Últimas indefectivações

sábado, 10 de outubro de 2009

Líder à condição !!!

Existem vários jogos em atraso, mas para já estamos à frente!!!
Com tudo o que tem acontecido à volta desta equipa, desde do treinador, passando pelas lesões, e pelos castigos, todas as vitórias, são de assinalar...

Estreia



No primeiro jogo do Campeonato uma vitória fora, com uma margem confortável, é verdade que o Paço de Arcos de hoje, nada tem a ver com o seu passado, mas...
Sem os play-off todos os jogos contam, nas últimas épocas o Benfica tem perdido pontos contra equipas muito mais fracas, é importante manter a concentração em todos os jogos, e esta vitória é um excelente indicador...
E com toda a juventude na equipa, foi o velhinho a marcar quatro !!!

O regresso ao Campeonato...



Depois dos 'trabalhos' Europeus o regresso a casa, e logo contra a equipa mais cínica do Campeonato Português, que a semana passada tinha ganho às Osgas em Loures...
O resultado até pode parecer escasso(!!!) mas contra uma equipa que normalmente joga com '2 autocarros' à frente da baliza, até foi muito bom !!! O Benfica jogou de forma inteligente, e em vantagem não deu facilidades defensivas ao adversário...

2º Jornada



Foi um jogo muito mais difícil do que na primeira jornada contra o Leixões, a equipa respondeu bem, o plantel tem profundidade, mas ainda existe muito a melhorar principalmente na recepção.

Acreditar...



Os Juniores do Glorioso tiveram muito trabalho esta tarde, no Caixa Futebol Campus, tiveram a perder, e só muito perto do final marcaram os dois últimos golos.
O Nacional tem uma excelente equipa, vai concerteza lutar pelo 3º lugar (imediatamente atrás do Benfica, e das Osgas)...

PS: Os Juvenis foram a Leiria ganhar por 1-4, sendo os 3 primeiros golos marcados pelo Dino (Sandicino Silva), e o 4º foi do Carlos Dias.

Pensamentos rápidos...

Vou começar esta coluna quinzenal de uma forma rápida, visto que era para ter algo pronto mais cedo mas devido a certas e determinadas coisas não me foi possível magicar nada de melhor por isso não esperem muito.

O campeonato parou outra vez. Já começo a ficar farto disto. Sei muito bem que muitos jogadores que jogam no Enorme têm que ir às suas selecções mas mesmo assim esta situação deixa-me lixado. É deprimente não ver o Enorme a jogar. O que vale é que já para o fim-de-semana que vem (e alguém que me corriga se estiver errado) já vamos ver o Glorioso a jogar.

Jorge Jesus tem estado a fazer um trabalho espetacular. Admito que, defendia a continuação de Quique Flores na equipa mas, com as provas que o J.J. tem dado, é pá... desculpa lá ó Quique, és muito boa pessoa mas até tú de fora, se revires o que fizeste na equipa... não tem comparação. Ponto!

Osgas e andróides têm estado, como sempre, a tentar invertar porcarias para nos abater mas nunca, mas nunca devemos entrar no joguinho deles. Vejo que muitos Benfiquistas, alguns que conheço pessoalmente, tentam resistir mas que é naquela, percebem? Já estão "corrompidos no sistema cerebral" deles que... é melhor nem dizer.

A guerra continua, mas os Benfiquistas, mesmo que não tenham armas, vão para o campo de batalha mesmo sem armas nenhumas e lutem porra, e ao dizer isto lembrei-me de uma das batalhas no filme Braveheart.

Como disse mais ou menos em cima, vejo muitos a borrifarem-se para o assunto e só querem que o Benfica ganhe (como todos nós, claro!) e pressinto que não querem saber. Fico lixado, claro... bem lixado.

E numa coisa à parte, nem me ponham a falar da selecção. E mais não digo!

Enfim...

Ha, já agora, bem-vindos à "coluna" Planeta Vermelho. Espero que gostem da comissão de recepção ali na foto em cima.

