Últimas indefectivações

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Trabalhar em rede!


"'Juntos somos mais fortes'. Esta é uma frase bem conhecida do mundo do futebol que sintetiza de forma brilhante as vantagens da cooperação mesmo para aqueles que, como os clubes, nasceram e vivem para competir. Este é verdadeiramente o sol do desporto, mas também o são a melhoria continua, o cultivo de valores e a ação coletiva.
É assim em todos os aspetos, mas é-o sobretudo no campo da responsabilidade social e das estratégias de sustentabilidade dos clubes de futebol que para isso criaram fundações por toda a Europa.
Os problemas e os desafios sociais e ambientais são comuns e atingem uma dimensão tal, que só as organizações capazes de mobilizar as massas e de atuar com escala poderão atingir resultados rápidos e visíveis como urge fazer. Na verdade, como sempre entendemos na esfera do que podemos chamar futebol social, é muito mais o que nos junta do que aquilo que nos possa dividir. Por isso pensar em conjunto e agir concertadamente é fundamental para o sucesso e bem-estar de todos e de cada um. É tempo de melhorar a vida coletiva das nossas sociedades, dos nossos clubes e das comunidades que lhes dão sentido.
Para isso, trabalhar em rede é a chave, e a Fundação Benfica destaca-se neste aspeto fazendo parte de um conjunto de redes relevantes no espaço europeu, de entre as quais se destaca desde a primeira hora a EFD - European Football for Development Network."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
Ao fim de 11 jornadas, o Benfica está no topo da classificação do Campeonato Nacional;

2
Os 2 golos marcados ao Sporting foram da autoria de 2 jogadores, João Neves e Tengstedt, que somam agora 2 golos pela primeira equipa do Benfica;

5
Aursnes leva 5 assistências para golo na presente temporada, tanta quanto as realizadas em toda a época passada. É, com Rafa, quem mais fez passes/cruzamentos para golo no plantel em 2023/24. Segue-se Neres, com 4;
Passaram a 5 os jogadores com mais de 1500 minutos de utilização nesta época (incluindo tempos adicionais). Aursnes, totalista absoluto, soma 1811 minutos. Os restantes são Otamendi (1702), Rafa (1652), António Silva (1510) e João Neves (1508);

8
Rafa é agora o 8º com mais tempo de utilização em competições oficiais no atual estádio da Luz. Soma 10441 minutos (inclui tempos adicionais);

9
O Benfica começou a época da melhor maneira no voleibol. São 9 vitórias em 9 jornadas no Campeonato Nacional, incluindo as deslocações ao Fonte do Bastardo e ao Sporting, além da conquista da Supertaça;

16
João Neves marcou 2 golos pela equipa de honra do Benfica, ambos contra o Sporting. Curiosamente, no 94º minuto dos jogos, com 16 segundos de diferença. Em Alvalade, na época passada, aos 93:30, desta vez aos 93:14;

42
Florentino passou a ser o 3º, entre os futebolistas formados no Benfica campus, com mais jogos oficiais no estádio da Luz;

150
Incluindo particulares, Otamendi completou 150 jogos pelo Benfica. E, com 97 jogos no Campeonato Nacional pelo Benfica, passou a integrar o Top 100 de futebolistas do clube com mais partidas nesta competição."

João Tomaz, in O Benfica

A Verdade do Tadeia #2024/76 - Calendários e prioridades

Elas também jogam… e bem!


