Últimas indefectivações

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Diário de praia em torno de Luisão

"Diálogos entre benfiquistas de férias, entre a praia e o sofá, com grande espírito crítico e capacidade de arrependimento face à pré-época e ao primeiro jogo oficial


Domingo, 24 de Julho

-ALGUÉM viu o jogo dos lagartos esta madrugada?

-Ganharam 2-1 à Juve com dois golos de Djaló.

-À Juve? À Juventude de Évora?

-Não, estão eufóricos porque ganharam à Juventus de Turim, a velha senhora...

-Oh pá, se ganharam a uma velha senhora, isso não tem valor nenhum.

-Estou aqui a ler que o Gaitán quer ser aumentado.

-Quer ser aumentado? Pendure-se numa porta a ver se cresce.

-Quer ser aumentado no salário, não quer ser aumentado em altura. E ele nem sequer é dos jogadores mais baixos do plantel.

-O Luisão já chegou?

-Acabou de aterrar.

-Onde?

-Em Lisboa.

-Ah, bom. E o que é que ele disse?

-Diz que chegou a altura de dar lugar aos mais novos.

-Quais novos?

-Sei lá. Diz também que lhe é indiferente ser ou não ser capitão do Benfica.

-Isso é grave. Eu tirava-lhe já a braçadeira.

-Eu vendia-o imediatamente. Não queremos jogadores contrariados.

-Eu acho bem mais chato termos adeptos contrariados do que jogadores contrariados.

-Então como é que resolvias o caso Luisão.

-Resolvia à campeão.

-À campeão? Mandavas um jagunço telefonar ao Luisão a ameaça-lo uns pontapés nas rótulas?

-Não, de maneira nenhuma. Resolver à campeão era obrigá-lo a cumprir o contrato até ao fim, jogando ou não jogando. Para exemplo percebem?

-Porque é que as nossas pré-temporadas são sempre tão psicologicamente extenuantes?

-Para os jogadores?

-Não. Para os adeptos. É que a bola ainda não começou a sério e já andamos a ser gozados pelos nossos adversários.

-Vocês são uns exagerados, psicologicamente extenuados estão os adeptos do River Plate que desceram de divisão e andam a ser gozados há um mês pelos adeptos do Boca Juniors.

-A Argentina é um grande país. Gosto de países em que os grandes e poderosos podem descer de divisão. Sou mil por cento a favor da verdade desportiva. Isto em Portugal era impossível de acontecer.

-Mas estás a pensar em descer de divisão?

-Eu não. Mas os outros...




Segunda-feira, 25 de Julho

-ISTO é incrível. Parece que vamos jogar contra o Trabzonspor sem um único jogador português.

-O problema não é esse.

-Então qual é o problema?

-O Barcelona, por exemplo, também joga sem um único jogador português e ninguém se queixa...

-Ah, pois, a questão da qualidade...

-E o que é que sabem do Luisão?

-Já está a treinar-se com os colegas, com um ar muito bem-disposto. Se calhar esta novela toda foi uma invenção da comunicação social para nos desestabilizar.

-Foi com certeza.

-Estou aqui a ler que o Carlos Martins está à procura de um novo clube.

-Mas porquê?

-Diz que tem o futuro indefinido e está lesionado.

-Gostava que o Benfica tratasse bem o Carlos Martins porque é um jogador que sempre respeitou a nossa instituição e que sempre que não foi titular nunca levantou problema nenhum.

-Sim. E deu o litro pela malta sempre que jogou.

-Então e novidades do Luisão?

-Está a treinar-se-

-Não foi convocado pelo Mano Menezes para o Alemanha-Brasil de 10 de Agosto em Estugarda.

-É para aprender a não faltar ao respeito ao Benfica.

-O Hulk também não foi convocado.

-É normal. Imagina que se lesiona ao serviço do Brasil. Com uma cláusula de rescisão tão elevada as companhias de seguros associadas ao escrete não se arriscam a segurar um diamante de tal quilate.

-O Mano Menezes deve ter bons padrinhos na CBF. Consegue não ser despedido depois da Copa América.

-O seleccionador argentino foi logo à vida...

-Sim, mas a Argentina é um país a sério no que diz respeito ao futebol. Lembrem-se que até um clube ultrapoderoso como o River Plate acabou por descer de divisão. Em Portugal isto nunca aconteceria...




