Últimas indefectivações

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sem Tréguas XXVII

O meu rescaldo


1- Começo pelo fundamental: Qual foi o factor mais determinante na época 2010/2011 no Futebol Português? A arbitragem. Nas analises que tenho lido sobre a última época (pelos Benfiquistas, porque os outros nem vale pena perder tempo...), tenho notado alguma vergonha em salientar este simples facto. Falam de vários erros cometidos pelo Benfica (que eu também vou comentar), e depois um pouco à escondida, lá falam da arbitragem. Pois eu discordo. Com todas as nossas insuficiências, com todas as nossas más decisões, foram mais uma vez (como tem sido quase sempre nos últimos 30 anos), os árbitros, os seus auxiliares, os intermediários, os frutados, os 'garridos' deste País, a decidir o destino do nosso Clube... Publiquei durante toda a época a minha Tabela da Verdade, no último post, NeoBlanc 30, cada um pode tirar as suas conclusões, e mesmo que consideram as minhas analises demasiado parciais, uma coisa é indesmentível, sem as roubalheiras, este Campeonato tinha sido decidido nas últimas jornadas.

A confiança e tranquilidade 'oferecida' aos Corruptos desde do início da competição, com uma vantagem pontual artificial, é inversamente porporcional à falta de confiança e intranquilidade colocada em 'cima' do Benfica, desde do início da época. Tudo teria sido diferente...

Os 9 pontos gamados nas 4 primeiras jornadas, e os 3 pontos Xistrados em Braga (no Circo Cardinal!!!) são os momentos mais marcantes (além das Elamanices, do Sousa em Vila do Conde... entre muitos outros pontos que ofereceram aos Corruptos), mas durante toda época o campo esteve sempre inclinado, mas na maior parte das vezes o Benfica jogou suficientemente bem, para ultrapassar o 'handicap'!!! O 'vício' está tão enraizado na escumalha, que mesmo depois do título estar entregue, as roubalheiras continuaram...!!!


2- Ainda o Campeonato não tinha começado, já o Sistema 'funcionava', o Calendário foi o primeiro acto intencional para aldrabar a época. Num Verão com Campeonato do Mundo, com os jogadores a chegarem atrasados à pré-época, a FPF, e a Liga resolveram começar as competições cerca de 3 semanas mais cedo do que o habitual!!! Os defensores dos Corruptos dizem que ambos os clubes tinham jogadores do Mundial, mas enquanto os Corruptos só tinham um titular indiscutível (Álvaro Pereira), nós só na defesa tivemos o Maxi, Luisão e o Fábio!!! Curiosamente este ano, com a Copa América a ser jogada nas 'férias', tudo voltou ao 'normal'!!! Como os Corruptos tem muitos jogadores no Uruguai e na selecção da Colômbia (desta vez, vários titulares importantes), as competições voltam a começar nas datas tradicionais, até porque o Benfica vai jogar a 3ª pré-eliminatória da Champions, e portanto já tem a pré-época altamente condicionada (não é necessário condicionar ainda mais!!!). Isto numa época que vai acabar mais cedo por causa do Campeonato da Europa, e portanto até seria justificado começar as competições mais cedo...!!!


3- Sinceramente não sei quem é o responsável pela definição do Calendário, não sei se foi o Presidente da Liga, ou um simples 'burocrata', mas sei que todos os funcionários da Liga, repito todos, são adeptos fanáticos Corruptos, creio inclusive que são todos sócios do respectivo clube!!!(A maior parte está lá desde dos tempos do Alguidar!!!) Se com o Hermínio, eles já faziam o que queriam, agora com o Fernandinho estão ainda mais à vontade!!! Mesmo que o Fernando Gomes estivesse bem intencionado (o que eu duvido), a sua presença na Liga, com a ajuda do Herculano no Conselho de Disciplina só serviu para aumentar a impunidade dos Corruptos. Sendo na minha opinião o apoio a esta Liga, um erro, algo que alertei desde do início.


