Últimas indefectivações

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mais um não-penálti

"Carlos Xistra adicionou em Braga mais um episódio à sua extensa lista de ‘não-penáltis’ contra o FC Porto.
Carlos Xistra adicionou em Braga mais um episódio à sua extensa lista de ‘não-penáltis’ contra o FC Porto. Oito meses depois do último encontro com os dragões, na Madeira, onde não conseguiu ver a falta de Álvaro Pereira sobre Neto, faltou-lhe agora a colaboração de um fiscal de linha suficientemente honesto para assinalar o corte ostensivo de Alex Sandro com o braço. Marcar penáltis contra os mais fortes é o maior pesadelo dos árbitros internacionais, que preferem falhar por omissão a responder pelo ónus de um erro com prejuízo de quem lhes protege a carreira. E Carlos Xistra excedeu largamente o seu plafond no recente Académica-Benfica."


PS: O Manha está mais uma vez enganado: o Xistra não exedeu nenhum plafond no Académica-Benfica, bem pelo contrário... os penaltis inventados contra o Benfica só ajudaram a 'dinamizar' a sua carreira, tal como o último jogo de Braga, e tal como muitos outros jogos dos Corrutpos, curiosamente quase todos em deslocações à Madeira...!!!

Um canal sem escutas

"Há pintos a mais na Casa Grande da Corrupção. E piam teimosamente no mesmo tempo. Monótono piar este que cheira a podre. Há um pinto chefe, ou pelo menos parece que há um pinto chefe, tão subservientes são os pintos que o procedem. E um pinto mofo. Como é sinistro esse pinto mofo! Há anos e anos e anos que se esconde por debaixo dos móveis e na orla das carpetes da casa ao fundo que tem uma luz, um pouco adiante da funerária. É de lá que salta para organizar homenagens ao Azeiteiro-da-Cabeça-d'Unto e seus colegas infames. Juntos, felizes, apintam... E a cada apinto há um infeliz que tomba, caído na guerra semanal contra aqueles que não dispensam a batota.
O pinto mofo é perigoso, profundamente fascista. Sabe estar atento ao pio do outro pinto. E vai atrás, piando cegamente à voz do dono. Reparem bem no pinto mofo: observem o seu bico recurvo de periquito doente. E os seus olhos juntos que piscam maldosamente. Tudo nele é repelente. Mas é preciso que exista, porque o pinto-mor exige que existam os seus sicários.
Custa a entender como é que um galináceo tão medíocre continua a ter espaço nos jornais, tempo de antena nas rádios e nas televisões. Ou talvez se compreenda. Recentemente fomos ameaçados em pseudo-editorial que vinha aí o canal que nos irá dar a verdade a que temos direito. Os pintos continuarão a piar as suas cretinizes  Um após o outro. Serão adorados pelos seus escravos. Tentarão limpar as suas imagens escurecidas pela vergonha. Será possível vê-los mais importantes do que nunca. Nada fará frente à sua impunidade. Será, finalmente, um canal sem escutas..."

Afonso de Melo, in O Benfica

Contrastes

"O (baixo) nível do futebol português mede-se pelos (maus) resultados obtidos na Europa. Das seis equipas em prova, só o FC Porto tem garantida a permanência na Champions League enquanto o Benfica corre o sério risco de ser despromovido à Europa League (só a vitória sobre o Barcelona em Camp Nou o evitará). As outras quatro (Braga, Sporting, Marítimo, Académica) vão ser varridas do mapa. Nada de que não se estivesse à espera já que este é o fado que todos os anos se repete. Uns fogachos aqui e além, como os do Braga (com Lima) nos últimos anos, são excepções à regra. Como é possível que os romenos do Cluj com saldos das nossas equipas humilhem por duas vezes os guerreiros do Minho, inclusive no AXA? O que espanta é o frenesim e a azáfama com que se luta durante o campeonato para se atingir a dita zona UEFA. para quê? Para fazer esta triste figura? Conseguimos a proeza de classificar três equipas no último lugar do respectivo grupo! Pelo contrário, a Alemanha (que tem  campeonato mais forte da Europa e que, dentro de dois-três anos será 1.º no ranking UEFA) classificará para a fase seguinte todas as sete equipas com que iniciou as competições. Mais: as três equipas que estão na Champions (Bayern, Borussia Dortmund e Schalke 04) ocupam o 1.º lugar no seu grupo. Além disso, a Bundesliga é a mais vista do Mundo ao vivo (média de espectadores por jogo: 44.293). Para alguns que julgariam que a Premier League era a mais apelativa (mediatismo à parte), isto será uma revelação. O grande problema que a Bundesliga poderá vir a ter (e que a Inglaterra soube corrigir a tempo e bem) é a violência, que em alguns jogos assume foros à Italiana."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

