Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Jonas

"Todos nos lembramos da primeira intervenção de Jonas ao serviço do Benfica: Um cabrito a um arouquense. Com o nulo ao intervalo, o brasileiro estreou-se na Luz, o tal que, na demanda insaciável dos nossos adversários por nos verem falhar, mas também por parte de benfiquistas pessimistas militantes, logo lhe havia sido colocado o rótulo de reformado. Não foi mau como cartão-de-visita, porém não se ficaria por esse lance genial numa partida em que o 0-0 teimou até aos 75 minutos. Uma assistência brilhante, que acabou por não o ser devido à inépcia de um colega, e a finalização, plena de oportunidade, que nos deu o 4-0 no ocaso da partida, acalentaram-nos a esperança no acerto da sua contratação. No jogo seguinte, um hat-trick na Covilhã. E, na primeira época em Portugal, apesar do começo tardio para Jonas, só não se sagrou melhor marcador do campeonato porque, inexplicavelmente, Jackson Martinez beneficiou da atribuição de dois golos que não foram da sua autoria (no Restelo e no Bessa).
Desde então Jonas firmou-se como o melhor jogador da nossa equipa, e mesmo na época passada, em que passou largos períodos ausente por lesão, acabou por ser fundamental na conquista do título. 
Jonas usa o relvado para expor a sua arte, perfomativa porque parte do diálogo com a bola para transformar a seu favor o contexto em que se vê inserido. Vê-lo jogar é ter a oportunidade de confirmar que o futebol é mais fácil do que parece, mas só para alguns, os poucos que, como o Jonas, adivinham os lances e os executam independentemente do grau de dificuldade.
E o resto são golos, muitos golos, 90 em competições oficiais, o 22.º melhor de sempre do Benfica em pouco mais de três anos."

João Tomaz, in O Benfica

Ai, o trabalho!

"Na semana que agora acaba, algumas pessoas ficaram chocadas com a linguagem de um árbitro de futebol durante um jogo da segunda divisão. Parece que o vernáculo utilizado foi excessivo, dizem. Esta gente indignada exige consequências. Querem ver o árbitro castigado e parece que também estão interessados num pedido de desculpa porque o juiz terá mandado o guarda-redes de uma das equipas para o trabalho. Para o trabalho dele, que era defender um livre.
Esta é a gente que não se indignou quando o actual presidente da Liga de Clubes validou um lance em fora de jogo que permitiu ao FC Porto chegar a um campeonato. São os mesmos que vêem vapor onde se fala de cuspo e que não se importam quando o presidente do seu clube se refere ao aniversário da colectividade que dirige como se de uma meretriz se tratasse. Ou quando a mesma personagem manda para um sítio malcheiroso aqueles que não pensam como ele. Ou quando um determinado director de comunicação castigado vai para o Facebook marrar no vermelho.
São estes indignados do trabalho (de Jorge Sousa) que pensam que são diferentes. Não se chocam com comentários mal-intencionados de dirigentes da Liga em relação ao Sport Lisboa e Benfica. Não se chocam com a utilização abusiva de informação pessoal recolhida de forma ilegal. Não vertem uma lágrima - nem de crocodilo, nem de osga ou de lagarto - pelas figuras tristes que fazem todas as épocas nas competições europeias, mas não conseguem conter a avalancha verbal quando ouvem um árbitro a tratar um jogador de forma mais agressiva.
Nem imagino o que diriam estes indignados se um jogador do seu clube mandasse o treinador da sua equipa tomar no... um copo, tomar um copo."

