Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Vitórias com mérito de Jesus

"Na importante vitória de Paços de Ferreira houve muito mérito de Jorge Jesus. Uma primeira parte abaixo do necessário, mas uma segunda de categoria e classe. Pressionamos até ao 1-0, continuámos até ao 2-0, e segurámos sem risco o resultado até ao fim.
A Mata Real era uma saída com riscos. Agora faltam cinco jogos extra muros. Vamos em primeiro, jogamos melhor, e o countdown para o final está a nossa favor. Foi um triunfo que impressionou pela vontade, a garra, empenho e alma com que se disputou cada lance. Assim chega-se com mais brilho e mais depressa ao êxito.
Ontem na Grécia foi uma vitória, com gestão e com cabeça. O regresso de Salvio é mais uma boa notícia, vinda ontem de terras helénicas. Com tantas provas, com quatro objectivos, é preciso jogadores com qualidade. Salvio, que esteve nas últimas três finais da Liga Europa, é nesta prova o seu mais especialista.
Sempre dirão os críticos que é o pior resultado de sempre do Benfica em Salónica, ou mesmo que se o PAOK fizer em Lisboa o que fez sempre, passará. Mas a verdade é que está bem mais difícil a tarefa do Tottenham, que a do Benfica, para os oitavos de final anunciados. Para desespero de quem quer dizer mal do Benfica.
Vencer o Guimarães segunda-feira é a próxima etapa. Importante? Não, decisiva. Todas as etapas são decisivas quando se chega tão bem, e tão perto dos objectivos. Não há razões para haver fantasmas, a não ser nos nossos adversários. Segunda e quinta-feira que não falta apoio a um Benfica que merece sentir os adeptos ao seu lado.
A Benfica TV, ultrapassou os 300 mil assinantes. Mais uma alegria para quem sempre defendeu um projecto. Haveria muitos interesses em jogo nas guerras de direitos televisivos, mas os do Benfica estão bem melhor defendidos assim."

Sílvio Cervan, in O Benfica

PS: Inacreditável o espectáculo de ontem, no rescaldo do PAOK 0 - 1 Benfica, nas televisões Portuguesas!!! Parecia um velório... Na antevisão, já se tinha jurado que uma equipa que luta pela permanência na Alemanha, é muitíssimo mais forte do que uma equipa que luta pela Champions (e que este ano até foi eliminada no play-off pelo Schalke 04 em dois jogos equilibrados...). A indignação com o golo em fora-de-jogo do Lima, criou a ilusão que o PAOK era a equipa nacional e o Benfica os 'estrangeiros'!!! Isto tudo pelos mesmos animais que nas competições internas ignoram golos em fora-de-jogo à mais de 30 anos!!! Duas horas mais tarde, já com o resultado dos Corruptos conhecido, chegou-se ao ponto de insinuar, que o Benfica iria ter mais dificuldades em passar a eliminatória, do que os Corruptos...!!!

Escolhas

"Não existem muitos clubes na Europa que, nesta altura da temporada, mantenham ambições em quatro frentes distintas. Ocorrem-me apenas Manchester City e FC Porto, sendo que nenhum deles lidera o respectivo Campeonato.
O Benfica, não só comanda o Campeonato, como está presente nas meias-finais da Taça de Portugal e Taça da Liga, e ainda alimenta esperanças na Liga Europa. isto constitui motivo de orgulho para todos nós, mas traz ao treinador um desafio suplementar: como gerir o plantel mantendo idêntico grau de competitividade em todas as partidas até ao final da época?
É preciso lembrar alguns dos motivos que levaram o Benfica a perder os dois últimos campeonatos. Em 2011/12 tivemos razões de queixa da arbitragem, mas não foi por acaso que perdemos oito pontos entre os dois jogos da eliminatória com o Zenit, e perdemos mais cinco nas imediações do confronto com o Chelsea. Em 2012/13, entre a 2.^mão da meia-final com o Fenerbache, e a Final com o Chelsea, disputámos dois jogos intramuros, com Estoril e FC Porto, e com os resultados que ainda ninguém terá conseguido esquecer. Estes dados parecem suficientes para estabelecer um padrão. As boas caminhadas internacionais têm um preço bastante elevado em termos domésticos, e se o Benfica chegou ao sexto lugar do ranking da UEFA, há que dizer que o conseguiu à custa de derrapagens comprometedoras na principal competição nacional.
Noutras circunstâncias poderia até nem ser assim, mas neste momento penso que todas as energias devem estar concentradas num Campeonato que não nos pode escapar.
Deste modo, creio que a Liga Europa, pelo desgaste físico e emocional que acarreta, terá de ser disputada com ambições moderadas. André Almeida, Jardel, Sílvio, Sulejamni, Djuricic Ivan Cavaleiro, Rúben Amorim ou André Gomes, são jogadores que dão garantias, merecem um palco digno, e deixarão tudo em campo a cada ronda europeia a que tivermos a felicidade de chegar.
Às quintas-feiras jogamos o orgulho, mas aos domingos teremos de jogar a vida."

