Últimas indefectivações

domingo, 31 de julho de 2011

A grande surpresa do incrível Shrek

"Quando, num gesto infantilóide dos que lhe são frequentes, o ogre verde desatou a bater palminhas ao árbitro e viu, logo aí, o cartão vermelho, percebeu que aquele não era um dos que se lambuzam com jantares de marisco lá para os lados de Matosinhos com dirigentes castigados por tentativa de corrupção. Foi, para o incrível Shrek, uma grande surpresa. Uma enorme surpresa.

Afinal, fora-lhe ensinado que podia fazer tudo o que lhe desse na real gana. Destruir a pontapé túneis de acesso a relvados, fazer num bolo a cara de qualquer steward que cruzasse o seu caminho, assinar no fim de uma época o extraordinário recorde de 10 golos marcados de penálti mesmo que para aí nove deles não tenham passado de um gesto generoso da classe que continua a passear-se de cócoras sem um pingo de decência para amostra.

O pequenino cérebro do incrível Shrek (e toda a gente que viu o filme sabe que até o burro é mais esperto) não conseguiu absorver tamanho atrevimento por parte do senhor que lhe erguia, voluntariosamente, um cartão vermelho no topo do braço levantado aos céus. Há coisas que não fazem parte da sua vida, e não voltarão a fazer. De regresso ao país que o mar não quer, como dizia Ruy Belo, tudo volta a estar no seu lugar. Ou seja: de cócoras. O incrível Shrek não terá novas surpresas. Pode atirar-se para cima dos adversários que ficará seguro do penáltizinho maroto. Pode bater palminhas e agredir inocentes no exercício da sua profissão que não levará mais do que um ou dois jogos de castigo, criteriosamente escolhidos por D. Palhaço. Umas doses reforçadas de marisco de bocas borradas de bâton no quarto de hotel, um cafézinho lá pela meia noite num subúrbio sinistro da capital da província com envelopes à mistura, e eis o incrível Shrek outra vez à solta na sua Disneylândia de pacotilha. O Futebol em Portugal, às vezes, parece um desenho animado. Sem graça."


Afonso de Melo, in O Benfica

Objectivamente (TV)

"A nova época está aí e andam todos profundamente intrigados em ver como é que o Benfica se vai organizar e recuperar da forte desilusão que a última temporada futebolística lhe trouxe.

No entanto, ninguém destaca aquela que é a grande notícia da actualidade: a provável venda de direitos televisivos a um novo canal pela «módica» quantia de 40 milhões de euros por época para a transmissão de jogos do Sport Lisboa e Benfica!

Para um Clube que tantas críticas ouviu nos últimos tempos, não está nada mau um negócio destes que permitirá resolver o seu problema financeiro a curto prazo!

Cansado de muitas vezes ver desvalorizado o seu complexo trabalho de líder à frente do Benfica, Luís Filipe Vieira mantém o silêncio necessário à realização de importantes negócios para o Clube, mas nunca é demais realçar o trabalho excepcional do presidente naquilo que é essencial para o SL Benfica: Salvá-lo das agruras financeiras que a crise pode provocar e dar-lhe um futuro digno da grandeza que o envolve! Enquanto muitas vozes através da Imprensa fazem grandes roteiros de viagem para LVF à procura de jogadores para contratar, o presidente do Benfica estava a tratar do fundamental para o Clube: o seu futuro!

Mas sobre isso pouca gente fala. Estão apenas preocupados porque o Benfica deixou fugir um lateral direito para o rival FCP por 13 milhões de euros! Fosse o Benfica a pagar esse valor por um jovem defesa e teria sido anunciado a descoberta de mais um poço de petróleo na Rua dos Soeiros, mas como a contratação se consumou através do génio do Norte, foi mais uma extraordinária vitória no campeonato das contratações, como se isso fosse o mais importante neste momento.

Veremos, lá para Janeiro (que é quando chega o craque) se os 13 milhões investidos têm justificação ou se foi mais uma birra de menino mimado armado em rico na cadeira do sonho!"


João Diogo, in O Benfica

A importância dos milhões

"Escrevo este texto antes da importante jornada da liga dos campeões frente aos turcos. Para um orçamento ambicioso, e, fundamentalmente, para um orçamento que contemplou mais de uma dezena de jogadores que muito prometem, é imperioso que os milhões da liga milionária engrossem os cofres da luz. O esforço financeiro que o presidente Luís Filipe Vieira fez no actual plantel do Sport Lisboa e Benfica, dotando-o de jogadores de primeira linha, carece de receitas extraordinárias e nada melhor do que a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões para equilibrar as nossas finanças. É bom que todos quanto integram a nossa estrutura profissional de futebol estejam imbuídos de um espírito vencedor e, acima de tudo, que todos estejam dispostos a deixar a pele em campo.

Este desígnio estratégico do Sport Lisboa e Benfica não pode deixar de ser alcançado sob pena de podermos hipotecar muita coisa...

Estou confiante que vamos arrancar com o pé direito. Pelo que tenho visto estou certo que estamos muito mais fortes do que no ano transacto e nem mesmo o infeliz episódio Luisão me tira a confiança que irei, no futuro, ouvir mais vezes o hino dessa competição de excelência internacional que é a Liga dos Campeões. Agora é importante que todos juntos, sócios e adeptos, façamos chegar aos nossos atletas a certeza que podem contar com uma massa humana disposta a tudo fazer para os apoiar e incentivar a chegar longe.