"Num estudo realizado no ano 2000 (Goldin; Rouse) foi demonstrado que as audições cegas de músicos aumentam significativamente a contratação de mulheres para orquestras. Desde então, creio que o preconceito de género foi mitigado na sociedade ocidental, porém subsiste ainda. E o desporto é das áreas onde, porventura, mais é notado. Excluindo os Jogos Olímpicos, apenas 4% das transmissões televisivas de desporto são protagonizadas por mulheres. Mandam as audiências, dirão os decisores (e os patrocinadores). A perceção de inferior qualidade do produto é a raiz do problema, por norma justificada com a menor capacidade física no feminino. Será mesmo assim?
Um outro estudo (Gomez-Gonzalez; Dietl; Berri; Nesseler), este publicado recentemente e inspirado no citado acima, testou a mesma possibilidade, mas incidindo no futebol. Aos 613 participantes (45% mulheres) coube avaliar golos, numa escala de 1 a 5. O grupo de controlo atribuiu notas significativamente superiores aos marcados por homens. No grupo experimental, para quem as imagens foram deturpadas de forma a tornar o género indistinguível, a disparidade na avaliação desapareceu. As diferenças físicas existem de facto. Não só são comprováveis a olho nu, como estão amplamente estudadas e demonstradas cientificamente. Os homens são mais rápidos, mais fortes, mais resistentes e cobrem mais espaço. No entanto, essas características, quando o género é desconhecido, não influem na perceção estética.
Um exemplo: no recente dérbi entre Benfica e Sporting, João Neves foi elogiado pelo exímio domínio de bola na área e pela potência e colocação do remate para o fundo das redes. Porém, é muito provável que, num lance idêntico, se protagonizado por mulheres, o enfoque estivesse, também, na falha defensiva do Sporting, cujos defensores não só deixaram o jovem jogador liberto como foram lentos a reagir, desvalorizando-se assim o excelente golo..."

No caminho certo...

Desinteresses!!!


"Com um prejuízo de 48,3 milhões de euros e uma falência técnica de 191,5 milhões de euros, o FC Porto enfrenta uma crise sem precedentes. O passivo, note-se, alcançou o valor impressionante de 499,2 milhões de euros, muito superior ao ativo de 307,7 milhões de euros.
De forma muito clara, esta disparidade financeira significa que, caso vendessem todos os seus ativos, ainda faltariam 191,5 milhões de euros para saldar as dívidas e equilibrar contas. Situação absolutamente catastrófica. Estamos perante a mais grave falência técnica já registrada numa SAD em Portugal.
Paralelamente, o que chama a atenção é a mudança de postura da nossa comunicação social, que antes dedicava ampla atenção aos passivos das SADs, especialmente quando o Benfica estava no topo dessa lista, agora mostra um desinteresse total pelo assunto.
Por que este súbito desinteresse?"

Bingo!


"Pinto da Costa vai dar uma entrevista no jornal da SIC, que após o escândalo da Assembleia Geral do FC Porto decidiu abrir o seu jornal com o Benfica e o caso dos vouchers e com o... Vale e Azevedo.
Sim, Vale e Azevedo. A mesma notícia de há 11 anos, sempre reciclada, sempre com as mesmas imagens num prédio, sempre com o mesmo guião e sempre com o mesmo enredo.
Podiam esconder a campanha em curso, mas que se lixe. O povo come. Além disso, a crise é do Benfica. Bingo para amanhã:
#Centralismo
#Benfiquistão
#ACulpaÉdoBenfica"

Terceiro Anel: Diário...

BI: Megafone #8 - "Não faz sentido perder jogadores em janeiro, a não ser que..."

Mata Mata - Assembleia FCP, Pinto da Costa, Varandas, Rui Costa, Seleção, Contas dos Grandes e muito mais!

Falsos Lentos - S04E11 - Assembleia Geral de Falsos Lentos com final fatídico

Chuveirinho #50 - Joaquim Jorge...

Terceiro Anel: Islândia...

A Verdade do Tadeia - Flash - Islândia...

Segundo Poste...

3x4x3, excerto...

Quinas, discursos...

Quinas, excerto...

O Regresso dos Heróis - Simão & Cardozo...

O início de uma era


"Está inaugurada a primeira Casa Benfica 2.0, localizada em Santarém, cuja inauguração contou com a presença de mais de 800 benfiquistas. Este é o tema em destaque na BNews, na qual também é feita uma resenha da atividade desportiva do fim de semana.