Serão Super-dragões?

Que diaxo!!!!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sem Tréguas - II


Vanessa Fernandes

A nossa Vanessa Fernandes teve em 2009, a sua pior época desportiva de sempre, começou com uma lesão grave na pré-época, e quando tentou o regresso, provavelmente demasiado cedo (3ª no Europeu), voltou a lesionar-se...!!!

Como consequência de todas estas contrariedades, e com muita ansiedade pelo meio, a Vanessa desistiu praticamente de todas as provas onde participou, algo completamente inédito em relação às épocas anteriores.

Creio ser a minha obrigação como Benfiquista, demonstrar publicamente toda a minha fé, que na próxima época, as vitórias voltarão a sorrir à Vanessa...

Costuma-se dizer que o mais difícil não é ser considerado um dos melhores atletas do Mundo, o mais difícil é conseguir manter-se ao mais alto nível durante muito tempo.
No Triatlo a Vanessa foi um fenómeno, pois antes de ela aparecer ao mais alto nível, julgava-se que para ganhar provas internacionais, tinha-se que ter mais de 30 anos, algo compatível com os Maratonistas já que ambas as provas exigem um esforço continuado de resistência física durante 2 horas, o que pode levar alguns a pensar que a carreira da Vanessa terá sido mal planeada, tendo atingido um nível muito elevado demasiado jovem, algo que eu discordo.
As situações de Doping nos mais variados desportos também pode levar alguns a pensar que a Vanessa poderá ter optado pelo caminho mais 'fácil', outra situação que muito sinceramente não acredito (apesar do passado do seu pai!!!), até porque com todas as vitórias que já obteve (nunca se 'escondeu' das competições, táctica utilizadas às vezes por parte dos 'batoteiros'!!!) concerteza que já foi controlada 'milhares' de vezes.

O Triatlo exige um regime de treino muito intenso, quando se obtém praticamente todos os objectivos com uma idade ainda precoce, pode existir um problema de motivação. O único titulo que falta à jovem de Perosinho, é a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos, o problema é que os próximos Jogos só se realizam em 2012, penso que para além da total recuperação física, é necessário à Vanessa ter objectivos a curto prazo, por exemplo a Taça do Mundo, e o Campeonato do Mundo em 2010. Londres 2012 pode esperar, ainda por cima com a idade que tem a Vanessa(24 anos), ela pode ainda competir ao mais alto nível no Brasil em 2016, e mesmo os Jogos de 2020(e até em 2024!!! sem ambições).

Recordo que a Vanessa é atleta do Benfica por convicção, e não por conveniência, sofre com o clube da mesma forma que qualquer outro adepto...
Acredito totalmente no seu regresso às vitórias internacionais, de um dos melhores talentos desportivos do Mundo em qualquer modalidade, que nós temos a sorte de ser Benfiquista dos pés à cabeça...



Força Vanessa



Viva ao Benfica





PS1: Uma palavra para o namorado da Vanessa, o Bruno Pais que também é atleta do Benfica, está claramente no top-15 a nível Mundial, se não fossem os títulos da Vanessa, a carreira do Bruno teria um outro acompanhamento por parte do público, mas a sua capacidade de trabalho, e o seu talento também merecem ser elogiados.


PS2: O futuro da modalidade está assegurado, este ano o João Pereira foi medalha de bronze, no Mundial de sub-23, numa prova onde o João Silva(Campeão Europeu sub-23 em 2008) era um dos favoritos à vitória, mas que devido a uma lesão obtida no segmento da Natação, foi obrigado a desistir!!!
Ambos estes jovens 'ainda' não são atletas do Benfica, mas como são ambos meus 'vizinhos', merecem uma referência...!!!


