Últimas indefectivações

sábado, 1 de setembro de 2012

À coca

"Não se deixam enganar. Eles andam por aí, à coca, preparando o salto assassino, o estrago brutal, a vingança sobre aqueles que os denunciam e apontam na rua. Talvez surjam, para começar, mansos como cordeiros, mas por debaixo da lã abrem-se bocas ávidas escorrendo a baba famélica dos lobos. Não acreditem nesta sua súbita bondade. Esta canalha não tem sentimentos que vão além do prato da sopa. Vendem-se por um tacho de lentilhas. E são submissos, servis, reverenciosos a D. Madaleno que os recebe em casa de pires de café na mão e envelope de dinheiro na outra. Os homenzinhos de cócoras terão tempo para lançar o seu veneno, ainda que agora se mantenham inertes, esperando a sua hora maldita. Num mundo de anões, eles são os mais pequenos dos anões; num universo corrupto, eles são o elo mais fraco, a corda mais fina e desfiada, o fio mais puído e quebradiço. Lembrem-se: eles não têm vontade própria. Obedecem. Quanto menos se conta, atacam.
E destroem sem contemplações, porque esa é a sua missão. Basta um estalar de dedos do Gaseificado, o verdugo. É ele que lhes dobra a espinha, a sinistra figura perante a qual vergam a cerviz, deploráveis e obsequiantes. E os homenzinhos de cócoras rebolam-se de felicidade como cãezinhos rafeiros à espera que lhes faça festas na barriga. Cuidado! Muito cuidado! É preciso estar atento, dia a dia, semana a semana. Uma simples palavra do Madaleno transformará os cordeiros em feras enraivecidas. É assim que eles são e serão sempre.
Fiquem atentos! Com o açaimo nas mãos..."

Afonso de Melo, in O Benfica

PS1: Com toda esta histeria interna, poucos se indignaram com a nomeação de Bruno Esteves para o jogo de amanhã... O ano passado nos dois jogos do Benfica com o Paços teve duas arbitragens horrendas. Mesmo assim vencemos os respectivos jogos, mas teve que ser com esforço redobrado!!! Por pura coincidência nos dois jogos que apitou dos Corruptos, beneficiou os Corruptos: em Aveiro com o Feirense na 1ª volta, perdoando um penalty descarado contra os Corruptos, e quando já estava tudo praticamente decidido no Campeonato, ainda deu uma ajudinha no jogo do Beira-Mar no Dragay!!! Outro daqueles com um futuro promissor...!!!

PS2: Também parece que ninguém reparou, que um dos principais responsáveis pela eliminação do Benfica, o ano passado, na Champions, foi o árbitro da Supertaça Europeia!!! Skomina já tinha tido sido premiado no Europeu, agora foi no Monaco, e assim se fazem grandes carreiras internacionais...

PS3: Villas-Reles, hoje, voltou a empatar. Ainda não venceu uma partida oficial. Porque será?!!! 

Mais uma exibição muito agradável...


U.Madeira 0-1 Benfica B por jimbrasalonso
U.Madeira 0-2 Benfica B por jimbrasalonso


U. Madeira 0 - 2 Benfica

Mais uma vitória, num campo difícil, sem relva em várias zonas - que com as actuais bolas de 'praia', com que se joga futebol, aumenta em muito a dificuldade... -, e ainda por cima, numa tarde muito ventosa... E foi contra o vento, na 2ª parte, que conseguimos marcar os golos - e que grandes golos...!!!
Com a entrada do Pimenta - após a lesão do Luciano na Figueira, que estava a jogar muito bem... -, a equipa parece mais equilibrada. Também é verdade que em cada jornada a equipa vai-se tornando mais experiente, e os erros infantis, já são menos...
O fecho do mercado de transferências, foi provavelmente uma boa notícia para alguns jogadores desta equipa!!! O André Almeida - grande golo -, e o Carole podem ser chamados a qualquer momento... Sobre o Cancelo, continuo a dizer: tem que melhorar muito na fase defensiva... infelizmente as boas exibições do Cavaleiro e do Rosa dificilmente vão dar uma chamada à 1ª equipa, já que estão 'tapados' pelo número exagerado de extremos no plantel principal!!!

PS: Os Juniores estão a ter um início de época muito bom - ao contrário do que aconteceu o ano passado. Ainda por cima estão a jogar vários jogadores de 1º ano. Vários Juniores de 2º ano estão a jogar na equipa B. Mesmo assim o plantel é vasto, são vários os jogadores de qualidade, que nem sequer têm lugar no banco!!! Hoje, vencemos por 6-0 o União de Coimbra. Tenho visto os resumos dos jogos fora, vi o primeiro jogo em casa, e agora vi alguns minutos do jogo de hoje. Existem vários jogadores que merecem uma palavrinha: o Derlis está em fase de adaptação, tem alguns vícios difícil de deixar, mas é jogador; mas o grande destaque a marcar e a dar a marcar é o Bernardo Silva. Evoluí bastante esta época, neste tipo de jogadores franzinos, existe sempre a dúvida na componente física, mas este jogador tem tudo para ser um grande jogador de futebol...!!!

O tempo da quarta cadeira

"Os três grandes já estão na frente, disse Jorge Sequeira, um licenciado, especialista reconhecido da formação para a competição. Jorge Sequeira é adepto do Sporting (de Braga) e foi nessa qualidade que disse, na TVI, a frase que irritou o representante do Sporting (de Lisboa) no programa “Prolongamento”, um dos muitos talk-shows que animam os serões ao fim de cada jornada. A fórmula desses entretenimentos é velha e simples. Um moderador imparcial e três figuras públicas, cada uma defendendo o seu clube com a maior dose de parcialidade disponível no mercado.
Há uma razão para estas discussões se cingirem exclusivamente aos representantes dos clubes a quem se convencionou chamar grandes: os três emblemas juntos reúnem um vastíssimo número de adeptos e garantem a esses programas um nível de audiências satisfatório. E como os preços da publicidade em televisão se medem pelas audiências e como os programas em causa são de baixo orçamento, porque o elenco ainda assim é curto, a receita está aprovadíssima.
Saliente-se, portanto, a ousadia da TVI ao convidar um adepto do Braga, o único emblema que nos últimos anos têm lutado com o FC Porto e o Benfica, intrometendo-se na questão do título com um descaramento que é de saudar. O Braga tem vindo, certamente, a ganhar muitos adeptos com as suas proezas. Mas não tem um número de adeptos suficiente para convencer as televisões de que um adepto seu em estúdio é encaixe certo. Por isso mesmo surpreendeu e bem a TVI ao apresentar Jorge Sequeira na qualidade de adepto do Braga, com direito ao seu emblema em fundo.
Era engraçado que fosse para manter esta ideia dos quatro representantes, dava um retrato mais fidedigno da realidade competitiva do futebol português. Julgo, no entanto, que esta solução colhe mais votos a favor entre benfiquistas e portistas do que entre os sportinguistas que, ao verem chegar o Braga à mesa, podem sentir o estatuto histórico ameaçado. Jorge Sequeira, que sabe destas coisas todas, entrou a matar e foi direito ao assunto: os três grandes já estão na frente, disse excluindo o Sporting do grupo sem parcimónia. Se isto continuar assim quem gostar deste género de programas vai ter muito com que se entreter.

