Últimas indefectivações

sábado, 8 de outubro de 2011

A subir...




São Bernardo 16 - 28 Benfica



Não vi o jogo, mas olhando para o resultado, só tenho que elogiar os 16 golos sofridos!!! Existem duas hipóteses: ou o São Bernardo atacou muito mal, ou o Benfica defendeu muito bem!!! Tendo em conta aquilo que se passou no jogo com ABC na Luz, é muito provável que tenha sido novamente a defesa do Benfica a estar em evidência. Aliás o treinador já admitiu que o seu grande objectivo imediato é colocar o Benfica a defender impiedosamente!!! Numa equipa que em muitos jogos parece alheada dos jogos, esta estratégia é sem dúvida a mais acertada... na crónica ao jogo do ABC escrevi que o Benfica a defender com aquela agressividade, em Portugal, não perde com ninguém!!! (como seria de esperar o Madeira SAD depois de ganhar ao Benfica já vai com 2 derrotas em 2 jogos!!! Só marram no vermelho...!!!)

Estreou-se hoje o nosso novo guarda-redes Sueco, David Andersson, devido à lesão do Ferreirinho (prolongada), fomos obrigados a contratar mais um jogador...



PS: Não é atleta do Benfica, mas é Benfiquista: Hélder Rodrigues sagrou-se hoje Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno em Motos. Muitos Parabéns Hélder...

Nesta modalidade motorizada, o Dakar acaba por ser mais importante do que o Campeonato do Mundo, portanto o grande objectivo da temporada ainda está por cumprir, força e velocidade Hélder!!!

Difícil !!!




Benfica 3 - 1 Sp. Caldas

25-17, 23-25, 25-18, 25-21


O maior obstáculo do prof. Jardim durante a maior parte da época, vai ser manter os níveis de motivação elevados. Hoje voltámos a facilitar em vários momentos, e contra uma boa equipa, com muita garra, deixamos que eles acreditassem na surpresa. Felizmente acordámos, e as coisas resolveram-se, mas os parciais não demonstram as dificuldades que o Benfica teve em ganhar este jogo. E nem se pode afirmar que o Benfica foi surpreendido, porque nos últimos 3 anos, estas duas equipas efectuaram inúmeros jogos de treino em conjunto, portanto o conhecimento mútuo é grande... E deixo já aqui o aviso: na 2ª volta, no pavilhão D. Leonor, se o Benfica não quiser ter uma desilusão é melhor ir preparado para competir!!!


Uma palavra para o Caldas (meus vizinhos): Excelente jogo, comparando o primeiro jogo na A1 há dois anos, e hoje: praticamente com os mesmos jogadores, a evolução é enorme... Com jogadores da 'terra', formados no clube, numa região com poucas tradições em desporto de alta competição (algo que está a mudar, em várias modalidades...), com um orçamento mínimo, numa época onde os orçamentos de muitas equipas adversárias (equipas 'municipais'...) vão sofrer cortes significativos (troika!!!), onde vai ser difícil continuar a 'importar' camionetas de estrangeiros (principalmente Brasileiros...), esta equipa do Sp. Caldas mantendo esta atitude, sem lesões, vai concerteza garantir o objectivo principal, que é a manutenção, mas com um bocadinho de sorte, até pode aspirar ao 6º lugar que dá acesso à 2ª fase...!!! Se bem me recordo, o Benfica o ano passado na 1ª fase não perdeu um único Set em casa, houve algum demérito do Benfica, mas também houve mérito do Sp. Caldas.

Meia-final do Troféu António Pratas



Lusitânia 64 - 110 Benfica



Olhando para a estatística realço os muitos minutos dos 'miúdos': Ferreirinho (13,34m), Monteiro (9,37m). Sendo que dos mais utilizados o Gentry com 25,50m foi o que mais tempo teve em campo, isto quer dizer que houve uma clara preocupação em proteger todos os jogadores, para que amanhã na final com os Corruptos a equipa esteja mais 'fresca'!!!

