Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O cavalo selvagem

"Shakespeare teria gostado dele. Vítor Baptista era feito do mesmo barro com que fazem os heróis trágicos, como Jim Morrison ou George Best.
Tinha um talento especial para transformar permanentemente a vida em teatro. Escancarava com insistência as portas e as janelas proibidas, descobrindo ventos e tempestades inimagináveis. Era um ser desabridamente humano, com tanto de vilão como de criança ingénua e desconcertante. Não procurava deliberadamente os holofotes, mas a sua personalidade excêntrica fazia com que os holofotes o procurassem.
Nascido e criado no seio de Setúbal, abraçou o Vitória, onde cresceu como jogador e encetou o caminho das suas vivências mirabolantes.
Aos 18 anos, venceu a Taça de Portugal ao serviço dos sadinos. Inicialmente com funções de médio, seria o técnico José Maria Pedroto a traçar-lhe o destino de finalizador. 'Força, talento, visão e remate', assim o resumiu, um dia, Amadeu José Freitas. Como goleador, viveria o auge em 1971, seu ano derradeiro no Bonfim, antes de voos mais altos. Falhou, então, por uma unha negra a Bola de Prata, com o benfiquista Artur Jorge a toldar-lhe o sonho no último jogo do campeonato.
E veio o Benfica, onde imperavam os treinos árduos de Jimmy Hagan. De águia ao peito, sagrar-se-ia cinco vezes campeão nacional em apenas sete épocas. Pelo meio, seria um autêntico cavalo selvagem, que nunca o clube nem a selecção ou a sociedade conseguiriam domar.
Em 1978, marcou um golo que foi um brinco, resolvendo, na Luz, o jogo com o Sporting a contar para o Nacional'. Quando os companheiros o abraçaram, saltou-lhe da orelha o polémico e arrojado talismã de brilhantes que lhe tinha custado os olhos da cara. O jogo parou, e, enquanto o público, mal refeito da festa, procurava desvendar o que fazia o jogador de rabo para o ar, revolvendo a relva, Vítor Manuel Ferreira Baptista, o homem, semeava a estória mais caricata do futebol português. 'Perco dinheiro a trabalhar', diria. Era o canto do cisne. No rescaldo da cena, em atitude reincidente, declarou-se mal pago, recusando-se a alinhar, dias depois, frente ao Liverpool. Que tinha dores de cabeça. O despedimento com justa causa foi santo remédio.
Regressou a Setúbal, numa passagem fugaz com passaporte para o Porto, onde o acolheu o Boavista. Aí, treinava quando queria, 'que era o Vítor Baptista'.
Talvez inspirado por Burt Lancaster, que certo dia o fez chorar no filme Trapézio, nunca parou com os saltos mortais. Sairia do Bessa para o San José Earthquakes, dos Estados Unidos, onde não aqueceu o lugar. Regressado à pátria, seguiram-se Amora, Montijo, União Tomar, Monte Caparica e, finalmente Estrelas do Faralhão, da II Divisão Distrital, de Setúbal. Aí chegou em meados de 80, veterano já, depois de ter passado o último Natal com a namorada numa barraca tapada com jornais.
Eram já os pântanos da droga e da delinquência com a justiça à perna. Chegava aos tribunais a saía. Era «um homem bom e generoso, desviado pela sua própria imaturidade e por circunstâncias várias da sua vida em particular». Mas esse desvio reiterado levá-lo-ia ao cárcere. Depois de sair, conseguiu empregar-se na Câmara de Setúbal como jardineiro. Voltas para aqui, voltas para acolá, e acinzentou-se a sua relação com as flores, assumindo o ofício de coveiro. Caminhava já para o dia 1 de Janeiro de 1999, a partir do qual as portas e as janelas proibidas descansaram finalmente em paz. Tinha 50 anos. Por muitos ventos e tempestades que envolvam o seu nome, Vítor Baptista será sempre 'o Maior', como ele próprio, um dia, do alto da sua célebre inspiração, se auto-proclamou. Glosando um dito do também indomável Maradona, no dia da sua despedida: 'Yo me equivoqué y pagué, pero la pelota no se mancha.' "

