Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Provavelmente ainda lhe doía

"Na transmissão da Sport TV há uma imagem muito curiosa de El Adoua zangado, depois de Duarte Gomes apitar para o segundo 'penalty' da 'troika' e a olhar para o braço direito...



SÁBADO, 10 DE SETEMBRO

HOJE, sábado, lá fui mais uma vez fazer aquilo que o Vítor Pereira ainda não fez este ano, isto é, ver o Benfica jogar. Não jogou por aí além, diga-se, mas ganhou com justiça a um Vitória de Guimarães renascido, que se bateu bem, e que só deixou de se meter a defender penalties quando os seus jogadores deixaram de jogar a bola com a mão, o que tem lógica.

É muito provável que Vítor Pereira tenha visto hoje, finalmente, um jogo do Benfica porque não vai poder apresentar-se na sua próxima conferência de imprensa sem se referir aos penalties da Luz. Ou então, vai despedido, até porque ainda está no período experimental.

O árbitro Duarte Gomes não foi comprado pelo Benfica, é bom que fique claro. A sua actuação faz parte de um plano bem mais sinistro. O árbitro Duarte Gomes foi comprado pelos tipos da troika em prol da alienação geral. Isto para que seja desviada para o caso dos penalties do Duarte Gomes a atenção dos comentadores e colunistas do País. E, assim sendo, ninguém vai falar da cátedra sobre as medidas a que nos sujeitam as tais pessoas da troika.

Eu própria vou falar dos penalties do Duarte Gomes, é este o triunfo da troika! Ressalvando que, na minha opinião, ficou uma grande penalidade por marcar a favor do Benfica quando o resultado estava ainda empatado a zero (uma mão, sempre as mãos...), o primeiro penalty parece-me indiscutível, o segundo também e o terceiro, francamente, visto e revisto, não parece nada que justifique o castigo.

Na segunda grande penalidade, cometida por El Adoua que desvia com o braço uma bola que ia para a baliza, melhor teria feito o jogador do Vitória de Guimarães em dar o corpo à bola com os bracinhos postos atrás das costas, como fazem os jogadores mais sábios e experientes. Mas não foi o que fez El Adoua.

Na transmissão da Sport TV há uma imagem muito curiosa de El Adoua zangado, depois de Duarte Gomes apitar para o segundo penalty da Troika e a olhar para o braço direito que, provavelmente, ainda lhe doía...





DOMINGO, 11 DE SETEMBRO

ALGUNS jogadores que, por um motivo ou por outro, não couberam biologicamente neste Benfica de 2011/2012 estiveram hoje em bom plano nos clubes adoptivos ou de substituição. Nuno Gomes marcou dois golos pelo Braga, Roberto defendeu uma grande penalidade que valeu 1 ponto ao seu Saragoça e Schaffer, com um pontapé incrível, fez o golo que deu a vitória ao União de Leiria em Aveiro.

Ontem quase que tivemos oportunidades de ver Melgarejo uns minutinhos em acção pelo Paços de Ferreira contra o Sporting mas, quando ia entrar no jogo, o árbitro expulsou um colega e Melgarejo teve de voltar para o banco. Foi pena. Sabe-se lá o que iria Melagrejo fazer com o resultado em 2-0 para a sua equipa e com onze contra onze em campo...

De qualquer modo estes sucessos dos jogadores do Benfica, ou que foram do Benfica, como é o caso de Nuno Gomes, só podem causar alegria entre os benfiquistas porque têm a virtude de nos provar a sua valia e, mais importante ainda, têm a virtude de nos provar que o actual quadro de jogadores do Benfica é suficientemente sólido e valioso para não sofrer com estas ausências.

E que bom para nós todos o Benfica não ter cedido Capdevilla a nenhum outro clube. Assim sendo, está lá na Luz à espera do seu momento e poupa-nos, pela ausência, a hipotéticas irritações.




SEGUNDA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO

A sensacional reviravolta que a equipa do Sporting operou em Paços de Ferreira teve artes de operar uma ainda mais sensacional reviravolta no discurso dos responsáveis do clube. É esta a magia do futebol.

