Últimas indefectivações

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Tempo de balanço


"Mesmo em anos atípicos, como os de pandemia, a natureza segue o seu curso e impõe os ciclos sazonais que nos regulam a vida desde que a humanidade existe. Verão é tempo de fim de ciclo, de colher o fruto do labor de cada ano, umas vezes mais, umas vezes menos, nem sempre justa, mas sempre a retribuição do trabalho de toda uma temporada. É assim, desde tempos imemoriais, nas sociedades rurais, mas é também assim na vida em todos os seus domínios. Por isso, findo o ano lectivo e encerrada a época desportiva, é agora tempo de fechar cada ciclo de cada projecto da Fundação Benfica envolvendo todos os participantes e parceiros em processos de avaliação do trabalho feito e lançando as perspetivas para o reinício no final do verão. Todos sabem disto, todos se afincam neste processo, desde os jovens e professores dos projectos educativos aos atletas do desporto adaptado ou aos seniores do Walking Football. Todos também aproveitam saborosamente as inúmeras actividades de verão dos diferentes projectos, mesmo com as inúmeras limitações e adaptações a que a covid obriga. Apesar de tudo, e se calhar mesmo por isso, são cada vez mais importantes e valiosas para as famílias estas experiências da Fundação Benfica, pelo que oferecem de exclusivo e, sobretudo, representam de conquista individual e de grupo. Entretanto, na Fundação, a nível central, traçam-se cenários e planeiam-se projectos e actividades para a época 2021/22 na esperança de que sobrevenha uma maior abertura responsável do país a todos os níveis e na certeza de que, venha o que vier, reremos, uma vez mais, a capacidade de reagir e de nos reinventamos se necessário. Venha de lá o que vier, será nosso, mas bom mesmo seria, gritar SLB a plenos pulmões, numa Catedral em brasa. Assim seja!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"8
A nossa equipa feminina de hóquei em patins só sabe vencer, somos octocampeões nacionais! E convém recordar que a temporada passada terminou sem a atribuição do título, éramos então líderes;

8
É também o número de jogos de preparação previstos na pré-época da equipa de honra de futebol, com grau de dificuldade crescente de forma a proporcionar o célere ganho de competitividade e uma boa entrada na temporada, logo com uma eliminatória a contar para a Liga dos Campeões;

11
Hendecampeões nacionais de atletismo, e o Benfica a proporcionar cultura sobre prefixos gregos aos amantes do desporto português. São já 11 títulos consecutivos, e é sempre bom relembrar que esta hegemonia assenta no magnífico trabalho feito na formação, já há mais de uma década. Vencemos 17 das 21 provas e nem sequer contámos com a participação de Pichardo no triplo salto;

18
Depois de 18 temporadas de águia ao peito (3+15), o andebolista João Pais pôs ponto final à carreira. Dignificou o Clube e contribuiu para títulos. Continuará ligado ao Benfica, mas em novas funções (na sua área de formação, o nutricionismo), tratando-se de uma justa recompensa pela dedicação, profissionalismo e competência patenteados ao longo dos anos. Obrigado!

172
Jogos em competições oficiais de Cervi ao serviço do Benfica, o que é demonstrativo de não ser um jogador qualquer que passou pelo Clube. Contribuiu para a conquista de 2 Campeonatos, 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças, marcando 21 golos (22 em 196 jogos, incluindo particulares) em 5 temporadas. Abnegado, rápido e tecnicista, teve impacto na chegada à Luz, mas foi perdendo fulgor e preponderância no plantel. Creio que sai no tempo certo, merecedor do apreço dos benfiquistas."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1 - Valdo passeou um perfume singular pelos relvados mundiais, envergando a camisola do Sport Lisboa e Benfica. Que saudades de o ver jogar, no seu estilo delicado, com uma inteligência e uma técnica superiores para descobrir espaços e a fazer ruir estratégias defensivas. Hoje, é com este símbolo maior do Clube que o jornal O Benfica inaugura as Memórias da Luz by Chakal. Recordamos momentos que estão debruados a ouro na memória de todos os benfiquistas, e fica a promessa, semana após semana, de servimos nostalgia à mesa com um toque de cozinha de excelência.