Terça-feira, 26 de Julho

-NOVIDADES do Luisão?

-Já estive a ler A BOLA e diz que ele está a treinar-se com um sorriso e evidenciando um estado de espírito mais expansivo do que é habitual.

-Eu dava-lhe a expansão...

-Não sejas assim, é o nosso capitão.

-Apesar de lhe ser indiferente ser ou não ser capitão.

-Estou aqui a ler que o Nuno Gomes marcou o seu primeiro golo ao serviço do Sporting de Braga.

-Ainda vai à Selecção.

-A falta que ele ainda nos vai fazer...

-O quê? Passaste os últimos 10 anos a dizer que o homem não jogava nada e agora já nos faz falta?

-É uma questão afectiva.

-O Jorge Jesus diz que não somos favoritos no jogo com o Trabzonspor.

-Demonstra realismo e isso é sempre de louvar.

-Acho que é a primeira vez na nossa história que vamos jogar contra um clube que tem um presidente na prisão por trafulhices.

-É o que nós sempre sonhámos em jogar contra um clube com o presidente na prisão.

-Sim, mas não era contra o Trabzonspor.

-A Turquia é um país a sério!

-Como a Argentina!

-Não sabem o que se passou na Argentina?

-Não.

-Afinal o River Plate não desceu de divisão. A Federação argentina decidiu alargar o campeonato da 1.ª Divisão para 38 clubes de modo a salvar o River.

-A sério?

-Isso é duplamente incrível.

-Duplamente incrível?

-Sim. Em primeiro lugar porque os poderosos são poderosos em qualquer lugar e em segundo lugar porque se prova que o futebol argentino tem uma grande capacidade de renovação...

-Renovação?

-...Sim, ainda conseguem fazer um novo campeonato com 38 clubes e quase oitocentos atletas em acção apesar do Benfica ter comprado quase todos os jogadores que se destacaram na Argentina na época passada.

-Oh, cala-te!




Quarta-feira, 27 de Julho

-VIRAM este remate do Gaitán?

-Só por isto merece ser aumentado.

-Mas ainda há pouco estavas a mandá-lo pendurar-se numa porta.

-Cala-te.

-Acho incrível estarem a assobiar o Luisão.

-Mas ainda anteontem estavas a dizer...

-Vai entrar o Nolito.

-Olhem, golo do Nolito...

-O Witsel é jogador de futebol.

-Este Gaitán tem mesmo de ser aumentado, que bonito golo.

-Mas ainda anteontem...

-Calem-se!"


Leonor Pinhão, in A Bola

Capitão por exemplo

" «Luisão chegou e parecia que vinha a treinar com a equipa todos os dias. Fez um grande jogo e a trabalhar é um exemplo de profissionalismo.»


Jorge Jesus, treinador do Benfica, a seguir à vitória de ontem sobre o Trabzonspor




COM ou sem braçadeira, Luisão é líder. Da defesa, como ontem se viu, apesar de ter chegado há dias à Luz e de nunca ter jogado com Garay ou Emerson; e do balneário, de acordo com todos os relatos de jogadores, antigos e actuais que vão chegando.


Jesus diz que o central brasileiro é um exemplo de profissionalismo em campo. Talvez não o seja a falar, mas é difícil levar a mal um jogador que é sincero ao dar a entender que gostaria de sair mas que ao mesmo tempo garante que não está contrariado no seu clube. Nem pode estar, porque assinou contrato de livre e espontânea vontade. Ontem Luisão jogou como sempre. Não devia ser notícia , mas é, porque há muitos casos de jogadores que querem sair, amuam e quando jogam não rendem nem metade...


Não sei se Luisão vai ou não sair do Benfica; há quem diga que não faz sentido ficar com jogadores contrariados, outros defendem que os contratos são para cumprir. No caso do capitão das águias (se ficar será sempre capitão, mantendo ou não a braçadeira) é natural que o segundo argumento ganhe força. Afinal, já no passado Luisão manifestou vontade de sair, sempre ficou e o seu rendimento não baixou por causa disse.


De qualquer forma, andar em filmes destes todas as pré-épocas não ajuda. Desgasta. E admito que na Luz haja quem esteja a ficar farto de Luisão. Mas que o girafa fará falta, como ontem se viu, disso não tenho dúvidas."