Luís Fialho, in O Benfica

Consistentes

"1. Grande (enorme...) superioridade sobre o Sporting, num jogo ao qual faltaram mais golos para traduzir a diferença que houve entre as duas equipas. Poderia ter sido uma goleada histórica, embora isso seja um pormenor secundário. O importante são os três pontos e o título no final do Campeonato (riu-me sempre que ouço falar nos célebres 7-1 em Alvalade, num ano em que o Campeão foi o... Benfica!).
Não foi brilhante a exibição em Paços de Ferreira - o adversário, remetido à defesa, e o relvado não facilitaram - e teria sido preferível tentar resolver a questão logo de início, em vez de'deixar' para a segunda parte. Mas acabou por ser uma vitória importante e a equipa voltou a mostrar uma grande consistência, ao ponto de não permitir qualquer iniciativa atacante ao adversário. Mais um jogo descansado de Oblak...
A nossa equipa está diferente da dos anos anteriores: não tem 'nota artística', não faz aquelas vistosas 'cavalgadas' atacantes, mas está mais consistente e acaba por quase não sofrer golos. E estou muito esperançado em que, este ano, aguente até final a actual frescura física. Creio mesmo que o mau início de época tem mais a ver com um atraso deliberado na chegada à forma física do que com aspectos psicológicos relacionados com o final da temporada anterior. A nossa equipa técnica tê-la-á retardado para que a equipa aguente até Maio e não 'morra' em Março, como tem acontecido. Será isso? Espero que sim...

2. Terminou em acordo a questão entre Jorge Jesus e a segurança do encontro de Guimarães, findo o qual um adepto entrou para festejar com os jogadores e pedir uma camisola. O nosso treinador concordou em pagar uma (choruda) multa, que irá para duas instituições de caridade. Até aqui tudo bem. Mas continuo sem compreender - nem aceitar - a forma exagerada (no mínimo...) como a segurança se comportou perante o adepto, como se de um criminoso que entrava em campo para agredir árbitros ou jogadores se tratasse. Foi de tal forma que levou Jorge Jesus a interceder pelo adepto. Espero que os responsáveis pela segurança tenham feito ver aos seus elementos que aquilo não são formas de actuar, que a repressão deve ter graus em função da actuação/intenção dos prevaricadores. Perante o que se viu, até compreendo o nosso treinador."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Crónica de um jogo

"O Benfica saiu de Paços de Ferreira com três pontos, dois golos marcados, zero sofridos e cinco cartões amarelos e esperamos que mais nada, quer no plano disciplinar, que no físico. Porque os nossos passaram 90 minutos e mais quatro a levar pancadaria da grossa, com a benevolência do profissional de serviço ao apito. Na verdade, quando aos 44 minutos o individuo meteu a mão ao bolso (dele) para tirar um cartão, toda a gente de bom senso terá pensado que ia sair o segundo amarelo para o n.º 3 do Paços, por uma falta brutal sobre Siqueira. O individuo, uma envergonha para a prática do futebol, tinha levado o primeiro amarelo aos 38, mas aí já merecia o segundo ou terceiro. E aos 44, qual não é a surpresa quando o dono do apito tira de facto um amarelo do bolso mas... mostra-o à vítima do já amarelado sarrafeiro.
Pior só mesmo aos 77 minutos quando o profissional do apito amarelou o 33 da equipa da casa. E porquê? Porque o fulano aproveitara a oportunidade de ter Djuricic caído aos seus pés para o pontapear repetidamente, sem bola, sem jogo a decorrer, sem nada. Amarelo! Foi por estas e outras que no final a amostragem se saldou por cinco cartões para o Benfica e quatro para os da Capital do Móvel. Há quem não distinga um artista da bola de um armário.
O Paços foi uma das equipas sensação na época passada. Desmantelada no final da temporada, este ano joga à pancada e vai em último lugar. Não creio porém que jogue sempre como o fez contra o Benfica, ou arrisca-se-ia a perder por falta de quórum.
Nem tudo foi negativo no jogo de Paços de Ferreira. A vitória do Benfica e a luz do Sol sobrepuseram-se à miséria do relvado. O apoio vibrante do público mostrou quem é que enche as bancadas. Mas quem haveria de ser?! Benfica! Benfica Benfica!"