ERRAR É HUMANO
Dois árbitros dormiram em paz
Só há uma maneira de os árbitros serem ilibados de culpa nas derrotas das nossas equipas. É quando as nossas equipas jogam tão mal, tão mal que se chega ao ponto de os maus da fita passarem a ser os nossos jogadores ou os nossos treinadores em vez de serem os árbitros, como é mais tradicional. Deve ser um grande alívio para os árbitros quando uma coisa destas sucede e, para descanso deles, a verdade é que estas coisas sucedem mesmo.
Neste último fim-de-semana sucedeu, por exemplo, ao Real Madrid e ao Sporting. Jogaram mal, perderam e não há "hincha" do Madrid nem adepto do Sporting que percam tempo a dizer ou a convencerem-se de que a culpa foi do árbitro. Curiosamente, José Mourinho e Sá Pinto, com estilos diferentes, reagiram de maneira próxima aos respectivos infortúnios. Mourinho disse que os seus jogadores tinham feito uma partida "inaceitável" e nem quis ouvir falar de uma eventual mão de um jogador do Getafe no lance do terceiro golo. Sá Pinto nem falou do árbitro e mandou os seus jogadores cumprimentar as claques no fim do jogo para delas ouvirem a opinião sobre o seu trabalho. E ouviram mesmo. Puderam assim dormir em paz o senhor Marco Ferreira e o señor Pérez Lasa, os juízes inocentados dos jogos com o Rio Ave e com o Getafe.

POSITIVO
Salvio justifica
Não foi consensual entre os benfiquistas a urgência do regresso de Salvio, mais um ala para juntar aos muitos de que a equipa dispõe. Mas o argentino tem justificado e bem a contratação. E com golos.

Peseiro também
Notável proeza do Sporting de Braga de José Peseiro eliminando, em Itália, a Udinese no desempate por grandes penalidades e assegurando a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Pepe ainda mais
Sem Pepe o Real Madrid perdeu em Getafe e a sua defesa foi mais do que vulgar. Com Pepe o Real Madrid ganhou ao Barcelona a Supertaça e o central luso-brasileiro foi o melhor em campo.

PÉROLA
"OS ÁRBITROS TÊM DE SER MAIS CONTEMPLATIVOS COM ALGUMAS SITUAÇÕES DE JOGO", Fernando Oliveira
O presidente do Vitória de Setúbal não gostou de ser goleado pelo Benfica. Para Fernando Oliveira a arbitragem foi o factor decisivo. Jorge Sousa deveria ter-se limitado a contemplar a acção de Amoreirinha sobre Melgarejo. Não tinham dito que este Melgarejo era pau para toda a obra?"

Lima



Só mesmo o clima terrorista/histérico/pré-eleitoral que se vive actualmente no Benfica, poderá explicar a desvalorização - ou mesmo, a crítica... -, ao valor acrescentado desportivo, que o Benfica conseguiu com a contratação de Lima.
Posso até duvidar se um jogador de 29 anos, merecia o esforço financeiro, mas não posso questionar a contratação de um jogador que nas últimas épocas, tem sido um dos melhores marcadores do Campeonato Nacional, e que na época anterior, até acabou 'empatado' com o Cardozo!!!
A falta de velocidade do Cardozo, é normalmente a principal crítica ao Paraguaio, com o Rodrigo e agora com o Lima ficamos com opções suficientes para um tipo de jogo diferente sendo que o Lima por exemplo tem um remate na passada - de longe -, melhor que o Rodrigo... Ainda por cima estamos a falar de um jogador, que regularmente marca golos aos Corruptos, algo que nem sempre é fácil para os avançados do Benfica!!!
Esta época tanto o Cardozo como o Rodrigo vão ainda ter várias chamadas à Selecção - sendo que no caso do Cardozo, isso costuma deixar marcas... -, o Lima ainda tem o facto de não ser internacional a seu favor...!!!
Comparar o Lima, com o Jara, o Mora e o Nelson Oliveira é um outro exercício hipócrita, porque o Lima nas últimas épocas marcou mais golos, que os três juntos!!! O Nélson tem potencial, mas neste momento, não vai marcar tantos golos... O Jara e o Mora se tivessem ficado no Benfica, seriam os 'patinhos feios' da equipa para os adeptos, mas como saíram, são os 'salvadores da pátria'!!! Fenómeno típico do Benfiquismo!!!

A Direcção do Benfica - e os adeptos -, no final da época, tinham a perfeita consciência que seria necessário vender um jogador, por valores altos. O negócio desejado por todos era o do Gaitán. A Direcção preparou-se para isso. E assim reforçou as 'alas' do Benfica. O negócio não se realizou. E o Benfica ficou numa situação fragilizada nestes últimos dias de mercado, a precisar de encaixar dinheiro. Aparentemente a grande dúvida foi entre a venda do Javi ou a venda o Witsel. Os dois tinha sido desportivamente criminoso, assim foi um mal menor... Teria sido preferível comprar antecipadamente alguém, para prevenir as futuras supostas vendas, mas o risco teria sido grande já que se não houvesse vendas, ficaríamos também no 'meio' com jogadores em excesso... Assim, com o plantel principal desequilibrado - é um facto -, o treinador deverá promover os jovens da equipa B, para ir tapando os 'buracos'...
Foi curioso, acompanhar o último dia de transferências, as notícias iam surgiam em catadupa, umas verdadeiras e outras falsas... o mais curioso, é que as supostas decisões da Direcção eram sempre criticadas, conseguindo muitos, em poucos minutos, contradizer-se sem pejo nenhum... por exemplo, a suposta troca de 'emprestímos' entre o Nolito - um jogador que gosto particularmente -, e o Sílvio - que aparentemente nunca esteve na mesa!!! -, tendo em conta o excesso de 'extremos', e a falta de laterais, até tinha sido uma boa maneira de equilibrar o plantel. Mas criticou-se quando a noticia foi dada como certeza absoluta e criticou-se quando foi desmentida!!! É esta a saga dos críticos... que há muito passaram os limites do razoável, com acusações a nível pessoal de muito mau gosto... Eu mantenho a minha opinião: as eleições deveriam ter sido, mais uma vez antecipadas, os comportamentos de quem discorda, dão-me razão, a instabilidade até Outubro será muita, mas se a Direcção tivesse antecipado as eleições, estariam alguns a escrever crónicas a alegar 'golpe de estado'!!! Os que afirmaram, que esta janela de transferências seria usada pela Direcção - para garantir a vitória nas eleições -, contrando jogadores sonantes, garantido sucesso desportivo no imediato, mesmo que o futuro do Benfica ficasse hipotecado financeiramente, agora os mesmos, afirmam que a Direcção só se preocupou com o dinheiro, descurando a vertente desportiva!!! Já não há pachorra...!!!

Até sempre... Javi



Já estou com saudades!!! O tempo dos jogadores fazerem toda a sua carreira no mesmo Clube, já lá vai... Hoje, um Clube com a dimensão financeira do Benfica na Europa, só em casos especiais pode aspirar a ter jogadores de altíssimo nível durante muito tempo, assim, o critério para eleger os jogadores 'imortais' mudou... a imediata empatia com os adeptos, passou a ser fundamental, e se a a qualidade futebolística for indiscutível, juntamente com uma entrega ao jogo total, então temos fenómenos de popularidade como David Luíz... e Javi Garcia.
Chegou ao Benfica um desconhecido - para muitos -, mas em três épocas, passou a ser uma das figuras mais importantes da histórica recente do Benfica.
Curiosamente os mesmos que então acusaram a Direcção de gastar dinheiro em negócios - no mínimo -, obscuros com o Real Madrid - em jogadores de duvidosa qualidade -, sempre com as insinuações de comissões, são os mesmos que hoje criticam a venda do Javi, usando os mesmos termos!!! Decidam-se...
O Benfica vendeu abaixo da cláusula de rescisão - algo que acontece a maioria das vezes, com todos os clubes -, o Javi e o empresário - que sempre teve um comportamento público exemplar -, obviamente pressionaram o Benfica para vender, o próprio City já percebeu que oferecendo ordenados altos aos jogadores, não precisa de fazer ofertas 'malucas' aos clubes... O Benfica, com a necessidade de fazer um encaixe financeiro, cedeu. O timming foi mau, mas o valor é muito bom, tirando alguns casos completamente absurdos, 23 milhões - é curiosa como as vendas do Benfica são sempre apresentadas pelo valor mais baixo possível, e as dos outros até incluem os ordenados que se deixam de pagar!!! -, por um trinco, é um super-valor... Alguém tem que pagar as contas!!!
O Javi leva ainda uma 'medalha' difícil de obter: durante o tempo que vestiu de Águia ao peito foi um dos jogadores mais cobardemente atacado pela manada Corrupta e afins... agora que vai jogar futebol num país civilizado, provavelmente vai ser julgado, exclusivamente pelo seu trabalho...!!!