1. Do sonho à realidade
"Hoje cumpriu-se um sonho". Foi com estas palavras que o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, iniciou a sua intervenção no âmbito na inauguração da primeira Casa Benfica 2.0, em Santarém.
O Benfica foi recebido nos Paços do Concelho, cuja comitiva, liderada por Rui Costa e composta por vários membros da Direção e da estrutura e de glórias do Benfica, foi acompanhada por cerca de 800 adeptos, que também participaram, com notório entusiasmo e fervor benfiquista, na inauguração das instalações e no almoço realizado.
Rui Costa proferiu um discurso em que enalteceu o projeto e os empreendedores benfiquistas, abordou a relevância das Casas Benfica e o seu impacto no desenvolvimento do Clube, partilhou as elevadas expectativas relativamente ao sucesso desta iniciativa inovadora, desafiando outras a enveredarem por este conceito, e deixou um agradecimento especial ao vice-presidente com o pelouro das Casas, Domingos Almeida Lima, bem como ao diretor das Casas, Jorge Jacinto, pelo empenho e dedicação no projeto.
O Presidente do Sport Lisboa e Benfica fez ainda um apelo à união dos benfiquistas em torno das suas equipas, em particular a de futebol, que lidera a classificação no Campeonato Nacional, reiterando o papel decisivo do apoio dado no sucesso desportivo do Clube.

2. Casa modelo
A Casa Benfica Santarém é a primeira a implementar o conceito 2.0, um projeto inovador no País que visa revolucionar o funcionamento das embaixadas do Benfiquismo e acentuar a importância estratégica das Casas no crescimento do Sport Lisboa e Benfica, reforçando-se a ligação às comunidades locais numa lógica que combina as vertentes associativa, desportiva e empresarial.
Cada projeto é adaptado às necessidades da comunidade em que a Casa se insere. Em Santarém, a Casa Benfica, cujas instalações ocupam uma área a rondar os 400 metros quadrados, conta agora com uma ampla oferta de serviços.
Além dos serviços prestados aos sócios do Sport Lisboa e Benfica, da venda de merchandising do clube, do restaurante e da barbearia, inclui ainda atividades que incidem em áreas como o sucesso escolar, envelhecimento ativo, desporto, saúde e bem-estar, artes, turismo educativo, cidadania, inovação e empreendedorismo social.
Este é um projeto pioneiro cuja implementação e expectável sucesso servirá de modelo para outros projetos no País e no estrangeiro.

3. Vitória importante
A equipa feminina de futebol do Benfica ganhou, por 0-1, na deslocação a Braga, cimentando a liderança no Campeonato. Filipa Patão destaca a justiça do triunfo: "O Benfica dominou no sentido de criar mais oportunidades, ter mais bola e sequências ofensivas. Quando marcámos o golo, sabíamos que tínhamos de fechar. As jogadoras foram irrepreensíveis."
A próxima partida é no Benfica Campus, frente ao Rosengard, a contar para a Liga dos campeões (quarta-feira, 20h00).

4. Equipas masculinas – resultados
O Benfica venceu o SC Tomar, em hóquei em patins, por 6-3. Frente à Ovarense, em basquetebol, 84-52, a favor dos encarnados. No andebol, derrota com o Sporting, por 29-36. Em futsal, vitória, por 2-3, na difícil visita ao reduto do Leões de Porto Salvo. Em voleibol, 3-0, frente ao Vitória de Guimarães. No râguebi, o Benfica ganhou, por 14-43, na deslocação ao CR São Miguel.

5. Equipas femininas – resultados
Em andebol, vitória, por 32-19, ante a Academia São Pedro do Sul. No basquetebol, derrota, por 81-76, após prolongamento, no reduto do Esgueira. Em futsal, triunfo, por 1-5, na visita ao EDC Gondomar. No hóquei em patins, 3-4, na exigente deslocação a Turquel. E, no voleibol, vitória, por 0-3, em Guimarães e derrota, por 3-2, no pavilhão João Rocha.