4- Durante a pré-época Jorge Jesus testou em alguns jogos uma táctica alternativa, mas rapidamente abdicou. Já na época anterior (quando fomos Campeões), a ausência de um 'Plano B' (defensivo) tinha sido um problema, e esta época, com os maus resultados, ainda foi mais evidente. Poucos pessoas têm consciência, inclusive os Benfiquistas, que o 4-1-3-2 do Benfica de Jesus é uma das mais arriscadas estratégias usadas no Futebol de alta competição, são muito poucos os Clubes (treinadores), que jogam desta forma, a maior parte deles usa esta táctica somente em caso de desespero. O problema é que nem sempre podemos (deveríamos) jogar assim. Os nossos maus resultados na Champions, na minha opinião deveram-se quase em exclusivo, a esta forma de jogar. Contra equipas experientes, com treinadores matreiros, com alguma inexperiência dos nossos jogadores, jogar desta forma tão ofensiva foi (é) suicídio!!! Curiosamente esta época, a única fez que Jesus abdicou da 'sua' táctica, o Benfica fez um dos melhores jogos da época (provavelmente o melhor resultado da época): A vitória no antro da Corrupção por 2-0, na 1º mão das meias-finais da Taça de Portugal, só foi conseguida com o Peixoto ao lado do Javi, e com o Saviola a recuar para '10'!!! (em Estugarda a estratégia foi parecida, com o Aimar ao lado do Javi, e o Jara a '10') Só em Vila do Conde, a meio da partida, na penúltima jornada, voltámos a mudar radicalmente a estratégia, para um 4-3-3, com Javi a trinco, Peixoto na meia-esquerda, e Airton na meia-direita!!! Se na maior parte dos jogos internos o 4-1-3-2 é a melhor estratégia, nos jogos mais 'apertados' temos que encontrar outras soluções. E tendo em conta o estilo jogo dos nossos principais adversários internos, 0 4-3-3 deveria ser o nosso 'Plano B'.


5- Mas é importantíssimo definir qual o 'Plano B' ainda na pré-época, porque a formação do plantel deve estar directamente ligada às tácticas usadas pelo treinador. Por exemplo para jogar em 4-3-3 temos que ter jogadores para a meia-direita (e esquerda), o Ruben Amorim, pode jogar na direita do meio-campo, mas o Salvio é jogador completamente diferente, é um puro extremo direito. O Presidente reconheceu que o 'Plantel Curto' foi um dos erros, fez bem, porque o esquema do Benfica depende muito da inspiração dos flanqueadores, e de raiz só tínhamos o Salvio (o próprio Gaitán é uma adaptação!!!). Analisando as noticias sobre as novas contratações, parece que vamos ter bastantes opções como extremos, mas o Benfica só vai ficar com um plantel equilibrado, se pensar em duas tácticas (pode ser o 4-1-3-2, e o 4-3-3) e depois 'arranjar' 2 jogadores para cada lugar, sendo que não de pode confundir os extremos (ofensivos) com os médios-interiores direitos (e esquerdos), mais de contenção, que podem jogar ao lado do Javi.

Os jogadores polivalentes também são importantes, mas na construção do plantel, cada jogador só deve ser 'pensado' para uma posição: o Ruben faz facilmente 3 posições, mas não pode ser usado simultâneamente em 3 posições, 'contabilizar' o Ruben como jogador para 3 lugares no início da época, em caso de lesão (como aconteceu esta época), fez com que na 'verdade', tivéssemos 3 jogadores lesionados!!!


