesmo jogando mal, acabou por manter a titularidade, isto porque os nossos médios-ofensivos, têm pouca capacidade física, no choque... O único que tem esse potencial (além do Toto) é o Carrillo...
Nesta fase final da época, fiquei com a ideia que o Carrillo merecia mais 'minutos', mas pelo menos deixou-me a esperança que na próxima época, o Peruano 'ganhe' mais destaque!!!
Dito isto, estou um pouco dividido sobre as opções para estas posições... Salvio, Carrillo e Cervi são claramente para ficar... Boas propostas para o Rafa e o Zivkovic, vendia... E além do Diogo Gonçalves, contraria um Extremo com mais capacidade física que fosse capaz de ultrapassar 'linhas'!!!
Ironicamente, sem notícias de possíveis 'vendas' de Alas, temos tido ao mesmo tempo muitas notícias de contratações de novos Alas!!!! Gumus, Coman, Mboula... Todos bons jogadores, o Turco-Germânico parece mesmo que está contratado!!! Pelo que vi, não sei se vem para Ala ou para 2.ª avançado...!!!

Avançados
Com a contratação do Seferovic, parece que não vamos ter mais surpresas... a questão será saber se algum dos outros avançados vai sair... Sendo que a venda mais provável, é o Jiménez!!!
A única possibilidade do Benfica querer vender o Jonas, é se o tal problema nas costas, ser uma lesão crónica!!! Não existe outra explicação, para uma possível venda, daquele que é o jogador mais talentoso a jogar na Liga!!! E como Rui Vitória negou recentemente, que o Jonas tenha algum problema crónico, não acredito na saída do Jonas...
Agora, é preciso 'pensar' no substituto do Jonas: o Guedes acabou por ser o substituto do Jonas, na 1.ª volta... mas depois foi vendido!!! Pessoalmente, eu jogaria nos jogos mais 'fáceis' com o Mitro e com o Raul juntos... mas o facto, é que no actual plantel do Benfica, não existe um jogador que possa fazer o papel do Jonas em todos os jogos... é preciso 'pensar' numa solução!!!
O Mitro, já teve propostas da China e recusou... sendo pai recentemente, não estou a ver uma mudança para a China...
Por isso tudo o Raúl parece-me ser a venda mais provável...
Sendo que pessoalmente, não me importava nada, que ficássemos com os 4... acho perfeitamente compatível, ter 4 jogadores desta qualidade no plantel, e com a quantidade de compromissos que o Benfica tem, tenho a certeza que todos teriam oportunidades...
Já agora recordo, que o Jiménez, vai à Taça das Confederações, e portanto só irá chegar à pré-época, no final de Julho... se ficar!

Conclusão: os nossos principais 'problemas' vão ser na Defesa... se todas as vendas prováveis se concretizarem, substituir 4 jogadores, nas 5 posições mais 'atrasadas' não é fácil!!!
Mas existem dúvidas em todos os sectores... Sendo que todos os 'problemas' serão ainda maiores, se os problemas físicos se mantiverem... Diria mesmo, se calhar, a 'grande contratação' para a próxima época, será uma solução para os problemas físicos!!!!

Alex Pinto

Destaco a contratação do Alex Pinto, não só pelo seu Benfiquismo confesso, mas porque acredito que tem potencial para muito rapidamente ser opção no plantel principal!!!
Irá muito provavelmente ao Europeu de sub-19, em Julho (onde terá como concorrente para a mesma posição o nosso Pedro Pereira!!!) por isso não irá fazer a pré-época... será provavelmente integrado na equipa B numa fase inicial, mas arrisco afirmar, que com a possível venda do Nélson Semedo, o Alex Pinto será com o Buta as duas melhores apostas para a nossa Lateral Direita...!!!