João Paulo Guerra, in O Benfica

Os túneis da justiça

"A Justiça (que não desportiva) condenou os futebolistas Hulk, Sapunaru, Cristian Rodriguez, Helton e Fucile por agressão a ‘stewards’, no túnel do Estádio da Luz, no dia 8 de Dezembro de 2009. A condenação surge em Fevereiro de 2014.
Pelo caminho ficou o interessante acórdão em que se equiparou os ‘stewards’ a espectadores e ficou o papel desempenhado por um conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça nesse acórdão que ditou a redução dos castigos a Hulk e Sapunaru Este tipo de elaboração diz-nos mais sobre o papel desempenhado por certos juízes no mundo do futebol do que sobre o papel dos ‘stewards’. Olhemos para o papel que desempenhou um conhecido juiz, que foi presidente do Conselho de Arbitragem da Liga, aquando das alegadas conversas com o famigerado árbitro Carlos Calheiros. Edificante foi também o papel de um outro conhecido juiz a pedir, segundo decorre das escutas do caso “Apito Dourado”, dois bilhetes para um jogo internacional do seu clube (alegadamente é Dragão de Ouro). Num outro âmbito, mas igualmente interessante e importante, foi o papel do Juiz António Mortágua no mundo da justiça desportiva portuguesa. Oiça-se, a este respeito, as escutas decorrentes do “Processo Apito Dourado”. Olhando para os protagonistas percebemos as decisões tomadas pelo mundo da Justiça Desportiva. Como manda a Lei e a Ordem, acatámos essas decisões como legítimas e expectáveis.
Quatro anos depois da Justiça Desportiva ter deliberado como deliberou relativamente ao caso das agressões no túnel da Luz, a Justiça (que não desportiva) deliberou de forma bastante diferente. É o mesmo Portugal, todos são igualmente juízes e todos eles são julgados pela opinião pública quando julgam."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Lixívia 19

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......46 (-9) = 55
Sporting.....41 (-3) = 44
Corruptos...42 (+7) = 35
Braga.........26 (+2) = 24

Quando um árbitro tira o cartão amarelo do bolso, corre em direcção do jogador, entretanto lembra-se que seria o 2.º amarelo ao jogador em questão, arrepende-se, e depois vira-se para outro jogador e mostra-lhe o amarelo, está tudo dito!!! Depois 'inventa-se' a lenga-lenga de que o jogador não pode pedir amarelo para o adversário, o problema é que esse critério só é usado quando é conveniente...!!!
O jogo até foi calmo, mas a chuva de amarelos aos jogadores do Benfica, explica-se pela vontade do Duarte Gomes afastar a imagem de beneficiar o Benfica... e assim, temos 2 jogadores castigados para a próxima jornada.
No início do jogo existiu o lance com o Lima que me deixou dúvidas, mas na repetição vê-se que o defesa do Paços toca na bola, e desvia-a para canto... Ainda ouvi alguns histéricos anti's a exigir falta num corte do Siqueira que o Oblak agarrou... mas o histerismo tem limites!!!

Os Lagartos tiveram um golo mal anulado, por fora-de-jogo inexistente... estão 2 jogadores e fora-de-jogo, mas o Montero não está...

Em Barcelos o Quaresma devia ter sido expulso, numa entrada por trás sobre o Luís Martins... Mais tarde, o Adriano fez penalty sobre o Varela: o jogador Corrupto teatralizou a queda, mas o toque existe... o erro do Adriano foi ter levantado a perna, quando viu que falhou a bola...

