Últimas indefectivações

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Os desportos atléticos também são para mulheres

"O primeiro torneio de atletismo feminino em Portugal contou com a participação de atletas benfiquistas.

Na década de 1930, o desporto feminino no pais dava os seus primeiros passos, ainda que tímidos. 'A mulher, entendendo que é feita de sangue, carne, nervos e ossos como qualquer homem, decidiu emancipar-se. Entendeu que o lema «mens sana in corpore sano» não poderia ser exclusivo do homem'.
Foi neste contexto que, em 1934, o Club International de Football (CIF) decidiu organizar um torneio de atletismo feminino no seu Campo das Laranjeiras. Esta foi a primeira competição feminina da modalidade em Portugal, contando com a participação de atletas do CIF, Benfica e Belenenses. O torneio foi disputado em duas jornadas, no fim de semana de 8 e 9 de Setembro, e 'compreendia um conjunto de provas muito interessantes', que despertou grande interesse na numerosa assistência. Foram disputadas diversas provas ao longo dos dois dias, 'vimos senhoras formosíssimas em saltos aparatosos e em corridas magníficas, vimo-las lançando o dardo e o disco'.
Apesar dos resultados ainda não serem comparáveis com as competições de outros países, as atletas mostraram um bom nível, pois 'também as meninas portuguesas são susceptíveis de brilhar no desporto'.
A estreia de benfiquistas em provas atletismo constituiu, assim, um êxito lisonjeiro. As atletas 'encarnadas'. Deolinda Chupelo, Ida Figueira, Maria de Lurdes Barnabé, Florinda Oliveira e Judite Nunes representaram dignamente o seu clube. Deolinda Chupelo foi a benfiquista que mais se evidenciou, com a conquista de três medalhas, ao classificar-se em 2.º lugar nos 100m e em 3.º lugar nos 200m e no lançamento do disco. Todas as provas foram ganhas pelas atletas do CIF, 'tendo a melhor recompensa à sua iniciativa, mas o Benfica e Belenenses, portaram-se brilhantemente', sendo de destacar 'o entusiasmo e franca camaradagem 'que sempre reinou entre as participantes'.
A iniciativa foi 'digna de inteiro aplauso e veio dar uma nota original e moderna na rotina do nosso meio desportivo'. Mereceu o maior destaque na imprensa da época, referindo que a mulher portuguesa 'tem mostrado inegáveis aptidões para o desporto' e que 'marcou já um valor que faz prever um bom futuro'.
Após a distribuição de medalhas às três primeiras classificadas em cada prova, a direcção do CIF ofereceu um Porto de Honra aos seus convidados, brindando-se pelos progressos do atletismo feminino.
Descubra mais curiosidades sobre esta modalidade na área 3 - Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Paula Simões, in O Benfica

Benfiquismo (DCCCLXII)

Saudade...!!!