Últimas indefectivações

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Lanças, excerto...

Quarta, excerto...

Perguntas fáceis!!!

Até quando?!


"Rui Santos a dizer tudo, uma vez mais. Até quando vai continuar sozinho nesta luta? Federação Portuguesa de Futebol, onde andas? Liga Portuguesa de Futebol Profissional, onde andas? Conselho de Disciplina da FPF, onde andas? Secretário de Estado do Desporto, onde andas? Autoridade da Prevenção da Violência no Desporto, onde andas? Comunicação Social Portuguesa toda, onde andas? Benfica e Sporting, onde andam? Todos os clubes da 1ªLiga, onde andam? Até quando se vai continuar a permitir isto? ATÉ QUANDO?!?!?!?!?!?"

Buscas na Torre das Antas... 😏

Recordar...


"Numa das últimas investigação ao FC Porto, um dos investigadores do DCIAP faleceu em serviço.
Deus queira que desta vez sobrevivam todos..."

𝗕𝘂𝘀𝗰𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗹𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀 𝗮 𝗳𝗿𝗮𝘂𝗱𝗲 𝗳𝗶𝘀𝗰𝗮𝗹 𝗲 𝗯𝗿𝗮𝗻𝗾𝘂𝗲𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗽𝗶𝘁𝗮𝗶𝘀 𝗻𝗼𝘀 𝘁𝗿𝗲̂𝘀 𝗽𝗿𝗶𝗻𝗰𝗶𝗽𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗹𝘂𝗯𝗲𝘀 𝗲𝗺 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹.


"𝗦𝗟 𝗕𝗲𝗻𝗳𝗶𝗰𝗮:
𝘎𝘰𝘯𝘤̧𝘢𝘭𝘰 𝘎𝘶𝘦𝘥𝘦𝘴, 𝘝𝘭𝘢𝘤𝘩𝘰𝘥𝘪𝘮𝘰𝘴 𝘦 𝘊𝘩𝘪𝘲𝘶𝘪𝘯𝘩𝘰.

𝗦𝗽𝗼𝗿𝘁𝗶𝗻𝗴:
𝘉𝘢𝘴 𝘋𝘰𝘴𝘵, 𝘕𝘢𝘭𝘥𝘰, 𝘈𝘯𝘥𝘳𝘦́ 𝘗𝘪𝘯𝘵𝘰, 𝘙𝘶́𝘣𝘦𝘯 𝘚𝘦𝘮𝘦𝘥𝘰, 𝘉𝘦𝘵𝘰 𝘗𝘪𝘮𝘱𝘢𝘳𝘦𝘭, 𝘉𝘢𝘵𝘵𝘢𝘨𝘭𝘪𝘢 𝘦 𝘚𝘤𝘩𝘦𝘭𝘰𝘵𝘵𝘰.

𝗙𝗖 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼:
𝘔𝘢𝘳𝘪𝘴𝘲𝘶𝘦𝘪𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘔𝘢𝘵𝘰𝘴𝘪𝘯𝘩𝘰𝘴, 𝘎𝘶𝘢𝘳𝘥𝘢 𝘈𝘣𝘦𝘭, 𝘍𝘦𝘳𝘯𝘢𝘯𝘥𝘢 𝘖𝘭𝘪𝘷𝘦𝘪𝘳𝘢, 𝘉𝘳𝘶𝘹𝘢 𝘥𝘦 𝘔𝘢𝘵𝘰𝘴𝘪𝘯𝘩𝘰𝘴, 𝘊𝘢𝘭𝘰𝘳 𝘥𝘢 𝘕𝘰𝘪𝘵𝘦."

Portimão? O MP não sabe o caminho para Portimão?!!!

Comunicado



"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD confirma que está desde o princípio da manhã a ser objeto de diligências de busca por parte das autoridades judiciais.
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD manifesta a sua total disponibilidade para colaborar com as entidades competentes, como sempre tem acontecido até aqui.
No estrito respeito pelo segredo de justiça existente no âmbito da investigação em curso, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD não fará mais qualquer comentário sobre esta matéria."