Por incrível que pareça nada a dizer da actuação do Xistra no Estoril!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
2.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), E(1-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-2), (-2 pontos)
4.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-1), Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Guimarães(f), V(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
6.ª-Belenenses(c), E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, (2-0), (-2 pontos)
7.ª-Estoril(f), V(1-2), Manuel Mota, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Nacional(c), V(2-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
9.ª-Académica(f), V(0-3), Hugo Pacheco, Prejudicados, Sem influência no resultado
10.ª-Braga(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, Sem influência no resultado
11.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Paixão, Nada a assinalar
12.ª-Arouca(c), E(2-2), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
13.ª-Olhanense(f), V(2-3), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
14.ª-Setúbal(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
15.ª-Corruptos(c), V(2-0), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
16.ª-Marítimo(c), V(2-0), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
17.ª-Gil Vicente(f), E(1-1), Paixão, Prejudicados, (1-2), (-2 pontos)
18.ª-Sporting(c), V(2-0), Marco Ferreira, Nada a assinalar
19.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Duarte Gomes, Prejudicados, Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Arouca(c), V(4-1), Rui Costa, Nada a assinalar
2.ª-Académica(f), V(0-4), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Benfica(c), E(1-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (0-2), (+1 pontos)
4.ª-Olhanense(f), V(0-2), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
5.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
6.ª-Braga(f), V(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Setúbal(c), V(4-0), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Corruptos(f), D(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Marítimo(c), V(3-2), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
10.ª-Guimarães(f), V(0-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
11.ª-Paços de Ferreira(c), V(4-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
12.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
13.ª-Belenenses(c), V(3-0), Hugo Pacheco, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Nacional(c), E(0-0), Miguel Mota, Nada a assinalar
15.ª-Estoril(f), E(0-0), Proença, Nada a assinalar
16.ª-Arouca(f), V(1-2), Cosme Machado, Beneficiados, Impossível contabilizar
17.ª-Académica(c), E(0-0), Paulo Baptista, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
18.ª-Benfica(f), D(2-0), Marco Ferreira, Nada a assinalar
19.ª-Olhanense(c), V(1-0), Hugo Miguel, Prejudicados, Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Setúbal(f), V(1-3), João Capela, Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Marítimo(c), V(3-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
4.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Hugo Pacheco, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
5.ª-Estoril(f), E(2-2), Rui Silva, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Guimarães(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Arouca(f), V(1-3), Vasco Santos, Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Sporting(c), V(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Belenenses(f), E(1-1), Miguel Mota, Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
10.ª-Nacional(c), E(1-1), Xistra, Nada a assinalar
11.ª-Académica(f), D(1-0), Capela, Beneficiados, (2-0), Sem influência no resultado
12.ª-Braga(c), V(2-0), Paulo Baptista, Nada a assinalar
13.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
14.ª-Olhanense(c), V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
15.ª-Benfica(f), D(2-0), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
16.ª-Setúbal(c), V(3-0), Hugo Pacheco, Nada a assinalar
17.ª-Marítimo(f), D(1-0), Nuno Almeida, Nada a assinalar
18.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Cosme Machado, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
19.ª-Gil Vicente(f), V(1-2), Paulo Baptista, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar

Braga
1.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Bruno Paixão, Nada a assinalar
2.ª-Belenenses(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Gil Vicente(f), D(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Estoril(c), V(3-2), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Arouca(f), V(0-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
6.ª-Sporting(c), D(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Nacional(f), D(3-0), Soares Dias, Nada a assinalar
8.ª-Académica(c), D(0-1), Benquerença, Beneficiados, Sem influência no resultado
9.ª-Rio Ave(c), D(0-1), Jorge Tavares, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(f), D(0-1), Nuno Almeida, Beneficiados, Sem influência no resultado
11.ª-Olhanense(c), V(4-1), Soares Dias, Nada a assinalar
12.ª-Corruptos(f), D(2-0), Paulo Baptista, Nada a assinalar
13.ª-Setúbal(c), V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
14.ª-Marítimo(f), E(2-2), Rui Costa, Nada a assinalar
15.ª-Guimarães(c), V(3-0), Benquerença, Nada a assinalar
16.ª-Paços de Ferreira(c), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
17.ª-Belenenses(f), D(2-1), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
18.ª-Gil Vicente(c), V(4-1), Capela, Nada a assinalar
19.ª-Estoril(f), D(2-1), Xistra, Nada a assinalar

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores: