Últimas indefectivações

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sílvio

Já na época anterior se falou desta possibilidade, infelizmente não concretizada. É um empréstimo por um ano, sem cláusula de opção, portanto nada garante que o Sílvio faça carreira no Benfica, mesmo assim, creio que foi uma boa decisão.
Só temo, as lesões... Nas últimas épocas o Sílvio teve várias lesões, entre elas uma pubalgia... Espero que o departamento médico, consiga prevenir situações desagradáveis.
Com as notícias, a apontarem para a contratação de mais um defesa esquerdo, tudo leva a crer que o Sílvio será usado principalmente na direita, rodando com o Maxi. Mas poderá fazer os dois lados, aliás tem sido na esquerda que o Sílvio tem marcado grandes golos, aproveitando jogar com o pé trocado!!!
Depois de ter feito toda a Formação no Benfica, este é um regresso a casa... Recordo-me bem da entrevista de 2011, não fiquei contente com as palavras usadas, mas onde, mais do que tudo, o Sílvio mostrou mágoa, por não ter tido oportunidade de se mostrar no Benfica.
A história, recentemente divulgada, onde se recordou a 'convocação' do Sílvio, então iniciado, para um jogo do Benfica de Mourinho, após ter perdido o seu pai, entre outras coisas prova que o Benfiquismo estava lá... tem tudo para ser uma das contratações mais úteis para esta época... As equipas não se constroem só com estrelas, é necessário ter plantéis equilibrados... Com a forte possibilidade de ser convocado para o Mundial (caso Portugal se qualifique!!!), teremos aqui um jogador super-motivado...

O verbo e a verba (I)

"O defeso prossegue, já na sua fase II. Depois das férias, os jogadores voltaram, as esperanças renasceram, as transferências prosseguem e os novos equipamentos vendem-se.
Por excesso de oferta de espaço e de tempo, é o período indicado para entrevistar os que entram, os que ficam e os que saem. Cada qual debitando as banalidades do costume, entre frivolidades mundanas e juras de fidelidade eterna. O verbo assume todo o seu esplendor, entre verbas que uns têm e de que outros precisam para sobreviver.
O meu clube já treina, ainda que desfalcado. Com a indefinição habitual do que será o plantel definitivo no dia 1 de Setembro. O treinador já deu uma extensa entrevista ao canal do Benfica curiosa mas estranhamente feita por um administrador da SAD. Falando-se de muitos temas, desejos e convicções. Ainda aqui o verbo no seu expoente.
Tenho para mim que esta fase inicial deveria ser mais recatada possível. Verbo só para dentro, verbo que não empole verba, ou ao invés, não desvalorize (vide Cardozo de que falarei amanhã). O Benfica não precisa de estar sempre a apregoar ser o melhor ou ser hegemónico (que infelizmente agora não o é pelo número de títulos). Acho que se fala de mais. E quando assim acontece lá surge o dia em que se percebe porque não se deveria ter falado. Quando aprendemos com a força e o mistério de um silêncio bem gerido?
Os gestos simples têm mais força do que a propagação mediática de palavras sobre palavra. Por exemplo, a presença no momento inicial de uma nova época transmite liderança, coesão, robustez por parte de quem tem esse dever e vale mais do que muitos concilábulos e panegíricos de efeito repetido."

Bagão Félix, in A Bola

Objectivamente (nova época)

"Fortes para enfrentar a nova época que aí vem! É o que se pede ao grupo que esta semana e garra para levar de vencida os títulos que, por escassos milímetros, nos fugiram a época passada.
A preparação da equipa para esses tão emocionantes desafios deve ser feita na base das experiências negativas dos últimos anos e corrigir os erros então cometidos. Há que aprender com os erros e entrar concentrados desde a primeira hora, nunca descurando o que se passa à volta, nunca menosprezando os adversários, nunca falando demais provocando a ira de quem gosta sempre de criar inimigos para guerrear com raiva!
Ponderação, moderação e tento na língua são necessários! O resto deixamos com os nossos jogadores, técnicos e estrutura directiva para que cumpram, pelo menos, na linha do que fizeram a época passada.
Alguns 'tubarões' já andam de volta dos nossos melhores jogadores. Matic, Garay e Cardozo são os mais cobiçados e não vai ser fácil substitui-los.
Luisão continuará no eixo da superestrutura e Enzo, Salvio e Gaitán continuarão a trazer a magia necessária para o espectáculo que todos queremos.
Há que confiar nas novas aquisições que, por certo, foram rigorosamente seleccionadas.
Os jogadores serão acarinhados e integrados como sempre foram os que viveram de novo.
A única coisa que se lhes pede é que trabalhem muito e tenham muita sorte.
Nós cá estaremos para os apoiar!"

João Diogo, in O Benfica

Um passo à frente

"A disponibilização da Benfica TV em novas plataformas, a sua evolução para canal Premium, a entrada na Alta Definição, e o pacote de transmissões prometido para as próximas temporadas desportivas, marcam um novo tempo na vida de um projecto nascido em 2008, do qual muitos duvidavam, e que, passados cinco anos, já é citado na imprensa internacional como ousado, corajoso e pioneiro.
O prato forte desta mudança é, naturalmente, a transmissão, em exclusivo, dos jogos da nossa equipa principal de futebol. Algo que, devo confessar, há pouco tempo atrás não me parecia possível, mas que neste momento é uma realidade que ninguém – dentro ou fora do Benfica – pode ignorar, ou desvalorizar.
O caminho escolhido pelos nossos dirigentes envolve riscos, como, aliás, acontece com qualquer projecto inovador. Numa primeira fase, será difícil obter as receitas que outras opções poderiam proporcionar. Mas - e isso sempre foi assumido -, as razões desta decisão vão muito para além do plano estritamente financeiro.
Por aquilo que tem sido a história recente do nosso Clube, pela espantosa recuperação estrutural e institucional da última década, a qual nos resgatou o grande Benfica do passado, pela força competitiva que nos devolveu o orgulho de lutar por todos os títulos (só pequenos detalhes nos impediram de consumar uma das melhores temporadas desportivas em mais de 100 anos de história), temos todos os motivos para crer que também este importante passo esteja criteriosamente calculado, e conduza efectivamente a uma mudança na correlação de forças que envolve os bastidores do Desporto português.
Assim sendo, espera-se dos benfiquistas um envolvimento correspondente ao esforço que o Clube está a fazer. A situação do país leva, infelizmente, a que muitos não possam aderir. Mas aqueles que são hoje clientes de outros canais desportivos - por sinal, bem mais dispendiosos - não terão razões para ficar de fora. Este projecto está feito a contar connosco, e só depende de nós para ser bem sucedido."

Luís Fialho, in O Benfica

Alternativo

Lisandro López


Finalmente, o nosso novo central Argentino foi apresentado !!! Depois, de muitas primeiras páginas, de muitos rumores, temores, desvios, pseudo-desvios e afins... depois de confirmações e declarações de amor... O jogador foi oficialmente apresentado pelo Benfica. Isto, depois de frequentar o Caixa Futebol Campus nos últimos dias.
Daquilo, que conheço do jogador- admito que não é muito -, gostei da contratação. Vi alguns vídeos com alguns 'erros' - jogos com um muito forte Atlético Mineiro -, mas como o Benfica tem uma forma de defender à zona, bastante posicional, e colectiva, creio que o Lisandro irá adaptar-se bem ao nosso esquema.
Mas ao contrário de muitos, não creio que este seja uma opção para substituir o Garay, até porque o pé esquerdo do Lisandro é completamente cego, vejo muito mais facilmente o Lisandro substituir o Luisão!!!
Com o Lisandro ganhamos também poder ofensivo nas bolas paradas, agora temos é que marcar bem estas jogadas!!!