Últimas indefectivações

domingo, 24 de março de 2013

Atitude


Benfica 75 - 63 Guimarães
14-11, 18-11, 24-16, 16-19

Eu compreendo, que uma equipa, que durante a maior parte da época, não tem adversários à altura, acaba por facilitar em alguns jogos, não será fácil encontrar a motivação durante a semana... mas o discurso que são profissionais, ganham bem, têm que respeitar a camisola que vestem, também é válido...
A vitória de hoje não vinga a derrota da semana passada, porque simplesmente a Taça já foi !!! Mas prova que com outra atitude, tudo se torna mais fácil...
Dito isto, este Vitória pode ser um adversário duro de roer nos Play-off's o Ivan Almeida é jogador (hoje só marcou 25 pontos!!!), creio mesmo que é o melhor marcador do Campeonato... Foi pena a equipa ter 'desligado' no 4.º período  porque podíamos mesmo ter dado uma cabazada monumental, com possivelmente o Vitória a marcar 'metade' dos pontos da semana passada!!!

Triatlo...


Em Alpiarça, o João Silva estreou-se com a camisola do Benfica, vencendo naturalmente a primeira prova do Nacional de Clubes da temporada de 2013. Este foi só um ensaio, pois o nível do João é outro... o objectivo são as provas da Taça do Mundo:
João Silva (1.º), Pedro Mendes (5.º)(sub-23), Pedro Gaspar (7.º)(Jun.), Alexandre Nobre(10.º)(Jun.), Francisco Machado (11.º)(Jun.), Rafael Domingos (25.º)(Jun.), Nuno Nogueira (32.º)(Jun.), Bruno Pereira (34.º)(sub-23), João Gabriel (38.º)(Cadete), Nuno Laurentino (53.º).

Óptima semana

"1. Excelente a semana passada. Chegámos (mais uma vez!) aos quartos-de-final de uma competição europeia - na qual somos apontados como um dos favoritos - e aumentámos para quatro pontos a vantagem na I Liga, passando a ser os principais candidatos. Muito bom mas... ainda nada ganhámos. Dei por mim a pensar: fiquei mais satisfeito com os quatro pontos de vantagem nacionais do que com a passagem europeia. Claro que sonho em regressar às finais europeias, mas a prioridade deve continuar a ser o Campeonato. E, neste, temos mais cinco finais antes da ida ao Dragão. Não nos podendo esquecer que, muitas vezes, é em casa, nos jogos aparentemente mais fáceis que tudo se deita a perder. Gostei muita da equipa em Guimarães (nem parecia que havia jogado três dias antes em Bordéus) mas... há que continuar assim!

2. Bordéus dista 1150 Km de Lisboa. O Benfica meteu no estádio cerca de 10 mil portugueses, a larga maioria emigrantes de França e países limítrofes (Paris fica a 600 Km). Que outro Clube no Mundo conseguiria isso? Merecida prenda deu a nossa equipa ganhando o jogo e passando a eliminatória.

3. A justiça neste País é o que é. A justiça desportiva não é melhor. Eu ia a escrever que era inacreditável a decisão que salva o FC Porto da desclassificação na Taça da Liga mas, pensando bem, qual a surpresa? O que vem acontecendo de há 30 anos para cá? Enfim, é mais do mesmo. Tal como não causa surpresa a declaração do presidente do FC Porto, colocando em dúvida a continuação do clube na prova. Claro que tinha que mostrar desprezo por uma competição que nunca ganhou. Mas, é óbvio, vai aparecer a jogo e vai tentar ganhar o troféu. Mesmo que depois menospreze o triunfo. Já todos o conhecemos bem...

4. Alguns No Name Boys (com a conivência dos outros) lançaram mais alguns petardos na jornada 21 da Liga e o Benfica foi multado em 7650 euros, valor que corresponde às quotas mensais de 765 sócios. Neste  Campeonato já vão 89.328 euros, ou seja, estiveram 7444 sócios a pagar para as 'brincadeiras' desses meninos. Lamentável."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Objectivamente (mau perder)


"No clube das riscas azuis e brancas quando as coisas andam mal todos são culpados menos um. Aliás, agora, menos dois, porque o suplente-efectivo Antero também já está imune e chocou ver os super-maus-dragões insultarem toda a comitiva... menos P da C e o anunciado sucessor!
Não haveria nada de anormal em tudo isto se não viesse de novo à memória alguns «apertões» que estes mesmos super-maus deram em tempos de Argel a Co Adriense, de Paulo Assunção a Del Neri ou Yuran a Mourinho, (que envolveu também cenas de ciúmes com a bela «ragazza» da Ribeira)!

Isto tudo no espaço de três semanas, no tal clube-modelo onde tudo se faz com rigor, DISCIPLINA, profissionalização e sabedoria!
Como é possível este coro de indignação só pelo facto de a equipa de futebol fraquejar um pouco nas exibições e nos resultados e onde até então o expoente máximo dos goleadores Jackson Martinez - intocável - ter falhado uns penaltis e daí ter dado uma folgazinha de quatro pontos ao Glorioso SLB!
A velha máxima de que não estão habituados a perder, não cola! Isso não pode servir de desculpa para as arruaças e os maus-exemplos das claques que passam sempre para outros irmãos do norte estes «feitos»! Pelos vistos, há muita gente a aprender com o tal clube exemplar!
Mas estes cânticos entoados à entrada do Dragão não foram a única crítica forte ao «grupo». Também os cronistas do reino azul, como MSTavares, rebentaram autenticamente com os eleitos de Vítor Pereira! O treinador-campeão, afinal já não presta - e Varela (p. exemplo) já é coxo -, que salta do Santa Clara da 2.ª Divisão para o clube que é crónico campeão - sem o merecer, acrescento eu!
O descontrole desta gente é irritante!
Não sabem perder nem ganhar! A arrogância das vitórias transforma-se em violência nas derrotas!
Muito mau para quem quer ser exemplo do clube de rigor, etc, etc."

João Diogo, in O Benfica

Roques e aliados

"Foi esta semana. Na placidez doméstica, desfruindo emocionalmente o bom momento do nosso Benfica, um zapping televisivo fez-me esbarrar os olhos e magoar os ouvidos nos vários programas sobre futebol, de registos semelhantes, com protagonistas também semelhantes, com ressabiamentos ainda semelhantes.
O FC Porto viveu a sua semana horribilis, meteu a bola da sobranceria ao saco, a equipa até foi recebida, no regresso do Funchal, com impropérios e petardos por adeptos furiosos. Os comentadores azuis, em desespero, viram penáltis ou não viram penáltis, em tudo o que foi sítio, de acordo com as conveniências. Até se esqueceram que, frente ao Málaga, no Dragão, a considerada exibição transcendente apenas rendeu um golo, por sinal obtido em fora-de-jogo. Como deu jeito ignorar que a turma espanhola apontou um tento limpo, não validado pelo juiz da contenda.
O Sporting conseguiu ganhar, de forma tangencial, ainda que continue posicionado na segunda metade da tabela. O complexo antibenfiquista faz dos seus comentadores autênticos sequazes do FCP, cujo eventual triunfo na liga nacional serviria de refrigério àqueles traços doentios de pequenez relativamente ao nosso Clube. De um lado, os roques; do outro lado, os aliados.
Por essas e por outras é que, a páginas tantas, optei pela Benfica TV; ouvindo o meu amigo Fernando Chalana. E o que concluí? Aquilo que, há uns tempos, deixei em letra de forma numa das minhas publicações. No Futebol, a bola são os jogadores e os treinadores, o resto são, um ror de vezes, bolas fora."

João Malheiro, in O Benfica