2 - O Sport Lisboa e Benfica anunciou nos últimos dias a renovação de mais parcerias para os próximos anos, o que sublinha a confiança, a solidez e a dimensão da marca Benfica, tanto no mercado nacional como no domínio internacional. Num ciclo que se iniciou com a assinatura do acordo com a WiZink, no dealbar de junho, a renovação da aliança por mais seis anos com a Adidas vai permitir cumprir três décadas de caminho conjunto com o gigante alemão. Uma dupla de sucesso a ombrear com as muitas que encantam os sócios em pleno relvado desde o virar do milénio.

3 - Outra dupla de referência: Benfica e Hospital da Luz. O trajeto iniciado em 2014 vai estender-se até 2023, e releva a estreita cooperação que permite às nossas equipas e atletas beneficiarem de tecnologia e inovação médicas de excelência, num acordo que inclui condições preferências para os sócios do Clube.
Emirates vai igualmente manter-se nas camisolas da equipa principal, com um design retro particularmente atrativo, numa relação que começou em 2014 e irá celebrar uma década de aposta na marca Benfica como marca global. Por fim, o acordo com a Electronic Arts garante presença no renomeado FIFA e assume importância decisiva num contexto em que, sobretudo entre os mais jovens, o futebol tem cada vez menos fronteiras e um pendor exclusivamente nacional.

4 - Parabéns às nossas campeãs do hóquei em patins e aos nossos campeões do atletismo. Oito e onze títulos seguidos são um feito impressionante e que muito orgulha o Clube. As reportagens que lhes dedicamos são inteiramente merecidas. Viva o Benfica!"

Pedro Pinto, in O Benfica

Treino...

Gedson Fernandes | A consolidação vem da ala?


"Gedson Fernandes fez toda a sua formação no SL Benfica, mas, nas últimas épocas, não foi grande aposta dos treinadores das águias: em 2019/20, esteve emprestado ao Tottenham Hotspur FC e, na época passada, ao Galatasaray S.K.
Nesta fase de pré-época, o “menino da formação” regressou a “casa” e, com esse regresso, veio também a dúvida que agora se coloca: será que voltou para ficar ou será que vai ser novamente emprestado ou, numa terceira hipótese, até mesmo vendido? Ao longo destes dias, os adeptos encarnados têm-se questionado sobre qual será a decisão de Jorge Jesus.
Na temporada transata, o treinador não contou com o internacional português, que rumou à Turquia, tendo realizado 20 jogos, nos quais somou três assistências e um golo. Na preparação para a temporada que se aproxima, o médio tem realizado treinos com a equipa principal e chegou mesmo a ser aposta logo no primeiro jogo de treino, frente ao SL Benfica B.
Independentemente da derrota por 1-0, o técnico das águias, ao que tudo indica, ficou muito satisfeito com a exibição de Gedson. Jorge Jesus decidiu apostar num esquema de 3x4x3, em que o português ficou responsável pelo corredor direito, tendo dado sinais de que poderia ser uma boa aposta para 2021/22.
Apesar de o jogador ter tido uma boa prestação, importa salientar que o treinador, como é sabido, dificilmente aposta na formação. A juntar a isto, há também o alegado interesse no jogador por parte de equipas como o Besiktas J.K. e o Galatasaray S.K., clube com o qual o médio já está familiarizado.
E se dois motivos não chegam, junta-se um terceiro, sob a forma da concorrência que o jogador tem na posição que desempenha normalmente: Pizzi, Weigl, Taarabt, Gabriel e Samaris. As opções para o meio campo encarnado são muitas e, para um treinador como Jorge Jesus, será difícil prescindir de alguma delas para dar lugar a Gedson.
Se a aposta enquanto ala direito se mantiver, a concorrência não é tão elevada, por isso cabe agora ao jogador continuar a provar, durante a pré-época, que é merecedor de um lugar na equipa principal do SL Benfica, seja no meio-campo, seja na ala direita (uma posição com a qual Gedson se está a familiarizar, e bem).
De lembrar que o jovem português fez grande parte da sua formação a defesa lateral direito. Aliando esse conhecimento a um grande pulmão, penso que Gedson tem todas as características necessárias para desempenhar esse papel de preencher o corredor direito no esquema de 3x4x3 que Jesus pretende implementar na Luz."

Vacinação...