Continuamos sem o Ben, o Barroso e o Betinho, mas mesmo a rodar, marcámos 110 pontos, só espero que amanhã, os pontos a mais de hoje, não façam falta...!!!

Anti-climax

"O Benfica jogou para a Liga Portuguesa no dia 1 de Outubro. Só voltará a jogar, em Aveiro, no dia 22 de Outubro. Temos, portanto, 21 dias de interregno, três semanas sem Campeonato, justamente numa fase em que as coisas começavam a aquecer na luta pelos lugares cimeiros.

Mesmo que, no plano pessoal, de certa forma até me agrade uma pausa futebolística que permita, por exemplo, pôr as leituras em dia, em termos de competição, e sobretudo de espectáculo, não posso compreender tão absurda calendarização.

Tenho defendido que os jogos de qualificação das selecções deveriam ser concentrados no Verão anterior ao das fases finais. Ou seja, em Junho de 2011 jogava-se a qualificação para o Euro 2012, em Junho de 2013 disputava-se o apuramento para o Mundial de 2014, e assim sucessivamente. Ganhava a qualidade do Futebol, pois as selecções dispunham de maior tempo de preparação conjunta; cresciam as audiências, sabendo-se que nessa altura o Futebol de clube está fechado para férias, e os adeptos estariam com maior predisposição para encarar o patriótico espírito de Selecção; e evitava esta intromissão quase abusiva nos calendários competitivos dos clubes, que não serve às selecções, não serve aos jogadores, não serve aos adeptos, não serve aos adeptos, e não serve o Futebol (talvez sirva alguns interesses em redor da FIFA).

Também as Taças domésticas (tanto a de Portugal, como a da Liga) poderiam, e deviam, ser concentradas numa altura específica do ano. Por exemplo em Janeiro, quando o mercado de transferências está aberto (outro absurdo), e como marco separador da primeira e segunda volta do Campeonato (uma terminando no fim de Dezembro, outra iniciando-se em Fevereiro). Teríamos, pois, uma volta inteira sem pausas, as eliminatórias das Taças, outra volta inteira sem pausas, as finais das Taças, e por fim as selecções.

Se no plano internacional estamos dependentes dos desígnios e humores da FIFA, quanto ao resto, com um pequeno esforço organizativo, talvez fosse possível mudar. O adepto agradecia."


Luís Fialho, in O Benfica


PS: O Fialho 'esqueceu-se' das competições europeias (Champions e Euroliga)!!! Concordo com a demarcação das épocas (clubes/selecções), mas também gostaria de ver uma altura do ano dedicada especificamente às competições europeias (as equipas que não se qualificarem para as competições europeias poderiam ter uma II Taça da Liga, como competição de consolação, para manterem a actividade...). Após o final dos Campeonatos europeus, 45 dias (mês e meio), seria suficiente para realizar a Champions e a Euroliga:

-Taça da Liga como torneio de pré-época em Agosto, Campeonatos a começar em Setembro e a terminar final de Março, principio de Abril; Competições Europeias de Abril a final de Maio; Selecções até ao início de Julho!!! A única competição que podia 'durar' toda a época seria a Taça Nacional (da Federação), desde que houvesse uma coordenação Europeia na marcação das datas em todos os países, simultâneamente (ou então seria jogada tal como o Fialho 'recomenda' entre a 1.ª e a 2.ª volta dos respectivos Campeonatos)...

Os maiores

"1. Duas notícias (importantes mas que terão passado despercebidas a muita gente) da passada sexta-feira. Numa delas, refere que o Benfica é o 8.º de sempre da Liga dos Campeões, num ranking elaborado pelo jornal francês L'Équipe, fundador da competição, que atribui pontos aos vencedores, finalistas vencidos, semi-finalistas e clubes que atingem os quartos-de-final. O Benfica soma 217 pontos contra 138 do FC Porto (11.º) e apenas 39 do Sporting (48.º). A outra notícia salienta que o Benfica é o único Clube português que entra no top-30 das marcas mais valiosas do Futebol europeu, sendo avaliado em 56 milhões de euros (28.º lugar), segundo o relatório anual da consultora Brand Finance. A classificação é liderada por Manchester United, seguido do Real Madrid e Barcelona.