Hugo Vasconcelos, in A Bola

Novo Jesus no novo Benfica

"Nada de jactâncias, frieza de análises. O melhor plantel, não o melhor onze. Mas como não favorito face ao Trabzonspor?!


JORGE JESUS diferente do que foi nos dois primeiros anos na Luz. Refiro-me ao discurso público. E diria radicalmente diferente. Agora, nada de jactâncias, nada de garantias de sucesso. Aprendeu dura lição: da euforia do título nacional para demasiado extenso rol de fiascos. Agora, não assegura conquista do próximo campeonato, muito menos repete que há-de ser campeão da Europa... Pelos vistos, teve eco um certo mea culpa de Luís Filipe Vieira, certeiro na crítica sobre grande falta de humildade - e nesse tremendo erro justamente se incluindo...

Desta feita, Jorge Jesus afasta-se de prematuros entusiasmos, exibe frieza nas análises. Exemplo: afirma ser este o melhor plantel que já teve, mas não a melhor equipa. Duplamente correcta análise.

Mão cheia de recentes aquisições parecem assegurar bom leque de alternativas que o Benfica há largos anos não possuía. Artur e Eduardo, face a Roberto e Júlio César; Garay perante Jardel, na segunda metade da época anterior; Emerson e Capdevila, este um senhor campeão europeu e mundial, concorrendo, em vez do miúdo Carole (quanto a mim, forte promessa, mas muito verde), à vaga de Coentrão; Matic muitíssimo acima de Airton, Witsel em galáxia inatingível por César Peixoto e Filipe Menezes; Enzo Pérez e Urreta no combate à saída de Salvio; Nolito e Bruno César onde havia apenas Gaitán - e, creio, mais cedo ou mais tarde, possibilitando a Gaitán saltar de extremo para função que muito mais lhe dimensionará grande potencial de alta qualidade; Rodrigo ou Mora, travando com Cardozo, Saviola e Jara a discussão de que Kardec e Weldon eram incapazes e que a Nuno Gomes não foi permitida. Esta abundância de boas soluções é importantíssima para enfrentar intenso desgaste em múltiplas frentes de luta. E sabe-se como o Benfica caiu a pique na ponta final da época anterior, exausto e com gritante vazio de alternativas aos lesionados Salvio e Gaitán.

Deste muito bom plantel - para ser excelente, falta-lhe, sobretudo, digo eu, firme rival de Maxi Pereira, pois o polivalente Rúben Amorim é muito mais médio do que defesa-direito e vem de problemática lesão; quiça também alternativa a Cardozo no estilo, atlético, mas desejavelmente mais rápido, de ponta-de-lança que Jorge Jesus prefere - sairá o melhor onze em três anos com Jesus ao leme? O treinador já disse não. E decerto não foi por mera cautela que o disse. Acontece que o melhor onze benfiquista desde há muito tinha Di Maria, Ramires, David Luíz e Fábio Coentrão... Exactamente esses que criaram mais-valias de uns 80 milhões de euros e são titulares do Chelsea ou do Real Madrid...

Jorge Jesus faz muito bem em mudar o seu discurso, trocando desmedidos entusiasmos por fria prudência. No entanto, escusa de exagerar... Afirmou que o Benfica não partiu favorito para eliminatória perante o Trabzonspor, inesperado vice-campeão turco que, mesmo tão-só na média/baixa roda europeia, era desconhecido. Como assim o Benfica, ainda por cima este Benfica com muito reforçado plantel, não assume claro favoritismo quando, sendo 17.º no ranking da UEFA, defronta o 137.º?!


PRIMEIRO round da eliminatória: o resultado não sonegou a lógica, o Benfica é, sim, favorito. Verdade que o 2-0 foi arrancado a ferros, durante demasiado tempo houve razões para a desconfiança de Jorge Jesus. Adversário bem organizado, valente, tendo boas ideias na contra-ofensiva; sobretudo, lenta, embora positiva, evolução do Benfica. Quatro aquisições já se destacam: Artur, Emerson, Garay e... Nolito, cujas características de furar, furar para a baliza iniciaram o triunfo. Mas foi a obra de arte de Gaitán a criar razoável tranquilidade para Istambul."


Santos Neves, in A Bola

Mais valia o quê?