PS3: Este é meu primeiro artigo para a minha coluna semanal(espero eu!!!) às Sextas-feiras aqui no Indefectível, mas como na fase de testes do blog escrevi outro artigo que se enquadra no espírito desta coluna(Armadilha), vou 'acrescentar' esse artigo ao Sem Tréguas!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Benfica Somos Nós - I


200 MIL

Caríssimos indefectíveis,

Inicio hoje, com este artigo,
A minha coluna de opinião quinzenal
Intitulada: "O Benfica Somos Nós".

Esta é uma coluna que visará
A abordagem de assuntos referentes ao benfiquismo,
Esse sentimento ímpar
Que torna o benfiquista um adepto único
E faz do Benfica um clube inigualável.

É o começo de uma nova caminhada
Neste espaço de refinadíssimo benfiquismo,
No qual tenho a honra de privar
Com tão grandes e ilustres "lampiões".

É pois com ilusão e sentido de responsabilidade
Que tomo a pena em mão
Na certeza que darei o meu melhor
Em prol daquela que é a nossa bandeira.

Muitas vezes me sinto pequeno
Perante tamanha responsabilidade.
Como não senti-la
Quando o que está em causa
É o nosso Benfica?

Ainda assim,
Tenho a firme convicção
Que, com nossas palavras aqui escritas,
O Benfica e o benfiquismo sairão valorizados
E a íntima esperança
De que a semente
Aqui a espaços lançada
Possa no futuro frutificar
Em bons, sumarentos e suculentos frutos.

Feliz coincidência,
Inaugura-se a coluna
Em meio de um feito histórico.
Nem a propósito,
No passado dia 28 de Setembro
O nosso glorioso Benfica
Alcançou a marca histórica dos
200 MIL sócios.

Que alegria meus amigos,
Ver toda esta vitalidade e pujança
Na abnegada e fiel nação benfiquista.

Existe maior exemplo de quão nós somos Benfica?

Estes 200 mil sócios dizem tudo!

Representam 1 em cada 50 portugueses.
Meus amigos, 1 em cada 50 portugueses.
Um cenário esmagador, diria eu.

Alfredo sai de casa pela manhã.
Desloca-se de carro. Toma o metro.
Contacta clientes. Avista transeuntes.
12 horas e 10 mil pessoas depois torna a seu lar.
200 desses 6 mil benfiquistas eram sócios do Glorioso!

Quem não fica rendido a tamanha grandeza?

E o cenário repete-se por todas as cidades.
Por todo o país.
É esta a realidade que faz do Benfica o que ele é!
É esta a razão porque nós somos o Benfica.
A razão porque "O Benfica Somos Nós"!

Pois é. Somos 200 MIL. E agora?

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Melhor Ataque do Mundo


24 golos marcados
3,43 golos por jogo
11 jogadores concretizadores

Cardozo - 8 golos
Melhor marcador do campeonato nacional
       3º melhor marcador da europa



Ninguém Pára o Benfica. Ninguém Pára o Benfica. oh eh oh.


Viva o Benfica!

Urreta


O nosso jovem jogador Uruguaio foi hoje eliminado do Campeonato do Mundo de sub-20 pelo Brasil por 1-3, apesar de ter marcado o golo da sua selecção.
Pelo que vi, o Urreta foi um dos melhores jogadores da sua equipa neste torneio, marcou dois golos, e fez algumas assistências.
Os seus cruzamentos teleguiados foram a sua imagem de marca, tanto nas bolas paradas, como em jogo 'corrido'...

Creio que agora vai-se juntar ao plantel principal do Benfica, e espero que seja utilizado, nem que seja nos jogos da Taça de Portugal, e da Taça da Liga...