Se na quinta-feira da semana passada, Godinho Lopes, o presidente, garantiu consternado que «o Sporting não tem dinheiro para mandar cantar um cego», na segunda-feira desta semana, depois da epopeia de Paços de Ferreira, Luís Duque, o director do futebol, dava como oficialmente encerrada a época da crise e, virando-se para aquilo que já é passado, recordava o tempo, algo distante, em que «o Sporting era cómodo para muita gente, era um Sportinguezinho que era considerado por poucos como um grande».

E difícil seria Luís Duque não se estar a referir precisamente aquele Sportinguezinho que a um quarto de hora do fim do jogo em Paços de Ferreira perdia muito merecidamente por 2-0 com a equipa da Capital do Móvel.

Também no Sporting e no que diz respeito aos árbitros, registou-se uma outra reviravolta pois passaram todos a ser gente séria, como por milagre. Luís Duque foi hoje ouvido na Liga dos Clubes na sequência dos protestos sportinguistas que ocorreram, com grandes espectacularidade, nas primeiras jornadas do campeonato e demarcou-se frontalmente de semelhantes lamentos e acusações: «Há três equipas em campo e todas erram, não acredito que haja qualquer intenção persecutória dos árbitros em relação ao Sporting», disse.

Admire-se, portanto, o que só um golo do Van Wolfswinkel consegue fazer!

Como sabemos, o futebol português joga-se ao sábado e ao domingo e desata-se em conversa de segunda e sexta-feira. Esta segunda-feira, está visto, está a ser muito rica em faladura. Manuel Machado veio à liça dizer que Rui Vitória não é pessoa de bem nem das suas relações pessoais porque «quem cozinha estas porcarias não pode conviver comigo». Comigo, isto é, com ele, como deverão ter entendido logo à primeira.

Depreende-se do discurso de Manuel Machado, aliás bastante claro e chão, sem recurso aparente ao Dicionário de Sinónimos, que Rui Vitória já teria acertado tudo com o Vitória de Guimarães antes de Machado ter recolhido a respectiva guia de marcha.

Coisas destas devem ser o pão-nosso de cada dia no futebol português... Coisas quase tão correntes como o hábito que Manuel Machado tem de, quando está aborrecido, tornar-se extraordinariamente desagradável com os profissionais do mesmo ofício que o seu. No ano passado, por exemplo, chamou duas vezes imbecil a Jorge Jesus que de imbecil não tem nada.

Que volte, no entanto, depressa Manuel Machado a treinar na Liga para termos o espanto de o ouvir falar erudito na análise dos prélios e dos três pontos em contenda e de o ouvir falar vulgar na análise do carácter dos colegas.




TERÇA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO

O começo a sério da Liga dos Campeões é um dia de festa para quem gosta de futebol. Temos entretenimento de alto nível garantido até Maio que é quando se joga a final. Hoje foi a primeira noite da fase de grupos e o resultado sensacional aconteceu em Camp Nou com o Barcelona a não conseguir melhor do que empatar o jogo com o AC Milan.

O Barcelona está, portanto, em crise porque já se tinha deixado empatar no último jogo da Liga espanhola. Ora uma crise de resultados a afectar a melhor equipa do mundo é coisa que não se tem todos os dias e faz-nos sentir a todos, aos mais pequeninos, capazes de bater o pé a quem quer que seja.

Por sua vez, o Chelsea entrou em ganhar com um golo de David Luiz, o que muito nos honra. O FC Porto ganhou por 2-1 ao Shakhtar Donestsk e Mircea Lucescu, o romeno que treina os ucranianos, diz que foi gamado pelo árbitro, o que também muito nos honra.




QUARTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO

O Benfica jogou com inteligência com o Manchester e até podia ter ganho o jogo. Foi um pena Sir Alex ter mudado de guarda-redes porque com De Gea, que anda azarado, talvez aqueles magníficos pontapés de Gaitán tivessem tido sucesso.

Foi um arranque positivo na fase de grupos porque pontuar é sempre bom e pontuar com o Manchester United pode até ser um alento precioso para o que há-de vir, dentro e fora de portas, que não é fácil de maneira nenhuma.

Ao meu lado dizem que Witsel esteve tímido no jogo. Discordo. Witsel correu mais de 12 quilómetros e, por isso mesmo, não teve tempo para outras habilidades mais vistosas para o público."



