"Há um ano, num jogo-treino em Düsseldorf, Luisão deu uma peitaça num pobre árbitro... alemão, que tão depressa desmaiou como desdesmaiou. Muito se disse e escreveu sobre tal e logo se previu uma pesada sanção para o incauto Luisão pelo que a UEFA, consultados os canhenhos, o suspendeu por dois meses. E bem.
Pois não é que nesta pré-época o portista Kelvin deu uma série de caneladas consecutivas no Nolito, talvez vendo ainda nele um diabo encarnado, mesmo ao pé dos árbitros principal e assistente. O que aconteceu depois? O banco portista lançou toda a ira no agredido e o árbitro terminou o jogo entre caneleiros, canelados e canelas. Sem sequer um desmaiado cartão (sempre a questão do desmaio, aqui do papel que não do árbitro) ter surgido no tapete verde dos azuis e brancos.
Fixe-se o nome do árbitro: Hugo Pacheco, da 1.ª categoria desde 2009. Promete uma época rigorosa na punição de caneladas extramuros. Mas se nem num jogo a feijões no Dragão foi capaz de ver a barbárie entre colegas de profissão, como poderá ver outras infracções, mãos na bola e penalties no mesmo estádio?
O silêncio dos moralistas que quase irradiaram Luisão tem sido ruidoso. Claro que as caneladas foram inaudíveis e o osso é duro de roer. Talvez o árbitro tenha considerando que não houve intencionalidade suficiente das caneladas apesar da sua intensidade. Ou que não houve intensidade proporcional à intencionalidade, não atingindo assim a escala de dureza que justificasse uma correcção anatómica. Em suma: caneladas à moda do Porto. Com vigo(r) celta e em festa.
P.S. - Kelvin pode jogar na 1.ª jornada. Rui Patrício não. Assim vai o defeso dos árbitros."
Bagão Félix, in A Bola
PS: O Bagão esqueceu-se que houve um cartão amarelo, mas foi para o Nolito!!! E o jogo não acabou com as caneladas... o árbitro ainda tentou levar o jogo até aos 90 minutos, mas as tochas atiradas para dentro do campo, e o continuado atrito entre os bancos, fez com que o árbitro tivesse terminado o jogo ainda antes dos 90 minutos!!! Além da violência, antes, durante, e depois sobre os ingénuos adeptos do Celta que tentaram assistir ao jogo, no Antro... Que descaramento, pensar que podiam assistir a um jogo de futebol com as cores do seu clube!!!