Ricardo Santos, in O Benfica

O Pistolas

"Quando chegou ao Benfica a custo zero, já entradote, e deixando a Liga Espanhola pela porta dos fundos, poucos imaginaram estar perante o jogador de eleição que hoje todos conhecemos.
Cedo mostrou ao que vinha. Logo na estreia a titular anotou um hat-trick em jogo da Taça de Portugal disputado na Covilhã. Não mais parou de nos encantar com maravilhas, toques de mágica, dribles, assistências e golos, muitos golos.
3 campeonatos, 1 taça, 2 taças da Liga e 3 supertaças depois, Jonas é hoje figura cimeira deste Benfica ganhador, e nem a grave lesão da temporada passada lhe retirou o brilho.
Não se trata apenas de um bom jogador. Ele é, presumivelmente, o melhor jogador do Benfica do século XXI. Junta a classe de Pablo Aimar à eficácia de Cardozo, e a magia de Di Maria, à regularidade de Simão Sabrosa. É um craque dos pés à cabeça, e um privilégio para os benfiquistas poderem tê-lo por cá, desfrutando do seu futebol semana a semana.
Com 90 golos à entrada da sua quarta época na Luz, vai batendo uns recordes, e ameaçando outros. Na jornada passada foram mais três (... e meio, pois aquele chapéu ao poste não merecia ficar a zeros).
Mesmo sabendo que a estrutura profissional do nosso clube permite à generalidade dos atletas apresentar um rendimento bem mais elevado do que mostram noutras paragens, não deixa de ser intrigante como Jonas chegou a 'trintão' sem que os grandes colossos do futebol europeu reparassem no seu potencial. Este Jonas, com 20 anos, não teria preço.
Com contrato até 2019, tudo indica que poderemos deliciar-nos com o craque brasileiro por mais dois anos.
Aproveitemos."

Luís Fialho, in O Benfica

Ignorá-los. Olimpicamente.

"Uns há que, comprando atletas Às furgonetas com que foram enchendo a despensa em três épocas seguidas e exaurindo-se nas ilusões e promessas do costume, se aproximam agora, cada vez mais, do inevitável abismo financeiro; outros há que, anos a fio enrolados em sucessivas embrulhadas de gestão económica e desportiva, hoje estão pendurados na vergonhosa forca da falta de fair play.
No clube do Campo Grande, apesar da necessidade e de desesperados esforços, não estão a conseguir colocar no primeiro mercado das grandes ligas europeias um só que seja dos monos e dos 'campeões' em causa alheia que lhes estão a esvaziar o cofre, tornando ainda mais etérea a nuvem da fantasias.
Em Contumil, por seu turno, socorrem-se dos restos de um passado império estruturado sobre as estacas de corrupção e de paroquiais vanglórias, para tentar apanhar o comboio de uma inalcançavel modernidade e, com o objectivo de esconder as verdadeiras misérias, dedicam-se a outrora impensáveis pactos com o diabo.
Estão mesmo parecidos uns com os outros, no acasalamento de conveniência. Ganharão alguma coisa com isso? Creio que não. E o que nós temos de fazer é continuar a ignorar olimpicamente os seus problemas e a fortalecermo-nos antes, com segurança dos nossos projectos, com a inteireza dos nossos critérios e com a alegria das nossas vitórias. Que nunca nos falte nem a objectividade, nem o realismo. E, mesmo perante a constante deslealdade dos nossos piores adversários, quanto mais humildes formos - como os nossos atletas, técnicos e dirigentes estão a ser em todos os desafios que disputam -, mais certamente prosseguiremos no fantástico caminho das vitórias que vivemos e que representam o histórico desígnio do Benfica."

José Nuno Martins, in O Benfica

O desafio!

"O tão esperado sorteio da Champions já cria emoções mesmo antes de se jogar. É o sinal da melhor competição do planeta!

