Últimas indefectivações

domingo, 9 de julho de 2023

Um amor sem fronteiras...

Ángel com magia e coração

Rui Malheiro, in Record

5 jovens da formação a ter em conta em 23/24 | SL Benfica


"Está enraizado na cultura desportiva do SL Benfica o lançamento de, pelo menos, dois jovens atletas da formação na equipa principal das águias, por temporada. É a filosofia e o planeamento que os encarnados têm vindo a seguir nos últimos anos, e que, com Roger Schmidt, se tornou mais possível e mais viável.
Na época de estreia do alemão ao comando do clube, o técnico lançou vários atletas provenientes das camadas jovens na primeira equipa, uns de forma afincada, outros nem tanto. Entre todos os que tiveram, pelo menos, a oportunidade de treinar regularmente com a equipa “A” do Benfica, Roger Schmidt promoveu oficialmente António Silva, João Neves, Samuel Soares e Cher Ndour.
Tendo isso em conta, que jovens da formação benfiquista podem dar o salto para a equipa principal esta temporada? Aqui ficam cinco nomes que devem ser mantidos debaixo de olho ao longo dos próximos meses:

5. João VelosoNascido em Junho de 2005 o médio que está no Benfica desde os seus seis, completa 19 anos no próximo dia 26 e é um dos principais talentos da sua geração atualmente, tanto a nível interno no Seixal, como a nível nacional.
Na temporada passada o internacional pelas camadas jovens da seleção das quinas realizou 36 jogos e marcou cinco golos, repartidos entre quatro competições. Apesar da vasta quantidade de médios com que o Benfica pode contar na próxima temporada, há que manter este jovem na mira dos principais palcos tendo em conta a sua qualidade.
Mesmo que não dê o salto para a equipa principal, espera-se que João Veloso exerça um papel muito mais preponderante na equipa “B” dos encarnados.

4. Rafael RodriguesO lateral esquerdo de 21 anos, que foi diversas vezes convocado para jogos da equipa principal na temporada passada, pode beneficiar da falta de laterais com que os encarnados se encontram de momento.
Tendo apenas disponível Ristic para a posição no imediato, Roger Schmidt chamou Rafael para integrar os primeiros trabalhos das águias no arranque da nova época, algo que pode beneficiar o jovem português. Mesmo que chegue mais um lateral esquerdo à Luz, a profundidade existente na posição permite a possibilidade de encaixe do jovem nas convocatórias e nos trabalhos regularmente. Com possíveis lesões de um dos concorrentes ao lugar, a chamada de Rafael Rodrigues torna-se um cenário bastante provável.
Rafael apresenta características diferentes daquelas apresentadas, tanto pelo ex-titular Grimaldo, como por Ristic, e essa questão pode ser abordada de forma positiva pelo técnico alemão. Rafael já soma 47 jogos pela equipa B dos encarnados e fez parte da equipa campeã da Uefa Youth League em 2022.

3. Diogo Spencer À semelhança de Rafael Rodrigues, Diogo Spencer pode também beneficiar da falta de laterais com que o Benfica se encontra, neste caso na ala direita.
O lateral de apenas 18 anos renovou recentemente contrato com as águias e foi agora chamado aos trabalhos de pré-temporada para a equipa B, o que representa uma merecida subida de escalão no seu processo de formação e um indicador de que o clube acredita no seu potencial. Apesar de não ter somado minutos na segunda equipa como outros, a inclusão de Diogo Spencer nesta lista faz sentido a partir do momento em que se dá a saída de Gilberto do plantel das águias.
Sendo Bah o titular, e João Vítor uma alternativa à posição, Spencer pode ganhar terreno ao brasileiro por se assemelhar de forma mais direta ao estilo de jogo do titular e funcionar como um lateral mais ofensivo, contrariando à partida as funções de João Vítor.
Assim, pode existir espaço para o jovem caso o treinador sinta a necessidade de repor essas características no jogo e não de as mudar com a presença de João Vítor, que representa uma alternativa mais defensiva.

2. André Gomes O guarda-redes de 18 anos encontra-se neste momento lesionado, mas após a sua recuperação espera-se uma época de afirmação, ou como guardião titular absoluto da equipa “B”, ou como alternativa na equipa principal.
O jovem formado no Seixal esteve presente em todas as convocatórias da equipa principal na temporada passada após a renovação do seu contrato, ao mesmo tempo que disputava jogos noutros escalões, o que demonstra de forma clara a aposta e confiança da estrutura encarnada no potencial do guardião português. O jovem foi até considerado campeão nacional pelo clube da Luz mesmo não tendo realizado qualquer minuto oficial na primeira liga.
As suas características como jogador apontam-no como um fora de série. Tanto dentro como fora dos postes, André apresenta tudo aquilo que é necessário para atingir o patamar mais alto.
Sendo a situação atual da baliza encarnada bastante instável e difícil de prever, não é certo se André vai permanecer como o terceiro guarda-redes ou se vai exercer outro papel. Contudo, a qualidade do guardião é inegável e o futuro certamente o provará.

1. Hugo Félix É um caso sério. Aos 19 anos e depois de consecutivas boas exibições em todos os escalões por onde passa, a chamada à equipa principal das águias torna-se cada vez mais uma realidade. Atualmente ao serviço da seleção portuguesa no campeonato da Europa de sub-19, Hugo tem demonstrado de forma mais ativa a sua qualidade e potencial.
Num conjunto repleto de jovens promessas, o atleta do Benfica destaca-se neste momento com dois golos e duas assistências em dois jogos, sendo peça fundamental da formação lusa.
Na temporada passada Hugo chegou a ser chamado por Roger Schmidt à equipa principal numa partida a contar para a taça da liga, apesar de não ter saído do banco. Temporada essa onde realizou 36 jogos e somou 20 golos e assistências nos escalões de formação.
Caracterizado pelo remate forte, pela inteligência na construção e na decisão, Hugo destaca-se de forma exímia na execução de bolas paradas. Apesar da forte concorrência nas posições onde atua, este ano pode ser decisivo para Hugo se assumir de forma mais afincada na segunda equipa.
Elevando o seu jogo a outro patamar, pode merecer uma chamada à equipa comandada por Roger Schmidt de forma regular e seguir os passos que outrora foram dados pelo seu irmão."

Meninos especiais!


"O Sporting Clube de Portugal é um clube que necessita ser estudado. É um clube de "meninos especiais".
Se por um lado anda a pedir apoios à Câmara Municipal (8 milhões de euros dos contribuintes), por outro gasta 24 milhões no Giokeres, 7 milhões no Trincão e 10 milhões na % de passe de Pote e Ugarte que lhes faltava.
O Governo tem que intervir. Assim é IMPOSSÍVEL COMPETIR em Portugal. Temos clubes falidos a gastar 41 milhões em jogadores. E depois a "choramingar" apoios estatais."

Falidos!!!


"Andam a choramingar apoios de 8 mil euros à Câmara de Lisboa e depois dão 24 milhões de euros por um jogador da 2.ª divisão inglesa. Um tipo que daqui a 6 meses estaria livre para assinar a custo 0. Mas para a imprensa nacional o importante é que se minta e fale sobre o Benfica!"

5 minutos: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

Uma Semana do Melhor, excerto...