O substituto do Javi será o Matic - algo que começou a ser preparado no final da época passada -, uma infeliz lesão no primeiro jogo da pré-época impediu o Matic de confirmar a evolução clara que se notou no final da época anterior... a este nível acho que ficamos bem servidos, o problema será outro: quem será o substituto do Matic?!!! Qual será o jogador, que poderá reforçar o meio-campo defensivo, num plano B de contenção?!!! Com a dupla Matic/Witsel a titular, com o Carlos Martins e o Aimar como opções para um plano B mais ofensivo, não temos no plantel ninguém para fazer o mesmo, numa estratégia defensiva. E se a nível nacional isso irá acontecer poucas vezes, na Europa poderá ser fundamental... O Witsel em caso de lesão ou castigo do Matic, será o primeiro substituo natural, mas isso obriga o Benfica a um esquema muito ofensivo... assim o normal seria a promoção de jogadores da equipa B - algo que todos 'exigem'!!! -, neste caso o André Almeida, o Luciano Teixeira ou o Leandro Pimenta. Não sei se o Jesus vai ter estas preocupações, mas pelo menos na Champions seria importante ter uma destas opções no banco. Existe ainda uma variável interessante: o jogo do Campeonato com os Corruptos na 1ª volta será disputado no fim-de-semana do 13 de Janeiro de 2013, numa altura onde o mercado estará novamente aberto... até lá a nível interno o jogo teoricamente mais complicado será com os Lagartos!!!

Toda a sorte do Mundo para ti Javi...

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vitória saborosa... a caminho da final da Supertaça



Benfica 28 - 27 Corruptos

Bom indicador... Não vi o jogo, mas derrotar os Corruptos - logo no 1º jogo oficial da época -, é sempre motivador. Uma derrota hoje, depois de tantas alterações no plantel, teria sido, mentalmente, 'pesada'!!!
Pela marcha do marcador, dá para entender que entrámos bem, perto do final da 1ª parte 'adormecemos', no início da 2ª parte, continuámos a jogar mal, mas recuperámos e nos últimos minutos conseguimos a vantagem mínima...
Também não nos podemos esquecer que os Corruptos tiveram, pelo menos duas baixas importantes, para o jogo desta noite. Sendo assim, para conseguir o nosso objectivo principal - o Campeonato -, temos muito que melhorar...
Amanhã vamos jogar a final da Supertaça, defrontando os Lagartos, espero que não se repita história da semana passada em Viseu: onde derrotámos os próprios Lagartos nas meias-finais, e depois perdemos o jogo da final  - teoricamente mais acessível -, com o ABC!!! Aliás no jogo com o Sporting da semana passada, tivemos uma 'branca' durante alguns minutos, mas ainda fomos a tempo de rectificar...!!!Portanto, todos os cuidados são poucos...
Depois da desilusão da época passada, sem qualquer título, seria bom começar esta época com um 'Caneco'..!!!

Em prol do espectáculo

"Na primeira jornada, aos 44 minutos de jogo, o árbitro mostrou a intenção de dar um segundo cartão amarelo a Alan, do Sporting de Braga. Recuou na intenção e ficou-se. Numa conhecida estação radiofónica, o comentário foi de que se justificaria o segundo cartão amarelo, mas que, em prol do espectáculo, o árbitro agira bem em não expulsar o jogador…
Na segunda jornada, aos 8 minutos de jogo, Amoreirinha tentou arrancar Melgarejo do chão pelos pés. Entrada violenta, com o único objectivo de ir ao osso do adversário. O árbitro expulsou-o. Segundo alguns teóricos da bola, entre os quais o treinador de circunstância do Setúbal, aquela expulsão não deveria ter ocorrido porque foi aos 8 minutos de jogo. Não estava em causa a violência da entrada de Amoreirinha, não estava em causa a justiça da decisão do árbitro. Estava em causa o facto de ter sido aos 8 minutos, e isso não era em prol do espectáculo.
Em Fevereiro de 2010, aos 7 minutos, João Pereira teve uma entrada violentíssima sobre Ramires. O jogador do Sporting foi justamente expulso. Foi a histeria (mais uma) por parte dos de Alvalade, porque, em prol do espectáculo, dava-lhes jeito que o agressor ficasse em campo. Para abrilhantar o ‘freak show’ de comentários, o advogado sportinguista Rogério Alves chegou a defender uma “jurisprudência da indulgência” para ilibar uma conduta violenta de um jogador do seu clube.
Em Abril de 2009, ao minuto 58 de um FC Porto-Setúbal, Carlos Cardoso, treinador de circunstância do Setúbal, decidiu retirar do jogo Leandro Lima e Bruno Gama, jogadores emprestados pelo FC Porto ao Setúbal que estavam a ser os melhores em campo. Em prol do espectáculo, o jogo que estava empatado acabou com a derrota dos do costume. De facto, em Setúbal, fazem-se muitas coisas em prol do espectáculo… Tudo, menos expulsar justamente um jogador aos 8 minutos."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Objectivamente (Vale tudo...)

"Andei nas últimas semanas por outros lados fora da Europa e quando chego aquilo que me deixa mais perplexo é a forma como nos lamentamos, sempre choramingando, mas pouco de tomar atitudes.
E no que respeita ao futebol é a mesma coisa. Reclamamos todos os anos uma mudança, queremos mais e melhor justiça, mais rigor na competição e na regulamentação, mas o certo é que os anos passam e tudo continua na mesma.
Os clubes com dívidas vão inscrevendo jogadores e vão mantendo os calotes com a conivência de todas as autoridades que supervisionam o negócio do futebol. É uma mentira completa que leva muitas vezes os clubes mais débeis a recorrer a empréstimos de falsos amigos que só ajudam por interesse.
Vale no meio de tudo isto um arranque entusiasmante do SL Benfica que apesar do empate frente ao SC Braga soube redimir-se com uma goleada ao Vitória de Setúbal. Foi saborosa essa vitória e sobretudo moralizadora depois do que se passou com os nossos grandes rivais.
A estabilidade financeira do Benfica é a grande arma a esgrimir este ano onde o mercado não tem sido bom parceiro. O Benfica não tem necessidade de comprar e vender - embora os negócios tenham regras que surpreendem muitas vezes - e a continuidade, a estabilidade e sobretudo a serenidade com que tem encarado o Mercado podem ser o melhor argumento para o Benfica tentar recuperar o título de campeão."

João Diogo, in O Benfica

Opções acertadas de Jorge Jesus

"Não será motivo de grande euforia mas não nego que é bom liderar o Campeonato à segunda jornada. O Benfica cumpriu no Bonfim, com nota acima da média. Ganhar por cinco fora de portas é sempre de registar.
Esta semana, um jornal fez as contas aos montantes que o Benfica deixara fora dos convocados. Gaitán e Ola John perfazem mais de 16 milhões. Só não disseram, e deviam ter escrito, que os que Jesus escolheu para jogar foram os melhores em campo no Bonfim, logo a conclusão deveria ter sido que foram acertadas as opções do treinador. É bom ter soluções e alternativas. Uma boa equipa pode ganhar um jogo, mas só um bom plantel pode ganhar um Campeonato. O objectivo do Benfica é ganhar o Campeonato e não só um jogo, por isso precisa de todo o seu plantel.
Saviola saiu pela porta grande. Um grande jogador. Até na forma como se despede mostra a grandeza. Boa sorte Saviola, foi um orgulho ver-te com a camisola mais bonita do Mundo. Ganhou um campeonato e três Taças da Liga e fica na memória que foi decisivo em todas estas competições.
O sorteio da Champions não foi meigo para o Benfica, Barcelona, de Messi, Iniesta e companhia, os russos do Spartak, que foram recrutar um bom treinador a Valência e compraram jogadores de qualidade (está a fazer uma boa equipa), e o histórico Celtic, que domina o futebol escocês por ausência de concorrência, tradicionalmente difícil a jogar em casa. Temos legitimas aspirações à vaga que sobra de um Barcelona que não falha neste apuramentos. Em três anos de Benfica, Jesus chegou aos 'quartos' e meias-finais da Liga Europa e aos quartos de final da Liga dos Campeões, sempre participações positivas e de prestigio nas provas da UEFA.
Uma palavra final para a morte do nosso mais antigo associado. Tantos anos de tanta paixão merecem o respeito e admiração de todos que como ele amam tanto o seu clube."