A receita do Vitória

"Escrevo estas linhas um dia após o Benfica ter conquistado a sua vigéssima sexta Taça de Portugal, numa sessão de bailado à chuva - águas mil de Abril que estavam em débito.
Com mais esta dobradinha, o Clube da Águia, confirma com altivez um ciclo vitorioso que tem tudo para se manter por mais algum tempo, em face da consistência organizativa, unidade de direcção e estabilidade humana e emocional que alardeia. E, a propósito, gostaria de acentuar o carácter dinâmico e sinérgico do conceito de estabilidade: firme e síntona comunhão de objectivos, apesar das várias entradas e das várias saídas.
Mas, nesta onda vitoriosa, o que mais espanta é o facto de um treinador, com apenas 22 meses no comando técnico da equipa de futebol, ter conseguido arrebatar nada mais nada menos do que cinco títulos, com realce para os dois campeonatos seguidos: algo nunca visto neste nosso jardim à beira-mar plantado. E se ao feito o contextualizarmos – inexperiência em clube grande e uma sucessão pesada e onerosa – eis que ele redobra de brilho.
Antes, porém, de qualquer juízo ou análise, impõe-se-me uma prévia declaração de interesse: não conheço pessoalmente o Rui Vitória – nem sequer estive alguma vez perto dele.
Desvantagem? De modo nenhum, que assim o que sobre ele diga não estará contaminado pelo registo de qualquer emoção – estarei mais longe de incorrer no erro da parcialidade.
Numa avaliação a olho nu, eis o que me parece:
À parte o facto auspicioso de Vitória ser um nome feminino, anúncio de fertilidade (tenho amigo que é Vitório, mas confesso que não soa tão bem!), o nosso simpático Rui dá mostras de cultivar uma virtude especial, a de resistir à tentação do humanamente costumeiro e óbvio: atribuir a culpa aos outros por qualquer percalço, pois que fazê-lo é o mesmo que aceitar de ânimo leve que é deles que o seu desejado sucesso depende – dos outros e das circunstâncias.
Como é que é gerado o insucesso? Pelo olho gordo da inveja e por se ver no borda-d`água o real causador da tempestade. O insucesso é, afinal, para a generalidade das pessoas incautas, um desejo, uma intenção, que atravessa o quintal do vizinho, que, por sua vez, se morde de inveja ao mínimo sinal de bons ventos. Mas o que decide tudo contra nós é essa nossa mania de fazermos desse quintal minorca do vizinho de maus fígados, o mundo inteiro que, armado, conspira a favor da nossa desgraça.
Ao invés deste olhar amedrontado que nos consome, o segredo do Rui Vitória parece estar na sadia atitude de olhar para dentro – do próprio e do grupo, sendo que nem o olhar para dentro de um mesmo se pode confundir com egoismo (e muito menos solipsismo, que isso merece uma filosófica qualificação), nem o olhar para o interior do grupo se pode, neste caso, confundir com qualquer tipo de corporativismo. Trata-se, antes, de ajustar e aplicar a mira para o único alvo realmente compensador – o coração, sede da vida intelectiva e onde mora o verdadeiro poder criativo. Trata-se, mais que tudo, de o líder zelar pelo bom clima de trabalho e pela coesão interna do grupo.
Distrair o olhar a cada aceno fantasmático de um imaginado inimigo é ceder vergado ao poder asfixiante e letal do medo – esse monstro que nos obsidia e nos suga o sangue.
O caminho faz-se também de pedras, mas a um qualquer tropeço, que sempre acontece a quem caminha, nunca a quem está pardo, o treinador do Benfica não o vê como ameaça ou prenúncio de iminente fiasco, mas, antes, integra-o, com fé, na economia do próprio sucesso, pois, como proclama Sêneca, do alto da sua imperturbabilidade, “chega primeiro não quem corre mais, mas quem sabe para onde vai”! Sim, porque o que verdadeiramente distingue os homens não é o número de vezes que caem, mas a prontidão com que se levantam. E nunca são as pedras que nos atropelam, mas somos nós que tropeçamos nelas…
A queda só nos derruba, não quando ela é grave, mas quando desistimos de nos levantar.
Qual capitão em águas revoltas, o Rui Vitória, através de um tom de voz pausado e sereno, envia, com notória eficácia, uma mensagem a todos – grupo de trabalho, direcção e adeptos – de serena autoconfiança, e todos sabemos como “a crença gera biologia” (Norman Cousins), isto é, a fé gera seguramente a nossa própria realidade.
Mostrar serenidade e confiança nas dificuldades parece ser um dos traços de Rui Vitória e que, em muito, ajuda a explicar o seu consistente sucesso, pois, como dizia Epicuro, “os grandes navegadores devem a sua reputação a tempestades e temporais” – e o comandante deve ser sempre o último a abandonar o navio: não para testemunhar, qual notário, a morte dos passageiros, mas como verdadeiro capitão da esperança.
O segredo do Vitória, que o é da vitória, está numa certeira e permanente atenção ao que de dentro se constrói e nunca ao que, de fora, pareça ameaçar de destruição: assim se constrói o sucesso – baseado numa motivação endógena, lá de dentro, no íntimo de todos e de cada um. Isto sim, um grupo realmente blindado. Com um olhar fixado no presente afectuosa e intensamente abraçado e fruído – e seguramente, quando se é feliz naquilo que se faz as coisas boas jorram em abundância.
E fica-se livre para criar o seu próprio sucesso!"

