Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Descrédito total

"Olegário Benquerença, depois do que andou a fazer por cá, e sob protecção de Lourenço Pinto, é considerado árbitro de elite da UEFA.
Pedro Proença, que decidiu o último Campeonato com um erro grosseiro (coisa que já fizera em 2008, e tentara em 2005), é considerado árbitro do ano, é nomeado para a Final da 'Champions', e está no Euro (assistido pelo responsável directo por aquele erro).
Bruno Paixão vê-se à beira da despromoção, depois da campanha que lhe foi movida após a derrota do FC Porto em Barcelos. Como diria um conhecido ex-ministro: quem se mete com o FC Porto, leva!
Damir Skomina, esloveno cuja entrada no lote de elite da UEFA foi apadrinhada por Guilherme Aguiar, e que lesou gravemente o Benfica com uma arbitragem habilidosa nos quartos-de-final da 'Champions', em Londres, depois de ter tentado colocar-nos fora da Liga Europa, três anos antes. Já na 1.ª mão da eliminatória com o Chelsea, doze olhos não foram suficientes para ver aquilo que todo o estádio viu: um penálti que podia ter alterado o rumo do jogo. Pelo menos esses (Paolo Tagliavento e a sua trupe), não foram ao Europeu.
Lá, numa prova que, em termos de futebol, vai sendo espectacular, as arbitragens têm sido medíocres.
Saliento penálties perdoados à Alemanha e à Espanha, equipas que Platini não esconde serem as da sua predilecção. E, sobretudo, um golo não atribuído à Ucrânia, com um daqueles inúteis que saltitam pela linha de fundo, a dois metros de distância, de olhos esbugalhados, sem dar a sinalética que se impunha.
Todos estes factos são profundamente inquietantes para quem ama o Futebol. Quero acreditar no que vejo, mas, sinceramente, começa a ser difícil. Em Portugal já sabíamos o que se passava. Também na Europa deixou de haver preocupações em, sequer, dissimular. Com estes fenómenos, com casos de apostas ilegais, com guarda-redes e defesas que umas vezes defendem, noutras fingem fazê-lo, continuar a gostar de Futebol é, cada vez mais, um acto de coragem."

Luís Fialho, in O Benfica

Suspeita

"O ano desportivo terminou bem. Terminou a brilhar. O brilho até foi duplo. E duplamente empolgante. Quem é que disse que Benfica não é suspeita de vitórias? Foram os Campeonatos Nacionais de Futsal e de Hóquei em Patins, ganhos à medida da ambição benfiquista.
Dois triunfos importantes e com grande significância. No Futsal, à custa do arqui-rival Sporting, algo que pesa mais no plano das emoções, até porque o adversário era detentor do ceptro nacional. No Hóquei patinado, finalmente, terminou a longa hegemonia do FC Porto, alicerçada em matéria que acusa muitos vícios antidesportivos, mas que durou uma década.
Se recordarmos o recente triunfo do Basquetebol, paramais garantido no terreno portista, é caso para sublinhar com elevado apreço o trabalho dos colectivos das diferentes modalidades, algo que dignifica o Clube e arrebata os aficionados.
Quem é que disse que o Benfica não é suspeita de vitória? Na próxima temporada, esperam-se novas jornadas brilhantes, mais triunfos, novos troféus. Verdade que o nosso ecletismo não esconde uma realidade, ou seja, é no Futebol que os adeptos mais se revêm e esperam saborear êxitos a trecho imediato.
A época que se avizinha é da maior importância. Reiterada a aposta no comando técnico de Jesus, sem grandes alterações no plantel, ainda que reforçado, há razões para acreditar no sucesso. Importa é recolher os ensinamentos dos dois últimos anos e apertar a vigilância perante um monstro antibenfiquista que, às claras ou no silêncio dos bastidores, tudo fará para obstar à consecução dos nossos propósitos. O resto fica por conta da suspeita da vitória..."

João Malheiro, in O Benfica

Criar rotinas !!!

Era uma vez...



...e assim começa:

Guarda-redes: Artur Moraes, Paulo Lopes e Mika;
Defesas: Luisão, Garay, Miguel Vítor, Jardel e Luisinho;
Médios: Javi García, Bruno César, Nolito, Pablo Aimar, Matic, Witsel, Carlos Martins, Melgarejo, Ola John, Yannick Djaló, Gaitán, Enzo Perez e Yartey;
Avançados: Cardozo, Rodrigo Moreno, Saviola, Hugo Vieira, Rodrigo Mora, Alan Kardec e Michel.

O Maxi e o Nélson têm direito a mais alguns dias de férias...

Haverá saídas, e haverá algumas entradas (as laterais defensivas continuam com poucas opções...), mas para já são estes... Gostei muito da presença do Yartey. Nos próximos dias, a rescisão do David Simão vai dar que falar, pessoalmente, acho que o David não tinha futuro no Benfica...