Últimas indefectivações

quinta-feira, 20 de abril de 2017

O dérbi de JJ e Fejsa

"O 'derby' em que, se Jorge Jesus ganhar, pode dar o campeonato ao FC Porto e, se perder, fica na história do Benfica...

Desdramatizemos a questão. No próximo sábado, depois do resultado de Braga, o Sporting-Benfica não vai ser o jogo do título.
Como queriam os dirigentes do Sporting, como desejavam os adeptos do Porto.
Não, não vai.
Ainda assim, diria que será um jogo importante para... Jorge Jesus.
Se ganhar, será um dos treinadores que contribuiu para um dos tricampeonatos do Benfica.
Mas ainda que tal possa acontecer com qualquer dos resultados (não, não é decisivo para o Benfica), se perder ou até mesmo empatar, vai deixar o Benfica numa excelente posição para poder conquistar o primeiro tetra da sua história.
E, com isso, não só entrará na história do Benfica - a sério - como terá contribuído para que Luís Filipe Vieira entre, também ele, para a história do Benfica, como o Presidente do tetra.
Ou seja, qualquer que seja o resultado, quem ficará sempre feliz (com um sorriso que poderá exibir ou que terá de reprimir) será, sempre, Jorge Jesus...
Como é a vida...

Fejsa: 10 campeonatos em 9 anos, tantos como o SCP em... 63?
Fejsa é um dos jogadores mais importantes do Benfica e peça chave no nosso tricampeonato. Como jogador de eleição, está a 13 pontos de conquistar o seu 10.º campeonato em 9 anos.
Ou seja, tantos quantos o nosso adversário do dérbi do próximo sábado ganhou nos últimos... 63 anos!
Com números assim... não há «maior potência desportiva nacional» que resista...

E o Benfica: 4 campeonatos em 4 anos, tantos quanto SCP em... 43?
E se com o Fejsa as contas são essas, também o Benfica estará a 13 pontos de conquistar o seu 4.º campeonato em 4 anos.
Ou seja, tantos quantos o nosso adversário do dérbi do próximo sábado ganhou nos últimos... 42 anos!
Com números assim... não há «maior potência desportiva nacional» que resista...

Claques
Mas, ainda fora das 4 linhas, para que tudo, no sábado, se possa passar só dentro das 4 linhas, importará ver, com muita atenção, o comportamento das claques.
Passemos um pano por tudo o que muito mau - muito mau, mesmo - aconteceu nestas últimas duas semanas.
E ouçamos e vejamos, com atenção, o que cada uma das claques vai exibir e cantar, no próximo sábado, em Alvalade!!!
Com um apelo: a morte nunca ajudou ninguém a apoiar quem «dá a vida em campo»!

O desespero do Apito Dourado
Convencidos que bastaria ganhar todos os jogos para serem campeões (esperando sempre que os moços de recados cá de baixo tirassem ao Benfica os pontos necessários para que essa afirmação falsa passasse a ser verdadeira), os habitantes do balneário do Porto viram-se confrontados com o empate em Braga.
Não admira, por isso, termos visto - com o aproximar do fim do jogo - caras e expressões de raiva, que, nos termos das disciplinas que estudam essas coisas, traduzem ou são o resultado de... desejos e expectativas frustradas!
Desejos e expectativas de quem achava que seria um passeio todos e cada um dos jogos até ao fim do campeonato!
Esquecem-se que têm que jogar com quem lhes perdeu o respeito que tinha no tempo do Apito Dourado e do medo em que traduzia esse mesmo respeito.
Brahimi levou 2 jogos por palavras dirigidas ao árbitro!
O que argumentaram?
Que tinha falado em... francês?
Já Luís Gonçalves, .... 30 dias por ameaças ao 4.º árbitro, repetindo os comportamentos típicos que ouvimos nas escutas do tempo do Apito Dourado.
Na Luz, atirou-se aos jornalistas, em Braga aos árbitros!
Saudades ou prenúncios???

E o Boavista não desceu por causa disto?
E já agora, como ontem me foi lembrado, não foram ameaças deste tipo... que atiraram o Boavista para a 2.ª divisão?

Ainda o desespero
O presidente do Porto sentiu-se incomodado com os festejos do golo do Braga por um membro dos órgãos sociais do... Braga.
Com a desculpa de... ser membro do Governo.
Porque membros do Governo, dos diferentes governos a festejar golos da equipa da casa... só no camarote principal das Antas.
Com ele, Sandro Pertini - presidente italiano, que, em 1982, comemorou, de forma muito efusiva, os golos da selecção italiana, na final do Campeonato do Mundo, em Espanha - seria escorraçado!
Tal como Angela Merkel, que repetiu esses gestos de alegria, no Maracanã, na final em que a Alemanha se sagrou campeã mundial no Brasil, em 2014!
O homem não brinca em serviço.
Pena - para ele - é que os tempos do Apito Dourado não voltem mais (como o tempo, no dizer de... António Mourão).

Marafona
No Benfica-Braga, na Luz, na 1.ª volta deste campeonato, constatei (e escrevi) que Marafona, guarda redes do Braga e (agora) internacional português, se magoava em cada remate do Benfica, até sofrer o 1.º golo.
Como tantos outros guarda-redes na Luz!
Mas, neste caso, tal comentário mereceu até o reparo de José Peseiro, então treinador do Braga, que afirmou estar o atleta mesmo magoado.
Pois magoado, aguentou o jogo todo.
Constato agora, que, magoado, não jogou contra o Porto.
É a vida!!!