Sílvio Cervan, in A Bola

Era uma vez, na Champions...



Grupo G
Barcelona
Spartak Moscovo
Celtic Glasgow

Celtic – Benfica (Quarta-feira, dia 19 de Setembro)
Benfica – Barcelona (Terça-feira, dia 2 de Outubro)
Spartak Moscovo – Benfica (Terça-feira, dia 23 de Outubro)
Benfica – Spartak Moscovo (Quarta-feira, dia 7 de Novembro)
Benfica – Celtic (Terça-feira, dia 20 de Novembro)
Barcelona – Benfica (Quarta-feira, dia 5 de Dezembro)


Foi por pouco, que no pote 3, não nos calhou a Juventus (!!!), o que teria sido demasiado... assim até podemos ficar satisfeitos: o Barça garante um grande ambiente na Luz, o Celtic vai trazer os seus magníficos adeptos, e a visita a Moscovo será ainda em Outubro, teoricamente longe dos horrores de Dezembro!!!
Os jogos com o Barça, desportivamente, não se pode esperar muito (numa grande noite na Luz tudo é possível...), mas teremos o Messi a defrontar o seu grande ídolo: Aimar!!! Nolito regressa ao Nou Camp!!!... Com o Celtic espero quebrar finalmente o enguiço de Glasgow, já que na Luz os escoceses costumam ser tenrinhos!!! Em Moscovo teremos o sintético como adversidade, e uma equipa com muitos não-Russos, que gosta de jogar no contra-ataque. Com alguns reencontros interessantes: o McGready ex-Celtic, o Bilyaletdinov ex-Everton, e  Kallstrom ex-Lyon!!!
Espero que esta época as prioridades estejam bem definidas na cabeça de todos: Campeonato acima de tudo... a Champions em 2º...!!!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ser fruto ou ser fruta, eis a questão

"O Benfica teve a vida facilitada em Setúbal, fruto da expulsão de Amoreirinha, teve sim senhor. Mas, atenção, foi 'fruto', não foi 'fruta', o que seria uma coisa completamente diferente

SE me permitem gostava de partilhar com os senhores leitores uma revelação, para mim foi uma revelação em Madrid no último fim de semana. Desde já prometo não vos maçar com outros temas que não seja o do futebol.
Três dias em Madrid para muitas coisas mais, no que diz respeito ao que vos interessa, foram três dias para chegar a esta conclusão:
-O futebol português não existe para lá de Badajoz.
Vivendo em Lisboa não tenho por hábito comprar a imprensa desportiva espanhola, o que seria uma despesa totalmente desnecessária já que os principais jornais desportivos portugueses concedem quase tantas páginas de informação dos assuntos do Real Madrid e do Barcelona quantas concedem aos assuntos dos clubes grandes e médios de Portugal.
Tendo por hábito e obrigação comprar a imprensa desportiva portuguesa, estou sempre a par de tudo o que se passa no Santiago Bernabéu e em Camp Nou. Se eu não fosse de comprar jornais em papel, se fosse mais de consultar as notícias na net, estaria igualmente muito em informada sobre as incidências da Liga espanhola porque os maiores jornais desportivos portugueses nos respectivos formatos disponíveis online abrem logo, na primeira página com caixas de informação sobre o Real Madrid, igualzinhas às caixas que disponibilizam sobre o Benfica, o FC Porto e o Sporting.
Deixem que vos diga que a coisa está longe, muito longe de ser recíproca. É verdade que o campeonato português não alberga os dois clubes financeiramente mais poderosos do mundo nem dá guarida aos dois melhores jogadores do mundo da actualidade, sendo que um deles até é português.
Também é verdade que o campeonato português, a ser visto de fora, não tem grandes interesse nem encerra supremas discussões. Normalmente, nas últimas três décadas, ganha sempre o mesmo clube, o que pode provocar grandes emoções cá na terra mas não ajuda a suscitar a curiosidade da imprensa estrangeira, como se compreenderá.
No Domingo e na Segunda-feira pela manhã, comprando num quiosque de uma qualquer rua madrilena A Marca, jornal da capital, jornal da capital, e o Mundo Desportivo, jornal da Catalunha, depara-se um português com o facto de nenhuma das referidas publicações conceder à jornada em curso do campeonato luso a menor das atenções nas suas respectivas páginas de noticiário internacional.
Lá vêm os resultados e as tabelas classificativas das ligas de França, de Itália e de Inglaterra, mas de Portugal... nada. O futebol português a nível interno não existe em Espanha, não tem expressão. Aparentemente é uma actividade clandestina.
James, o jovem talento colombiano do FC Porto, ainda há pouco tempo afirmou que gostaria de jogar em Espanha, o que causou algum embaraço no Dragão semelhante ao embaraço causado na Luz ou em Alvalade sempre que um jogador afirma a sua vontade de sair do futebol português. Temos de aceitar o seu desejo legítimo de exposição, não é?
Quando Falcao, outro colombiano, saiu do FC Porto para o Atlético de Madrid houve até quem o acusasse perentoriamente de descer uns quantos degraus na sua carreira. Prosápia de aldeia, podem crer.
Por tudo isto, gosto de ver Nélson Oliveira no Deportivo da Corunha em vez de o ver a pensar por cá na procura de uma oportunidade, ou de meia oportunidade, para fazer valer o seu valor. Duvido que, se as coisas lhe continuem a correr bem, queira um dia voltar. Compreendo-o. Por mim, está perdoado. Mas volta.

SE é diferente o tratamento dado aos assuntos do vizinho pela imprensa dos dois países ibéricos, já as aficións são muito parecidas no tratamento que dão aos infortúnios dos rivais.
O mau arranque do Real Madrid na sua liga motiva piadas catalãs como esta:
-Mourinho é único porque tem um único ponto.
Muito parecida com a piada corrente em Portugal sobre o mau arranque dos Sás Pintos na liga portuguesa:
-Até as reticências têm mais pontos do que o Sporting.
Estes exercícios de crueldade podem, na verdade, ser comparados embora provenham de realidade distintas em que pouco mais é comparável.