Quem ouviu Jorge Jesus na conferência de imprensa, na véspera do jogo, só pode estar confiante. Temos um treinador que sabe bem o que quer, para onde vai e cujo principal objectivo está traçado há muito tempo - a reconquista do Campeonato Nacional. Jorge Jesus já assumiu, publicamente, que o actual plantel tem mais opções que o do ano passado. Resta a todos nós apoiar a equipa."


Luís Lemos, in O Benfica

Campeões Nacionais



Este fim-de-semana realizou-se os Campeonatos de Portugal (individuais) de Atletismo. Os atletas do Benfica, confirmando os bons resultados conseguidos durante a época, sagraram-se Campeões em diversas especialidades:

Marcos Chuva - Salto em Comprimento

Marco Fortes - Lançamento do Peso, Lançamento do Disco

Tiago Aperta - Lançamento do Dardo

Yazaldes Nascimento - 100m, 200m

Nelson Évora - Triplo Salto

Jorge Paula - 400m barreiras

Paulo Gonçalves - Salto em Altura

"Os Empatas" !!!





Portugal 0 - 0 Uruguai



Uma equipa que se qualificou com vários empates, que nos muitos jogos particulares que se seguiram, empatou, quase sempre, nada mais adequado que começar o Mundial com mais um empate!!! Só vi um curto resumo, mesmo assim deu para ver uma excelente defesa do Mika (aparentemente lendo o site do Benfica, ainda não é considerado jogador do Benfica!!!). O Roderick, o Luís Martins e o Nelson Oliveira também foram titulares...

Os nossos ex-jogadores Danilo e Sana foram titulares, enquanto o Mário Rui ficou no banco...

Podem ver aqui o resumo.


adenda: O nosso Rodrigo começou bem, com os dois primeiros golos da Espanha, na vitória por 4-1. Dois golos cheios de ganas...!!! Está aqui o resumo.

O Carole ficou no banco, na derrota da França com a Colômbia... Aquele penalty a favor da equipa da casa... concerteza que James não estranhou!!! (aqui)

Um dos nossos...

Já temos Águia! Teremos equipa?

"1. Estava com algum receio relativamente à estreia da nossa nova águia Vitória antes do jogo de apresentação frente ao Toulouse. Sempre era o seu primeiro voo num estádio com muita gente e bastante agitação, bem diferente dos seus treinos 'à porta fechada'. A Vitória foi dando as suas voltas e, apesar de ver o tratador muito calmo, cheguei a recear um falhanço, face à demora até ela se decidir a 'aterrar' no nosso emblema. Mas acabou por fazê-lo em grande estilo. 'Temos Águia, agora falta termos equipa', disse para os meus companheiros de bancada. Quarta-feira da semana passada, frente ao Toulouse, ainda não tivemos. Espero que frente aos turcos do Trabzonspor (estou a escrever antes), as coisas se tenham passado de forma diferente.


2. Voltámos a ter Águia, mas continuamos a não ter som. Quando o nosso antigo jogador e atleta, Guilherme Espírito Santo, deu o pontapé de saída do Benfica-Toulouse, os meus vizinhos de bancada perguntavam-se quem era aquele senhor. Um sócio muito antigo do Benfica? Tenho a honra de conhecer pessoalmente aquele que, foi dos melhores avançados do Futebol português e, ao mesmo tempo, multi-recordista nacional de saltos em altura, comprimento e triplo e, por isso, pude elucidá-los. Porque aquilo que o locutor diz não se consegue entender. Percebia-se nos primeiros tempos do novo estádio, deixou-se de perceber-se há anos. Até quando?


3. Dia 1: 'Luisão vira costas ao Benfica', titulava um jornal. Dia 2: 'braço de ferro'. Dia 3: chega Luisão, dizendo-se pronto a defrontar a equipa turca no apuramento para a Liga dos Campeões. Dia 4: Luisão treina no Seixal. Dia 5: idem. Dia 6: Luisão joga. Que jogador tenha pensado na posibilidade de se transferir para um campeonato que remunere melhor os jogadores, admito. Mas daí até ter virado costas e feito 'birrinha' ainda vai uma boa distância...


4. Alex Sandro, defesa suplente do veterano Léo, no Santos, custou ao FC Porto 9,5 milhões de euros. Danilo, defesa da selecção Sub-20 do Brasil, que só chegará em Janeiro, custou 13 milhões. Ainda bem que (diz-se) o Benfica perdeu a corrida."


Arons de Carvalho, in O Benfica



PS: No Piso 3 o sistema de som está em melhores condições (já esteve melhor) do que no Piso 0. Ouvi tudo o que foi dito sobre o nosso Espírito Santo. Inexplicavelmente o locutor apresentou a nossa Glória, somente como um antigo sócio do Benfica, aparentemente esqueceu-se do facto, de ser actualmente o mais velho jogador do Benfica ainda entre nós, além das extraordinárias marcas no Atletismo... Esquecimento? Ignorância? Estranho, muito estranho, para não dizer outra coisa...!!!