Últimas indefectivações

sábado, 7 de maio de 2011

As Finais são para ganhar, mas...

Benfica 4 - 1 Física


...estou com muito receio que o jogo da Final não seja decidido pelos jogadores!!! Hoje, no nosso jogo, praticamente não houve faltas a favor do Benfica!!! Na outra Meia-Final, a equipa da casa, o Vilanova, beneficiou de 4 cartões azuis!!! Já nos Quartos-de-final com a Oliveirense, tinha havido muitos 'problemas'!!! A tudo isto parece-me que neste momento a nossa equipa vive um momento de menos fulgor, estamos a permitir muitos contra-ataques aos adversários, e o Ricardo Silva não vai defender tudo!!! Agora o nosso potencial é incomparavelmente superior, mas...

Com este resultado, garantimos a segunda Final Europeia do Benfica esta época (Andebol), isto depois de duas derrotas nas Meias-Finais em outras duas modalidades (Futebol, Futsal)!!! Independentemente dos resultados destas duas finais, que por acaso ambas vão ser decididas na casa do adversário, duvido que na História Gloriosa do Sport Lisboa e Benfica, tenha existido outra época sequer parecida com esta. Mas para alguns, o Benfica bateu no fundo, perdeu a cultura de exigência e de vitória, está à deriva, é o descalabro total, é a pior época do Benfica de todos os tempos!!! Não há paciência...

Divisa

"Quando era miúdo, os benfiquistas da minha criação usavam um lema particular para incitar a equipa e traduzir o seu próprio estado de espírito perante os desafios da competição: «alma, coração e genica: Benfica». Este lema, ao longo dos tempos, teve sucessivas versões. Chamaram-lhe «amor à camisola», trataram-na por «mística». Mas ainda hoje penso, cada vez com mais frequência, que o melhor que posso desejar para o meu Clube e para as cores da minha equipa é a velha «alma, coração e genica: Benfica». Acho que esta palavra de ordem traduz a pequena ou grande diferença que vai entre aquilo que se faz e aquilo que, mesmo que pareça impossível, será imperioso fazer, o salto em frente, o passo de gigante, o golpe de asa.

Trata-se da superação, daquilo em cada um, e um todo, como por exemplo uma sociedade, se supera, sobreleva, se excede e ultrapassa. A «alma» representa a força anímica, o «coração» significa o motor que faz circular os sentimentos e emoções, a «genica» é o combustível da entrega, da dedicação. E tudo isto por um objectivo, uma causa, um ideal: Benfica!

Talvez tudo isto seja um pouco ingénuo, num tempo tão globalizado e materialista, em que tudo tem um valor quantificado que não incorpora nem a «alma» nem o «coração» e em que a «genica» se estabelece por objectivos e se mede por tabelas de avaliação. Ou seja, um tempo sem alma e que começa a perder o coração. Porém, como para o Clube da minha alma e a equipa do meu coração quero sempre o mais alto, o mais longe e o mais além, vou retomar com urgência para mim, e aqui passo palavra a quem a queira adoptar, essa simples divisa da idade da inocência: «alma, coração e genica: Benfica»."


João Paulo Guerra, in O Benfica

Histórico

"Nunca o Andebol do Benfica tinha chegado tão longe. Estamos, pela primeira vez, numa final europeia, após uma recuperação brilhante (da desvantagem de seis golos trazida da Sérvia), na qual poucos acreditariam.

No jogo da Luz, os 'encarnados' rapidamente conseguiram os golos necessários para gerir a eliminatória com segurança, mostrando que eram os melhor equipa, e mereciam estar na final.

Sou dos que pensa que, em cada uma das modalidades, qualquer competição europeia é sempre mais importante do que qualquer competição nacional. Deste modo, ganhar a Challenge Cup significará subir ao dregau mais alto da história do nosso Andebol. Não seremos Campeões Europeus - como outros se quiseram fazer passar há um ano atrás -, mas teremos um importante troféu internacional a iluminar as vitrinas do nosso ecletismo, e a dar lastro ao nosso ego. A acontecer, será a quinta modalidade do Clube a conseguir triunfos extramuros, depois do Futebol (Taça Latina e Taças dos Campeões Europeus), Futsal (UEFA Cup), Hóquei em Patins (Taça Cers), e Atletismo (Taças dos Campeões Europeus de Estrada).

Desconheço o valor do adversário que iremos ter pela frente. Será certamente uma boa equipa, oriunda de uma escola com tradições (a Eslovénia foi vice-campeã da Europa, não há muitos anos), e que irá colocar novos e difíceis problemas. Mas se o conjunto do prof. José António Silva nem sempre tem conseguido manter a regularidade (sobretudo no Campeonato), a verdade é que ninguém poderá ignorar os momentos de brilhantismo com que frequentemente nos tem obsequiado, sobretudo quando posto perante os mais exigentes desafios (três vitórias sobre o FC Porto, três vitórias sobre o Sporting, três vitórias sobre o Madeira, duas vitórias sobre o ABC, e seis triunfos internacionais, tudo apenas nesta temporada).

Há, pois, fortes motivos para acreditar em mais duas grandes prestações da nossa equipa, que permitam levantar o troféu, e inscrever, desde logo, 2010/11 na história dourada das modalidades benfiquistas."


Luís Fialho, in O Benfica

Sem o Carneiro é mais difícil...





14ª jornada - Juniores - Fase Final

Benfica 1 - 2 Corruptos

Caramelo

Fim do suplicio, com um 4º lugar no campeonato...


adenda: Golo da derrota, ao minuto 90+5, de penalty!!!

Continua a faltar só mais uma !!!






Jenkins(13), Minhava(12), Elvis(11), Reed(10), Tavares(8), Heshimu(6), Chandler(5), Ramos(3), Carreira, Mascarenhas, Ferreirinho




Não consigo entrar no Site da FPB, por isso não tenho as estatísticas, mas vi o jogo, e posso confirmar as palavras do nosso treinador, e até acrescento: Qualquer Xistra, Soares Dias, Vasco Santos, ou outro qualquer da mesma laia, teria ficado orgulhoso do 'trabalhinho'!!! Verdadeiramente vergonhoso. Praticamente todos os pontos da Académica no último período foram lances livres, o Tommy Eddie é inimputável, conseguiu fazer os 40 minutos sem problemas de faltas, só os jogadores do Benfica é que cometem faltas técnicas como 'passos', 'dribles', etc... Pelo menos no Domingo os senhores do apito vão ser outros...

Recordo para os mais ignorantes, que a Académica nos últimos dois anos (os do Bi-Campeonato), foi a equipa que nos criou mais dificuldades, no Play-Off.