À mesma hora que o Sporting A sofria em Alvalade frente ao Rio Ave A as agruras de uma ineficácia que só pode ser temporária, o Benfica B destroçava sem cerimónia o Belenenses A. Faço votos, muito sinceros, para que este colapso estrondoso do Belém na jornada 4 da Segunda Liga não desmotive nem desmoralize a equipa de Van der Gaag na sua demanda pelo regresso à Primeira Liga. Pertenço a uma geração para a qual ver o Belenenses de fora das discussões principais é um absurdo que entristece.
Voltemos ao Benfica B que entretém e diverte quando joga bem e ganha, como aconteceu na segunda-feira. E que não preocupa nem nos faz zangar quando a sua excessiva juventude o faz perder, como aconteceu na jornada anterior.
As equipas B, por definição, são o paraíso da tal excessiva juventude que será sempre um pecado condenável nas equipas principais. Foi uma boa ideia, esta das equipas B dos clubes grandes passarem a disputar a divisão secundária, jogando seriamente todos os fins de semana durante semanas a fio.
Porque dá saúde e faz crescer uma multidão de jovens jogadores portugueses que, de outra maneira, se veriam perdidos em empréstimos avulso, em cedências que os levariam para longe do seu habitat natural e onde o início das suas vidas profissionais lhe seria bem mais difícil de suportar.
Na noite de segunda-feira, três mil e tal benfiquistas saíram muito satisfeitos do Estádio da Luz porque viram um grupo homogéneo de jogadores formados no clube produzir um esperançoso espectáculo de futebol.
E, no caso do Benfica, Luís Norton de Matos parece ter sido a escolha certa para tomar conta da rapaziada. Foi encorajador o sorriso com que presenteou Ivan Cavaleiro, autor de dois golos, quando o substituiu a dez minutos do fim do jogo com o Belenenses.
Foi encorajador para o jogador e foi encorajador para os adeptos que precisam de saber que o futuro, se todos assim quiserem, também se pode construir em casa, passo a passo, fora da órbita devoradora dos negócios de milhões e milhões onde se compram e vendem no estrangeiro jogadores já feitos ou nem por isso, como é o caso de Ola John.
Gosto do Benfica B. Gosto quando ganha e quando perde e quando empata, como aconteceu na primeira jornada frente ao Braga B. É um projecto estimável para ser levado a sério. Este é um bom caminho.

O Benfica A também esteve bem no fim de semana. Foi a Setúbal golear o Vitória por uma mão cheia de golos, apresentou bom futebol e uma dupla interessante lá na frente, Salvio e Rodrigo. É certo que beneficiou de jogar com mais um em campo do que o Vitória durante 82 minutos mais os tempos de desconto, fruto da expulsão mais do que merecida do Amoreirinha num daqueles lances que se for visto tranquilamente num jogo de futebol estrangeiro em que todos somos imparciais, o veredicto estabelece-se por unanimidade: este tipo tem de ir para a rua já.
O Benfica teve a vida facilitada em Setúbal, fruto da expulsão de Amoreirinha, teve sim senhor.
Mas, atenção, esse benefício da superioridade numérica do Benfica foi fruto, não foi fruta, o que seria uma coisa completamente diferente e que no caso, francamente, não colhe, por muito que venham agora os seus adversários letrados insinuar, sem grandes rodeios, que Amoreirinha se fez expulsar de propósito para, traindo os companheiros e quem lhe paga, oferecer a vitória de mão beijada ao adversário.
Enfim, uma espécie de tragédia grega que deve fazer parte do reportório corriqueiro de outros palcos pelo modo tão rápido e acintoso como alguma crítica mais especializada tratou de dissecar o momento do minuto 8 do espectáculo do Bonfim.
E nem sonham os caluniadores do Amoreirinha (de apelido) que o jogador é Eurípides (de nome próprio) provavelmente em preito ao grande poeta e dramaturgo grego do século V antes de Cristo que se chamava Eurípides e que é o autor de uma frase que, dois mil e quinhentos anos depois de ter sido escrita, explicaria na perfeição todo o caso passado no sábado com o Eurípides contemporâneo: «Um amigo seguro revela-se na adversidade.»
Convenhamos, no entanto, que a adversidade não era coisa do outro mundo aos 8 minutos do jogo, com o resultado em 0-0 e com tanto tempo para jogar. Mas tudo serve para comprar tragédias mesmo quando o que faz a diferença no topo da tabela é aquela coisinha mínima e singela do goal-average.
Golo à Braz, como escreveu há muitos anos um colaborador deste jornal, apreciador de bacalhau certamente, no mais fabuloso momento de tradução fonética de que há memória na imprensa desportiva e que faz parte do melhor anedotário de A Bola. Coisas antigas.
E de anedotas, por hoje estamos conversados.

QUE me perdoem os puristas da santa causa, mas vibrei com o sucesso do Braga em Udine. O Sporting de Braga, pelo menos no estrangeiro, é o terceiro grande de Portugal."

Leonor Pinhão, in A Bola

Saviola, para sempre... Benfica



Javier Pedro Saviola despediu-se hoje dos Benfiquistas... mas o Benfica ficará, para sempre, dentro do Saviola... e os Benfiquistas irão sempre o considerar, como um dos nossos... Saviola será, certamente, mais um dos Imortais do Benfica...

Creio que esta foi a melhor decisão para as duas partes, não fazia sentido manter um jogador pouco utilizado, com um ordenado elevado. Sendo que o Saviola, aos 30 anos, quererá ainda jogar mais alguns anos...

A História não esquecerá as jogadas, os toques, as tabelinhas, as assistências, os golos, os grandes golos, a classe, o estilo, a alegria, o respeito pelo Benfica, e pelos adversários...
Quando foi anunciada a contratação do Conejo pelo Benfica, fiquei incrédulo... é verdade, que aquele jovem, promessa, júnior, Argentino, que foi Campeão do Mundo de sub-20 em casa, nunca atingiu o patamar esperado (Maradona, Messi...), mas a classe nunca lhe faltou... a menor velocidade e a menor força nos contactos físicos, não lhe permitiu ir mais longe no Barça e no Real... mas mesmo assim, no Benfica, foi extremamente importante na época do título de 2009/10, e mesmo na época seguinte, teve um Inverno com muitos golos... na última época, as coisas não lhe correram bem, com o crescimento do Rodrigo acabou por perder minutos, mais tarde com o Nélson Oliveira a ganhar espaço, acabou por ser empurrado para o fim do banco... Apesar das pressões dos jornaleiros, nunca se queixou, nunca se armou em vedeta... foi sempre, modestamente: Saviola...!!!

Alguns momentos vão ficar na memória colectiva Benfiquista para sempre: o golo aos Corruptos na Luz..., o 'slalom' em Belém..., o 'chapéu' contra a Académica..., um 'golão' em Vila do Conde..., a sua participação nas grandes exibições com o Everton, e principalmente a sua cumplicidade com Aimar...
Obrigado por tudo... e toda a sorte do Mundo... até sempre...

Que outra face da lua? (II)

"Volto à outra face da lua da dopagem, Como leigo, pergunto: não se deverá ter em conta a regra jurídica basilar de que o ónus da prova pertence sempre ao acusador e in dubio pro reo? E em que circunstâncias se aplica a prescrição (8 anos) prevista no código de antidoping? Fará sentido a aplicação retroactiva a substâncias ou vias dopantes para as quais, antes, não havia meios de detecção? Se esta retroacção se aplicasse plenamente, quantos vencedores teriam sido desclassificados? E neste caso como se poderá atribuir a vitória a 2º e 3º classificados também eles manchados em outras ocasiões? Serão todos os laboratórios exemplos de pureza ou há quem escolha presas em função de mesquinhas motivações?
Escrevo agora e lembro-me de como Carlos Lopes viu um batoteiro especializado em auto-transfusões Lass Viren tirar-lhe o ouro. Ou de como atletas do ex-bloco soviético e da RDA ganhavam provas de atletismo com uma perna às costas. Vai-se também reescrever esta parte da história desportiva?
Volto a N. Armstrong ao alunar do Mar da Tranquilidade: «um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade», Com o caso Lance Armstrong pode-se agora dizer: «um pequeno(?) passo atrás para o ciclista, um grande salto atrás para a modalidade». Ou comparando com o que exclamou o outro cosmonauta B. Aldrin ao pisar solo lunar («Lindo! É uma desolação magnífica!»), se poder agora afirmar sobre o doping: «Lindo! É uma consolação estúpida!»"

Bagão Félix, in A Bola

Toto habla... Benfica...

Renascença V+Ver todos os videos
"O meu clube em Portugal é o Benfica"
Salvio regressou esta temporada ao Benfica e compromete-se a longo prazo
Rádio RenasceçaMais informação sobre este video

Forcado ou Cauteloso ?!!!