Lixívia 10

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.........26 (-4 ) = 30
Corruptos......26 (+2 ) = 24
Braga............17 ( 0 ) = 17
Sporting.........11 (+5 ) = 6

Já quase tudo foi dito, portanto deixo as imagens explicar o que aconteceu em Braga, em mais uma Xistralhada (curioso como quando o Xistra apita o Benfica o adversário é sempre beneficiado, e quando apita dos Corruptos os erros flagrantes são sempre me beneficio dos Corruptos...!!!)... Tenho a certeza que o penalty não assinalado, teve influência no resultado, mas para manter o critério na Tabela sou obrigado a não atribuir um resultado sem Fruta!!!



Na Luz o Douradinho Rui Silva lá marcou um penalty a favor do Benfica!!! Mas foi demasiado permissivo tecnicamente e disciplinarmente com os jogadores do Olhanense!!!
Os Lagartos queixaram-se de um penalty em Moreira de Cónegos, mas sem razão...!!!

Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
3ª-Nacional(c) V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4ª-Académica(f) E(2-2), Xistra, Prejudicados, (0-3), (-2 pontos)
5ª-Paços de Ferreira(f) V(1-2), Marco Ferreira, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
6ª-Beira-Mar(c) V(2-1), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
7ª-Gil Vicente(f) V(0-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
8ª-Guimarães(c) V(3-0), João Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave(f) V(0-1), Bruno Esteves, Nada a assinalar
10ª-Olhanense(c) V(2-0), Rui Silva, Nada a assinalar

Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
-Marítimo(f) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Gil Vicente(c) V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, (2-2), (+2 pontos)
5ª-Estoril(c) E(2-2), Nuno Almeida, Beneficiados, (2-3), (+1 ponto)
6ª-Corruptos(f) D(2-0), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Académica(c) E(0-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
8ª-Setúbal(f) D(2-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
9ª-Braga(c) V(1-0), Proença, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
10ª-Moreirense(f) E(2-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar

Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicado, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicado, Sem influência no resultado
3ª-Olhanense(f) V(2-3), João Ferreira, Nada a assinalar
-Beira-Mar(c) V(4-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
5ª-Rio Ave(f) E(2-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
6ª-Sporting(c) V(2-0), Jorge Sousa, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Estoril(f) V(1-2), Capela, Nada a assinalar
8ª-Marítimo(c) V(5-0), Cosme, Nada a assinalar
9ª-Académica(c) V(2-1), Hugo Pacheco, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
10ª-Braga(f), V(0-2), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado

Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicado, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
3ª-Paços de Ferreira(f) D(2-0), Pedro Proença, Nada assinalar
4ª-Rio Ave(c), V(4-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
6ª-Olhanense(c), E(4-4), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7ª-Marítimo(f), V(0-2), Benquerença, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
9ª-Sporting(f) D(1-0), Proença, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
10ª-Corrutpos(c) D(0-2), Xistra, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado

LINK's
1ª jornada
2ª jornada
3ª jornada
4ª jornada
5ª jornada
6ª jornada
7ª jornada
8ª jornada
9ª jornada

Épocas anteriores:
2011-2012
2010-2011
2009-2010

As "Papoilas Saltitantes" e as papoilas da Flandres

"Em Novembro, as papoilas tomam conta das camisolas dos clubes de Inglaterra. Talvez Gilbert Becaud não tivesse razão. Talvez o mais importante não seja a rosa e sim a papoila...

