Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Tranquilo...

Setúbal 0 - 5 Benfica

Diria mesmo demasiado tranquilo... Num relvado tradicionalmente difícil, onde o Benfica raramente ganha folgado - ainda o ano passado, ganhámos, num dos piores jogos da época!!! -, contra uma equipa agressiva (como são todas...), acabámos por descomplicar, marcando cedo, e não deixando o adversário sequer aproximar da nossa área... Apesar das facilidades, é sempre bom recordar que o Setúbal, foi uma das equipas mais activas neste defeso, fazendo algumas contratações 'surpresa', e nas primeira jornadas até tinha dado bons sinais...
O Talisca com o 3 golos vai ser considerado por todos como o homem do jogo... para mim não é surpresa, já que defendi desde do início, e depois de ver alguns vídeos do Brasil, que o Talisca era um avançado, e não um centro-campista como o Jesus inicialmente o quis transformar. Agora com a chegada o Samaris e do Cristante, parece-me que não vamos ver o Talisca novamente no meio-campo... Mas não deixa de ser um pouco irónico, no dia em que o Benfica confirmou a contratação de mais um avançado, supostamente para o lugar do Talisca, que ele tenha feito o seu primeiro hat-trick no Benfica (logo no jogo onde marcou pela primeira vez, num jogo oficial...)!!!
Pessoalmente, estive mais interessado em observar a adaptação do Samaris ao esquema. Não é preciso ver o Grego com a bola nos pés durante muito tempo, para ter a certeza que o homem, é jogador da bola... a única questão, é a adaptação ao esquema do Benfica de Jesus. Apesar do adversário não ter dado muitos problemas defensivos, gostei bastante do jogo do Samaris... nota-se em algumas jogadas, alguma confusão no posicionamento, e ainda hesita no passe, complicando algumas jogadas desnecessariamente, mas isso só será optimizado com os minutos. Na próxima Terça-feira com o Zenit, o teste já será mais complicado, pareceu-me que as compensações nas laterais ainda não estão 'mentalizadas'!!!
O Cristante também teve direito a alguns minutos, numa altura onde o jogo estava 'fechado', mas gostei da postura... mas é necessário outras dificuldades para avaliar definitivamente.

A nota, mais ou menos, negativa vai para o Lima: que continua a trabalhar muito, mas está a passar por uma daquelas fases, onde simplesmente não consegue marcar golos!!! À frente da baliza tudo lhe corre mal, e depois perde o discernimento, e a probabilidade de falhar os golos, ainda aumenta mais... Precisa urgentemente de marcar, para recuperar a confiança.
O objectivo número 1 é o Campeonato, que ninguém se esqueça disso. Mas para que o Campeonato seja conquistado é importante, não 'cair' novamente para a Liga Europa. O Zenit desta época, não é o Zenit do Spalletti das últimas épocas... as dificuldades vão ser muitas, ninguém tenha dúvidas, ainda por cima eles estão com mais rodagem. É verdade que hoje goleámos, é verdade que o ano passado por esta altura andávamos todos histéricos, com os golos sofridos (principalmente de bola parada!!!), mas também é verdade que ainda estamos longe do nosso potencial, que normalmente (com o Jesus) só atingimos lá para Novembro...

Jonas

A última contratação deste defeso, já foi feita 'fora de horas'... é óbvio que o Jonas não foi a primeira opção, mas dentro de todas as condicionantes (e são muitas: financeiras, projecção da Liga nacional...), acaba por ser uma surpresa pela positiva.
O Jonas é um veterano (mais novo que o Lima), que foi estrela quando jogava no Grémio, onde era conhecido pelo Detonador... acabou por se transferir para o Valência onde ficou 4 anos, com números muito interessantes para a Liga Espanhola e na UEFA...
É daqueles avançados oportunos, espertos, que não é especialmente rápido, nem especialmente forte no um para um, nem especialmente bom de cabeça... mas faz aquilo que muitas vezes parece muito complicado: marca golos!!!!
Com o Lima, o Derley, o Jara e o Talisca (que neste momento está a fazer um hat-trick!!!) - não me parece que o Nelson Oliveira seja opção para o Jesus... -, e agora o Jonas para as provas nacionais (só poderá ser inscrito na UEFA em Janeiro), ficamos com várias e boas opções para o nosso ataque...
Escrevi muitas vezes que quando o Cardozo deixa-se o Benfica seria muito difícil encontrar um substituto... acho que nenhum destes jogadores fará os números do Cardozo no Benfica, mas para o imediato não está nada mau...