Pote 1
Chelsea
Barcelona
Manchester United
Bayern Munique
Real Madrid
Arsenal
FC Corruptos
Milan

Pote 2
Valência
Benfica
Shakhtar Donetsk
Zenit
Schalke 04
Manchester City
SC Braga
Dínamo Kiev

Pote 3
Olympiakos
Ajax
Anderlecht
Juventus
Lille
Spartak Moscovo
PSG
Galatasaray

Pote 4
Celtic
Dortmund
BATE Borisov
Dínamo Zagreb
Cluj
Málaga
Montpellier
Nordsjaelland

Existem normalmente duas formas diferentes de encarar estes sorteios da UEFA:
-O Forcado: que neste caso seria um grupo: Barcelona, Benfica, Juventus, Dortmund !!! Grande jogos, casas cheias, boas receitas, e em caso de derrota, ninguém ficaria escandalizado...!!!
-O Cauteloso: Arsenal, Benfica, Anderlecht, Nordsjaelland !!! Aqui no Pote 3, o Ajax também seria 'agradável'!!!
Como não sou 'mentiroso', admito, que não sou 'forcado'!!! Mas também reconheço a necessidade de ter Clubes com 'nome', que consigam atrair receitas de bilheteira - e ao mesmo tempo, evitar viagens longas e cansativas... -, mas o melhor é esperar, porque neste sorteio, creio que as bolas não estão quentes, nem frias!!!
Fica só um aviso: o PSG não vai estar tão fraco, como parece neste momento... e o Dortumund não é tão fraco, como demonstrou o ano passado na Champions...

Ponto da situação...

Está a começar a época oficial nas modalidades colectivas de pavilhão do Benfica.
O Andebol tem a honra de abrir as hostilidades - logo defrontando os Corruptos -, nas meias-finais da Supertaça.
A última época trouxe muitos títulos às modalidades do Benfica, sendo que o Andebol acabou por ser o 'patinho feio'!!! O investimento feito para esta nova época, é bem demonstrativo das intenções da Direcção, agora é preciso produzir dentro do recinto... As contratações do Álamo, do Tiago Pereira, do Cutura, do Álvaro Rodrigues, e do Dario Andrade, prometem. O plantel está recheado, só na posição de Pivot poderemos ter problemas, já que de raiz, só temos o José Costa (que só ataca...), mas as condições gerais são muito boas... agora é preciso acabar com as 'brancas' que têm afectado esta secção regularmente!!! A pré-época começou por correr muito bem, mas a derrota com o ABC (que não vi) - depois da vitória sobre o Sporting -, não foi um bom sinal, e parece querer dizer, que a inconsistência pode não ter acabado...!!! Notei também que os nossos Laterais, nesta pré-época, continuam a marcar poucos golos...
Pessoalmente coloco as arbitragens no Andebol ao mesmo nível do Futebol, Hóquei e Futsal... portanto muito más!!! Como não existe Play-off - estranhamente, é a uma das poucas modalidades 'amadoras' (além do Hóquei: que coincidência!!!) que abdica do Play-off (que atraí para as modalidades os holofotes da comunicação social durante algum tempo...), algo que aconteceu depois do Benfica ser ter sagrado Campeão num Play-off!!! -, é muito importante garantir os pontos nos jogos supostamente mais fáceis - algo que tem falhado -, e normalmente são nestes jogos que o Campeonato é decidido, enquanto nos jogos dos Corruptos as Mesas dos Oficiais, até se esquecem de apontar os golos aos seus adversários, com o Benfica esse tipo de 'folclore' não acontece... Portanto é necessário jogar, pelo menos, o dobro...

O Futsal também parece ter o plantel definido, com as entradas do Carlos Paulo, do Vítor Hugo e do Nené. Com o Ricardinho que tivemos na segunda parte da época anterior, penso mesmo, que temos um plantel mais forte esta época, onde todos - inclusive o Coelho e o Teka -, são opções válidas para o cinco inicial... Creio que a não-contratação do Ricardo Fernandes - poderá vir em Janeiro!!! -, a nível nacional terá pouco impacto, mas na UEFA Futsal Cup poderá se notar... Mas o objectivo é vencer tudo!!!
A pré-época está a decorrer normalmente, a derrota nos penaltis com os Lagartos, não é importante - a não ser a descontrolo emocional, que não deverá repetir-se... -, a Supertaça no Domingo, contra o Modicus não será fácil, basta recordar a Final da Taça de Portugal, contra esta mesma equipa...

O Hóquei em Patins é a secção com menos novidades, para a saída do Sérgio Silva entrou o Marc Coy, o melhor marcador do Campeonato Espanhol !!! O nosso principal adversário reforçou-se bastante - vamos ver se pagam os ordenados este ano!!! Com a presença de vários atletas na Selecção Nacional, que vai disputar o Campeonato da Europa, vamos ter uma pré-época a meio-gás, por isso é importante quando começar os jogos oficiais, estarem todos imbuídos do espírito de vitória - recordo que a época passada empatámos o 1º jogo em Braga!!! -, algo que este ano não pode acontecer, porque para repetir o título de Campeão, ainda vai ser mais difícil!!!

O Basket também começou nos últimos dias a pré-época, com uma grande surpresa: a manutenção do Ted Scott !!! Creio que ainda não foi confirmado oficialmente, mas tudo indica que o Ted vai ficar, com as contratações do Ricky Franklin e do Carlos Andrade, e a promoção do Pedro Belo, acho que o plantel desta época é ainda mais forte, do que o ano passado... sendo a concorrência supostamente menos forte, temos tudo para triunfar.
Saíram o Sérgio (que o ano passado já contribuiu pouco...), o Monteiro (para Angola, tenho esperança num futuro regresso, com maior maturidade...), e o Ferreirinho (acho que a equipa B seria uma boa opção, até porque com os prováveis problemas físicos dos nossos veteranos jogadores, teria hipótese de ser chamado à equipa principal). Tanto o Ricky com o Andrade vão quase de certeza, contribuir mais do que os jogadores que saíram.
O Minhava tinha anunciado a sua saída, mas acabou por ficar...!!!
Em relação à polémica instalada com a re-entrada do Carlos Andrade, repito aquilo que já disse: o caso do Carlos é completamente diferente do caso João Santos (e Diogo Correia), o Carlos saiu do Benfica para jogar em Espanha, numa altura, onde o Benfica decidiu sair da Liga e 'baixar' para a Proliga (2ª Divisão). Não me agrada alguns dos comportamentos do Carlos em campo, mas é a maneira de ele motivar-se, e de tentar destabilizar os adversários... sobre as ofensas a adeptos do Benfica, não me posso pronunciar... agora, admito que também não me agrada nada o comportamento de alguns adeptos do Benfica nos Pavilhões da Luz, - e já têm idade para ter juízo...!!! -, que passam os jogos todos a ofender os adversários, muitas vezes sem qualquer tipo de justificação (até porque muitas vezes os adversários, até são Benfiquistas... alguns até sócios!!!)... apoiar o Benfica, é puxar pelo Benfica, e não ofender os adversários...
Uma nota sobre o Pedro Belo: a aposta no Pedro já tem alguns anos, o potencial é grande - literalmente!!! -, mas muito sinceramente a evolução, na minha opinião, tem sido nula!!! O Pedro tem tido todas as oportunidades - não se pode queixar -, agora tem que trabalhar, nos jogos, e principalmente nos treinos... a vida de atleta profissional não é fácil, e é necessário alguns sacrifícios, será que o Pedro está disponível para isso?!!! 
Agora não podemos relaxar em demasia, porque as equipas insulares, vão continuar a ter orçamentos interessantes, o CAB já anunciou algumas boas contratações, e o Lusitânia que nos deu muito trabalho nas Meias-finais - apesar da saída do Franklin -, deverá apresentar-se forte. Sendo que a Ovarense e o Barreirense, mesmo só com a prata da casa, têm sempre equipas lutadoras... que na época anterior nos derrotaram - além do Sampaense!!!