6. Ação de formação
O Auditório do Museu Benfica – Cosme Damião e o Campo Sintético do Estádio da Luz receberam, neste sábado, 18 de novembro, a ação de formação "Brincar ao Futebol"."

Visão - S05E13 - A Palestra: Parreira...

5 minutos: Diário...

Tailors - S02E01 - Pedro Henriques...

Modalidade: Lançamento de Pedras!


"Nunca pratiquei boxe, mas gostava de um dia fazer aquela parte do treino que consiste em dar sopapos num saco de pancada. Para um tipo pequeno, gordo e cegueta deve ser uma boa forma de subir a auto estima, especialmente porque a vítima não responde. Leva uma de direita e acolchoa, apanha uma de esquerda e acomoda, um uppercut no cabedal e aguenta firme. Sempre de bico calado e couro alegre.
Acredito que não sou o único com este secreto desejo. Não tenho é a sorte de o conseguir colocar em prática, ao contrário de uma larga falange de membros da indústria futebolística nacional. Impulsionados pela vontade imensa, escolheram nas férias estivais o seu saco teutónico e iniciaram desde o primeiro dia da pré época um treino intenso de pancada no Roger, com tal cadência que nem permite distinguir onde se faz knockouts a erros dele ou se atira ao tapete acertos do homem. Nesta espécie de Desporto Nacional com ambições olímpicas, onde toda a minhoca que rasteja de debaixo de uma pedra em direção à Luz sabe mais de bola do que qualquer treinador do SL Benfica, o que interessa é torpedear o saco, esperando solenemente que ele não responda de volta.
Acontece que a história deve ser estudada e quem o faz sabe que os alemães não são gente de se ficar. Vai daí a quando lhe enfiaram um de direita ele sacou a Supertaça contra o FCP, ao de esquerda respondeu com vitória sobre os portistas na Liga e do uppercut desviou-se com vitória sobre o SCP e respetiva liderança do campeonato. Isto tudo num claro panorama de “o teu mérito é uma treta”.
Óbvio que nem toda a pancada é desmedida ou injustificada. Algumas exibições têm roçado o mínimo aceitável, o trajeto europeu é bisonho, acompanhado de 2 jogos inconcebíveis contra os bascos e as adaptações são de índole duvidoso, até porque não são o extremo mais criativo a lateral direito numa final contra o rival ou defender uma vantagem mínima no relvado do campeão nacional, com um ponta de lança limitadinho a trinco, como quaisquer génios dos bancos, tratados a salamaleques infinitos fariam.
A parte infeliz do enredo para Schmidt, é que como uma vez mais a história nos ensinou e Rui Vitória bem demonstrou, no final os críticos vão sempre ter razão. Porque quem faz do lançamento de pedras um modo de vida, algum dia vai acertar no alvo. Nem que seja ao fim de 4 anos, 3 campeonatos, 2 Supertaças, 2 Taças da Liga, 1 Taça de Portugal, 1 apuramento para os oitavos e outro para os quartos da Champions e muitos jogadores do Campus do Seixal laçados."

