Últimas indefectivações

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Da flatulência...

" 'Da flatulência dos dinossauros' podia ser o nome pomposo de um tratado com centenas de páginas, assinado por cientistas de renome. Os dinossauros, dizem eles, contribuíram para o aquecimento global graças à sua enorme capacidade para produzir gases. Ora, não é preciso ser cientista, nem sequer nenhuma espécie de génio, para perceber que o que se passou há vários milhões de anos continua a repetir-se nos dias de hoje, embora os dinossauros sejam em quantidade muito mais escassa. Apesar de tudo, há um dinossauro, o Madalenus Corruptossauros, que não se exime à emissão de qualquer coisa como 520 milhões de toneladas de gases por ano, com a particularidade de a fazer não apenas pela via natural utilizada pelos seus antepassados lá do Mesozóico, como igualmente pela boca de cada vez que a inconsciência lhe ordena que solte as suas jumentadas.
O fedor que solta é hediondo e, ainda assim, há quem se deleite na absorção do metano. O Copiador-de-Livros- Alheios solta boçalidades de contentamento; o Baladeiro-de-Tiques-Estranhos ensaia um dó de peito de meter dó; e Merceeiro-Aldrabão esvoaça nas suas asas aborboletadas. Só não entendem que o Dinossauro Cretiníssimo está nas vascas de agonia. O chulé que exala pelas narinas, a cada dolorosa contracção dos pulmões, provém de um cérebro caliginoso e pútrido; as palavras entarameladas que balbucia, aqui e além procurando uma rima popularucha, são inescrutáveis de tão estúpidas. Mas, indiferente, a corte de sabujos roja-se beijando o chão que ele pisa. Os Homenzinhos-de-Cócoras precipitam-se submissos a cada flato desse Madalenus Corruptossaurus que ameaça infectar com a sua decomposição todos aqueles que o rodeiam. Bajulam-no felizes, na sua condição de vermes, à espera de uma recompensa de flausinas baratas. E assim se extinguirão todos, para nosso alívio, encerrados nesse microcosmo tinhoso atacado pelo efeito de estufa podre."

Afonso de Melo, in O Benfica

Cardozo contra a injustiça

"Dos 20 golos que Cardozo marcou este ano na Liga, talvez o último, no último minuto contra o V. Setúbal, tenha sido aquele que deu mais gozo. Foi um festejo de raiva, um festejo contra a injustiça.
Cardozo participou em menos partidas que o concorrente, jogou menos jogos completos que o Lima, e muito menos minutos. Todos os itens lhe eram desfavoráveis, menos o facto de ser melhor que o concorrente.
Cardozo tem os melhores números como avançado no Benfica de quase 30 anos e mesmo assim há uma relação ambivalente com a massa associativa.
No Benfica apreciam sempre mais um jogador que finta um, finta dois e chuta ao lado, do que um que não finta ninguém e mete a bola na baliza.
O último golo de Cardozo foi o mandar às favas os seus detractores, primeiro porque estava cansado, exausto de fazer um bom jogo e correr quilómetros, quando dizem que joga parado, depois porque é marcado com o pé direito quando dizem que só chuta com o esquerdo e por fim porque tira dois defesas do caminho quando dizem que não sabe fintar. Enfim dez segundos para desmontar várias teorias.
No Benfica só quando não o tiverem vão chorar pela sua ausência. Qual foi o último a ganhar a Bola de Prata? Rui Águas há 20 anos (1991). Qual foi o último a ganhar duas Bolas de Prata? Eusébio há quase 40 (1973 a última).
Nené, Mats Magnusson, Jordão ganharam uma Bola de Prata e muitos outros não ganharam nenhuma, Cardozo já ganhou duas. Os números arrasam os detractores de Cardozo.
Cardozo não é o melhor avançado do mundo, gostaria mais de ter Mário Gomez ou Van Persie, mas não são muitos aqueles que trocava pelo nosso paraguaio.
Se ninguém pagar muito dinheiro por ele, que fique de águia ao peito a marcar golos e a dar títulos. Este ano, marcou ao FC Porto na Luz o golo decisivo, no jogo que deu o único título colectivo que conseguimos: a Taça da Liga."