O Voleibol é a secção com um programa de treino mais 'atrasado', mas aparentemente o plantel está definido. Para compensar a saída do Flávio Cruz, entra o brasileiro Willian Reffatti, mas a grande alteração é na Distribuição com a entrada do Vinhedo, e a promoção definitiva - e merecida - do Miguel Tavares.
Também parece que a maior dúvida do defeso acabou bem para o Benfica: o Honoré fica!!! As indicações dos reforços Brasileiros são as melhores, principalmente do Vinhedo. Com várias equipas com problemas de orçamento, inclusive o Sp. Espinho a Fonte Bastardo deverá ser o nosso grande adversário... mas com todas as desilusões que temos tido nas últimas duas épocas, nada deverá ser dado como garantido...

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Benfica nos Jogos Paralímpicos, Londres 2012



Com a cerimónia de abertura a decorrer neste momento, deixo aqui a referência que o SL Benfica vai ter 3 atletas nos Jogos Paralímpicos em Londres...
No Atletismo no Firmino Baptista e o Gabriel Potra - vão competir nos 100m, nos 200m e nos 4x100m -, e na Natação a Simone Fragoso - 50m livres e mariposa, 100m e 200m livres.
Com muito menos apoio, com muito menos visibilidade, sem profisionalismos, os atletas Paralímpicos Portugueses têm trazido para Portugal vários títulos - o Gabriel Potra tem um curriculum vasto com medalhas e recordes a nível Mundial...!!! Provavelmente estes vão ser os Jogos mais mediáticos de sempre, o ambiente deverá ser motivador - a cerimónia de abertura está a ser um exemplo disso... -, por tudo isto, não tenho nenhuma dúvida do total empenho de todos...
Boa sorte, para todos...

Que outra face da lua? (I)

"A semana passada foi a semana Armstrong. A da morte do primeiro homem a ir à lua, Neil Armstrong e a da decisão do ex-ciclista Lance Armstrong de desistir de provar a sua versão da outra face da lua no caso de alegado doping, depois de durante anos e anos ter estado nos píncaros da lua.
Sempre nutri admiração pelo heptacampeão americano. Sobretudo por causa da notável capacidade de luta e de coragem com que ultrapassou uma grave doença.
Não sei - se é que alguma vez saberemos - a verdade sobre as sofisticadas formas de dopagem de que foi acusado. Mas custa-me entender que tendo sido sujeito, sem mácula, a inúmeros controlos durante tantos anos nas mais importantes provas, tenham agora sido validados não dados insofismáveis mas testemunhos de ex-colegas a troco de bónus de arrependimento e não só. É até curioso saber-se que foi o colega Floyd Landis, o primeiro a acusá-lo, 4 anos depois(!) de lhe ter sido retirada a vitória por controlo positivo no primeiro Tour depois dos 7 ganhos por Lance...
Tudo isto marcará fortemente o ciclismo. Como no sofisticado mercado financeiro em que o polícia sabe menos que o vigário, também na dopagem a técnica de falsear a verdade quase sempre está à frente da técnica de a detectar.
Como conciliar a absoluta necessidade de erradicar a batota com a melhor ponderação das circunstâncias que evitem um fundamentalismo sanitarista em que um ciclista pode cair? Ou, pegando numa ideia de José M. Delgado no editorial de há dias, como distinguir a verdade de mentira da mentira da verdade? De outro modo, caminhar-se-à para um colapso no ciclismo. E não só..."

Bagão Félix, in A Bola

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Lixívia 2

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.........4 (-2 ) = 6
Corruptos......4 ( 0 ) = 4
Braga............4 (+1) = 3
Sporting.........1 ( 0 ) = 1

Jornada perigosa para o futuro do Benfica!!! Passo a explicar: o critério usado para expulsar o Amoreirinha, vai ser 'esticado' até à exaustão para tentar expulsar jogadores do Benfica, nas próximas jornadas, principalmente nos momentos chaves, tal como no ano passado...
Já o disse anteriormente, Jorge Sousa depois da 'espera' que foi vítima - por parte dos seus ex-camaradas do Super-Dragays!!! - após o Leiria-Benfica na época do último título (penalty sobre Aimar nos últimos minutos...), nunca mais foi o mesmo!!! Obviamente que não renunciou completamente as suas origens, mas passou a ser muito mais 'suave' nos jogos do Benfica!!!
-Amoreirinha. Não é habitual expulsarem-se jogadores aos 8 minutos, por faltas destas, é um facto. Mas sabemos que no último Europeu, houve indicações para apertar o critério e expulsar jogadores nestas circunstâncias. Enquanto no passado, num 'carrinho' com contacto na bola, podia-se 'partir pernas'(!!!), agora um 'carrinho' só não é falta, se tocar exclusivamente na bola!!! E consoante o nível de agressividade, pode-se marcar só falta, falta e amarelo, ou falta e vermelho.
Comparar esta falta, com o lance onde o Luisão foi amarelado, é um acto de profunda estupidez. Falta normal, com muitíssimo teatro por parte do Miguel Pedro, que muitas vezes nem sequer é marcada falta -perguntem ao Cardozo que sofre muitas... -, e raramente dá amarelo...
-Foras-de-jogo. Usa-se muitas vezes a expressão: o jogador estava em linha. Pois bem no 1º golo do Benfica, foi exactamente isso que aconteceu, os milímetros que colocaram o Melgarejo em fora-de-jogo, em velocidade normal, são impossíveis de distinguir... a existir erro foi no golo anulado ao Nolito, porque foi outra situação milimétrica, onde se deve dar 'vantagem' ao atacante... Bem anulado o golo ao Rodrigo.
-Miguel Pedro. Gosto deste jogador, tem qualidade... num jogo Académica-Benfica, admitiu no final do jogo, ser Benfiquista - são poucos os que arriscam tal declaração!!! Neste jogo, foi o jogador mais perigoso do Setúbal. Mas abusou claramente das simulações, os mergulhos foram constantes...


No Dragay, ficou um penalty por marcar a favor dos Corruptos, quando já estavam a ganhar por 1-0. Givanildo remata, e o N'Diaye usa os braços para ocupar 'espaço'... Só acho estranho, que os mesmos, que a semana passada ignoraram o braço do Otamendi em Barcelos, tenham reclamado este penalty a favor dos Corruptos!!!
Em Braga, e em Alvalade ninguém se queixou, portanto creio que nada se passou...


Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicado, Beneficiado, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicado, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicado, Sem influência no resultado
Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicado, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Muito bom !!!



Benfica B 6 - 0 Belenenses

Grande jogatana !!! Mais uma grande exibição, da nossa equipa B... que com os dois reforços 'Centrais' - Jardel, Miguel Vítor -, ganha uma enorme segurança lá atrás...
Se os elogios à equipa de Belém pelas 3 vitórias nas 3 primeiras jornadas, podem ter influenciado negativamente a prestação da equipa, espero que os elogios - merecidos - aos jovens Benfiquistas não façam mal, e quando a equipa estiver a jogar fora do 'ambiente' da Luz, mantenha a mesta atitude...

Até pode ser injusto fazer analises individuais, mas continuo a pensar que o André Gomes e o Cavaleiro são os jogadores com mais potencial para chegar à equipa principal... O Cancelo ataca bem - quando não exagera no individualismo -, mas tem que defender melhor. O André Almeida é um jogador completamente diferente quando jogo no 'meio'!!! Gostei de voltar a ver o Pimenta a jogar, simples mas muito útil... O Correa luta muito, mas os colegas não lhe estão a passar a bola nos momentos certos, ainda existe alguma descoordenação... O Miguel Rosa é jogador preferido de muitos Benfiquistas - na equipa B -, o amor à camisola é inquestionável... as semelhanças físicas com o Nolito são inegáveis... a forma quase idêntica de jogar com o Nolito são óbvias, mas pessoalmente - opinião completamente subjectiva -, acho que nunca será uma primeira opção na equipa principal do Benfica. Poderá ser um bom suplente, poderá ser um bom jogador nuna equipa do meio da tabela da 1ª Liga... mas enquanto ele tiver prazer em jogar na equipa B do Benfica, deverá ficar... até porque será de certeza um grande 'professor' na balneário para os mais novos!!!