Leonor Pinhão, in A Bola

O erro no futebol (II)

"Na arbitragem há erros involuntários e deliberados. Acredito que a larga maioria deles estará no primeiro grupo. A bola que bate na mão ou não, o fora-de-jogo bem ou mal assinalado, e tantas outras situações ajuizadas num instante. Quantas vezes tenho uma opinião que é desmentida pela repetição de imagens ou que nem assim fica esclarecida! E não se pode exigir aos olhos de um humano que equivalham a 30 câmaras!

Considero que, na sua grande maioria, o erro tem mais a ver com competência ou incompetência, experiência ou falta dela, e domínio ou descontrole emocional. Já a tendência sistemática ou enviesada de erro pode sinalizar mas do que isto...

Também acho que é mais aceitável o erro de não ter visto o que aconteceu do que o erro (?) de ter visto o que jamais ocorreu. Ai a imaginação pode já não ser apenas incompetência...

Finalmente, há o erro induzido que roça a negligência grave ou mesmo o dolo. Não se erra apenas quando se faz, mas igualmente quando se deixa de fazer alguma coisa. É o caso de se assinalar bem uma infracção, mas depois não cumprir objectivamente o que está escrito nas regras. Por exemplo, no jogo Porto - Gil Vicente, houve no início um penalty que ninguém discutiu por um derrube ao atacante gilista que estava só diante do guarda-redes. Manda a norma que, numa situação destas, não há segundas interpretações. O jogador faltoso terá de ser expulso. A amostragem de um mero e misericordioso cartão amarelo é uma fraude. É puro favor ou ataque de pânico perante o auditório. Em ambos os casos, muito grave. E se tivesse sido na outra baliza?

É caso para terminar recordando a frase de Vergílio Ferreira: «O que há de pior no erro é a sua verdade...»"


Bagão Félix, in A Bola

O erro no futebol (I)

"No século XVIII, o poeta inglês Alexander Pope escreveu que «quem pensa ver algo sem falhas, pensa naquilo que nunca existiu, que não existe e que nunca existirá».

De facto, o erro é a constatação da nossa debilidade, mas pode também ser a bússola da nossa capacidade. Já a persistência no erro pode ser negligência, arrogância, soberba ou dolo.

Vem isto a propósito do erro no desporto, e em particular no futebol. Como humanos que são os seus intérpretes, todos erram no futebol. O guarda-redes, o marcador de pénalties, o jogador, o treinador, o médico, o dirigente e... claro está, aquele a quem mais custa perdoar (unilateralmente) o erro: o árbitro.

Quanto aos jogadores, o erro de hoje pode ser o aplauso de amanhã caso sejam do nosso clube e o erro do jogador adversário é sempre uma bênção que nos compraz. Quanto ao treinador, o erro confunde-se com o resultado. O erro com com vitória dissolve-se nesta. A derrota sem o erro não existe.

O certo é que há uma hierarquia consentudinária do erro, encimada pelo cometido pelo árbitro. Que, por isso, é também designado como juiz. Logo, soberano. Mas melhor seria não concentrar no árbitro todos os erros e falhas que aconteceram. E, também,, não transferir a causa do fracasso para outrem que é sempre mais cómodo do que reconhecer os erros cometidos. «Errar é humano, mais humano é ainda atribuir o erro aos outros», já dizia o dramaturgo russo Tchekhov...

É, por isso, que - paradoxalmente - o alfa e o omega do jogo se fixam, não raro, no árbitro! Disso falarei amanhã.



ET - Vi o espectacular Palermo 4, Inter, 3. Que saudades do Miccoli!"




Bagão Félix, in A Bola

Um ponto ganho?




szólj hozzá: Ben 1-0 Man

Benfica 1 - 1 Manchester United



Sim, foi um ponto ganho, duvido que o Manchester perca qualquer ponto com os outros dois adversários do nosso grupo... Sim, soube a pouco, o Benfica fez um excelente jogo, não foi deslumbrante, foi pragmático, deu a posse de bola ao adversário, mas rematou muito mais, e com mais perigo... Sim, arriscando mais um pouco podíamos ter ganho, mas também podíamos ter perdido... Sim, o Man United poupou alguns titulares (no fim-de-semana jogam com o Chelsea), mas os 5 Eslovenos, equipados de verde, foram uns excelentes reforços!!! Sim, o Jesus deste ano, é uma evolução em relação ao Jesus das épocas anteriores!!! O Benfica adaptou-se, não jogou da mesma forma como joga internamente, preocupou-se em fechar os caminhos para a nossa baliza, deu ao Javi muletas, sem precipitações atacantes, jogando pelo seguro, não dando hipóteses ao Man United de fazer os seus habituais contra-ataques quase sempre fatais...