O mais ingrato é mesmo o grupo do FC Porto de entre todos os que ontem foram sorteados pela UEFA, no sempre conveniente e apropriado cenário do Mónaco, com vista à competição da fase mais dura e competitiva da Liga dos Campeões. Pode o grupo do FC Porto não ser - como não é - o grupo mais difícil, evidentemente, mas tem todo o ar, na verdade, de ser o mais ingrato. Será, porventura, a maneira mais crua de olhar para ele.
Ter por parceiros as equipas do Mónaco, Besiktas e Leipzig é muito enganador. Se teoricamente parece um grupo mais acessível, ao mesmo tempo sugere poder tornar-se terrivelmente equilibrado. E tramado. E do ponto de vista do impacto, sempre com muito menos glória. Seguir em frente, cheira a normal; falhar a qualificação parecerá fracasso.
Olhemos para o caso do Sporting. Grupo dificílimo, com dois adversários do lote das mais fortes equipas da Europa, como são claramente Barcelona e Juventus. Se o Sporting passar num grupo destes (e pode e deve sonhar consegui-lo)... glória, glória, aleluia! Se não passar, ninguém poderá, no seu perfeito juízo, exigir explicações.
No caso do FC Porto, não, no caso do FC Porto a expectativa é a de ver a equipa de Sérgio Conceição seguir para os oitavos de final, porque tirando o surpreendente Mónaco do nosso Leonardo Jardim, o FC Porto tem de ser naturalmente mais forte do que Besiktas e Leipzig. O problema, porém, é mesmo o... naturalmente. Mas qual naturalmente?!
No grupo do FC Porto, tanto se pode ser primeiro como quarto. É um perigo. E é muito difícil fazer contas.
O Besiktas, por exemplo, do ex-portista Quaresma e, agora, também do antigo portista Pepe, é uma equipa muito imprevisível, como aliás o são a generalidade das equipas do futebol turco. Tão depressa jogam oito como oitenta. Lembram-se, faz um ano em Novembro, como o Besiktas se viu a perder em casa com o Benfica por 3-0, e na segunda parte chegou a 3-3?! Pois é exactamente sobre isso que falo.
É ainda importante lembrar o inferno que é jogar na Turquia, onde o fanatismo dos adeptos facilmente contagia a equipa da casa e a leva a superar-se, inúmeras vezes, muito para lá do talento e capacidade que tem. É normal uma equipa turca jogar em casa o dobro do que realmente vale. E percebe-se porquê.
O Leipzig não tem história, não tem peso, não tem nomes sonantes. Há meia dúzia de anos andava pela quinta divisão alemã, ou coisa que o valha, e portanto parece ter tudo para não ser considerado um adversário de respeito. Mas é. Porque ninguém chega a vice-campeão alemão por acaso. E foi o que o Leipzig conseguiu logo no ano de estreia na Bundesliga.
Falta o Mónaco; estará mais fraco do que na época passada? No papel, sim, estará. Perdeu Mendy, Bakayoko e Bernardo Silva e não pode, por isso, estar mais forte. E não se sabe ainda se ficará ou não com o prodigioso Mbappé, talvez o mais desejado dos europeus.
Mas se está ou não o Mónaco mais fraco, logo se verá. Pelo sim, pelo não, o melhor é não fiar.
E, portanto, pode realmente o FC Porto considerar-se no mais ingrato dos grupos. Aspira no prémio laranja mais pode também tocar-lhe o prémio limão. Com a agravante, repito, de um eventual sucesso nunca ser visto como um grande sucesso, e um eventual desaire poder ser enorme desilução!

Quanto ao Benfica, o sorteio não foi bom mas podia ter sido pior. O Manchester United que José Mourinho está, de novo, a transformar aos poucos numa grande equipa de futebol, parece destinado a ganhar o grupo, estando muito provavelmente o Benfica destinado a poder lutar apenas pelo 2.º lugar. Mas o futebol, admitindo previsões, não admite certezas. E os benfiquistas não esquecerão que, em 2006, o Benfica de Ronald Koeman deixou pelo caminho um grande Manchester United de sir Alex Ferguson, então com Cristiano Ronaldo e companhia. Acontece de vez em quando? Talvez. Mas acontece.
É por isso que pode e deve o Sporting sonhar, mesmo tendo de enfrentar esses tubarões de Espanha e Itália. O problema pode é ser outro: querer o Sporting dar tudo por tudo na Champions e poder isso sair-lhe caro na Liga portuguesa, como, em parte, sucedeu na época passada, depois da frustração de Madrid.
Jesus sabe o que isso significa. E saberá, certamente, pôr cada coisa no seu lugar. Para não perder tudo.

