Últimas indefectivações

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Não matem a cegonha!

"O Olhanense tem uma cegonha como mascote. Boa escolha. A cegonha é um pássaro simpático, anunciador de meninas e de meninos, de voo bonito e ninho vistoso. Não passa pela cabeça de nenhum ser minimamente humano querer matar cegonhas. Houve tempos tristes em que estiveram à beira da extinção. Nesse tempo dir-se-ia delas o que Harper Lee dizia da cotovia: Por favor não matem as cegonhas! E as pessoas decentes deram ao bicho pernalta uma nova vida. A cegonha do Olhanense ainda não é bem como a águia do Benfica, não voa de asas largas em redor do estádio para pousar depois no sítio escolhido pelo seu tratador. É uma cegonha mais abonecada, chamemos-lhe assim, com um homem dentro a dar-lhe vida e movimento, acenando aos adeptos e alegrando as crianças. E assim, com homem e tudo, seria ainda mais lógico que não passasse pelo bestunto de um qualquer imbecil a ideia de a matar. Mas passou. Ou quase.
Segundo rezam as crónicas, o imbecil lançou-se ao pescoço de cegonha e arrancou-lhe a cabeça, ficando muito perto de arrancar a cabeça ao pobre infeliz que nela se escondia.
Geralmente a imbecilidade e a desonestidade andam de mãos dadas. Sem cabeça, indefesa, a cegonha, ou o homem no seu interior, ficou à mercê do criminoso. E viu desaparecerem-lhe a carteira e o telemóvel.
Pois é: que porcaria de mamífero se lembraria de assaltar uma mascote? Esse mesmo que se deu ao trabalho de viajar até ao Algarve sabe-se lá com quantas mais malfeitorias na agenda. Os jornais descrevem o acto vil, mas não põem o nome ao boi. Dizem-nos só o clube do qual o animal é adepto. Mas isso já todos sabemos, não é?"

Afonso de Melo, in O Benfica

Objectivamente (início de época...)

"Os benfiquistas têm razão para estar contentes neste início de época. Não apenas pelo Futebol - com a equipa a dar mostras de ser capaz de conseguir grandes resultados, quer a nível nacional, quer internacional - mas também pelas modalidades onde o Benfica conseguiu dois importantes títulos este fim-de-semana. No Andebol, Supertaça conquistada aos nossos eternos rivais de Alvalade e no Futsal com a conquista de mais um troféu dando oficialmente o Benfica como o Clube mais titulado do Futsal português.
Esta Supertaça é o título nº18 do Glorioso, confirmando, assim, a sua superioridade nos últimos anos sobre o Sporting que, tradicionalmente, liderava a modalidade. E o Benfica mostrou também o seu potencial a nível internacional com o título europeu conquistado em 2010 na UEFA Futsal Cup.
Cumpre-se assim mais uma promessa da actual Direcção de trazer de volta as chamadas «modalidades amadoras» aos títulos e ao mais amplo ecletismo que o Benfica sempre teve e que outros nos quiseram tirar sem poder para isso.
De realçar a grande organização no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos onde a festa e o fair-play marcaram nota positiva com cerca de 2000 espectadores a vibrarem com o espectáculo. Uma nota que sensibilizou os nossos adversários foi o túnel de honra que os jogadores do Modicus percorreram sob aplausos do Campeão Benfica com o público a sublinhar esta nobre atitude do Benfica! É assim que o Desporto deve ser.
No Andebol o técnico, Jorge Rito, estreou-se nas conquistas pelo Benfica e o clube arrecadou a sua quarta Supertaça batendo o Sporting na final em Fafe. O actual técnico 'encarnado' já não ganhava desde 2008, com o ABC de Braga, e ingressou no clube certo para voltar às conquistas.
Os adeptos foram extraordinários no apoio à equipa e ficou mais uma vez provada a grande força do Benfica em todo o norte do País.
Mal terminou o jogo houve invasão pacífica e emocionada dos adeptos que festejaram com os jogadores e equipa técnica e foram ao rubro quando Carlos Carneiro, o capitão, levantou a Taça.
Este é o Benfica ecléctico e ganhador que todos queremos."