‘Gegenpressing’, esse vinho de mesa


"Portugal está longe de ser país de oportunidades. Não o é de todo para os seus, a não ser que o destino possa ser adquirido por um fundo de investimento ou funcionar como contrapeso de alguma coisa.
Uma mão lava a outra. Nisso, a tuguice é de valor.
Vejam Martínez. Ao terceiro jogo, já lhe pediam filet mignon e mal conseguia encontrar palavras no dicionário sem se perder na tradução.
Olhem para Conceição. Depois de tantos títulos, ainda lhe ameaçavam a família, apontavam o dedo aos filhos.
Atentem em Amorim e naquele campeonato raro que deixou de certeza o modelo esgotado. Quadrado, por culpa do sistema.
Espreitem também Schmidt. Ainda há dias festejava no Marquês e já pedem que varra as serpentinas e faça as malas porque, afinal, não percebe nada disto. 
São folgas a mais.
É preciso meter criativos. Ou, se calhar, melhor que sejam menos.
Pressionar mais ou, se calhar, não pressionar de todo.
Despedi-lo, sim, definitivamente.
Na verdade, há sempre muitos que pouco entendem ou querem entender. Que pensam no futebol como atletismo e pecuária, já que não se corre pelos campos fora e se come sempre a relva. Ou que garantem inclusive que uma bofetada bem dada leva a que se melhore com o medo.
É preciso ser veloz, passar rápido, correr latifúndios, fazer tudo à pressa, porque devagar nunca se foi ao longe. E, que raio, o homem já falava era português!
Jogava de vez com três médios e dois pontas de lança! Pedra, papel, tesoura: o 4x3x3 anula o 3x5x2, que bate o 4x4x2 sem extremos... Sabiam?
Se Ferguson tivesse treinado por cá seria um David Moyes. Klopp estaria arrumado após a primeira implosão e o gegenpressing seria, na melhor das hipóteses, um vinho de mesa. Nagelsmann e Tuchel desapareceriam ao serem demasiado loucos e Arteta nunca chegaria ao Natal.
É, afinal, o futebol que temos. Ao qual não damos mesmo oportunidade."

Golaço #164 - Après ce 10/10 en qualif, la Seleção est-elle dans le lot des favoris à l'Euro 2024 ?

Chapadas de luva branca e azul


"O Futebol Clube do Porto (FCP) realizou, no passado dia 13, uma Assembleia Geral (AG) para discutir e deliberar sobre alterações aos Estatutos propostas pelo Conselho Superior. Alterações que continham pontos polémicos como a mudança de data das eleições, o voto eletrónico, e a permissão a membros dos órgãos sociais, diretamente ou por interposta pessoa, de se envolverem em negócios com o clube ou com qualquer sociedade em que o clube exerça influência dominante, no pressuposto de «manifesto interesse do clube» ou de prévio parecer favorável do Conselho Fiscal e Disciplinar».
E o que se pensava ser apenas polémico, tornou-se num rastilho de intimidação, agressões e violência. Logo ao início da noite aconteceu o inesperado: uma tremenda afluência de sócios do clube. O presidente da Mesa, usando os seus poderes, mudou o local da AG para o Dragão Caixa e fez bem. Caro leitor, falo por experiência própria pois presidi e continuo a presidir a AG´s, é muito difícil. O presidente tem de assegurar que todos os presentes são sócios, membros da administração ou de outro órgão social do clube (Art.º 382 do Código das Sociedades Comerciais), pois caso contrário não podem estar. Tem igualmente verificar se os requisitos para a assembleia deliberar validamente estão cumpridos (por ex. se a convocatória foi enviada atempadamente? Art.º 377 do Código das Sociedades Comerciais.)
Iniciada a Assembleia, o seu papel torna-se ainda mais importante já que deverá conduzir os trabalhos com bom senso e democracia, o que em clubes de futebol com tamanha paixão não é fácil. E quando há muitos sócios presentes é necessário manter a calma de todos, até porque é preciso limitar o tempo das intervenções. Porém, a lei ajuda, ao dizer «aquele que, com violência ou ameaça dela, impedir algum sócio ou outra pessoa legitimada (…) de nela exercer os utilmente os seus direitos de informação, de proposta, de discussão ou de voto, é punido com pena de prisão até 3 anos (…). Art.º 516 da lei citada. Sendo a Assembleia de Sócios de um clube um acontecimento relacionado com o fenómeno desportivo (Art.º 2 da Lei 39/2009), cabe aos promotores «assegurar a segurança» e «incentivar o espírito ético», conforme o art.º 8 da mesma lei. Se tal não acontecer, e não aconteceu, podem as autoridades recorrer a mecanismos sancionatórios. No caso particular desta AG, o presidente adiou-a, encerramento a mesma e remarcando-a para hoje. Mas na passada quinta-feira, e de forma sensata, dada a campanha eleitoral em curso, o Conselho Superior do Clube retirou a proposta de alteração dos estatutos, deixando a assembleia sem objeto o que levou ao seu cancelamento.
Hoje o Direito ao golo vai para os sócios do FCP que pacificamente queriam discutir o futuro do seu clube. Vamos ver se daqui a uns meses, tal como os fidalgos de antigamente, os sócios do clube darão uma chapada de luva branca, com azul, a quem agora os agrediu."

