Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Gosto de futsal

"Volto a não escrever sobre o imperial e quase absoluto futebol. Opto, hoje, pelo menos mediático futsal, um acrónimo resultante de uma espécie de continuação/cisão do futebol de salão.
Gosto de futsal. Associo-o aos meus tempos de infância e juventude e ao futebol a que tínhamos direito na míngua de uma métrica improvisada para jogar à bola.
O futsal é uma modalidade vibrante e emotiva. Não há tempos mortos, não há ronha para se fingir que se está a jogar, há movimento permanente e há faltas que têm castigo por acumulação. E, felizmente, ainda não dá direito a insuportáveis conferências de imprensa antes dos jogos onde nada se passa e se diz a não ser vulgaridades.
Pouco a pouco, o futsal sobe no ranking desportivo. Já é a modalidade em recinto coberto que mais assistência tem.
Gosto ainda mais do futsal desde que o Benfica é campeão europeu. E várias vezes campeão nacional.
Gosto do futsal porque nele se reedita, com entusiasmo, o jogo dos jogos, o Benfica/Sporting e se vê o Belenenses na posição certa antes do dinheiro tudo impor.
Gosto do futsal porque é possível e normal, sem azedume e sem suspeitas insidiosas, ver um treinador campeão no Sporting estar na época seguinte a liderar o Benfica (Paulo Fernandes, por sinal um profissional que tem tanto de discreto como de competente).
Gosto do futsal porque tem o sal do futebol, que são os golos para todos os gostos e minutos.
Gosto do futsal porque tem Ricardinhos e outros jogadores que nos divertem na sua arte/técnica.
Gosto do futsal porque no esquecido interior também há boas equipas como o Fundão e Boticas.
Gosto do futsal porque é docemente simples e acolhedor. Como o período de Natal!"
Bagão Félix, in O Benfica
PS: Infelizmente a realidade do futsal português está um pouco afastada da imagem que o nosso estimado consócio Bagão Félix descreve!!! Hoje o Benfica foi castigado com um jogo de castigo, isto depois do comportamento animalesco dos adeptos Lagartos no último derby!!! A FPF no seu melhor...!!!

O cumulo da Incoerência !!! (é só mais um exemplo...)

Apresentação do Modelo de Jogo

""É daqui que vão aparecer os futuros craques"
O auditório do Caixa Futebol Campus foi o palco escolhido para a apresentação do Modelo de Jogo e do Jogador à Benfica. Numa iniciativa que contou com a presença do presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira e de todos os treinadores do Clube, debateu-se a implementação de um sistema à altura do Clube da Luz.
O presidente dos 'encarnados', Luís Filipe Vieira, explicou o objectivo do Clube para a próxima temporada: 'É daqui que vão aparecer os futuros craques do Sport Lisboa e Benfica e em princípio, na próxima época, vamos colocar dois ou três atletas da formação, no plantel principal'.
A importância do capital humano também foi realçada: 'Estamos a falar como empresa e o mais importante de qualquer empresa é o capital humano. É esse que gera riqueza e aqui gera futuros craques do Clube.'
Quem também esteve presente no Caixa Futebol Campus, foi o director da SAD, Domingos Soares e Oliveira que, em declarações à Benfica TV, destacou três elementos essenciais no caminho para o sucesso: 'A fórmula do sucesso passa pelo talento, pelo compromisso e pelo equilíbrio. O talento permitenos exceder todas as expectativas, o compromisso é o que pretendemos de todos os profissionais e o equilíbrio, que é necessário em qualquer organização, onde qualquer pessoa tem de saber qual é o seu papel e que entenda que faz parte da solução.'
O director-técnico do Centro de Formação e treino, João Santos, explicou o que significa e o que se pretende de um jogador do Benfica: 'Como diz o nosso lema 'Um por todos e todos por um', tem de ser um jogador solidário, com grande espírito de sacrifício, com muito talento, capaz de desenvolver ritmos de jogo cada vez mais intensos, porque será esse o futuro de futebol.'"
in O Benfica