6- As saídas do Quim, David Luiz, Ramires e Di Maria. Muita parvoíce tem sido dita sobre as vendas do Benfica (e esto ano caminhamos para o mesmo!!!), até parece que o Benfica é um Clube rico, sem dívidas!!! As vendas são a lei da vida, são 'desagradáveis' mas são inevitáveis. O Cardozo sentiu muito a falta do Di Maria, mas foi o Ramires que deixou o Benfica mais frágil. No esquema extremamente ofensivo do Jesus, era o Ramires que equilibrava a equipa nas transições defensivas, recuperava muitas bolas, fazia as faltas necessárias, e quando não recuperava a bola, atrapalhava e facilitava a vida ao Javi. Enquanto o Gaitán ocupou as funções do Di Maria, ninguém 'substituiu' o Ramires. O Salvio acabou por jogar na posição do Etíope, mas é um jogador completamente diferente, mais ofensivo, mas não ajudava nas recuperações como o Ramires (isto apesar de durante a época ter melhorado muito nesse aspecto!!!), o jogador mais parecido era o Amorim que acabou por estar lesionado a maior parte da época.

A ausência do equilíbrio a meio-campo foi na minha opinião a principal razão para a maior parte dos golos que sofremos. O Roberto que fez uma muito má pré-época acabou por ser o bode expiatório, mas enquanto o ano passado o Quim passou jogos inteiros sem fazer uma única defesa, este ano isso nunca aconteceu. Mesmo na melhor fase do Benfica esta época, o Roberto não teve um único jogo descansado, foi sempre obrigado a fazer uma ou duas defesas muito difíceis por jogo. O Benfica no ano do título não deixava os adversários respirar, houve jogos onde nem passavam do meio-campo, este ano a história foi sempre outra... Na parte final da época de 2009/2010 com a equipa fisicamente desgastada, o Benfica baixou as linhas, defendeu mais atrás, e permitiu mais remates aos adversários, como consequência o Quim começou a 'frangar' (por exemplo em Coimbra, e no jogo do título com o Rio Ave!!!). O Roberto cometeu erros em jogos oficiais (Choupana, Lyon, Braga, Corruptos na Luz...), mas não foi ele o responsável pela menor eficácia defensiva do Benfica. Serviu essencialmente para branquear os erros de arbitragem que iam condicionando resultado atrás de resultado... com a óbvia colaboração dos Benfiquistas. Que rapidamente se esqueceram das exibições em Lyon, em Estugarda, em Paris entre outras...

O venda do David também tem sido usada para criticar a politica de vendas, curiosamente o David começou a época com exibições abaixo do normal, algo que foi salientado por todos... além disso tanto o Sidnei como o Jardel na minha opinião estiveram razoavelmente bem...

Aquilo que a Direcção tem que assegurar quando vende um jogador, é ter uma opção válida para o substituir, algo que com o Ramires não fez, falou-se do Wesley, depois do Elias, agora fala-se do Danilo. Não estou por dentro das negociações (portanto falo sem saber), o Benfica não deve ceder a chantagens de empresários, não é fácil definir os 'tempos' certos para decidir, o dinheiro não abunda, não devemos desequilibrar ainda mais as contas, mas não podemos ficar com um plantel debilitado, porque a nossa margem de erro é nula!!!


7- A equipa acabou a época reconhecidamente de rastos. Fisicamente de rastos. Os jogadores queriam, mas não havia 'reservas'!!! Para mim não foi novidade, já na época do título, o Benfica acabou a época fisicamente de rastos, mas a proximidade do título de Campeão acabou por disfarçar muita coisa!!! Este ano o desgaste ainda foi maior por várias razões:

Primeiro, tivemos mais 6 jogos, comparando com o ano anterior!!! Mais 4 da Taça de Portugal, e mais 2 da Liga Europa. 6 jogos a mais, foram 6 semanas, a jogar 2 jogos por semana, enquanto o ano passado tínhamos 7 dias para preparar esses jogos. Desde Janeiro, a única semana com 1 jogo, foi a última jornada do Campeonato com o Leiria!!! Jogámos sempre (sempre) 2 jogos por semana (com excepção de duas interrupções para as Selecções, onde os nossos titulares foram sempre muito utilizados).

Em segundo lugar, o facto de termos ficado a 9 pontos à 4ª jornada (com a arbitragem em 'destaque'!!!), com o título praticamente perdido, foi colocada uma enorme pressão em cima da equipa, provocando além do cansaço físico, um cansaço psicológico.