Efeméride
Fez no dia 16 de Abril (último Domingo de Páscoa, portanto) 13 anos que Augusto Duarte - que apitou o Beira-Mar - Porto de 18 de Abril seguinte - foi a casa de Pinto da Costa, na Madalena, buscar conselhos matrimoniais... para o Pai.
Nada como recordar momentos de boas opiniões, já que - a acreditar nos próprios - nem me passa pela cabeça que essa reunião tivesse a ver com o que o clube ganhou nesse ano.
Claro que não.
Aqui, apenas... para assinalar a efeméride!!!

E do Canelas, Futebol Clube... do Porto?
Não será uma vergonha para o futebol português termos esquecido o caso do Canelas, Futebol Clube... do Porto???
Grande Associação...

Sábado é para ganhar
Mesmo para ganhar.
Carrega Benfica!"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Arbitragem na Champions

"A arbitragem é o fermento de todas as discussões à volta do futebol. À medida que se aproxima o fim do campeonato e mais renhida é a luta pelo título, mais munições se gastam fora das quatro milhas a propósito (ou despropósito) das actuações dos árbitros, suas nomeações e classificações. Num jogo, seja ele qual for, todos os erros dos jogadores e técnicos são descartáveis, excepto os dos árbitros. Na minha visão apaixonada dos jogos do meu clube, não nego que, no calor da emoção, também, por vezes, assim reajo, até que a razão em torne menos parcial e mais esclarecido.
Mas serão os nossos árbitros assim tão incompetentes ou inconsequentes, como muitos gostam de os caracterizar? Para fazermos uma justa análise, comparemos com os melhores entre os melhores para a omnisciente UEFA. Olhemos, para a competição europeia mais importante, por onde correm milhões e milhões. E o que vemos nesta fase decisiva? Por exemplo, nos últimos jogos, verdadeiros escândalos arbitrais, curiosamente sempre favoráveis aos espanhóis. O Barcelona eliminou o PSG com um penalty que ninguém viu e não assinalou pelo menos um penalty a favor dos parisienses que toda a gente viu. Em Madrid, o Bayern ficou a jogar com 10 sem se saber porquê, o Real acabou com 11 por especial deferência do árbitro para com Casemiro, e o golo decisivo do Real resultou de um escandaloso fora de jogo.
Imagino o que seriam estes erros num jogo dos nossos melhores clubes. Ou no derby de sábado. Cairia o Carmo e a Trindade. Insinuar-se-ia dolo ou ainda pior. Os comunicados e arrozados facebookianos espalhar-se-iam numa escala de insultos."

Bagão Félix, in A Bola

PS: Curioso que ningeém se tenha recordado, que Vítor Kassai, o árbitro do Real-Bayern, o ano passado em São Petersburgo, no Zenit-Benfica, permitiu um golo do Zenit após 'atropelamento' do Nelsinho... felizmente o Benfica ainda foi a tempo de rectificar!!!
Lá como cá, cometem os erros e continuam a carreira intocáveis... o Skomina é outro que ainda anda por lá!!!
A coincidência dos Espanhóis terem sido beneficiados, não deve ter nada a ver com o Angel Villar...!!!

Tens razão, Rúben Amorim

"Óptima conversa a de Rui Unas, um dos mais versáteis comunicadores portugueses, com Rúben Amorim, que recentemente anunciou o final da carreira, aos 32 anos. Trata-se de um programa apenas disponível na internet (chama-se maluco beleza). Um espaço menos convencional para quem tem mais de 40 ou 50 anos, normalíssimo para quem tem menos de 20. Disse o ex-jogador do Benfica que os futebolistas têm pouca liberdade de expressão. «Temos de dizer sempre aquela lengalenga. Muitas vezes temos uma opinião diferente, mas é preferível dizer sempre o mesmo para não prejudicar o clube», justificou o antigo internacional português. E disse mais: «É por isso que as pessoas pensam que os futebolistas são limitados».
Este é um exemplo clássico com que me tenho confrontado na carreira: jogadores que se transformam em bons falantes após pendurar as chuteiras ou quando saem do país. As pessoas dirão: os futebolistas são pagos para jogar, não para falar. A essas respondo sempre: no mundo em que vivemos, diminuir um artista a uma única capacidade performativa é um crime. Para não falar dos benefícios comerciais que os clubes pretendem retirar - e sobre isto nunca me esquecerei uma conversa que já tem uns bons 10 anos com o psicólogo do Real Madrid, responsável pelo media traning dos jogadores da formação merengue, onde me disse o seguinte: «As pessoas gostam dos jogadores pelo que jogam mas também pelo que pensam».
Pior: o espaço deles foi sendo ocupado por dirigentes, directores e paineleiros. E sim, a culpa também é dos jornais, das rádios, das televisões e dos media digitais por dar tempo de antena a gente que quer voltar à era medieval. «Começamos a perder a noção do que é realmente importante no futebol», afirmou o Rúben. Pena só poder dizê-lo agora."

Fernando Urbano, in A Bola

Benfiquismo (CDXLIV)

Caminhadas inesquecíveis...!!!

Lanças... mais uma Final...!!!