Luís Lapão, in Mística

O absurdo e o bizarro

"Decidiu o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol remeter para a Comissão de Instrução de Inquéritos da Liga uma denúncia anónima que, supostamente, relata a utilização irregular de jogadores do Benfica no jogo com a Académica de Coimbra, a contar para a Taça da Liga.
Situação bizarra esta, uma vez que a Conselho de Disciplina da FPF viola com esta actuação os regulamentos que deveria cuidar de fazer respeitar. Denúncias anónimas e sem fundamento devem ter um único tratamento por parte deste órgão disciplinar: lixo.
Em segundo lugar, no caso do Benfica, manifestamente quem tomou tal decisão, parece desconhecer a letra e o espírito do regulamento de competições.
Quem fez a denúncia tinha um único objectivo: confundir situações que não são comparáveis. Só se estranha a absurda decisão do CD da FPF."


PS: Nos últimos dias muitos de nós perguntavam: qual vai ser o alibi pífio utilizado para ilibar os Corruptos, peloo erro, na utilização indevida dos 3 jogadores no jogo da Taça da Liga?!!!
Já não precisamos de esperar mais!!! Esta denuncia anónima validada pelo CD da Federação, só tem um objectivo: levantar uma cortina de fumo, confundir, para posteriormente ilibar os Corruptos, alegando o espírito dos regulamentos... tentado criar a ilusão de que o Benfica também teria sido 'ajudado' !!!
Não é a primeira vez que estes esquemas são usados, a estória do Conselheiro Matrimonial é só o exemplo mais famoso!!!
Para os mais distraídos recordo, que o tal regulamento que os Corruptos violaram, serve para regular a utilização de jogados na equipa B... Quando tentam colocar no mesmo saco, dois jogos da equipa principal do Benfica, é sinal que esta gente acha mesmo que toda a gente é burra... mas tenho a certeza que os avençados vão dar corda ao assunto, afinal são pagos para isso...

Meia-vitória do Futebol em África !!!

Não tenho seguido a CAN com atenção, vi grande parte dos jogos de Cabo Verde - por razões sentimentais... -, e pouco mais. Hoje assisti ao prolongamento da Meia-final entre o Gana e o Burkina-Faso. O Burkina acabou por ganhar nos penalty's, mas o árbitro Tunisino fez tudo, mas mesmo tudo, para o Gana vencer...!!! Já nos Quartos-de-final, no Cabo Verde-Gana, ficou-me claramente a impressão que a arbitragem estava inquinada, mas ainda pensei que a minha costela Cabo-Verdiana, me tivesse 'tapado' a visão!!! Esta noite, o Gana beneficiou de um golo mal anulado ao Burkina, e perto do fim, um descarado penalty contra o Gana, deu cartão vermelho ao melhor jogador do Burkina - que agora vai falhar a final da CAN, por uma suposta simulação, que não fez!!!
Não sei quem estava interessado que o Gana fosse à final, não sei se alguém no Gana comprou o árbitro, não sei se foi uma qualquer organização criminosa de apostas desportivas, sediada na Ásia - ou noutro local qualquer... -, não sei se a organização do torneio queria o Gana na final - duvido, até porque daquilo que vi nos jogos da África do Sul (país organizador), não me pareceu existir arbitragens excessivamente caseiras!!! -, agora aquilo que sei, é que uma equipa de arbitragem tentou viciar o resultado de um jogo, à descarada, sem qualquer pejo, qualquer pessoa que perceba minimamente de futebol, viu o que se estava a passar... Nem parecia um Jogo, parecia mais uma qualquer etapa do WWF (Wrestling Americano!!!), onde os socos e os pontapés são a fingir, e os KO são combinados...
Muito sinceramente não tenho qualquer fé, numa auto-regeneração das instituições desportivas Mundiais - ou Nacionais -, a auto-regulação é uma enorme treta, as Federações estão infectadas até ao tutano de corruptos, a cultura dominante é corrupta... e ironicamente, temos a inacção do Internacional Board - maioritariamente Britânico - como o principal aliado, na perpetuação deste Sistema...
Os Americanos nestas coisas não perdoam, nas Ligas profissionais Americanas sabem perfeitamente, que a credibilidade dos resultados, é essencial, nos futuros resultados financeiros das Ligas e dos Clubes, a sustentabilidade da industria desportiva a longo prazo, está directamente ligada à transparência dos resultados... eles até podem ter resultados 'arranjados', mas nunca permitiriam tristes espectáculos, como aquele que hoje assistimos no Gana-Burkina. Com a manutenção do Sistema Corrupto no Futebol, a tendência será a perda de adeptos, nos Estádios, e nas audiências... o Futebol até pode ganhar espaço em novos mercados na Ásia e na África, mas nos mercados tradicionais, o público está a começar, a perceber o que se passa... Estão a abrir os olhos...
E mesmo em Inglaterra, a ingenuidade já não é igual, hoje já consigo explicar, com alguma facilidade, a um Britânico, aquilo que passa em Portugal com os 'Apitos Dourados', algo que a alguns anos era difícil, porque eles estavam completamente a leste das roubalheiras...