5 alternativas para substituir Grimaldo no SL Benfica


"Até que enfim que se confirmou o desfecho triste na novela “Alejandro Grimaldo”. O lateral espanhol vai mesmo abandonar o SL Benfica no final da presente temporada, tendo até já sido confirmado na Alemanha, onde vai representar o Bayer 04 Leverkusen, num contrato de quatro épocas.
Após sete anos na Luz, Grimaldo sai como entrou, a custo zero, tendo sido um ativo muito interessante enquanto esteve em Lisboa, criando sempre algumas reservas em relação à sua postura e até ao seu potencial, mas conseguindo sempre cumprir a sua missão de águia ao peito. Apesar de nunca ter sido um lateral extraordinário, em parte devido às suas limitações defensivas, foi sempre um jogador que conseguiu impor o seu jogo e garantir sempre um lugar no onze inicial encarnado.
Com esta saída, o SL Benfica tem de ir com urgência ao mercado, contratar um lateral que faça esquecer Grimaldo e que consiga, ao mesmo tempo, ser capaz de agarrar a titularidade encarnada e catapultar os patamares exibicionais do flanco esquerdo da Luz, a nível que já não vemos provavelmente desde Fábio Coentrão.
Por isso, e tendo em conta sobretudo o aspeto financeiro, o potencial e a capacidade de ser uma opção imediata para Roger Schmidt, apresento aqui 5 alternativas a Grimaldo, de um lote que podia ser ainda mais extenso, e onde deixei de fora nomes como Ian Maatsen, Fabiano Parisi, Luca Netz, Manu Sanchéz ou Miguel Gutiérrez. Todos estes nomes seriam, para mim, laterais de elite no SL Benfica, mas já têm um valor de mercado bastante acentuado, algo que foi uma séria prioridade para mim na hora de escolher o lateral “perfeito”.

5. Juan Miranda | Real Bétis – Formado no FC Barcelona, tal e qual como Alejandro Grimaldo, Miranda tem tido um percurso inconstante em Sevilha, onde representa o Real Bétis. Esta época participou em 28 encontros, onde apontou 3 golos e assistiu o mesmo número de vezes os seus companheiros. Lateral alto, forte defensivamente, necessita de largar algumas amarras no seu jogo ofensivo, algo que poderia servir a Schmidt. Com mais um ano de contrato com o Bétis, não parece que a equipa de Sevilha vá dificultar a vida ao jovem de 23 anos, que está neste momento avaliado em 5 milhões de euros, e que poderia ser um investimento a médio/longo prazo, interessante para o SL Benfica.

4. Gijs Smal | FC Twente – Bem conhecido de Roger Schmidt, que certamente terá acompanhado de perto este jogador de 25 anos, Smal ganha cartel nesta lista de alternativas a Grimaldo, sobretudo pelos números que apresentou esta época. Foram 38 jogos, onde apontou um golo e 11 assistências o que, para a realidade onde está inserido, é muito interessante. Forte a atacar, é no passe e na capacidade de cruzamento que se destaca, podendo melhorar a nível defensivo. Com mais um ano de contrato com o Twente, Smal poderia mudar de ares por uma quantia mais reduzida, numa altura em que o seu passe está avaliado em 4 milhões de euros.

3. Faitout Maouassa | Montpellier HSC – Jogador muito baixinho, apenas 1,70m de altura, é um lateral muito ofensivo, que gosta de assumir algum protagonismo atacante nas suas equipas. Emprestado pelo Club Brugge ao Montpellier, completou 31 jogos, e apontou 5 golos e as mesmas assistências.
Com mais 2 anos de contrato com os belgas, o seu passe está avaliado em 5 milhões de euros, pelo que pode ser um pouco mais caro que alguns dos alvos desta lista, tendo também em conta a boa época que realizou. Ainda que acredite na qualidade deste jogador, iria também necessitar de algum trabalho a nível defensivo.

2. Adrià Pedrosa | RCD Espanyol – Esteve lesionado durante praticamente toda a época, mas desde que voltou que foi opção para os 5 jogos que disputou. Estamos a falar de um lateral interessante, um protótipo de Grimaldo que aplica toda a sua qualidade nos seus 1,72m de altura. Com 25 anos, Adrià termina contrato no final da presente temporada, o que vai certamente aguçar o apetite de muitos clubes em garantir este jogador. Na última época disputou 31 jogos, e poderia ser um jogador interessante a ter em conta na Luz.

1. David Jurasek | SK Slavia Praha – Percebo perfeitamente o porquê de este jovem já ter sido apontado ao clube da Luz. Internacional A checo, este miúdo de apenas 22 anos é muito rápido, agressivo no jogo ofensivo, “estende-se” muito bem ao longo do campo e cruza bem. É diferente de Grimaldo, até pelos seus 1,83m de altura, e tem muito potencial para ser trabalhado por Schmidt no Seixal. Estaremos a olhar para outro Alexander Bah? É bem possível, até porque neste fase da carreira, David ainda está ao alcance de um clube com o SL Benfica, e seria realmente o reforço mais interessante desta short list. Com o seu passe avaliado em 3 milhões de euros, tem contrato até ao verão de 2026. Nesta época completou 42 jogos, onde deu 11 assistências, e apontou dois golos."