Em terceiro lugar, o já denunciado 'Plantel Curto'. Não sei se o Jesus tivesse em 1º lugar do Campeonato, teria feito rotação do plantel, mas a 'correr atrás do prejuízo', e com poucas opções para alguma posições, nunca o fez... Enquanto a 'tranquilidade' do primeiro lugar, e a 'almofada' das arbitragem permitiu aos Corruptos durante toda época fazer em todas as jornadas 'pequenas' alterações na equipa (por exemplo os centrais), no Benfica isso nunca aconteceu.

Em quarto lugar o sistema de jogo do Jesus é altamente desgastante para os jogadores, principalmente os avançados, além disso devido à falta do tal 'Plano B' o Benfica raramente reduz a 'velocidade', quando a equipa está bem fisicamente, vai sempre à procura da goleada, não se saber poupar, e isso pode ser espectacular, mas mais tarde na época paga-se caro...

Em quinto lugar, na minha opinião o momento fundamental da época, para o quebra física do Benfica foi, a sequência de 4 jogos em 10 dias no final de Fevereiro. Na segunda-feira jogámos em Alvalade para o Campeonato, ainda por cima jogámos 45 minutos com 10, depois na Quinta jogámos em Estugarda, no Domingo seguinte contra o Marítimo na Luz foi literalmente até ao último segundo(!!!), e logo na Quarta-feira, nova 'remontada' desta vez com os Lagartos nas Meias da Taça da Liga!!! Até em Inglaterra é raro uma equipa fazer 4 jogos em 10 dias, ainda por cima com resultados apertados, e praticamente com o mesmo 11!!! O jogo imediatamente anterior já tinha sido desgastante (Estugarda na Luz), e logo a seguir a esta sequência fomos a Braga, participar no Circo Cardinal!!! Além do desgaste físico, o 'trauma' psicológico foi muito duro. A equipa na minha opinião nunca mais recuperou fisicamente. No jogo seguinte com PSG na Luz tivemos muita sorte, porque jogámos muito mal na primeira parte. Depois deste período só voltámos a fazer dois jogos razoáveis, em Paços (com alguma rotação) e em casa com PSV, todos os outros foram em esforço, e sempre a denotar falta de pernas, e depois da lesão do Salvio, 'acabou'!!!


8- Esta época, evidenciou outro problema no Benfica. A Militância dos adeptos está a 'ceder'!!! Mesmo na pré-época onde os resultados até foram bons, a Catedral não encheu (isto após uma época anterior deslumbrante!!!). E no final da época, só com muitas 'borlas' tivemos boas assistências, nos jogos mais importantes. Não creio que a crise que o País está a passar seja a única explicação, parece que muita gente está acomodada a ver jogos na televisão, e a mandar 'postas de pescada'...

Aliás o clima de hostilidade que se viveu no final da época por parte de alguns adeptos do Benfica, contra os jogadores do Benfica é completamente inaceitável. Estes são praticamente os mesmos jogadores que foram Campeões no Benfica na época anterior... Esta falta de respeito, denota um enorme desconhecimento da História do Benfica, atraiçoa os valores do Benfica, e coloca em perigo o futuro da instituição...

Mais, o gostar mais ou gostar menos do Presidente do Benfica, nunca poderá servir de justificação para atacar os jogadores e o treinador do Benfica, desejar o insucesso do Clube só para 'facilitar' a suposta saída do Vieira, é na minha opinião razão suficiente para um valente enxerto de porrada (além de outras coisas...).


9- A Politica de Comunicação do Clube precisa de ser alterada. A reacção à arbitragem em Guimarães foi tardia, depois do primeiro jogo com a Académica o Benfica devia ter imediatamente reagido. Mesmo sem poder de influência junto dos poderes sujos do Futebol Nacional, é importante que os árbitros e os fiscais de linha tenham consciência que sempre que prejudicam o Benfica, pelo menos a sua 'imagem' pública será gravemente afectada. Estou-me a marimbar para as possíveis retaliações, porque será muito difícil prejudicar ainda mais o Benfica, do que aquilo que já é feito!!! Mais, não nos podemos queixar só quando perdemos, o Benfica esta época foi altamente prejudicado em quase todos os jogos, o Benfica por via oficial, de preferência pelo Presidente, Director desportivo, ou Director de comunicação deverá reagir na hora, sempre que seja justificado.