2. 'O FC Porto é um grande clube europeu em termos de ranking mas pequeno no tratamento destas questões, porque se não tinha capacidade financeira para adquirir dois dos nossos melhores jogadores, não deviam ter negociado' (...) 'Não se preocuparam em dar-nos uma explicação, apesar das nossas inúmeras tentativas para chegar à fala com algum responsável'. As queixas, transcritas no insuspeito 'O Jogo', são de Pierre François, director-geral do Standard de Liège, que acusa o FC Porto de ainda não ter pago, conforme o acordado, os passes de Defour e Mangala, adquiridos em Agosto por 6 e 6,5 milhões de euros, respectivamente. Mas o director-geral do clube belga disse mais: 'O Benfica teve um comportamento completamente diferente e procedeu ao pagamento acordado, mal recebeu o certificado internacional de Witsel.' É um dirigente belga quem o afirma...


3. A polícia fez agora uma rusga à Juventude Leonina, de que resultou uma prisão preventiva e oito elementos com termo de identidade e residência, quatro deles impedidos de ir a jogos. Os No Name Boys já haviam sido alvo de investigação idêntica há uns meses. Estes (e outros) grupos de adeptos integram numerosos elementos muito válidos, que têm como (louvável) objectivo o apoio aos seus clubes. Mas, infelizmente, albergam no seu seio também alguns elementos indesejáveis, que devem ser irradiados do Futebol e devidamente punidos. Só se estranha é que as acções (louváveis) levadas a cabo em Lisboa não sejam seguidas a Norte do País, onde haveria - certamente - muito para 'limpar'..."


Arons de Carvalho, in O Benfica

Em Proença-a-Nova

"Os telespectadores pediram e a Benfica TV tornou possível. A ideia de João Gomes, presidente da Casa do Benfica de Coimbra, rapidamente alastrou ao restante auditório do canal. Milhares de chamadas, de pedidos, de emoções expressas tornaram o evento inevitável. E, após Vila de Rei, naquele que foi o encontro mais central possível, para reunir adeptos de todos os cantos de Portugal, veio Proença-a-Nova em 2011, a 1 de Outubro.

Pelo segundo ano consecutivo o programa «Em Linha» realizou o seu almoço, reunindo o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, os responsáveis pelas Casas do Benfica, os profissionais da televisão do Clube e os benfiquistas que diariamente sintonizam o canal. É uma festa que se quer repetida enquanto o 'Em Linha' existir.

Entre participantes, debateram-se sugestões de uma data fixa, de um pic-nic e até da organização de uma competição específica - malha, damas, dominó, ou outras - no mesmo dia. A organização, liderada pelo homem do projecto das casas, Jorge Jacinto, contou ainda com outra figura que constitui um motivo de orgulho para os benfiquistas: Ricardo Araújo Pereira. Desde 2008 que a Benfica TV convida o Ricardo, bem como o Tiago Dores e o Miguel Góis, para abrilhantar a antena com o humor certeiro e corrosivo, visceralmente vermelho e incondicionalmente glorioso, mas mesmo sem os ter presentes com a frequência desejada a verdade é que ocasiões como a de Sábado passado servem para matar saudades. Com amigos como o RAP e como os telespectadores que nos observam e apoiam todos os dias, a Benfica TV está bem e recomenda-se.

Obrigado a todos quantos nos fazem trabalhar melhor em nome do Clube que nos une. E até ao almoço de 2012 marcamos encontro neste canal, dia após dia, à hora do costume."


Ricardo Palacin, in O Benfica