"Volto a não escrever sobre o imperial e quase absoluto futebol. Opto, hoje, pelo menos mediático futsal, um acrónimo resultante de uma espécie de continuação/cisão do futebol de salão.
Gosto de futsal. Associo-o aos meus tempos de infância e juventude e ao futebol a que tínhamos direito na míngua de uma métrica improvisada para jogar à bola.
O futsal é uma modalidade vibrante e emotiva. Não há tempos mortos, não há ronha para se fingir que se está a jogar, há movimento permanente e há faltas que têm castigo por acumulação. E, felizmente, ainda não dá direito a insuportáveis conferências de imprensa antes dos jogos onde nada se passa e se diz a não ser vulgaridades.
Pouco a pouco, o futsal sobe no ranking desportivo. Já é a modalidade em recinto coberto que mais assistência tem.
Gosto ainda mais do futsal desde que o Benfica é campeão europeu. E várias vezes campeão nacional.
Gosto do futsal porque nele se reedita, com entusiasmo, o jogo dos jogos, o Benfica/Sporting e se vê o Belenenses na posição certa antes do dinheiro tudo impor.
Gosto do futsal porque é possível e normal, sem azedume e sem suspeitas insidiosas, ver um treinador campeão no Sporting estar na época seguinte a liderar o Benfica (Paulo Fernandes, por sinal um profissional que tem tanto de discreto como de competente).
Gosto do futsal porque tem o sal do futebol, que são os golos para todos os gostos e minutos.
Gosto do futsal porque tem Ricardinhos e outros jogadores que nos divertem na sua arte/técnica.
Gosto do futsal porque no esquecido interior também há boas equipas como o Fundão e Boticas.
Gosto do futsal porque é docemente simples e acolhedor. Como o período de Natal!"
Bagão Félix, in O Benfica
PS: Infelizmente a realidade do futsal português está um pouco afastada da imagem que o nosso estimado consócio Bagão Félix descreve!!! Hoje o Benfica foi castigado com um jogo de castigo, isto depois do comportamento animalesco dos adeptos Lagartos no último derby!!! A FPF no seu melhor...!!!