Já em relação a reacções às declarações do Pintinho, ou do Aldeias-Reles, a resposta deverá ser Silêncio, nenhum Dirigente, ou funcionário do Benfica deverá reagir, para isso estamos cá nós, e todos os colunistas Benfiquistas. Qualquer reacção oficial, terá como consequência 'alimentar' a estratégia do ódio Corrupta!!!


10- A época não foi boa, é um facto, mas infelizmente nos últimos 15 anos tivemos piores, bem piores. O sucesso dos Corruptos (mesmo com todas as ajudas) é a principal razão para as reacções histéricas dos Benfiquistas...


11- Repito aquilo que já disse anteriormente, a solução para quebrar o ciclo Corrupto, é a Militância, e a União de todos os Benfiquistas. Não existe nenhuma lei que obrigue o Benfica a ser mil vezes melhor que os adversários para ganhar títulos, aqueles que se conformam com este Sistema, e afirmam que os responsáveis pelo Benfica são obrigados a ganhar mesmo nestas condições, são parvos... O Benfica deverá apresentar-se no seu melhor, o mais perto da perfeição, ano após ano, as suas equipas deverão lutar pela vitória sempre, com todas as suas forças, mas isso em Portugal na maior parte das vezes não é suficiente para ganhar, acredito que mesmo o Barcelona teria muitas dificuldades em ser Campeão em Portugal, exigir vitórias em todas competições nestas condições é completamente irreal... Num País completamente tomado por Máfias, onde a Justiça 'não existe', os Políticos são uma anedota, e a Policia está infiltrada e amordaçada, onde nem sequer existe a critica social aos comportamentos desviantes, bem pelo contrário, é necessário muita perseverança, paciência, e nunca esquecer quem são os nossos verdadeiros inimigos...


Adenda:

12- A eliminação na Taça de Portugal foi provavelmente o momento mais traumatizante da época. Cometemos erros, a passividade do treinador, e da equipa, no início da segunda parte na Luz, irritou-me, mas a arbitragem também foi um factor decisivo nos dois jogos.

No primeiro tivemos a injusta expulsão do Coentrão, e a expulsão perdoada ao Belusha!!!

No segundo jogo, no segundo golo o Givanildo está em claro fora-de-jogo, e no terceiro existe uma falta sobre o Saviola não assinalada, e na sequência do contra-ataque, dá golo. Além destes golos irregulares, o Xistra aplicou uma receita antiga, com provas dadas: No regresso do intervalo, mudar completamente o critério, e durante 30 minutos, só marcar faltas a favor de uma equipa, e nunca a favor da outra. Impedir que uma equipa, neste caso o Benfica, consiga sair do seu próprio meio-campo!!! Neste periodo foi perdoada a expulsão ao Cebola, e ao Bêbado Agressor Romeno!!!

Recordo que esta eliminatória acabou 3-3, e foi decidida pelos golos marcados fora, bastaria uma destas situações ter sido bem assinalada, e o vencedor da Taça de Portugal deste ano teria sido outro...

Este tipo de estratégia já tem história:

Paulo Costa, nas Antas, numa segunda parte famosa, expulsou Eder, Miguel e Argel, valeu tudo, até uma intersecção de bola, sem qualquer contacto físico, por parte do Petit, deu falta!!!

Jorge Sousa, em Alvalade, para a Taça, num jogo que o Benfica ao intervalo vencia confortavelmente, apesar de um penalty por marcar, e um golo mal anulado!!! Na segunda parte, o Benfica foi 'empurrado' para a sua área de forma descarada, apesar da 'soneca' do Chalana no banco!!! Valeu tudo, foi até o resultado se ter invertido...

Júnior, com recorde nacional absoluto !!!