Não haverá muitas maneiras de olhar para o caso que acaba de condenar o árbitro Jorge Sousa a um inédito castigo de três jogos de suspensão, por ter sido considerado «incorrecto e menos educado», como manda o regulamento, o modo como Jorge Sousa se dirigiu ao guarda-redes da equipa B do Sporting, o jovem sérvio Vladimir Stojkovic, sobrinho de um antigo guarda-redes que serviu a equipa principal dos leões na primeira década deste século.
Jorge Sousa, realmente, excedeu-se pelo que nos mostram as imagens televisivas do jogo que opôs o Sporting B ao Real Sport Clube, na jornada do último fim de semana da Segunda Liga.
Jorge Sousa não se excedeu pela linguagem; excedeu-se pela forma agressiva como se dirigiu ao jovem leão. É verdade que não sabemos o que disse Stojkovic ao árbitro. Mas seja o que for que lhe tenha dito deveria Jorge Sousa ter tido o cuidado de reagir de outro modo.
Podia até ter usado a mesma linguagem se tivesse tido atitude menos agressiva.
O que Jorge Sousa fez foi abrir a porta a diferentes interpretações; ficou demasiado exposto à crítica e à censura; permitiu a indignação, por se tratar do árbitro, que é o juiz, e tem por isso mais responsabilidade pedagógica no jogo e mais obrigação de seguir conduta de comportamento.
Mas daí a castigá-lo com 3 jogos de suspensão devia ter ido, na minha opinião, mais distância do que a que acabou por ver-se. Porque abre precedente e faz jurisprudência. Ou seja, a partir de agora, como já pediu, e bem a Comissão de Arbitragem, deve equiparar-se as penas a todos os casos semelhantes de má conduta, comportamento incorrecto e não educado e linguagem imprópria. Santos deus, onde isto nos levará...
E já agora, repararam na rapidez que se castigou o árbitro? Jorge Sousa portou-se mal no sábado e na terça já tinha a corda ao pescoço. Extraordinário.
Não me lembro, no futebol português, de alguém ter sido castigado tão depressa. Foi por ser árbitro?
Haja vergonha.

PS: Cristiano Ronaldo ganhou mais uma fantástica distinção. Só podia. Voltou a ser o maior!"

João Bonzinho, in A Bola

PS: O Bonzinho já não se lembra do castigo ao Rui Vitória o ano passado, após a Meia-final da Taça da Liga...!!!

Silêncio ou protesto?

"Nos últimos dias assistimos a vários episódios, futebolísticos e extra-futebolísticos, que mereciam comentário e análise profunda. A discriminação, seja racial, sexual, religiosa ou de qualquer outra forma que não respeite os mais elementares direitos humanos, deve ser denunciada e condenada. Trata-se de Charlottesville, com radicalismos que não deveriam ter cobertura presidencial, ou do poder absoluto em alguns Estados, da Coreia do Norte à Venezuela, passando por muitos outros, sem condenação efectiva pelos Estados democráticos. Também o terrorismo, agora em Barcelona, mas efectivamente em todo o Mundo, não pode ter solução se não se entender que esta tem que ser encontrada nos Países de origem.
Contudo, em Portugal, a semana foi interessante, e não falo do VAR. O destaque político vai para a revelação pública das preferências sexuais feita pela Secretária de Estado da Modernização Administrativa em entrevista ao DN. Foi a primeira vez, que me lembre, que uma mulher política assumiu a sua homossexualidade. Não tinha que o fazer, mas ao fazê-lo deu um passo importante para a mudança de mentalidades.
No futebol, quero destacar dois processos. Jorge Sousa e Vasco Seabra. Ambos por palavras proferidas. Um durante o jogo, outro no pós jogo. Entendo os dois, e penso que a maioria dos profissionais de futebol também entende. Julgar fora do contexto é muito fácil. Viver aqueles momentos é muito difícil. A reacção a palavras que nos são dirigidas ou a uma faixa inexistente que nos penaliza fortemente, é algo que já nos aconteceu a todos. A verdade é que ninguém quer saber do que se passou antes para nos penalizar pela reacção.
Que ninguém se ria, porque com tanta tecnologia em redor do terreno de jogo somos todos candidatos a sermos apanhados um dia destes na malha da «reacção espontânea». Se o silêncio não é a solução, o protesto tem que ser pensado."

