Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de julho de 2014

A Pantera Negra e a Seta Loura...

"Eusébio e Di Stéfano: houve sempre uma profunda ligação entre os dois. Para Eusébio, Di Stéfano (que era Stéfano di Stéfano, assim mesmo, a dobrar) foi o melhor jogador de todos os tempos. Correrão agora lado a lado na planície da eterna saudade.

STÉFANO a dobrar. Stéfano duas vezes. Vejam: Alfredo Stéfano di Stéfano Llaulhé. Para Eusébio, o nosso Eusébio, o melhor jogador de todos os tempos.
Nascido no Barrio de Las Barracas, em Buenos Aires, em 1926, foi por muitos considerado como o melhor jogador de sempre. Dificilmente na história do jogo alguém combinou de forma tão perfeita a técnica, o talento e a capacidade de comendo e organização da equipa em seu redor.
Começou no River Plate, onde era conhecido por «El Alemán», graças ao seu cabelo louro, passou pelo Huracán e regressou ao River Plate para formar uma terrível dupla de ataque com Adolfo Pedernera numa linha ofensiva chamada «La Maquina».
E foi com Pedernera jogou também no Milionários de Bogotá, na Colômbia, antes de se transferir para Espanha num negócio confuso que opôs os dois rivais, Real Madrid e Barcelona.
A Federação Espanhola tomou uma decisão salomónica: jogaria um ano no Real e outro no Barcelona - os catalães não se mostraram convencidos e venderam a sua parte do passe de Di Stéfano ao Real Madrid: no primeiro Real Madrid-Barcelona., Di Stéfano marcaria três golos numa vitória de 5-0. Miguel Nuñoz, seu companheiro de clube e depois treinador, diria dele: «A grandeza de Di Stéfano é que, com ele na equipa, temos dois jogadores para cada posição».
Com o Real Madrid venceu as cinco primeiras Taças dos Campeões, marcando golos em todas as finais.
Chamaram-lhe, então, «La Saeta Rubia» (a Seta Loira); naturalizou-se espanhol e jogou na selecção de Espanha, depois de ter sido «internacional» pela Argentina. Acabaria a carreira no Español de Barcelona antes de se tornar treinador e ainda venceu a Taça das Taças ao comando do Valência.
Eusébio sempre nutriu por Di Stéfano uma infinita admiração. É famosa a sua fotografia após a vitória na Taça dos Campeões com a mão enfiada nos calções, de tronco nu, guardando a preciosa camisola que Di Stéfano acabara de lhe dar no final do encontro que opôs o Benfica ao Real Madrid, disputado em Amesterdão e que o Benfica venceu por 5-3.
Sobre Di Stéfano dizia Eusébio: «Para mim, não há comparações. Di Stéfano é o jogador mais completo de todos os tempos. Depois, ponho Pelé, Puskas, Sivori, Greaves, Rivera, Law, Mazzolla, Altafini e Amarildo. São estes os grandes avançados do Mundo. Também sei que Schiaffino foi grande, mas só o conheci de nome. Águas era, igualmente, terrível. Dos defesas, escolho Trapattoni, que me marcou na final de Londres, com o Milan, e McKay, do Tottenham. Mas admiro particularmente Trapattoni, porque é correcto e preciso. Eusébio? Eusébio, por modéstia, fica em último lugar da lista dos avançados»."

Afonso de Melo, in O Benfica

Obrigado Lazar, e boa sorte...

Foi hoje confirmada a transferência do Markovic para o Liverpool (não foi para o Chelsea... clube que muitos garantiam que ele pertencia!!!). Depois do Garay, esta é a segunda 'venda' do Benfica, neste defeso... se somarmos as 'vendas' em Janeiro do Rodrigo e do André Gomes, além do fim do empréstimo do Siqueira, este é o 4.º titular a não continuar. Sendo que o Markovic só foi titular indiscutível o ano passado, devido à grave lesão do Salvio, logo no início da temporada anterior.
O Lazar teve momentos de enorme brilhantismo, é um jogador com enorme potencial, e aparentemente é também um excelente companheiro... A tal lesão do Salvio, apressou a sua integração, durante a época evoluiu enormemente no aspecto defensivo... Ofensivamente não foi tão regular: grandes golos ao Sporting e ao Guimarães, mas em vários jogos acabou por não 'aparecer'... De todas as 'anunciadas' saídas, esta é aquele que menos me preocupa, com o Salvio saudável, ficamos muito bem servidos... considero o Toto, um jogador mais completo... essencialmente melhor adaptado à posição de ala direito, no esquema do Jesus.
Nestes últimos dias o Markovic acabou também por marcar a diferença, na maneira como se comportou com o Benfica... saiu pela clausula de rescisão, 12,5 milhões de euros por 50% do passe, mas sem faltas de comparência!!!

Além da já pré-anunciada saída do Oblak, espero que mais ninguém seja vendido (dos titulares)... Com o Nico e o Salvio, as alas estarão seguras, e ainda temos o Candeias e o Pizzi como opções... A contratação de um guarda-redes é obrigatória, parece que se está a negociar um dos guarda-redes que se evidenciou no Mundial, algo que me deixa apreensivo!!! Do Mundial, parece que também pode vir um Central e um Médio-centro!!! Como já referi anteriormente, mesmo com o Enzo no plantel, é no meio-campo que temos menos opções, tanto a '6' como a '8'... os recorrentes problemas de lesões com o Fejsa e o Amorim, não me deixam descansado!!! A opção Guilavogui é do meu agrado (melhor que o Casemiro...), mas precisamos também de um '8'... a não ser que o Talisca seja bem adaptado à posição!!! O Dawidowicz parecia ser uma das opções, mas as notícias de hoje (suposto problema burocrático!!!), deixam-me apreensivo...

PS: Nos últimos dias também foi confirmado a venda do Mitrovic para o Friburgo. Foi uma boa opção, o sérvio tem qualidades, mas não é Central para o Benfica.