Nesta selecção do Uruguai gostei dos 2 médios centro(Pereyra, Lodeiro), dos 2 centrais(Silva, Rodriguez), e claro do Viudez.
No Brasil o Alex Teixeira vai ser 'estrela', a maneira como ele 'cola' a bola aos pés, lembra um certo Argentino que joga para os lados de Barcelona...!!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lixívia take#7

Finalmente uma semana um 'pouquinho' mais calma, ou terá sido só aparentemente?!!!
Na verdade as habilidades do costume não foram esquecidas, mas o impacto nos resultados finais dos jogos, foi inexistente...!!!
No jogo do Glorioso tivemos uma arbitragem verdadeiramente nojenta, provavelmente muita gente não concorda comigo, mas este tipo de 'roubos' são os que mais me chateiam(!!!) nos lances considerados importantes os erros até passam despercebidos, mas é nas 'faltinhas' a meio-campo onde o Corrupto tenta usar a sua influência para condicionar o resultado do jogo...
O jogo começou com a mesma tendência das últimas semanas, o Benfica tem demonstrado ser muito perigoso nos livres laterais, e assim parece ser proibido marcar faltas laterais ofensivas a favor do Benfica(recordo uma sobre o Amorim no bico da área, entre muitas outras...)!!!
Como o Benfica já não marcava um golo de livre frontal à muito tempo (para o Campeonato) o Militar lá marcou a falta sobre o Saviola (transformou o cartão Vermelho, num cartão Amarelo, mas pelo menos marcou a falta!!!), o Cardozo marcou um grande golo, um tremendo erro na minha opinião(!!!) porque até o final do jogo, o Frutado nunca mais marcou outra falta em zona central a favor do Benfica, e teve várias oportunidades para o fazer!!!
Na segunda parte como não tinha mais 'truques na manga' (o Benfica goleava apesar do seu esforço!!!) resolveu impedir que o Glorioso cruzasse a linha de meio-campo(!!!) marcando falta a todas as recuperações de bola do Benfica(!!!) é verdade que o Benfica baixou as linhas(diversos factores), mas o Boi muito contribuiu para isso...
Em sentido contrário tivemos um fiscal-de-linha que deixou passar 3 fora de jogos ao Paços, logo na entrada do jogo!!! Obrigou inclusive o Jesus (e o resto do banco) a indignarem-se!!!
A falta marcada contra o Benfica, no mergulho do Cristiano, na meia-lua do Benfica, foi um dos 'sopros' mais descarados da história do futebol(!!!) e não foi o único...!!!
Uma referência para às COSTAS do Cardozo, o homem tem que ter um 'costado' de Aço(!!!) a quantidade de porrada, que jogo após jogo leva, obriga-me a pensar que o Paraguaio é um dos Mutantes do X-Men(!!!) Desta vez até levou com um adversário nas costas, dentro da área, penalty óbvio, que obviamente não foi marcado, e como é óbvio os cumentadores avençados nem sequer o cumentaram!!!
Ao senhor Militar Ferreira falta acima de tudo carácter.
No início da carreira era principalmente incompetente, pessoalmente pensava que era um dos poucos não alinhados com o sistema (apesar da incompetência!!!), mas a partir do momento em que a famosa escuta entre o Major, e o nosso Presidente foi tornada pública (aquela que os Corruptos, os seus Submissos usam para tentar implicar o Benfica no Apito Dourado, quando na verdade a escuta prova exactamente o contrário!!!), o senhor Militar transfigurou-se, e todos os jogos que apitou do Benfica a partir desse momento foram autênticos 'roubos de igreja'(!!!) recordo somente o do Bessa onde expulsou 3 jogadores do Benfica('esquecendo-se' de expulsar o Ricardo Silva), e um jogo em Leiria onde após muitas incidências, já depois da hora inventou uma falta contra o Benfica na nossa meia-lua, numa jogada onde a falta tinha sido feita sobre o jogador do Benfica...!!!
Em Olhão assistimos ao 'melhor' do outro Militar, demonstrando toda a sua total incapacidade para ser árbitro de futebol !!!
O erro mais grave foi a não expulsão do Álvaro Pereira, agredir o adversário sem bola, é cartão vermelho, em qualquer lado, Amarelo nunca...!!!
A confusão que se seguiu à entrada do Fernando sobre o Castro, foi muito conveniente para se 'enganar' a mostrar o Amarelo ao Guarin, e não o segundo Amarelo ao Fernando!!!
É verdade que o Rui Duarte também teve uma entrada para Vermelho sobre o Guarin, mas isso passou-se depois das expulsões perdoadas aos Corruptos, assim como a cotovelada do Guga ao Tomás Costa!!!
Deixei para último o penalty sobre o Rabiola, a falta do Burro Alves é evidente, mas o que me surpreendeu mais, foi a não marcação de falta contra o Olhanense(!!!), explico:
Quando o Rabiola cai no chão, a bola bate-lhe no braço(!!!), recordam-se do critério do Lagarto Henriques o ano passado na Luz contra o Nacional?!!!
Utilizando o mesmo critério, tinha que marcar falta do Rabiola...!!!!!!
Este jogo ainda teve algumas 'tiradas' interessantes:
-Mais uma 'limpeza geral' do comercio local, desta vez na Oura, por parte dos delinquentes do costume!!!
-O anuncio antes do jogo que o treinador do Olhanense vai treinar os Corruptos!!!
-A decisão do futuro treinador dos Corruptos, em não jogar com trincos, deixando o Tengarrinha no banco, isto apesar das 'crateras' que se abriram naquela defesa!!!
No Alvalixo tivemos mais uma longa-metragem de qualidade duvidosa!!!
Os Chorões ainda 'choraram' alguns penaltys, mas sem fundamento em nenhum dos casos. O do Angulo ainda não percebi porque é que o Espanhol não levou Amarelo por simulação, se calhar existe alguma norma que impede a mostragem de amarelos à terceira idade!!!
O lance do Diakite é claramente Bola na Mão.
O único erro que prejudicou os Lagartos foi um fora de jogo mal tirado ao Floribela, mas o Nelson defendeu o remate...
Noutro registo tenho que admitir que a primeira hora do Dia Seguinte de ontem, foi uma 'maravilha'!!! Ouvir o supostamente imparcial Paulo Osga Garcia, a pedir explicações ao Dias Palito, exigindo uma solução, foi verdadeiramente divinal...!!!
O Bobi Paciência nem disfarça quem é o seu 'dono', a antevisão do jogo Braga-Setúbal foi vergonhosa, as indirectas constantes ao Benfica demonstram o tremendo 'arrepio do intestino', que os Corruptos estão a sentir pela maneira como o Benfica está a jogar...!!!
O jogo não teve história mais uma vez os Corruptos B, jogaram mais de 50 minutos com mais um jogador(!!!) o segundo amarelo ao Luís Carlos foi justo, mas o primeiro um pouco forçado. Como só vi o final do jogo, não me posso pronunciar sobre os 90 minutos, durante o flash-interview a PorkosTV normalmente mostra os lance mais perigosos, e os mais polémicos, nesse resumo pareceu-me que o Setúbal protestou um penalty a seu favor, mas como nunca mais vi essa imagem não sei o que se passou. O Braga também pediu penalty, mas sem razão.
Tabela Anti-Lixívia:
Em Paços apesar da inclinação do relvado voltámos a ganhar sem espinhas.
As Osgas 'choraram' mas não 'levam nada', o fora de jogo do Floribela podia mudar a minha opinião, mas o Nelson defendeu, e não me pareceu que o Yannick tivesse outra opção se a falta não fosse marcada.
Nada a assinalar em Braga.
Em Olhão houve muitos erros, para os dois lados(mais a favor dos Corruptos), agora determinar a sua influência no resultado é impossível, assim deixo o resultado na mesma!!!
Assim esta semana não existe 'correcções'!!!
Benfica.......19 (-2)=21
Braga.........21 (+7)=14
Corruptos....16 (+4)=12
Osgas.........11 (+1)=10
Anexos:
Benfica
1ª-Marítimo, Prejudicado, em 2 pontos
2ª-Guimarães, Nada a assinalar de relevante
3ª-Setúbal, Nada a assinalar de relevante
4ª-Belém, Prejudicados(critério disciplinar), mas sem impacto no resultado
5ª-Leiria, Prejudicados(critério disciplinar, e não só...), mas sem impacto no resultado
6ª-Leixões, Prejudicados, mas sem impacto no resultado
7ª-Paços de Ferreira, Prejudicados, mas sem impacto no resultado
Braga
1ª-Académica, Beneficiados, com 2 pontos
2ª-Sporting, Beneficiados/Prejudicados, os erros anularam-se mutuamente
3ª-Belenenses, Beneficiados, com 2 pontos
4ª-Marítimo, Beneficiados, com 3 pontos
5ª-Corruptos, Prejudicados, mas acabaram por ganhar na mesma
6ª-Olhanense, Nada a assinalar
7ª-Setúbal, Nada a assinalar
Corruptos
1ª-Paços, Beneficiados, com 1 ponto
2ª-Nacional, Beneficiados, mas impossível contabilizar em pontos a ajuda
3ª-Naval, Nada a assinalar
4ª-Leixões, Beneficiados, mas impossível contabilizar em pontos a ajuda
5ª-Braga, Beneficiados, mas acabaram por perder na mesma
6ª-Osgas, Beneficiados, em 3 pontos
7ª-Olhanense, Beneficiados/Prejudicados, impossível de contabilizar o impacto no resultado
Sporting
1ª-Nacional, Beneficiados(critério disciplinar), mas impossível contabilizar em pontos
2ª-Braga, Beneficiados/Prejudicados, os erros anularam-se mutuamente
3ª-Académica, Beneficiados, com 2 pontos
4ª-Paços, Beneficiados, mas impossível contabilizar em pontos
5ª-Olhanense, Beneficiados, em 2 pontos
6ª-Corruptos, Prejudicados, em 3 pontos
7ª-Belenenses, Nada a assinalar

Os beija mão

Boby; Tareco, busca, busca!!!!
Qual deles o maior lambe botas?

Venha o diabo e escolha

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mais uma...

Paços Ferreira 1 - 3 Benfica

Grande primeira parte, e muito suor com pouca inspiração na segunda !!!
Com menos oportunidades do que em Atenas, enfiámos 3...!!!

Deixem passar s "bois"

Portugal está a saque. Ninguém prende os “animais”.

A claque dos Super Dragões que ontem acompanhou o Portoregional ao Algarve, cerca de 500 jagunços, entreteram-se a causar distúrbios, durante a maior parte do dia, em Albufeira e Olhão. Até ao inicio do jogo nenhum elemento foi detido, sendo muitos identificados pela GNR.
Desde desordens em bares, furto de bebidas alcoólicas, t-shirts, e da falta de pagamento de refeições, foi um regabofe, qual baile de Príncipes, onde os arruaceiros da Claque Super-Dragões, se sentiram como peixe na água.
Viaturas danificadas, insultos, ameaças a quem por eles passava e os olhava, num claro desrespeito pela Lei de um País que deveria por todos ser respeitada.
Nem uma força de intervenção da GNR que foi de propósito de Lisboa, conseguiu travar a onda de violência que estes "bois" espalharam e/ou espalham por onde passam

Quem nos acode?. Chamem a Policia

domingo, 4 de outubro de 2009

Quando as "bestas" zurram em vez de falar saem orneios de arrepiar. Este besunta que abre os braços por inveja de não saber voar, tem a lata de, para esconder os resultados vergonhosos da sua equipa de futebol, vir para a praça pública mostrar os seus dotes de faladura. Diz a "besta":

"O fundo de investimento do Benfica é uma vergonha, em que se avaliam jogadores como o Javi García em 17 milhões de euros e juniores que ninguém conhece em 5 milhões. Com metade do orçamento ficámos quatro anos à frente do Benfica. Com muito menos dinheiro investido, com muitas menos condições, conseguimos sempre ficar à frente de uma equipa que investe muito no seu plantel, todos os anos. Temos metade do orçamento dos nossos rivais mas, continuamos de cara lavada e com a nossa dignidade intata".
In Record
.
Digam se não apetece dizer: Vozes de burro não chegam ao Céu

3 jogos, 3 vitórias


(Arnaldo, Ricardinho(2), Costinha)



Desta vez foi mais difícil, como já era esperado, jogámos contra a equipa da casa, mas vencemos na mesma...


Agora é esperar pelo sorteio no dia 13, só peço para não jogar novamente com o Interviú, apesar do nível dos 4 cabeças de série ser bastante igual. O Benfica vai candidatar-se a receber a Ronda de Elite, e o factor casa pode ser muito importante, entre o Ekaterinburg(Campeão 2008), o Murcia, o Kairat Almaty, e o Interviú(Campeão 2009) venha o diabo e escolha !!!

A Vergonha és tu, Cotonete !!!


Cada vez que abres a boca só sai bosta (!!!) Vergonhoso é quando elogias Corruptos Assumidos, que trabalham 'à conta' das off-shores...!!!

O Carneiro voltou à casa onde 'nasceu', e...





...ganhámos(!!!), só vi os últimos 5 minutos, quando o jogo já estava decidido, mesmo com muitas lesões continuamos a ganhar, o que é sempre bom, desta vez contra uma das equipas 'surpresa' do Campeonato...

Discurso de Luís Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira inaugurou ontem a Casa do Benfica em Alvaiázere.

Como é hábito, durante a inauguração, efectuou um discurso que transcrevo na integra, porque penso ter conteúdo importante, para que nós indefectíveis possamos discutir muitos dos pontos abordados.

"
Inauguração Casa do Benfica em Alvaiázere
Discurso do Presidente do SL Benfica

A maior riqueza que o Benfica tem, aquilo que é a base mais sólida, mais indestrutível do Clube, são as pessoas.

Um Clube como o Benfica sempre se construiu em função dos seus sócios, porque no fundo sempre foram eles que projectaram o Clube, que o fizeram crescer e, em alguns momentos, tiveram a coragem de o salvar! Esta é a verdadeira riqueza do Sport Lisboa e Benfica, as suas pessoas!

Foi assim que se construiu a nossa história de 105 anos. E foi essa vontade que nos trouxe até aqui, foi essa vontade que nos permitiu construir a história que temos. Mas a verdade é que não podemos, nem iremos, descansar à sombra dessa história, porque esse seria o primeiro passo para comprometer todo o futuro.

Permitam-me que comece por agradecer, neste momento a duas pessoas, sem as quais possivelmente não estaríamos aqui hoje.

Em primeiro lugar à Presidente da Casa do Benfica de Alvaiázere, Drª Helena Ventura. Na sua pessoa, gostaria de agradecer a toda a Direcção da Casa de Alvaiázere, pela sua determinação, pela sua vontade, pela paixão que sempre pôs neste projecto!

A minha segunda palavra, como não podia deixar de ser, é para o Engº Alberto da Ponte, Presidente da Central de Cervejas - hoje aqui representado pelo Engº Mata Torres - e parceiro fundamental neste processo de uniformização da imagem de todas as nossas casas.

Atrevo-me a dizer que sem o seu suporte, teríamos tido mais dificuldades em avançar, pelo menos com a velocidade com que o temos vindo a fazer!

É inteiramente justo, por isso, que destaque o seu envolvimento – o envolvimento da Central de Cervejas – com o Benfica, e em especial com este projecto, mas é igualmente justo que diga que como gestor rigoroso e bem sucedido que é, o Engº Alberto da Ponte só se envolveu neste projecto porque sabe a dinâmica, a grandeza e a capacidade de retorno que o Sport Lisboa e Benfica consegue gerar.

Engº Mata Torres, espero sinceramente que a parceria entre as nossas duas instituições dure muitos anos e que seja – como estou certo que será – benéfica para todos!

Todos nós somos responsáveis por transmitir aos mais novos os valores e a dimensão deste projecto. É por isso que as Casas do Benfica são importantes, porque parte da preservação da nossa história passa por aqui.