Quando soube que seria o Skomina o 'mariscador', fiquei preocupado, alguns benfiquistas, meio a brincar meio a sério, levantaram a hipótese que a arbitragem em Marselha era uma indicação do 'caseirismo' do árbitro, e que esta noite, ele voltaria a provar o seu 'caseirismo'!!! Pois bem, afinal o problema não é o 'caseirismo'!!! Nojenta, vergonhosa, a UEFA no seu melhor (não estou a ser irónico!!!)... não houve golos mal anulados, penalty's, expulsões, até porque os jogadores ajudaram, mas as faltinhas marcadas, e as faltinhas não marcadas em determinados lugares do campo, fizeram desta actuação, deste Esloveno amante de Sapateira, um perfeito exemplo de um 'trabalhinho' Inteligente!!! Vai longe este Skomina, dentro de pouco tempo vamos ver este espécime nos mais importantes jogos Europeus, de certeza absoluta...!!! Quando ontem, os Corruptos venceram com um extremamente zeloso árbitro Alemão, o mesmo que na Luz com o Twente, teve um critério 'larguissimo', à Inglesa(!!!), esquecendo-se inclusive de um penalty, maior que os caranguejos do Alasca(!!!), ficou claro que o Benfica não tem 'gabarito' Europeu (ainda bem!!!)... Ontem o livre que deu o golo do empate aos Corruptos, não teve repetições, mas como o treinador adversário se queixou, bastava os adeptos Corruptos, protestarem falta, e ela era logo marcada, hoje na Luz, parecia que estávamos a jogar em Old Traford!!!


Em conversa antes do jogo, menti aos meus parceiros: disse que estava mais preocupado com o jogo de Domingo com a Académica, do que com o Manchester!!! Talvez seja só uma meia-mentira: hoje a principal responsabilidade era dos Ingleses, uma exibição esforçada, mesmo com um resultado negativo, seria satisfatório... Agora no Domingo, não podemos facilitar, não pode existir descompressão... as declarações do treinador e dos jogadores da Académica na última jornada são um sério aviso, para a motivação extra (com 'amarelinha' provavelmente!!!) que os Academistas vão ter, nas vésperas do jogo com os Corruptos, com o Corrupto Vasco Santos a apitar, não vai ser nada fácil...!!!





PS1: Esta noite desloquei-me à Catedral, acompanhado de um jovem sócio, que às 17.30h desta tarde (2h antes do início do jogo!!!), estava a receber alta hospitalar, após uma repentina e dolorosa enfermidade!!! Nem os efeitos de uma anestesia que 'sofreu' durante uma mini-cirugia, conseguiram impedir o jovem de assistir ao vivo, ao seu Benfica, defrontar o gigante Manchester...!!! É destes Benfiquistas que nós precisamos!!!


PS2: Uma nota: aquela equipa da IV Divisão Europeia, que o Benfica eliminou na 3ª pré-eliminatória da Champions, foi ganhar a Milão, ao Inter...!!!

...mau indicador?!!!



Águas Santas 28 - 28 Benfica



Será que vamos manter a irregularidade das últimas épocas?!!!
Não vi o jogo, podemos ter acusado algum cansaço, o Pedroso não jogou (mas o Inácio Carmo esteve muito bem), é verdade que o ano passado perdemos neste pavilhão, voltámos a entrar muito mal na partida, voltámos a recuperar, chegámos à liderança, e a 10 segundos do fim sofremos o golo do empate, nessa altura estávamos com menos 1 jogador, e acabámos com menos 2 !!!

...mais uma esperança Olímpica!!!

Sérgio Vieira, especialista na Marcha, é o mais recente reforço na nossa secção de Atletismo. Será importante nos Campeonatos colectivos, e pode ser mais um dos nossos atletas Olímpicos para Londres 2012!!!