Sílvio Cervan, in A Bola

PS: Na última semana os blog's Benfiquistas desde Pequeninos e a Tertúlia Benfiquista publicaram algumas estatísticas bastante esclarecedoras sobre o nosso 'Tacuara':

1. Melhores goleadores do Benfica em jogos oficiais:

2. Melhores goleadores do Benfica em jogos do Campeonato:


3. Melhores goleadores do Benfica nas competições Europeias:


4. Os totais:

Objectivamente (Euro's)

"Neste final de época, um pouco decepcionante para os benfiquistas, temos de nos congratular com a chamada de três dos nossos atletas para o Euro 2012, mesmo não sendo titulares indiscutíveis no Glorioso. Eduardo, Nélson Oliveira e Carlos Martins estão entre os eleitos para a maior prova do Futebol Europeu e esperamos que dêem provas de toda a sua capacidade, proporcionando aos portugueses grandes alegrias. Tanto Carlos Martins como Nélson Oliveira estão a passar por momentos de excelente condição psicológica. Carlos pela grande notícia que, com a graça de Deus lhe salvou o filho, Gustavo, de graves problemas de saúde, e Nélson pela oportunidade única de estar no maior palco europeu a marcar golos como fez no Mundial da Colômbia. Eduardo tem um lugar que não permite tanta competitividade com os seus companheiros, mas a confiança que nele depositou o seleccionador é entusiasmante.
Para este Euro 2012 o único lamento da minha parte é a convocatória do pior árbitro internacional português do último ano, Pedro Proença. É escandalosa a escolha de um árbitro que teve interferência directa na escolha do campeão português por erros crassos contra um dos candidatos ao título. Escandalosa mais a nível interno onde os «dirigentes» que aconselham a UEFA e a FIFA a escolherem estes «experts» da arbitragem o fazem em função do seu comportamento em competição. E nós já vimos a favor de quem foi... E, claro, assusta-me ainda mais quando vejo este figurão a ser nomeado para dirigir a final da Liga dos Campeões depois de há dezenas de anos ter tido também esse privilégio o ex, ou actual colaborador do FC Porto, António Garrido!
Que coincidência! Depois de tantos anos de ausência de uma nomeação para a final da Liga dos Campeões aparecer Pedro Proença para substituir... António Garrido!
A euforia entre os portistas como MSTavares é tanta que escreveu na sua crónica da 'A BOLA' Pedro Proença, 1 - Benfica, 0!!!"

João Diogo, in O Benfica

Objectividade e subjectividade

"Cardozo tem a supina ousadia de fazer bem algo que se pode medir em números. Marcar golos é uma daquelas coisas objectivas, substantivas, que tanto irritam a cultura lusitana, a cultura de quem busca o adjectivo fácil. Isso, nos dias que correm, é uma ousadia. A eficácia de Cardozo não se compadece com a retórica. Está simplesmente lá, manifesta-se de forma simples e limpa. É uma eficácia que se pode quantificar em golos, à qual se pode atribuir um número. A Cardozo não se atribuiu o nome de um qualquer super-herói da BD, deram-lhe o cognome paraguaio de uma vara alta e desajeitada ao sabor do vento. E lá vai Cardozo conseguindo sobreviver entre paradoxos: quanto mais golos marca, mais criticado é; quantos mais sorrisos de alegria provoca com os seus golos, mais insistem os relatadores radiofónicos em acentuar o facto de sorrir pouco e parecer sempre triste; quanto mais substantivo é o seu jogo, mais adjectivo e redondo se constrói o coro das críticas. Objectivamente, Cardozo é um bom ponta de lança porque marca muitos golos.
Mutatis mutandis, passamos para o reino da subjectividade. Para agrado do Chelsea, que costuma jogar em tons de azul, Proença, diz-se, apitará a próxima final da Champions. Essa anunciada nomeação não branqueia nem mascara tudo o que de pernicioso esse árbitro tem feito ao futebol nacional. Da mesma forma que as conquistas internacionais da Juventus não permitem que se escamoteie o que de sujo aquele clube fez em Itália. Tal como as conquistas internacionais do FCP não permitem limpar a nódoa do que se ouviu nas escutas do Apito Dourado. A ser o Proença a apitar a dita final, confirma-se apenas como o sucessor de Garrido… com tudo o que esta sucessão encerra."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica