Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cosme Damião


"Principal fundador do SL Benfica
Cosme Damião nasceu há 125 anos

Faz esta terça-feira, dia 2 de Novembro, 125 anos que nasceu o principal fundador do Sport Lisboa e Benfica. Falamos de Cosme Damião.
Cosme Damião destacou-se entre os 24 fundadores do Clube da Luz, sendo por isso uma figura determinante naquilo que é hoje o universo benfiquista.
Cosme Damião, que nasceu a 2 de Novembro de 1885 na cidade de Lisboa, tinha 18 anos quando ajudou a fundar o Sport Lisboa e Benfica. Decorria, então, o dia 28 de Fevereiro de 1904.
Foi um elemento com um percurso a todos os níveis notável na instituição, uma vez que, além de fundador, foi jogador, capitão, treinador, secretário, vice-presidente e presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Foi o seu esforço, exemplo, tenacidade, espírito de iniciativa, orientação e entusiasmo que fizeram do Sport Lisboa e Benfica um grande Clube não só em Portugal, mas também além fronteiras.
Neste dia especial, o Sport Lisboa e Benfica não podia, assim, esquecer esta figura incontornável da sua história."




Outra imagem

"Os dois últimos jogos europeus do Benfica deixaram-nos um forte sabor amargo. Na Alemanha entrámos com uma boa atitude competitiva, dominámos grande parte do encontro, criámos diversas oportunidades de golo mas, infelizmente, acabámos por sair vergados por uma derrota que a maioria dos benfiquistas não acreditaria que acontecesse. No jogo de França, com o Lyon, a história acabou por se repetir, desta feita com uma exibição mais modesta mas contra uma equipa, é bom lembrar, que nos últimos anos tem chegado a patamares de excelência na Liga dos Campeões. Pois bem, na próxima semana será a vez de se inverter este cenário que se revela algo preocupante.
Acredito que a nossa equipa vai ser capaz de dar uma excelente resposta nos jogos caseiros que se avizinham e que, acima de tudo, será capaz de mostrar a essa Europa do futebol de que estamos na prova com legítimas aspirações de chegar bem longe. Será preciso vencer e convencer toda uma massa adepta que rejubila por uma nova caminhada europeia. E depois será, como já disse Jesus: quem não perder pontos em Israel será, muito provavelmente recompensado com a passagem à fase de grupos. Com uma nova atitude, com o entusiasmo do nosso público, com a pontinha de sorte que nos tem faltado, levaremos de vencida mais estes difíceis obstáculos que nos permitem voltar à realidade de um novo sonho europeu."

Luís Lemos, in O Benfica