Últimas indefectivações

domingo, 3 de junho de 2012

Sofrido


Benfica 2 - 1 Leões de Porto Salvo

Após muito suor e muito sofrimento estamos na Final... O jogo hoje foi mais lento - era de esperar -, o Benfica acabou por ter alguma sorte, os adversários tiveram as melhores oportunidades, apesar do domínio territorial o Benfica ia tendo desoncentrações defensivas, mas com alguma sorte, com a Marcão em bom plano e alguma aselhice alheia, conseguimos manter a baliza fechada... Com a 'rotação' curta, fomos obrigados a recorrer a jogadores que não estão a 100% - Marinho e Diego Sol -, a aposta no César e no Joel em simultâneo em campo, provou-se ser muito arriscada... Foi já na segunda metade, da 2ª parte - quando já se notava alguma descrença após muitas oportunidades falhadas -, que o Bruno Coelho descobriu o caminho para o golo, pouco depois, num ataque rápido, fizemos o segundo... depois a defender contra o 'guarda-redes avançado' nos últimos minutos, tivemos muitas dificuldades... o Porto Salvo reduziu para 2-1 rapidamente, e só não chegou ao empate porque o discernimento já não era o melhor!!!
A arbitragem hoje, voltou a ser muito má... a diferença é que os erros foram distribuídos - durante grande parte do jogo -, já que os árbitros revolveram simplesmente não marcar nada!!! Mas quando o Benfica ficou em vantagem, começaram marcar tudo!!! Se ontem vimos uma expulsão absurda, e vimos um guarda-redes a defender um  penalty dando um salto de metros para a frente, antes da bola partir... hoje, ainda tivemos 'carrinhos' frontais, e um critério disciplinar ridículo... Posso estar enganado, mas creio que nestes 3 jogos com o Porto Salvo, o Benfica não beneficiou de um único livre de 10 metros (a minha dúvida está na 1ª parte, no 1º jogo)!!!
Esta vitória deveu-se quase exclusivamente à capacidade de sofrimento dos jogadores, que em condições muito adversas com muita pressão conseguiram dar a volta à eliminatória... mas para a Final, com os Lagartos, tudo será ainda mais difícil. Começando com a arbitragem. O Benfica tem melhor equipa, mas neste momento não me parece estar num momento extraordinário de forma, e nós sabemos que para o Benfica ganhar, ser melhor não chega, tem que ser muito melhor... A concentração defensiva tem que aumentar...

PS1: É comum nos recintos em Portugal, principalmente quando o Benfica joga, vermos adversários (normalmente guarda-redes) a simularem lesões constantemente. Para pararem o jogo. Funcionam quase como descontos de tempo. Dão para descansar as pernas aos jogadores com mais minutos. Tudo isto com a complacência dos árbitros. Não gosto. Detesto. Irrita-me. Por isso, além de criticar o Porto Salvo por o ter feito nos jogos todos, e hoje em particular, também critico o Marcão quando a 17 segundos do fim, vez a mesma coisa...!!!

PS2: Tenho que dar os Parabéns ao Bruno Coelho, que hoje teve a felicidade de abrir, aquilo que parecia amaldiçoado!!! O Bruno é um daqueles sortudos, que tal como nós: sofre, grita, celebra, e irrita-se nas bancadas da Luz, desde do dia que nasceu, mas que o destino lhe deu a oportunidade de vestir o Manto Sagrado!!! Começou a época com poucos minutos, mas tem demonstrado muita evolução, é claramente um jogador para o futuro...

PS3: Estou curioso para saber o castigo do Ricardinho. Se houvesse vergonha na cara, o CD tinha é que pedir desculpa ao Benfica pela decisão absurda do árbitro, mas o mais natural é o Ricardinho ser castigado em 2 jogos e falhar assim o 1.º jogo da Final... Os Lagartos no CD dificilmente vão deixar fugir esta oportunidade...!!!
PS4: Não posso deixar de destacar, a falta de destaque, que os principais sites desportivos, dedicaram a esta vitória do Benfica, principalmente sabendo que em caso de derrota, seria a principal notícia do dia!!!

PS5: Os nossos jovens Basquetebolistas de Sub-18 sagraram-se hoje Bi-Campeões Nacionais,  nesta categoria, juntam-se assim aos Sub-20 e aos Seniores que esta época venceram os seus Campeonatos. No próximo fim-de-semana jogamos a final nos sub-16... estamos muito perto de fazer história, e fazer o pleno!!!

PS6: Os nossos Hóquistas que ontem venceram o Candelária no Pico, devido às más condições climatéricas ficaram retidos nos Açores... espero que o regresso seja feito em segurança, e o mais rapidamente possível, já que no próximo fim-de-semana tudo será decidido...

Grande Basquetebol!

"1. Já lá vai mais de uma semana mas não posso deixar de abrir com a grande vitória do nosso Basquetebol no Porto. Foi, em termos benfiquistas, e até agora, a maior alegria da época. Recordados da derrota na finalíssima de Voleibol e depois de termos tido o 'pássaro na mão' (4.º jogo em casa poderia ter decidido), era com grande preocupação que aguardávamos o encontro decisivo. Andámos quase sempre na frente do marcador, chegámos a ter 12 pontos à maior, o FC Porto recuperou e aqueles segundos (minutos...) finais foram terríveis. Mas ganhámos brilhantemente. Depois... não se esperava outra coisa. Mas a culpa, pelos vistos, foi de Carlos Lisboa e da Polícia. Fica para a história, o nosso título nacional - o 23.º mais que o FC Porto(11) e Sporting(oito), que se seguem na lista, juntos... -, a entrega da taça na cabina e a vergonhosa transmissão do Porto Canal que, findo o jogo, parecia uma 'barata tonta' a seguir o treinador do clube da casa, evitando dar qualquer imagem da festa benfiquista e das cenas das bancadas... Nada que surpreenda.