Tiago Aperta, estabeleceu este fim-de-semana o novo recorde nacional absoluto do lançamento do Dardo, com a marca de 73,21m. Recordo que este jovem atleta do Benfica, ainda é Júnior!!!

Estamos muito provavelmente perante um futuro atleta Olímpico do SL Benfica.


PS: Nuno Santos sagrou-se Campeão Nacional de Snooker, Parabéns a toda a secção.

Coragem

"From: Domingos Amaral
To: Rui Rio
Caro Rui Rio

Admiro a sua coragem, e a sua coerência. Desde que é presidente da Câmara do Porto, o senhor definiu uma linha de separação clara entre a política e o futebol. Ao contrário do costume português, o senhor nunca se aproveitou da popularidade fácil nascida do conluio com a “malta da bola”, nem nunca patrocinou “negociatas” com os clubes da sua cidade. Isto, é claro, trouxe-lhe muitos inimigos. No país das palmadinhas nas costas, quem tem coluna vertebral é ostracizado como corcunda.

Mas, esta semana, o teste era ainda mais difícil, pois tratava-se de uma vitória europeia. Corajosamente, o senhor resistiu. Às pressões, às bocas, às piadas grosseiras. Consigo, o futebol e a política são como o azeite e a água, não se misturam. Afinal, e ao contrário da propaganda local, ainda há gente no Porto que não se verga nem deslumbra, não corre ao beija-mão, não lambe certas botas. Afinal, o Porto não é uma coutada privada dos que se limitam a ganhar jogos de futebol.

Consigo, o futebol não define a identidade da cidade. Uma cidade não é apenas um clube, é muito mais do que isso, e nunca se deve deixar reduzir uma cidade a um emblema, nem submetê-la ao jugo autoritário de uma agremiação desportiva. Por mais que gostemos de futebol, às vezes é preciso alguém corajoso que nos venha relembrar que uma cidade com séculos de história não se resume a golos de cabeça colombianos e cânticos ordinários a insultar os adversários. Houvesse mais políticos firmes como o senhor, e Portugal seria um país bem melhor."


Confiança

"Há dias, no nosso Estádio, dois amigos ingleses, fanáticos da bola, acompanharam-me numa incursão pelo mundo físico do nosso Benfica. Ficaram atónitos com tanta grandeza. Grandeza e beleza. A Luz é linda, a história é rica, Eusébio é sublime. Foi o que disseram.

Emocionalmente.

Por que é que o Benfica não ganha mais títulos nacionais? Por que é que o Benfica perdeu a hegemonia no Futebol português? As perguntas era inevitáveis. Foi preciso falar de gestões incongruentes nos anos 90, foi preciso falar de corrupção e de apitos mafiosos. O espanto dos adeptos britânicos foi quase tão grande quanto a imponência física e histórica do maior Clube de Portugal.

Também se abordou o futuro. Também perceberam que se vive uma nova fase, embora subsistam demasiados engulhos. O Benfica também é o Clube com mais sócios em todo o Mundo? Ficaram a saber que sim. E essa força, essa vitalidade, essa pujança popular não é susceptível de alavancar mais ainda o Benfica? Claro que é, claro que pode, claro que deve.

Os amigos ingleses ficaram siderados. Há benfiquistas que nem sempre correm na direcção do esforço colectivo, mais do que isso ajudam, voluntária ou involuntariamente, a bloquear os melhores propósitos vermelhos? Isso eles não perceberam. Difícil seria que entendessem. Mas já perceberam que existe, sem demagogia, uma atmosfera de confiança quanto ao futuro próximo. Até com o apoio deles, sensíveis ao que ouviram, ao que viram, ao que sentiram.

Ao Benfica ningué, é, ninguém pode ser indeferente. Os nossos visitantes de Londres são mais um exemplo. Ficaram pasmados com o Benfica, ficaram pasmados com as histórias feias da bola doméstica. Msa regressaram convencidos de que o melhor Benfica está mesmo em gestação."


João Malheiro, in O Benfica