Já devem ter reparado: no segundo fim-de-semana de Novembro as papoilas saltitam nos campos de Futebol de Inglaterra. Não são as 'Papoilas Saltitantes' das camisolas berrantes nos campos a vibrar, de que falava Paulino Gomes Húnior e que cantava Luís Piçarra. São as papoilas da Flandres. E também elas têm uma chama imensa.
Houve quem apelidasse o acontecimento de 'The Poppy Apeal', o apelo da papoila. É coerentemente solene.
Se ainda não repararam, eu chamo a atenção. De há três ou quatro anos a esta parte, as equipas inglesas surgem em campo com uma papoila incrustada no equipamento, enquanto os seus treinadores colocam a flor na lapela. O fenómeno dá à luz em meados de Novembro - a data precisa deveria ser o 11 do 11, mas já não há datas precisas em Futebol. Não é nenhuma homenagem ao Benfica, que me parece ter, pelo que eu sei, o monopólio da alcunha de papoilas para um Clube de Futebol. Mas não deixa de ser uma proximidade curiosa. E, como é óbvio, não se resume ao Futebol. Mas é do Futebol que falamos por ora.
O apelo da papoila surgiu em 1921. Procurava angariar fundos para sustentar o trabalho caritativo da Royal British Legion na ajuda às damílias dos combatentes caídos durante a Guerra de 1914/18. A ideia surgiu de um poema: 'In Flanders Fields', do tenente-coronel John McRae - 'In Flanders fields the poppies blow / Between the crosses, row on row'. E assim, com uma papoila na lapela se homenageavam os soldados que combateram na Flandres. Ora, muitos desses soldados eram portugueses, e muito provavelmente grande número deles adeptos do Benfica que já era, na altura, uma grande força desportiva nacional.

Um tal de soldado Milhões
Lys é uma ribeira da Flandres Francesa. 9 de Abril de 1918: dia da Batalha de La Lys. Dos 7500 portugueses presentes no acampamento de Levantie, morreram mais de mil. Isto é: La Lys somou, num só dia, metade das baixas portuguesas na I Grande Guerra.
Numa altura em que os soldados portugueses caíam como tordos, houve um que não esteve pelos ajustes: Aníbal Augusto Milhais. Pegou na metralhadora e começou a despejar carregadores, cobrindo a fuga dos camaradas sobreviventes. Foi tamanha a sua decisão que o comandante, Ferreira do Amaral soltaria, mais tarde, uma tirada à António Silva num filme de Cotinelli Telmo:
-Ò homem! Você pode chamar-se Milhais, mas vale Milhões!
Ficou conhecido como Milhais Milhões. Mas sobreviveu. Não ficou reduzido a uma papoila na lapela como muitos dos seus camaradas.
Hoje, no mês de Novembro, em Inglaterra, todas as equipas da I Liga exibem a papoila nos seus equipamentos. Mas o primeiro clube a lembrar-se disse foi o Leicester City, em 2003, chegando mesmo o seu maneger, Micky Adams, a propor que jogassem sempre com a papoila. A razão era simples: enquanto jogou com a papoila, não perdeu.
O Benfica, claro, não precisa de papoilas na camisola. Pelo que diz a canção, são as próprias camisolas que são papoilas. O seu autor, letra e música, foi Paulino Gomes Júnior, director do Jornal 'O Benfica'. A estreia pública de 'Ser Benfiquista' teve lugar no dia 16 de Abril de 1953, no Pavilhão dos Desportos, na ocasião de um sarau que tinha como objectivo angariar verbas para a construção do Estádio da Luz.
Luís Piçarra - de seu nome completo Luís Piçarra Valterazzo y Ribadanayra - foi, muito provavelmente, o maior cantor lírico português de todos os tempos. Nessa noite, a sua voz arrebatou a multidão presente no pavilhão e provocou uma euforia e uma manifestação clubista raramente vista. Paulino Gomes Júnior foi forçado a abandonar o piano, no qual tocara a canção, e a tomar a batuta do maestro, Vítor Bonjour, dirigindo a orquestra na repetição de número musical. O encore foi sublinhado com um entusiasmo ainda maior. As papoilas tomavam conta do Benfica em forma de canção... Talvez Gilbert Becaud estivesse enganado. Talvez o mais importante não seja a rosa. Talvez seja a papoila..."

Afonso de Melo, in O Benfica