Últimas indefectivações

sábado, 19 de janeiro de 2013

Grande vitória, com a qualificação garantida !!!


Viareggio 2 - 4 Benfica

Começamos a perder (1-0 e 2-1), mas demos a volta, num terreno muito complicado, contra uma equipa muito experiente, que tinha conseguido empatar na Luz (4-4, com bastante demérito nosso!!!)... O Benfica venceu, e garantiu desde já a qualificação para a próxima fase das competições europeias, na próxima jornada vamos a Espanha defrontar o Reus, e uma vitória garante o 1.º lugar no grupo... algo que até pode não ser muito importante, porque o Benfica (no Grupo C) vai cruzar com o grupo D, onde o Liceo da Corunha, o Valdagno (os nossos carrascos o ano passado na Final 8) e a Oliveirense lutam pela qualificação, sendo que os Espanhóis e os Italianos são os favoritos... este ano a Liga Europeia mudou de forma, e em vez da Final 8 logo após a fase de grupos, vamos ter uns quartos-de-final com 2 jogos, e só depois uma Final 4.

Boletim meteorológico, precisa-se

"A vantagem de 3 pontos que o Benfica leva sobre o FC Porto é uma vantagem “à condição”. Todos recordam a tempestade que se abateu sobre o Bonfim num fim-de-semana de Dezembro e que impediu a realização do Vitória de Setúbal-FC Porto da 12.ª jornada da Liga.

Não houve jogo porque a bola rolava com dificuldade e porque da torre mais alta do castelo de Palmela não se distinguiam as marcações no relvado. Nem com binóculos. Nesse fim-de-semana, o fenómeno que castigou o Bonfim não impediria, no entanto, a realização dos jogos distritais da AF Setúbal. Jogaram o Palmelense, o Paio Pires, o Alfarim, o histórico Comércio e Indústria e os valorosos Pescadores da Costa da Costa Caparica. Todos chegaram ao fim dos seus compromissos inapelavelmente encharcados. No caso do Bonfim, a decisão do adiamento do jogo satisfez os dois emblemas. Foi, questão de bom senso.
A chuva afastou público do estádio que só não estava às moscas porque nem as moscas se quiseram molhar e a possibilidade de o jogo fazer melhor bilheteira só podia encantar os donos da casa. De uma maneira geral, os clubes vivem com dificuldade e a receita proporcionada pela visita de um “grande” é sempre um bálsamo na tesouraria.
Do lado dos visitantes, envolvidos em muitas frentes e com um plantel curto, como dizem os próprios, só podia agradar a ideia de evitar lesões num piso em condições traiçoeiras. E, na pior das hipóteses, agradou também a ideia de evitar um resultado menos bom nascido de um lance fortuito em que a bola, por não pinchar como pincharia em chão enxuto, rebelde pinchasse para o torto. É futebol, tudo pode acontecer.
O Setúbal-FC Porto que ficou então em atraso está marcado para a próxima quarta-feira, 23 de Janeiro. Se notícias não são as melhores. Graças à NASA e ao avanço da ciência já é possível prever as condições do tempo com considerável antecipação e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a quem compete a função no nosso país, diz que na noite de 23 de Janeiro vai voltar a chover em Setúbal.
Pode ser que se enganem. Esperemos que estejam enganados. De outra maneira, só lá para a Primavera é que vamos ver o Vitória de Setúbal-FC Porto. E a atenção porque a dita Primavera é a mais enganadora das estações.

ERRAR É HUMANO
MAL POR MAL, METO FÉRIAS
Ninguém sabe onde o Pedro Proença foi passar férias e é de duvidar que a factura desses dias de descanso do árbitro venha a aparecer milagrosamente por engano nas contas do FC Porto ou nas do Benfica. No seu caso particular com o Benfica até é Pedro Proença quem paga. Todos os meses, paga ao Benfica as quotas da sua condição de associado. No caso do FC Porto já nem faz sentido haver preocupação com os enganos das agências de viagem. Os tempos mudaram como mudarão sempre. E até Proença, que não é desse tempo, mudou de figura nas últimas semanas quer para os do Porto quer para os do Benfica.
Ao afirmar, na semana do Natal, que também ouviu as escutas e que não foi feita justiça no Apito Dourado e ao demarcar-se da “geração dos quinhentinhos”, Proença ficou muito bem visto na Luz e muito mal visto no Dragão e veja-se só como estas coisas mudam. De repente, a nomeação de Proença para o clássico deixaria de ser entendida como uma benesse do presidente dos árbitros ao FC Porto para passara a ser uma benesse feita ao Benfica. Deve ter sido esta a razão que levou Pedro Proença a meter férias. Fez bem. Mas fez mal Vítor Pereira em explicar com as férias do árbitro a ausência de Proença do clássico. Parecia que estava a sacudir a água do capote.

POSITIVO
Meyong mais três
Está de partida para o futebol angolano, o avançado camaronês que tem feito as delícias dos adeptos do Vitória de Setúbal. Um “hat-trick” ao Moreirense foi a sua mais recente proeza. Notável.

Jesualdo mais uma
Inevitável o sinal positivo para o primeiro treinador que conseguisse levar o Sporting à vitória num jogo fora depois de nove meses de jejum. Em Olhão rasgou-se a página, tal como Jesualdo Ferreira prometera. 

NEGATIVO
Artur desliga
O guarda-redes que num abrir e fechar de olhos afastou o fantasma de Roberto da baliza do Benfica ofereceu de modo infantil um golo a Jackson Martínez. Já no Estoril, Artur não tinha estado bem.

PÉROLA
“Não jogas nada, Di María!”, José Mourinho
A terrível imprensa madrilena não dá descanso ao treinador português. Agora recuperaram em grandes parangonas um desabafo de Mourinho dirigido expressamente ao seu pupilo argentino no decorrer do jogo com o Osasuna para a Liga, que terminou empatado sem golos. Temos tango."

Boa vitória...


Guimarães 1 - 3 Benfica
15-25, 25-23, 14-25, 16-25

Depois da decisão da Federação em mandar repetir o jogo de Espinho, foi importante manter a invencibilidade, com a pontuação máxima... Alguma desconcentração no 2.º Set, mas foi rectificada a tempo...
Não é surpresa, aliás é recorrente, hoje mais uma vez tivemos que aturar os comentários inacreditáveis, da TV anti-Benfica - Sport TV -, a 'menina' não disfarça nada, não interessa qual é o adversário: o Guimarães, o Castelo da Maia, os Espinhos, ou outra equipa qualquer... Já perto do final da partida, o Vitória ganha um ponto com um 'chouriço' monumental, com a bola a bater na tela, e a cair na vertical, e 'menina' instintivamente, reage com a expressão: '...que grande ponto...!!!'