Da FPF

"A Selecção Portuguesa perdeu, em casa, contra a Albânia. Isto, por si só, é um acontecimento que obrigaria a repensar o futebol na FPF. No entanto, para a FPF isto é uma espécie de sobressalto menor na triunfal caminhada da dupla Paulo Bento/Fernando Gomes ou Cristiano Ronaldo/Jorge Mendes (para o efeito, é indiferente). O jornal 'A Bola' chamou-lhe a maior vergonha do futebol português. Não é. Para o ser, isto teria de ser uma vergonha maior do que a Justiça desportiva Portuguesa (com alto patrocínio da FPF fez com as escutas do Apito Dourado. Aliás, para que isto que aconteceu com a Albânia fosse a maior vergonha do futebol português seria necessário que o actual presidente da FPF não tivesse feito a figura que fez nas escutas da... maior vergonha do futebol português.
Olhando para a derrota da Selecção Portuguesa contra a Albânia (em casa, convém não esquecer), chegamos à conclusão de que Paulo Bento até tinha razão e propriedade em dizer, no final do jogo, que a sua equipa até chegou a jogar bom futebol durante vinte minutos... contra a Albânia, em casa. É um facto. Também é um facto que nenhum jogador português se lesionou. Juntando estes dois factos deveríamos todos nós portugueses (e não apenas a dupla que manda na Selecção) concluir que o afastamento da equipa médica do grupo de excursionistas que triunfou no Mundial do Brasil se justificou e que foi aí que radicou o problema da FPF.
Para concluir, resta esperar pelo próximo momento vergonhoso, o tal que decorrerá no meio dos festejos de terem conseguido um apuramento de calculadora em punho para uma competição europeia que apura um número inaudito de 24(!) selecções. Longa vida a esta dupla (seja lá qual for) que lidera esta brilhante Selecção da FPF."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

PS: A crónica do Pedro está um bocadinho desactualizada, num pormenor, mas não deixa de ter razão no resto...!!! 

Encarnado é o Vermelho-amor (avençados)

"A ingratidão causa-me revolta. A ingratidão relativa ao Benfica ainda mais. Vem isto a propósito de alguma imprensa desportiva e de alguns jornalistas. É inconcebível que o Benfica seja tão maltratado por alguns, quando é o ganha-pão desses mesmos. Já imaginaram as vendas desses jornais sem notícias do Glorioso? O Benfica não está, como ninguém deverá estar, acima da crítica. O que eu não aceito é que seja provocado, denegrido ou, simplesmente, que tenha um tratamento desigual, relativamente a outros. E deparando-nos com este fenómeno, perguntamos às direcções desses periódicos se tal facto é uma estratégia editorial ou uma fraqueza da própria direcção que permite que alguns jornalistazinhos ajam desta maneira? Sem dar publicidade a esses pasquins, quero recordar e desmontar como alguns títulos e notícias são forjados para provar e apoucar o Benfica: 'Jara Riscado' era notícia de capa inteira. A palavra 'riscado' não é inocente. Ela carrega um sentimento de punição, de falta de consideração, que o Benfica nunca teve para com o jogador. Havia, certamente, outra terminologia. Mas mais gravoso é que o dito jornaleco não percebeu que o jogador estava lesionado. Se a intenção não fosse a de provocar o Benfica, sobre a mesma matéria poder-se-ia ter dito: 'Nélson Oliveira é aposta do Benfica na Champions'.
O que espanta é que não se falou de um Rolando riscado depois das palavras do presidente desse clube, nem dos três últimos reforços do FC Porto, nem se falou dos riscados do Sporting contratados com tanta pompa há um ano. Há dias, anunciava-se que, para o mesmo lugar, o Benfica havia gasto 15 milhões em dois atletas. Quiseram dar a imagem de despesista, esqueceram-se que nos grandes clubes assim acontece e, inocentemente, elevaram a qualidade do plantel. Mais: 'Crise no eixo do ataque'; 'Não ir para o Benfica foi a melhor decisão'; 'Irregularidade tramou afirmação de Jara', etc, continuam a encher jornais e a agredir o Benfica. Tenham vergonha, não desceremos do nosso lugar: o mais alto!"

Carlos Campaniço, in O Benfica

A Formação

"A indecorosa derrota da Selecção Nacional diante da Albânia acentuou o debate sobre a Formação. Também no Benfica o tema tem sido recorrente, quer para aqueles que vêm nele a cura para todos os males, quer para os que olham com alguma prudência para tão grande optimismo (nos quais me incluo). 
Desde logo, quando se fala em Formação, há que distinguir o interesse do futebol português, dos interesses dos clubes portugueses. Se a Selecção teria a ganhar com uma política desportiva que reforçasse a utilização de jovens jogadores portugueses nas principais equipas e nas principais competições, para os grandes clubes o compromisso é vencer, com ou sem juventude, com ou sem portugueses. Perante gerações bastante apagadas de futebolistas lusos, é natural que a aposta de quem busca títulos e presenças internacionais de relevo incida noutro perfil de jogador - mais agressivo, mais disponível, e mais resistente, que os mercados sul-americanos vão fornecendo.
Seria interessante perceber se esse apagamento é conjuntural, ou se, pelo contrário, se deve à agonia de um certo futebol de rua (que conferia criatividade e robustez aos Futres, aos Figos e aos Ronaldos), e ao recrudescimento das gerações “Play-Station” (mais acomodadas e sem grande capacidade de sofrimento), assumindo então uma matriz estrutural, logo mais difícil de inverter. A verdade é que, na última década, contam-se pelos dedos os jogadores de classe internacional que o futebol português produziu. Mau trabalho de base, ou inexistência de talento natural? Suspeito que a segunda hipótese também seja de considerar. 
Sendo este um problema do âmbito da FPF, das selecções jovens, ou, no limite, da regulamentação desportiva, não me parece que o Benfica deva ter pruridos em recorrer aqueles que lhe dão mais garantias imediatas, independentemente de nomes, nacionalidades ou datas de nascimento. É verdade que existe, bem perto, quem alinhe com seis ou sete jogadores formados internamente. Mas…quantos títulos têm eles conquistado?"

Luís Fialho, in O Benfica