SL Benfica | 3 alternativas possíveis a Grimaldo


"O SL Benfica anda no mercado e são já vários os nomes apontados pela imprensa que surgem como possíveis transferências, bem como alguns atletas que já foram oficializados pelo emblema encarnado. Gil Dias, ex- AS Mónaco, e Rodrigo Pinho foram as únicas contratações oficiais até ao momento, para além dos jogadores que, na temporada transata, estiveram emprestados a outros clubes e que agora retornam à Luz.
Na lateral esquerda da formação encarnada também se esperam mexidas, pois Nuno Tavares está de saída para o Arsenal FC, num acordo com valores a rondar os oito milhões de euros, com mais 2,5 milhões por objetivos. Assim, o SL Benfica fica sem uma alternativa a Grimaldo, que também é alvo de cobiça por parte de alguns clubes europeus, inclusive o FC Barcelona, clube onde foi formado.
As águias terão de reforçar a posição de defesa esquerdo com uma opção viável e que seja uma alternativa segura numa eventual ausência de Alejandro Grimaldo. O Bola na Rede apresenta, então, três alternativas possíveis para a lateral esquerda do “Glorioso”.

1. Godfried Frimpong – Com a saída de Nuno Tavares e já com Gil Dias no plantel como lateral esquerdo improvisado, Frimpong pode ser uma alternativa viável por se tratar de um jogador da equipa B do SL Benfica. Desta forma, o clube não teria de abrir os cordões à bolsa para reforçar a posição de defesa esquerdo e abria as portas da plantel principal a um atleta “made in Seixal”.
Promover um jovem da formação à equipa A, colocá-lo a treinar com Jorge Jesus e dar-lhe minutos em jogos de taças seria uma boa opção para o jogador de 22 anos, que tem contrato com as águias até 2024.
Frimpong tem-se vindo a assumir na formação secundária dos encarnados e poderá ter a sua oportunidade de conquistar alguns minutos na equipa principal esta temporada. À semelhança de Gil Dias, o internacional pelas seleções jovens dos Países Baixos também é possante fisicamente e rápido com e sem bola.
Se o SL Benfica decidir não ir ao mercado em busca de um defesa esquerdo, Frimpong pode mesmo ser uma opção viável.

2. Gil Dias – Sim, sim, eu sei. Gil Dias foi contratado pelo Mónaco após ter jogado no FC Famalicão na temporada transata e é extremo direito, mas essa é uma posição para a qual já existem outras opções e onde será deveras complicado ter minutos. Além disso, Jorge Jesus contratou o jovem de 24 anos pelo facto de poder desempenhar esta mesma função dentro de campo e, por isso, poderá estar aqui mesmo a alternativa a Nuno Tavares.
Extremo de raiz, o porte físico de Gil Dias (1,86m) confere-lhe algo que Grimaldo não tem: disponibilidade física no corpo a corpo. A sua polivalência e o facto de estar habituado a jogar em zonas mais avançadas no terreno também são um vantagem, mas isto pode ser uma “faca de dois gumes”, uma vez que, por não estar acostumado a jogar a lateral esquerdo, pode comprometer a nível defensivo.
Claro que se o intuito de Jorge Jesus foro de que Gil Dias desempenhe o papel de lateral, tal como acontecia esporadicamente com Franco Cervi, o jogador terá treino específico para desenvolver as suas habilidades defensivas, mas será sempre diferente por se tratar de uma adaptação e não de um lateral de raiz.

3. Rúben Vinagre – O internacional português pelas camadas jovens seria uma boa e, sobretudo, barata alternativa à saída de Nuno Tavares.
Rúben Vinagre é um lateral bastante veloz e com um pulmão capaz de aguentar a correria do corredor durante o jogo inteiro, em altas rotações. Rápido no drible e forte no um para um, Vinagre traz consigo também a bagagem de já ter jogado no melhor campeonato do mundo, a Premier League.
Campeão internacional por Portugal no Europeu sub-16, o lateral esquerdo sobe muito bem pela linha e sem comprometer o plano defensivo, saindo logo na pressão, sempre com intensidade e agressividade.
Seria uma excelente opção para a lateral esquerda encarnada. Contudo, o Sporting CP também se encontra na corrida pelo jogador e Rúben Vinagre pode mesmo jogar no outro lado da segunda circular."

Jornal...

Tóquio #20 - Bárbara Timo

Benfica FM - Estado da Nação...

Manteigas...