Trata-se de um património incalculável, porque as Casas representam a diversidade dos locais e das pessoas que vivem diariamente o nosso Clube.

Elas testemunham a dimensão universal do Benfica. É por isso com enorme satisfação que me encontro aqui, hoje.

Mas mais do viver e preservar a história do Benfica, é importante que as Casas se integrem cada vez mais na comunidade onde estão inseridas, e por isso não posso deixar de destacar o facto desta Casa se ter candidatado e ter sido seleccionada como um Centro de Formação no âmbito do projecto das "Novas Oportunidades".

Muitos julgaram, quando este processo de uniformização da imagem das Casas começou a ser falado, que tal não seria possível, que era um projecto demasiado ambicioso, demasiado ousado.

A verdade é que era uma necessidade e que estamos a responder. Hoje, já ninguém dúvida da nossa capacidade em conseguir concretizá-lo.

Ao contrário de outros, as dificuldades estimulam-me! Quando o mais fácil é ceder, é ai que devemos lutar. Alguns já teriam desistido, mas a minha natureza é outra.

Foi assim que formei o meu carácter, foi assim que sempre estive na vida. As dificuldades devem ser vistas como oportunidades e não como simples barreiras.

Tal como o Benfica, que encontrei quando cheguei com o Presidente Manuel Vilarinho, foi capaz de acordar, de renovar forças, de conseguir sair de um lugar onde alguns o tinham condenado, também neste projecto das Casas temos de seguir em frente, reforçando e valorizando toda esta rede já criada e que diariamente continua a crescer.

O tempo passa com demasiada rapidez, e muitas vezes – além das marcas físicas que deixa como, por exemplo, os meus cabelos brancos - também apaga partes do percurso que deixámos para trás. À luz da realidade que vivemos hoje já são poucos os que valorizam o tremendo esforço que foi feito na recuperação do Clube.

São já poucos aqueles que se lembram qual foi o ponto de partida e, no entanto, não foi assim há tanto tempo!

Infelizmente, é algo normal nos dias de hoje, quando as tempestades são ultrapassadas e se navega em águas calmas as pessoas vão esquecendo o que deixaram para trás. Mas é bom que nunca se esqueçam por onde andamos e o que tivemos de fazer, porque só essa memória nos pode permitir evitar voltar a trilhar os mesmos erros do passado.

Quando cheguei ao Benfica fui confrontado com uma história que excluía os sócios da vida do Benfica, que dividia, que pôs em risco a existência do próprio Clube. Fui confrontado com dívidas por pagar, com processos judiciais complexos. Fui confrontado com a descrença e o desânimo daqueles que são a alma do Benfica: os seus sócios.

Apesar disso, sempre acreditei que era possível reverter a situação, sempre acreditei que era possível voltar a construir um Benfica de todos.

O tempo, o trabalho e o empenho de muitas pessoas, deu-me razão! O Benfica tem hoje condições para voltar a recuperar a mística, os valores e dinâmica desportiva que conheceu algumas décadas antes!

Procurámos sempre encontrar as melhores soluções e todo o trabalho realizado é o reflexo daquilo que sempre ambicionei para este Clube.

As dificuldades de hoje são – felizmente – bem diferentes daquelas que tivemos de resolver no passado.

Demos uma linha de rumo ao Benfica, e nesse caminho que foi traçado, os sócios e adeptos, fizeram sempre parte deste projecto. É por isso que aqui estou hoje, foi por isso que o projecto das Casas foi sempre acarinhado por todas as Direcções por mim presididas.

Vivemos um tempo de muitas exigências e de muitos desafios, de algumas dificuldades e de vários riscos. Mas vou ser claro: ao falar de dificuldades e de riscos estou a falar também da nossa capacidade e da nossa energia. Ela está longe de se ter esgotado!

Foi assim no passado, é assim no presente e assim continuará a ser no futuro!

Viva o Benfica!