Benfica B 6-0 Belenenses por simaotvgolo12

Vítima

"1. Mais uma vez não conseguimos chegar à vitória no jogo de abertura do campeonato. Culpas próprias, mérito do adversário, algum azar, um golo mal anulado (já...). E as críticas a recaírem, todas, sobre o nosso defesa Melgarejo, que não fez mais nem menos do que aquilo que desculpamos semrpe aos defesas - uma tentativa de corte que deu em auto-golo e, depois, um alívio para longe que foi parar aos pés de um jogador adversário, que (reiniciou) a jogada que viria a dar golo. Com outro qualquer, seria azar. Com Melgarejo é falta de aptidão para defender. Não estou a dizer que este nosso jovem jogador, que muito promete, seja o defesa de que necessitamos, nem sei prever a sua evolução. Mas acho injusto que ele seja o 'bombo da festa'. Em cada jogo é preciso arranjar um herói ou vilão para fazer a capa dos jornais. Às vezes é o avançado que +assou o jogo todo a 'apanhar bonés' mas teve a sorte de marcar o golo. Neste caso foi Melgarejo, que querem transformar à força no Roberto ou Emerson deste ano.

2. De resto, foi um fim-de-semana agradável. Não só porque os adversários directos não fizeram e principalmente, pelo bom triunfo da nossa equipa B em Santa Maria da Feira, perante um adversário difícil. Não estou muito preocupado com os resultados da equipa B e prefiro que ela venha a fornecer bons jogadores à formação principal. Mas é sempre bom ganhar...

3. Já o escrevi mas repito. É lamentável que alguns comentadores continuem a querer meter no mesmo saco os presidentes do FC Porto e do Benfica, quando é Pinto da Costa quem, reiteradamente e a propósito de tudo e de nada, se mete com o Benfica e com Luís Filipe Vieira. E este, algumas (poucas) vezes responde, como foi o caso, agora, de questão com Luisão, sobre quem o presidente do FC Porto é a última pessoa a ter moral para falar. Queriam que o nosso presidente ficasse calado? Ele respondeu e foi duro, como se impunha, Pinto da Costa contra-atacou e está feito: são os dois igualmente criticados, como se não houvesse quem lance constantemente a primeira (e a segunda...) pedra, tendo para mais o passado, enquanto dirigente desportivo, que se conhece (quanto ao resto, cada um faz as tristes figuras que quer...). Mas há sempre aqueles a quem interessa meter os dois no mesmo saco, quanto mais não seja para tentar realçar um terceiro..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Época oficial ainda não arrancou...

"Comunicado Futsal: a redactora já trabalha
As notícias de um conhecido jornal diário de informação desportiva, quando assinadas por Filipa Reis, são redigidas num certo sentido, servindo regularmente os interesses de um clube em particular e não o dos leitores, que deviam ler nas suas linhas apenas verdades confirmadas ou observadas por esta redactora.
Pelo contrário, não raras vezes, Filipa Reis prefere usar da sua criatividade, denotando também elevado grau de assertividade para com as suas fontes para dar nota de mentiras.
"Águias ameaçaram abandonar o jogo e equipa de arbitragem teve de ir ao balneário buscar os jogadores". Aquilo que se pretende passar com esta "notícia" não é verdade. Surpresa das surpresas, a referida redactora não esteve presente em Lamego no jogo sobre o qual escreve este domingo, mas nem por isso se sentiu mais condicionada para escrever, ou transcrever, algo que não viu nem ouviu. É o seu nome que fica impresso a letras negras no jornal."


Este comunicado só peca por tardio, e não devia ter sido somente a secção de Futsal a subscrever-lo - as outras modalidades de pavilhão também deviam-o ter feito -, a Dona Filipa já merecia à muito tempo estas palavras - se tivesse sido eu a escrever, tinham sido muito mais duras!!! Como todos os Lagartos, esta senhora é incapaz de escrever um texto sobre o Benfica, onde não faça uma piadola pacóvia e invejosa... Se fosse uma blogger qualquer, não seria grave... mas como escreve para um jornal de grande tiragem - que até tem a fama de ser afecto ao Benfica !!! -, é preocupante e escandaloso que o faça, repetidamente e livremente, sem qualquer sanção e reparo, é no mínimo triste... Não sou muito adepto de blackout's, nem de 'barragem', mas se fosse eu a mandar: não entrava nas instalações do SL Benfica.

domingo, 26 de agosto de 2012

Mão cheia... !!!



Setúbal 0 - 5 Benfica

Jogo com pouca história, com a vantagem numérica desde bem cedo, foi uma questão de paciência, com os golos a aparecerem naturalmente, e até podiam ter sido mais...
Muito se vai falar da expulsão, mas como tenho boa memória relembro, um outro aspecto: o jogo dos Corruptos a época passada em Setúbal, foi um autêntico passeio - algo normal por estas bandas -, com uma estranha equipa Setubalense completamente amorfa, só com o resultado feito, demonstraram algum empenho, hoje - como eu esperava - desde do primeiro minuto, tivemos um adversário extremamente agressivo, sempre à procura do contacto, atropelando - no mínimo -, os jogadores do Benfica, consecutivamente, em todas as nossas tentativas de ataque...!!! O único facto estranho, hoje, acabou por ser o critério apertado do árbitro, algo muito raro, nos jogos do Benfica em relação aos nossos adversários...!!! Obviamente os 'Zés Motas', deste País, estão mal habituados, e por isso, no final destilam a 'cassete' do costume!!! Só tenho pena é que o Miguel Pedro - que é um bom jogador (apesar do penteado!!!)... e até já teve a coragem de admitir publicamente o seu Benfiquismo!!! -, repetisse a 'cassete' no final partida, exigindo inclusive cartões para os adversários em jogadas onde ele mergulhou claramente para a piscina - algo que ele repetiu dezenas de vezes nesta partida!!!

Apesar de todas as facilidades, creio que ficou claro neste jogo, que o Salvio será o nosso principal desequilibrador esta época. Quem colocou em causa a sua contratação, deverá fazer uma reavaliação!!!
Os golos do Rodrigo demonstram que o nosso jovem jogador, está a caminho da sua melhor forma... deixando para trás o 'pós-Zenit' da época passada!!!

Mais uma vez, num jogo fora de casa, o Benfica foi obrigado a jogar num autêntico batatal!!! E não foi só a relva alta!!! São vários os relvados da 1ª Liga, onde ano após ano, seja Verão, Inverno, Outono ou Primavera, onde o Benfica encontra sempre autênticos 'campos de minas'!!! Setúbal, Olhão, Barreiros, Coimbra, Guimarães, Alvalade (!!!)... em Leiria também era garantido!!!
Existem muitos relvados nos Distritais com melhores condições... obviamente isto não acontece por acaso, temos treinadores e dirigentes que premeditadamente nas semanas antes da recepção ao Benfica, fazem de tudo para transformar o relvado, num pelado esburacado!!! Não acontece só ao Benfica, mas acontece muito mais vezes ao Benfica... A Liga tão preocupada com 'mariquices', mas depois, nas 'coisas' importantes, é só assobiar para o alto... Vejam-se as grandes Ligas Europeias, algumas disputadas em condições climatéricas muito mais extremas, e compare-se... De tempos a tempos, lá aparece um relvado, em mau estado, aqui em Portugal, é praticamente de duas em duas semanas, sempre que o Benfica joga fora...!!!

Descansa em Paz, José Gonzalez de Oliveira...


R.I.P., José Gonzalez de Oliveira, sócio número 1 do Sport Lisboa e Benfica. Eu, e acredito que muitos Benfiquistas, enviam as sentidas condolências à família.