"Não há dia no defeso do futebol em que não se fale de uma mais-valia. Contrata-se um jogador: é uma mais-valia. Muda-se um técnico: é uma mais valia. Aposta-se em jovens: é uma mais- valia. Investe-se na experiência dos mais velhos: é uma mais-valia. Tudo mais-valia. Sem mais cá, nem mais lá.

A mais-valia começou por ser a expressão marxista da diferença entre o valor dos bens produzidos e dos salários recebidos por quem os produz. Depois, passou para outros destinos, em particular o da gestão. E, por fim, chegou ao futebol, embora quase ao invés: tende ser a diferença entre os salários de quem joga ou treina e o valor dos resultados produzidos. Ou seja, começando por ser mais-valia acaba por se transformar, não raro, numa menos-valia.

O curioso é que quase sempre usamos a expressão mais-valia no singular quando formulamos um desejo ou falamos de uma expectativa. Por exemplo, aquele jogador vai ser uma mais-valia. Já no plural, as mais-valias significam uma situação que se verificou: ou no registo contabilístico ou no pagamento do imposto sobre as ditas...

A mais-valia futebolística anda de braço dado com outra curiosa expressão: reforço, às vezes quase pleonasticamente acrescentado de um adjectivo: reforço positivo. No entanto verificamos que enquanto o reforço vai para o banco, o Banco recebe o reforço. Ou uma mais-valia reforçada. Do mal, o menos, dirão uns. Quanto mais, menos, dirão outros.

A estória da mais-valia de um jogador acaba muitas vezes não com um final feliz, mas desconsolado. À entrada é tudo uma mais-valia. Depois a valia perde o hífen e deixa de ser mais, e mais valia não ter sido. Isto é, não ter entrado."

Bagão Félix, in A Bola

Bom resultado...



Benfica 2 - 0 Trabzonspor



Não foi uma exibição de outro mundo, mas foi uma exibição positiva, ainda com alguns erros é verdade, mas com excelentes indicações para o resto da época. Os Turcos são uma equipa chata, que sabe trocar a bola, pouco objectiva no ataque planeado, mas perigosos no contra-ataque. Com estas equipas muito fechadas, que dão porrada, com a complacência do árbitro, é preciso ter paciência, e o Benfica hoje teve paciência. Existem sempre aqueles Benfiquistas que assobiam, e exigem ataques à 'maluca', mas o mais importante, hoje, na minha opinião era não sofrer golos, e tirando algumas desconcentrações, poucas, o Artur teve pouco trabalho. Curiosamente após cada um dos golos do Benfica, permitimos, ingenuamente, duas oportunidades ao Trabzonspor. Além destes dois lances, só em contra-ataques após cantos (ou livres) favoráveis ao Benfica é que os Turcos 'aceleraram' (já com o Toulouse tínhamos permitido contra-ataques nestas situações, a rever...). A táctica super-defensiva dos Turcos, resultou durante muitos minutos, devido à falta de profundidade dos nossos laterais, Maxi a 100% será muito importante, para desbloquear estes 'muros'...

O Apitadeiro não trouxe nada de novo, dois penalty's claros, o segundo então foi escabroso!!! Vários Amarelos perdoados aos Turcos, inclusive 'segundos' Amarelos!!! Não são só os Tugas, a incompetência/corrupção é generalizada...!!!

Eliminatória bem encaminhada, mas ainda falta 90 minutos, o ano passado com o PSV a vantagem também era boa, e depois foi um susto!!! Os Turcos vão ter que abrir mais espaços em Istambul, mas exige-se muita concentração...




Artur com confiança, Emerson perfeito defensivamente, Garay com classe, Luisão Gigante a comprovar que jogador de futebol deve 'falar' é dentro do campo, regresso em grande do Amorim, pouco atrevido a atacar, mas bem a defender, Maxi recebeu merecidamente a maior ovação da noite, e nem o facto de as coisas não lhe terem corrido bem, o afecta perante os adeptos (justamente). Javi do 'costume', Aimar muito marcado, mas com um passe fenomenal no 1º golo, entrada muitíssima boa do Witsel equilibrando o meio-campo, Enzo ansioso e um autêntico saco de porrada, reafirmo o Nolito vai marcar muitos golos, Gaitán desconcertante, entre o muito mau, e o genial. Saviola em forma, com muita vontade, Cardozo esforçado, mas com poucas oportunidades, e com muitos passes de risco errados (não merece os assobios)...