2. Mas o jogo teve um antes e um depois. Antes, o rasgar do contrato do FC Porto relativamente à transmissão televisiva. Pelos vistos, rasgam quando lhes dá jeito. Resta aguardar agora pelas consequências... se é que as vai haver. Depois do jogo, da entrega da taça nas cabines, da longa espera até que a equipa pôde deixar o pavilhão, houve, já no nosso Estádio, a homenagem do nosso presidente à equipa, com um discurso que se justificava e que foi ao mesmo tempo uma resposta às diatribes do presidente do FC Porto nas últimas semanas. Pelo meio, ainda houve o triste espectáculo dado por este a protestar contra a Polícia, o ridículo comunicado do FC Porto e a reacção da Associação de Basquetebol do Porto, a fazer lembrar a sua congénere do Futebol. Não sabem perder - nem ganhar... - e depois armam-se em vítimas. É assim há 30 anos.

3. Claro que o FCP respondeu às palavras do nosso presidente e claro que houve logo quem aproveitasse para meter os dois presidentes no mesmo saco, como se o Benfica tivesse que ficar calado depois dos constantes ataques do presidente do FCP e de tudo o mais que aconteceu. Mas a isso, vindo de alguns escribas, já estamos habituados. Tal como a cobertura dada pelo 'Record' a um triste candidato à presidência do Benfica, que cada vez mais parece a 'voz do dono', leia-se presidente do FC Porto..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Ganhou o melhor

"A expressão 'que ganhe o melhor' ameaça deixar de fazer sentido no Desporto em Portugal, tantas e tais são as vitórias sistemáticas - isto é, próprias do Sistema - por parte dos medíocres e manipuladores.
Nas últimas décadas, tornaram-se vulgares as vitórias contra a corrente dos jogos e contra a verdade desportiva, arrancadas a ferros, a golpes de apito, a cabazes de fruta, a influências ocultas, como as vitórias dos adversários contra oponentes dóceis e dependentes.
Mas, no Basquetebol, ganhou o melhor: o Benfica, os atletas, a equipa técnica, os dirigentes não esquecendo os adeptos. A Taça de Campeão para o Benfica - mesmo entregue no balneário -, a vergonha do mau perder para os vencidos. Cada um teve o que mereceu. E os raivosos perdedores ainda mereceram todas e cada uma das palavras com que o presidente do Benfica zurziu o Sistema.
O Benfica continua na luta pelos títulos de Futsal e Hóquei em Patins, modalidades em que está ainda a disputar a Taça. No Futsal, o Benfica sofreu a primeira derrota da época na 1-ª mão das meias-finais. Mas joga a desforra em casa e terá um terceiro jogo para decidir a passagem. No Hóquei em Patins, o Benfica comanda a classificação, a três jornadas do fim, mas o calendário parece feito de encomenda: o Benfica vai a casa do 3.º e recebe o 2.º. E para além do calendário, o Benfica vai certamente enfrentar outras artimanhas do Sistema, presente em todas as modalidades e escalões.
Isto só aumenta o desafio e valoriza cada vitória do Benfica. Temos equipas para vencer. E temos esta chama imensa que ilumina e alimenta o caminho da vitória. Todos à Luz, para que volte a ganhar o melhor."

João Paulo Guerra, in O Benfica

Cada vez mais perto...

Candelária 0 - 1 Benfica

Mais um passo, na caminhada do título... O jogo até começou 'calmo', a 1ª parte teve poucas oportunidades, as equipas estavam na expectativa... Mas um tiro do Abalos, acabou com o 'armisticio'!!! Curiosamente o golo apareceu quando o Benfica já tinha em campo vários jogadores que começaram no banco, e quando a meio da segunda parte voltámos a apostar nos titulares, o Candelária começou a criar perigo... jogar estes jogos 'apertados' com o Cacau e o Viana simultâneamente é muito arriscado...
Voltámos a falhar nos lances de bola parada: 1 penalty e 2 livres directos!!! Nos últimos jogos temos sido muito perdulários nestas situações, temos que melhorar no jogo com os Corruptos...
Esta vitória, após a desilusão Europeia, foi psicologicamente muito importante, na matemática do Campeonato, este resultado era 'pouco' importante, uma 'não vitória' hoje, obrigava o Benfica a ganhar aos Corruptos e depois ganhar na última jornada, assim com a vitória de hoje, o empate com os Corruptos pode chegar, e em caso de vitória seremos Campeões na Luz... Jogar para o empate raramente dá certo, portanto, para a semana o pensamento tem que estar na vitória... e tenho a certeza que o senhor Pinto vai ser o apitadeiro!!!

Depois do que se passou no antro Corrupto com o Basket, é muito, mas mesmo muito importante, que os Benfiquistas, se comportem civilizadamente... temos que apoiar como nunca, temos que encher o Pavilhão, mas não podemos cair na tentação de 'vingar' ou copiar' os comportamentos selvagens, dos Porcos... independentemente do resultado... independentemente das provocações... até porque uma das maneiras como os Corruptos podem vencer o jogo, é se a partida não chegar ao fim, por interferência do público. Portanto, vozes afinadas, mas nada de imitações baratas...