Turbilhão FC Porto, de AG em AG


"No FC Porto, finada a AG dos estatutos, o foco passou para a AG das contas de 29/11

Para quem ainda não reparou, e não creio que sejam muitos os mais desatentos, a campanha eleitoral, visando as eleições de abril, no FC Porto, já começou, e segue de vento em popa. À medida que foi ficando mais claro que André Villas-Boas seria oposição a Pinto da Costa, primeiro de forma subliminar, e agora sem margem para dúvidas, os posicionamentos no interior dos dragões têm vindo a ganhar nitidez, e o primeiro assalto de um combate que promete ser histórico terminou com uma tremenda vantagem do antigo treinador, que fez o triplete (Liga, Taça de Portugal e Liga Europa) em 2011.
Há precisamente uma semana menos um dia, uma Assembleia Geral (AG) que tinha por objeto a aprovação de uma série de alterações estatutárias, com reflexos diretos no próximo ato eleitoral, não chegou ao fim por temor de que o resultado não fosse o esperado pela nomenclatura vigente, perante a avalanche de oposicionistas que fez questão em marcar presença. E uma nova AG, agendada para amanhã, foi entretanto desconvocada, simultaneamente com a desistência das mudanças estatutárias.
Tratou-se de uma vitória retumbante de André Villas-Boas, que encarna o espírito de mudança no FC Porto, a primeira num frente a frente direto com as forças que têm mandado no clube nas últimas quatro décadas.
Mas, no próximo dia 29, haverá uma nova reunião magna dos associados portistas, que tem na ordem de trabalhos a aprovação das contas do exercício anterior, que se saldaram por um prejuízo superior a 40 milhões de euros. Como não se fala de trocos, e porque a gestão financeira, associada às escolhas desportivas, tem estado no ponto de mira de uma larga franja da nação azul e branca, é de crer nova mobilização massiva das forças que pretendem que 2024 seja um ano de mudança geracional no FC Porto. Ou seja, pela primeira vez, e perante o caos financeiro em que o clube está mergulhado, potenciado pela disrupção social nascida a 13 de novembro, estamos perante a possibilidade de umas contas de Pinto da Costa serem alvo, mais do que de contestação (como nas históricas iniciativas de Alexandre Magalhães), de um chumbo.
Terminando como comecei, a campanha eleitoral, no FC Porto, para as eleições de abril, já está na rua. E a AG de 29 de novembro será o próximo episódio."

Um bom casamento


"Como contestar os bons ventos vindos de Espanha para a Seleção Portuguesa?