Alvorada... The Art of War !!!

Pós-verdade?

"A mentira banalizou-se. Agora dá pelo curioso nome de ‘pós-verdade’.

Os agentes da disseminação da praga são os bem-falantes, exímios na arte de inventar, ludibriar e repetir falsidades, até que seja pacificamente aceite que ‘a soma de dois-mais-dois pode ser cinco’.
A quebra na exigência cívica é responsável pelo baixíssimo nível a que se chegou. De tal modo que criou espaço para a emergência de prestidigitadores de todos os matizes, hábeis na arte de enganar através de alguma das três formas clássicas: omitir, mentir e apresentar estatísticas.
O vício não é novo. A palavra ‘sofisma’, com profunda conotação negativa, chegou até nós na esteira da corrente filosófica dos sofistas da Antiguidade Clássica. Ao longo dos séculos, o assunto foi tratado por filósofos, religiosos, professores, investigadores, jornalistas e políticos.
Entre os mais recentes, o britânico David Owen tem especiais credenciais para o fazer: antes de ser ministro, nos anos 70, exerceu como médico psiquiatra e nunca deixou de o fazer enquanto desempenhou cargos públicos.
Na sua principal obra, Na Doença e no Poder, demonstra que «a doença física e mental pode afectar o processo de tomada de decisões de chefes de Governo, chefes militares e chefes de empresa» (é este o subtítulo do livro), revelando que o elegante ministro dos Negócios Estrangeiros de Sua Majestade foi sempre o psiquiatra Dr. Owen, que anotava em fichas clínicas privadíssimas as patologias dos seus interlocutores da vida pública.
Já no sossego da Câmara dos Lordes, Lord Owen teve tempo para aprofundar a análise, alargando o espaço da investigação a todo o século XX, para apresentar uma longa lista de doidos que nesses cem anos governaram o mundo, chefiaram as Forças Armadas ou dirigiram grandes empresas.
O livro explica boa parte dos casos de megalomania e abuso do poder como sendo o resultado da Síndrome de Húbris, que na Grécia Antiga era definida como «o desprezo pelo espaço alheio, com falta de controlo sobre os próprios impulsos, podendo converter-se num sentimento violento, inspirado por paixões irracionais e desequilibradas, que podem ir até à fúria».
Se, nesta caracterização, o leitor está a reconhecer Reis de Portugal e ministros do Reino, Presidentes e ministros da República, a culpa não é de Lord Owen, nem de quem traduziu ‘húbris’ como «tudo o que passa da medida: confiança excessiva, orgulho exagerado, presunção, arrogância e, até, insolência»; neste caso, quando o narcisismo leva alguém a equiparar-se aos Deuses. E isso acontece!
Terá isto alguma coisa a ver com a crise global que sobreveio ao subprime? O embuste dos ‘produtos tóxicos’ – formalmente aprovados por reguladores e supervisores de todo o mundo – não foi o resultado do sentimento de impunidade que toldou mentes e subverteu as regras?
E não foi a húbris – um compósito de deslumbramento, soberba e ganância – que invadiu bancos de investimento, agências de rating, auditores, supervisores, consultores e reputados escritórios de advogados, ao ponto de ‘legitimar’ a máxima de que… ‘o sucesso não pode ter barreiras’?"


PS: Agora deixo uma pergunta: quem encaixa, perfeitamente, no Tugão, nesta categoria de desvios mentais?!!!

Benfiquismo (CDXC)

Sede...