As saudades que Lisboa sentia


"Dividida em duas cores, a capital vai voltar a sentir aquilo que sentiu há 48 anos. Tal como em 1975, o Sport Lisboa e Benfica desloca-se a casa do seu rival com a hipótese de lá conquistar o título de campeão, que já lhe foge desde 2019.
Há 48 anos, a 4 de Maio de 1975, num jogo a contar para a vigésima nona jornada do campeonato, também ela a penúltima do mesmo, lendas como Eusébio, Toni, Humberto Coelho, Bento, Nené, Shéu, e o autor do golo Diamantino Costa, colocaram o seu nome na história ao terem conquistado pela primeira e única vez o título de campeões nacionais na casa do vizinho Sporting CP.
Agora, tal como em 1975, um empate pode bastar para consagrar o Benfica campeão caso o rival FC Porto empate também na deslocação à vila de Famalicão. Se por acaso os azuis e brancos perderem, as águias já entram em Alvalade campeãs, mas, em caso contrário, só uma vitória assegura os três pontos necessários para a confirmação daquilo que há tanto se espera.
Em pleno 2023, a história pode repetir-se mas desta forma com um pouco mais de euforia, já que na última e única vez que o título benfiquista foi conquistado no outro lado da cidade, os jogadores das águias foram jantar fora como forma de celebração, pois, tal como os mesmos contam, já era tão recorrente ganharem que o hábito se sobrepôs à festa.
No domingo, caso o Benfica tenha motivos para festejar, com certeza que um jantar fora não vai satisfazer as necessidades daqueles que há quatro anos esperam por este momento. Por volta das 20:30 a cidade vai parar. Nas suas ruas, só aqueles que não sabem o que pode acontecer por elas vão andar.
Nas estradas só o desespero daqueles que ainda sonham lá chegar a horas as vai persistir. Já os bares e cafés, esses que se preparem, porque a lotação dos mesmos vai fazer com que cada um deles se assemelhe ao estádio onde os que os ocupam não conseguiram entrar. Depois disso, só o destino ditará onde as almas passarão o resto da noite, se em casa abatidos a pensar naquilo que se passou, ou na rua a festejar aquilo que acabou de acontecer.
Lisboa sentia saudades deste ambiente e os adeptos também. A festa do futebol transcende as quatro linhas e os festejos hão de se fazer, seja de que lado for, seja por que motivo for."

RND - 45 minutos...

5 minutos: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

O Cantinho Benfiquista #139 - Nearing The Finish Line

A Verdade do Tadeia #808 - O Jogo do ano (Parte dois)

Benfica Podcast #486 - Bring it home

Leonor, excerto...

105x68, excerto...

Terça, excerto...

Não matem o futebol


"Passaram agora 5 anos desde que tivemos a vergonha do ataque à Academia de Alcochete que manchou a história do Sporting Clube Portugal. Quando decidi concorrer às eleições do meu clube contra Bruno de Carvalho, uma das principais razões, para além da principal de que todos os que estavam bem posicionados para concorrer contra ele optaram por não avançar, foi mesmo procurar evitar um desastre que estava iminente para quem estivesse mais atento, dado o historial do personagem e a vassalagem de tantos ao mesmo.
Os dirigentes e treinadores que no futebol têm a obrigação de dar o exemplo continuam muitas vezes a ser aqueles que no nosso país são mais "incendiários" e isso é não só irresponsável como até criminoso. Nem sequer estão a ser inteligentes porque se a ideia é termos um desporto que consiga atrair mais espetadores e receitas, este tipo de atuação tem o efeito contrário. Para além disso e pior contribuem para passar para toda a sociedade, especialmente aos mais jovens, uma agressividade desequilibrada que se vê cada vez mais por exemplo no futebol jovem federado (muitas vezes os pais são os principais culpados).
Revi as imagens do final dos últimos jogos do Sporting e do FC Porto e só me apeteceu deixar de ver jogos do nosso campeonato quando existe hoje em dia tanta oferta de desporto internacional (let's go Celtics!). Não serei caso único. Mas isso não pode ser a solução.
Não quero parecer ingénuo e sei até pelo meu próprio caso que a competitividade traz ao de cima a nossa agressividade/testosterona e os excessos são mais difíceis de controlar, mas temos todos que colaborar no sentido do futebol voltar a ser a festa e a escola de virtudes que deve ser. Uma escola onde aprendemos a saber ganhar e a saber perder. Onde se aprende a trabalhar em equipa e a respeitar os outros. O bom desportista luta continuamente, umas vezes com sucesso e outras vezes não e isto aplica-se à vida quotidiano de todos e à vontade de sermos melhores pessoas.
Não me esqueço e estou muito grato por tantos bons exemplos de desportistas e treinadores que tive o privilégio de conhecer naqueles tempos de candidatura e que são para mim uma referência do que o desporto deve ser: Alexandre Batista, Balakov, Claudio Ranieri, Delfim, Francisco Guimarães, João Aroso, John Terry, José Couceiro, José Tomaz, Juande Ramos, Luis Gonçalves, Marcelo Bielsa, Mariano Barreto, Mário Moniz Pereira, Oceano, Rui Jorge e Tomás Morais. Espero não me ter esquecido de nenhum. Que seja para eles que os nossos jovens olhem e cujo exemplo queiram seguir.

P.S.: São muitos os que como eu estão preocupados com a eventualidade de uma tragédia caso o Benfica seja mesmo campeão em Alvalade (o que não acredito) e se cruzarem dezenas de milhares de sportinguistas frustrados e de benfiquistas eufóricos. Que haja boa organização, bom senso e calma de todos é o que desejo."