José Couceiro, in A Bola

Europa do futebol já andou à roda

"Portugal vai participar, sem surpresa, com cinco equipas na fase de grupos das competições europeias. O Sporting e o SC Braga cumpriram a obrigação de eliminar romenos e islandeses e o Marítimo não conseguiu ser a surpresa desejada caindo aos pés de um Dínamo Kiev com mais bagagem.
Hoje anda à roda para SC Braga e V. Guimarães, na Liga Europa e ontem a sorte não foi nada meiga com o Sporting - parte com um horizonte limitado pelo facto de estar no mesmo grupo de Juventus e Barcelona, assomando os dezasseis avos da Liga Europa como o objectivo mais tangível, em compita anunciada com o Olympiakos - enquanto o Benfica e FC Porto caíram em grupos em que tudo é possível, do acesso directo à fase a eliminar da Champions, até aos adeus prematuro.
Para quem ainda não deu conta, está é a última época para as equipas portuguesas no primeiro mundo da Champions. Na próxima época apenas o campeão nacional acederá à Liga Milionária directamente, enquanto que o segundo classificado irá à terceira pré-eliminatória e o terceiro rumará à Liga Europa. Para inverter esta situação, subindo no ranking, é preciso que os nossos representantes na Champions estejam à altura das responsabilidades (o que é cada vez mais difícil, em função do fosso que se agrava entre os clubes dos Big Five e os restantes...) e que, também, o SC Braga regresse a um nível que mostrou há meia dúzia de anos e o V. Guimarães dê um salto qualitativo na Europa, que é difícil de antecipar. Vida difícil pois, nesta UEFA onde os ricos são cada vez mais ricos e os pobres estão, a cada momento que passa, mais distantes..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Alvorada... do Rui

Benfiquismo (DLXXI)

E ainda se ri...!!!

Aquecimento... pós-sorteio

Champions 2017/18

Grupo A:
Manchester United
Basileia
CSKA Moscovo


10 Set: Benfica - Portimonense - Sábado
12 Set: Benfica - CSKA - Terça-feira
17 Set: Boavista - Benfica

24 Set: Benfica - Paços Ferreira
27 Set: Basileia - Benfica - Quarta-feira
01 Out: Marítimo - Benfica - Domingo

15 Out: Taça de Portugal
18 Out: Benfica - Man. United - Quarta-feira
22 Out: Desp. Aves - Benfica
25 Out: Taça da Liga
29 Out: Benfica - Feirense
31 Out: Man. United - Benfica - Terça-feira
05 Nov: V. Guimarães - Benfica - Domingo

17 Nov: Taça de Portugal
22 Nov: CSKA - Benfica - Quarta-feira
26 Nov: Benfica - V. Setúbal
29 Nov: Taça da Liga
3 Dez: Corruptos - Benfica
5 Dez: Benfica - Basileia - Terça-feira
10 Dez: Benfica - Estoril Praia
13 Dez: Taça de Portugal

Ao contrário do que pode parecer o Sorteio foi madrasto!!! Mais do que os nossos adversários o Calendário 'encaixou' muito mal no Calendário interno! Aliás, já esperava que assim fosse! Cada vez tenho a convicção mais forte que o 'sorteio' da Liga, foi 'encomendado'!!! Feito, para lixar o Benfica...
Com as datas da Taça da Liga e da Taça de Portugal pelo meio, tudo justificado pelo termino prematuro da Liga, devido ao Mundial no final da época, vamos ter uma 1.ª metade da época terrível...