João Diogo, in O Benfica

Rumo certo

"Sexta-feira, 31 de Agosto. Em gozo de férias, a opção recaiu no Porto, bem no coração da cidade. Em plenos Aliados, uma banda de música latino-americanos fez as delícias da noite. Surpreendidos com a minha presença, muitos transeuntes abordaram-me, tanto mais que era o dia do fecho das inscrições de Verão.
'O Vieira não deveria ter vendido o Javi', confesso que ouvi da boca de um adepto. Objectei de pronto, ainda que a saída dos quadros do Clube do médio espanhol me provocasse um sentimento de aperto emocional. 'Então não foi um bom negócio?' ripostei, que acaba de se comprometer com o Benfica, tão namorado pelo FC Porto, não conta?', joguei ao ataque.
O meu interlocutor, passe a imodéstia, pareceu-me convencido e, mais ainda, quando lhe dei conta de que o presidente Luís Filipe Vieira poderia, num ápice, engordar os cofres, mas havia optado (e bem) por manter, no essencial, a estrutura da equipa. A transferência ulterior de Witsel acabou por ser uma inevitabilidade, constituindo-se na maior transacção financeira do historial benfiquista.
A temporada começou. O empate caseiro, frente ao SC Braga, não satisfez, mas as prestações subsequentes, ante o V. Setúbal e o Nacional, foram de molde a inspirar confiança. Melhor, muito melhor, a recepção (volto a falar em imodéstia) que tive no Norte, em plena cidade do Porto. Tantos e tantos benfiquistas se me dirigem, sempre com declarações de incentivo, de entusiasmo.
A minha ideia, tantas vezes dita ou escrita, está mesmo provada. Qual é o maior clube do Norte? Inesquestionavelmente, o Sport Lisboa e Benfica. Até no centro da cidade do Porto se respira mais vermelho do que azul. E viva o Porto... vermelho. De coragem, de prazer, de ambição, de certeza."

João Malheiro, in O Benfica

Gregos, viram-se Gregos... com os miúdos do Benfica !!!




Aris Salónica 0 - 1 Benfica B

Mais um teste ultrapassado, com grande classe... mesmo sem alguns dos habituais titulares (André Almeida, André Gomes, Cancelo...) a equipa voltou a exibir um futebol agradável... concentrados, agressivos, competitivos, lutadores...
O adversário - equipa que regularmente se qualifica para as competições Europeias - jogou com a sua equipa principal, até apresentou algumas contratações - ex-Liga Espanhola -, com alguns nomes facilmente reconhecidos, mas honestamente, creio que já tivemos jogos mais difíceis na II Liga Portuguesa!!! Agora o ambiente - vindo das bancadas - em Salónica, é sempre muito especial!!! 
Não vi o jogo todo, mas tive atento à actuação de duas recentes contratações, que ainda não se tinham estreado. Ambos foram anunciados como defesas-centrais, mas hoje jogaram noutros lugares: O Mvom a defesa-direito fez um jogo seguro, demonstrou ser forte fisicamente, com algumas dificuldades a atacar, mas gostei, jogador a rever... O Ascues jogou a trinco, e fez uma excelente partida - eu sei que as aparências podem enganar!!! -, muito forte nos duelos defensivos, bem na colocação, e não se atrapalha com a bola nos pés, não é um 'criativo' - obviamente -, mas para trinco parece ter a técnica necessária, além disso mostrou personalidade, é daqueles jogadores que parece não enganar, temos jogador...!!!
O Sidnei regressou à competição, se tiver com a cabeça - e o estômago - no sítio, é jogador para o plantel principal, o Paulo Lopes ganhou ritmo, o Cardoso ganhou 'calo', o Carole esteve bem, o Pimenta está cada vez melhor, e devido à experiência que já tem, pode ser uma das opções para o meio-campo debilitado dos A's, o Cavaleiro voltou a demonstrar velocidade, o Duarte regular, o Elvis é daqueles jogadores onde se identifica talento, mas depois falta um pouco de 'chama'... O João Mário voltou a surpreender-me, admito que o ano passado nos Juniores não me convenceu, mas esta época tem aproveitado bem os minutos, e demonstra qualidades... o golo foi do Miguel Rosa, mas a jogada é toda do João Mário!!! Dos suplentes utilizados, além do Miguel Rosa que entrou para marcar, relevo a estreia do Cafú nesta equipa B, e logo a jogar a trinco, a melhor posição para ele - penso eu de que...!!!
Será interessante, até no aspecto motivacional, dar alguns minutos na quarta-feira, a alguns destes jovens, no jogo contra o Bétis, eles merecem...