A Seleção Nacional de futebol acaba de cumprir com exemplar distinção o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa que no próximo ano reunirá na Alemanha o conjunto de 24 seleções que vierem definitivamente a qualificar-se.
Pela primeira vez na história, Portugal termina o seu grupo de apuramento com o notável registo de 10 vitórias nos 10 jogos realizados (e notável performance em golos marcados e sofridos), mas, à boa maneira portuguesa, certamente não faltará quem atribua este sucesso da equipa das quinas à menor dificuldade imposta por seleções como as da Eslováquia, Luxemburgo, Islândia ou mesmo Bósnia-Herzegovina (Deus do céu, o que a Bósnia já nos fez passar noutros tempos!...), já para não falar do Liechtenstein.
A verdade é que, mesmo noutros grupos, a equivalência na relação de forças foi sendo semelhante à do grupo de Portugal, mas apenas a França pode, esta terça-feira, concluir a sua qualificação igualmente só com vitórias, o que dá, porventura, uma ideia mais exata dos méritos de uma Seleção Nacional que não passou apenas agora a ser constituída por jogadores ao nível do que de melhor há no mundo, mas só agora soube impor verdadeiramente esse valor sem qualquer mácula.
Em quantas qualificações anteriores, Portugal tinha, por assim dizer, a responsabilidade de se assumir como favorito e foi obrigado a sofrer e a dormir permanentemente com a máquina de calcular até atingir o objetivo exigido?
É evidentemente inegável o valor de cada um dos jogadores habitualmente chamados à Seleção Nacional. Em teoria, por isso, Portugal é uma das seleções mais fortes da Europa, para limitar a questão agora ao continente, porque é continental a competição que se joga.
Mas a questão há muito que não está no valor de cada um. No futebol, a questão é sempre a soma das partes, porque se trata de conseguir com que a equipa seja, já não digo mais, mas pelo menos tão forte e poderosa como é reconhecidamente o valor e o poder médio dos jogadores que a compõem.
Parece fácil, mas conseguir fazer refletir na equipa o valor das qualidades individuais é o trabalho mais difícil no futebol, e não raras vezes, mesmo em grandes competições de seleções (como é, compreensivelmente, mais difícil do que em equipas de clubes), o todo foi bem maior do que soma das partes.
Dois exemplos que nos vêm rapidamente à memória, os da Dinamarca campeã da Europa em 1992 (convidada, à última da hora, para substituir a seleção de uma Jugoslávia em guerra) e da Grécia campeã da Europa em 2004, à custa do ferido orgulho da alma lusitana.
Desta vez, porém, o que a Seleção Nacional prometeu, cumpriu. Fez valer os desígnios do enorme talento dos seus jogadores, mesmo quando não conseguiu jogar o futebol que gostaria de ter jogado e mesmo quando os resultados foram melhores do que as exibições. As fases de qualificação nem sempre são para se jogar bem; mas são para se ganhar!
O percurso limpo da Seleção Portuguesa - a expressão é habitual no hipismo e equivale a saltar todos os obstáculos sem derrubar qualquer elemento - foi concluído na noite de ontem, com justa vitória sobre a Islândia e uma exibição que merecia mais golos e se perdeu, apenas, nalguns momentos, naquela tendência tão portuguesa para trocar a objetividade pela diversão com a bola.
De resto, pode, agora, o selecionador Martínez dormir descansado: já tem uma equipa e tudo indica que já criou um espírito, transmitido no jogo de ontem sobretudo pelo momento em que Cristiano Ronaldo, ao executar mal um pontapé de canto, viu mais de meia equipa correr atrás de dois adversários que já conduziam um bem anulado, mas perigoso, contra-ataque.
E pode ainda Roberto Martínez orgulhar-se de provar como é possível, afinal, virem de Espanha bons ventos e até mesmo… um bom casamento!"

O Futebol é Momento - S02E16 - Fechados para balanço

Terceiro Anel: Diário...

A Verdade do Tadeia #2024/75 - Bruno Fernandes e a regra Wenger

No Princípio Era a Bola #18 - As mais certezas que dúvidas de Portugal, que será uma das melhores equipas no Euro 2024, e o coração de Luis Díaz

ESPN: Futebol no Mundo #287 - Brasil x Argentina: presente incerto com Diniz, futuro certo com Ancelotti?

Esteves: Islândia...

A Verdade do Tadeia - Flash - Portugal - Islândia...

Trio, excerto...

SportTV: Seleção, excerto...

Total, excerto...