Em relação aos nossos adversários, 'repetimos' praticamente o nosso grupo de 2011/12 !!! Só 'trocámos' o Otelul pelo CSKA:
- No Pote 2 não havia muito por onde escolher, calhou o Man United! Ao contrário de alguns Benfiquistas, não queria o Sevilha, além de financeiramente ser um 'mau' adversário, desportivamente é tão complicado como os outros!!!
Com Matic e Lindelof de 'regresso' (também 'gostava' que o Rojo jogasse...!!!) à Luz, vamos defrontar um adversário que aposta tudo na capacidade física!!! Muito dinheiro para comprar jogadores... que individualmente podem disfarçar as insuficiências colectivas!!! Pessoalmente julgo que a equipa de Mourinho é pouco inteligente a jogar, principalmente a defender (vários jogadores com IQ futebolistico baixo...),  e daí a inadaptação do Lindelof (!!!), mas compensa tudo, com muita força e muita velocidade... Sem reforços para a nossa defesa, será muito complicado jogar contra o Man United! E como é óbvio já sabemos como o Mourinho vai tentar anular o Benfica: marcação individual ao Pizzi, a dar forte e feio...!!!
- No Pote 3, o Basileia era um dos meus preferidos (juntamente com o Anderlecht). Viagem relativamente curta, muitos Benfiquistas presentes, e desportivamente uma equipa ao nosso alcance... Era importantíssimo evitar Nápoles, Tottenham, Roma e Liverpool... e evitar as viagens a Atenas ou a Istambul.
O Basileia tem uma boa equipa, habituada a ganhar internamente, alguns jogadores interessantes (contratou o Van Wolfswinkel!!! E já estava o Janko...!!!), mas temos tudo, para na última jornada na Luz, em caso de necessidade, carimbar a passagem aos Oitavos!
- No Pote 4, 'pior' que o CSKA só mesmo o Leipzig!!! Além da questão desportiva, ainda temos a viagem a Moscovo!!! O CSKA parece-me mais fraco do que o ano passado... mas é uma equipa com jogadores experientes... Muito cuidado para a 1.ª jornada na Luz: as equipas Russas por norma entram na Champions fortes, ainda me recordo daquela derrota com o Zenit na Luz, que nos complicou toda a participação nessa época...!!!

Em relação ao 'tal' Calendário muitos problemas:
- Logo na 2.ª jornada da Champions, jogamos na Suíça na Quarta-feira, e vamos ao Funchal no Domingo! O jogo tem que ser no Domingo, não pode ser adiado, porque logo a seguir temos jogos das Selecções! E com a eliminação do Marítimo hoje na Liga Europa, vamos defrontar uma equipa 'descansada', e com uma estratégia defensiva 'manhosa', tal como aconteceu o ano passado...
- A sequência 3.ª e 4.ª jornada, da Champions vai ser uma complicação! Vai começar com a Taça de Portugal, provavelmente o Benfica vai antecipar o jogo para Sexta ou mesmo Quinta, abdicando dos jogadores Internacionais (vai depender do Sorteio)! Depois temos o Man United na Luz, à Quarta, e vamos à Vila das Aves ao Domingo, já que a meio da semana vamos ter a 1.ª jornada da Taça da Liga (provavelmente com uma rotação completa...!!!). Na jornada seguinte do Campeonato, recebemos o bem treinado Feirense, no Sábado (se calhar numa Sexta... adivinhando a tal rotação na Quarta anterior na Taça da Liga, porque na Terça seguinte jogamos em Old Trafford... Tudo isto vai terminar, no Domingo seguinte (espero que seja mesmo Domingo) em Guimarães!!!
- A sequência da 5.ª e 6.ª jornada, será mais uma 'complicação'!!! Provavelmente uma complicação ainda maior: porque pelo meio vamos ter um Corruptos-Benfica!!!
Tudo vai começar novamente com a Taça de Portugal, dependendo do Sorteio se calhar o jogo será novamente antecipado, com o Benfica a 'abdicar' dos Internacionais... Porque logo a seguir, vamos a Moscovo na Quarta-feira... O regresso do 'frio' será com o complicadíssimo Setúbal na Luz (equipa chata...), provavelmente Domingo, porque na Quarta seguinte, temos a 2.ª jornada da Taça da Liga. Suspeito que este jogo da Taça da Liga vai ser adiado para a altura do Natal!!! É que o Corruptos-Benfica, deverá ser jogado na Sexta-feira, porque na semana seguinte as duas equipas vão ter a 6.ª jornada e provavelmente decisiva da Champions!!!
Resumindo, uma enorme complicação, com o Benfica a jogar fora de casa, após 5 das 6 jornadas da Champions (exactamente o inverso dos Lagartos)! Repito: 'encomenda'!!!

Grupo B
Bayern Munique (Alemanha)
Paris Saint-Germain (França)
Anderlecht (Bélgica)
Celtic (Escócia)

Grupo C 
Chelsea (Inglaterra)
Atlético Madrid (Espanha)
Roma (Itália)
Qarabag (Azerbaijão)

Grupo D
Juventus (Itália)
Barcelona (Espanha)
Olympiacos (Grécia)
Sporting

Grupo E
Spartak Moscovo (Rússia)
Sevilha (Espanha)
Liverpool (Inglaterra)
Maribor (Eslovénia)

Grupo F
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Manchester City (Inglaterra)
Nápoles (Itália)
Feyenoord (Holanda)

Grupo G 
Monaco (França)
FC Porto
Besiktas (Turquia)
RB Leipzig (Alemanha)

Grupo H
Real Madrid (Espanha)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Tottenham (Inglaterra)
Apoel Nicósia (Chipre)

A Champions está cada vez mais previsível. As equipas que chegam às fases adiantadas, são quase sempre as mesmas! As minhas dúvidas este ano, estão directamente ligadas com o 'dinheiro': será que PSG ou Man City vão finalmente intrometer-se na 'luta'?!!!
No Grupo B, temos um grupo típico, com duas equipas fortíssimas (Bayern, PSG) e duas equipas que vão 'lutar' pela 'despromoção' para a Liga Europa! Aposto no 1.º lugar do PSG e no 3.º lugar do Anderlecht (mesmo com o péssimo terrível de época dos Belgas no campeonato).
No Grupo C, a Roma vai tentar intrometer-se no Chelsea e no Atlético de Madrid, mas muito provavelmente os Italianos vão parar à Liga Europa...!!!
No Grupo D. mais um grupo típico, Juventus e Barça muito fortes (mesmo com todos os 'problemas' em Barcelona) e os Lagartos a lutarem com o Olympiakos pelo 3.º lugar. Dou algum favoritismo aos Lagartos, porque os Gregos baixaram muito o seu nível competitivo nas últimas 2 épocas!
No Grupo E, Sevilha e Liverpool vão passar... com o Spartak e o Maribor a lutar pelo 3.º!
No Grupo F, Man City e Nápoles são os favoritos, o Paulo Fonseca com o Shakhtar vai jogar 'bonito' mas vai falhar na hora decisiva... e vai acabar a lutar pela Liga Europa com o Feyennord!
No Grupo G, os Corruptos voltaram a ter 'sorte', mas não tanta 'sorte' como o ano passado!!! Também era difícil...!!! Para mim o Leipzig, mesmo sem 'experiência' vão ganhar o grupo, com o Mónaco a ser uma incógnita completa depois de todas as 'vendas'! Suspeito que o Leo Jardim internamente vai conseguir manter bons resultados internamente, mas na Champions vai ser complicado... Os Turcos parece-me que estão mais fracos do que o ano passado, mas nos jogos em Istambul vão complicar... Resumindo, parece-me o grupo mais 'equilibrado' com as 4 equipas, a poderem terminar nas 4 posições!!!
No Grupo H, 3 equipas fortes, mas com o favoritismo para os habituais Real e Borussia (mesmo com o habitual Real mais relaxado na fase de grupos), a falta de experiência/ingenuidade do Tottenham deverá ser fatal...!!!