O Sistema - seja ele qual for... - hoje, não conseguiu o seu objectivo - levar o Gana à final -, mas o Burkina perdeu o seu melhor jogador ofensivo... uma meia-vitória, que sabe a pouco!!!

Paradoxo de... Alvalade

"Um sociólogo americano escreveu uma história à volta de uma família texana que vive em Coleman e a que chamou Paradoxo de Abilene. Num sábado de muito calor, a filha do casal perguntou: «Porque não vamos jantar a Abilene?», cidade a cerca de 70 Km. A avó respondeu: «Se a tua mãe quiser, podemos ir»; a mãe, por sua vez, replicou: «Se o teu pai quiser, vamos...». O pai, esse, limitou-se a um lacónico: «Por mim, tudo bem!»
Sem mais, preparam-se para ir jantar a Abilene. A viagem foi incómoda: o carro era um velho Buick sem ar condicionado  o calor tórrido, a estrada poeirenta e em obras. Depois, já na cidade, tiveram de esperar muito para jantar num dos restaurantes, repletos naquele fim-de-semana. Nem sequer jantaram no que mais apreciavam e a comida foi má e cara!
Por fim, regressaram a casa, extenuados. Nessa altura, o pai terá dito, em tom zangado: «Mas de quem foi esta ideia peregrina de ir a Abilene num dia destes?» A sua mulher retorquiu: «Eu sempre pensei que tu queiras ir!...» A filha não ficou atrás e acrescentou: «Mas a mãe também queria ir», e mesmo a sua avó concluiu: «Não, o que nós pensámos é que tu é que fazias questão em ir», virando-se para o genro...
O resto da história - previsível - é deixado à imaginação de cada um...
Moral da história: formam-se decisões sem ninguém as ter tomado verdadeiramente! Daí o seu autor lhe ter chamado um paradoxo comportamental.
Escrevo estas linhas e rapidamente passo do Texas para Portugal e de Abilene para Alvalade. Onde nos últimos anos este paradoxo vem pairando. E onde, ao contrário da simpática família do Texas, não há petróleo."

Bagão Félix, in A Bola

Assim é muito difícil

"Nem betão, nem portas de aço, nem cortinas de fumo, não há nada que consiga isolar a equipa de futebol do Sporting dos imparáveis desvarios dos órgãos sociais do clube, por muito que Jesualdo Ferreira tente motivar os jogadores e apelar ao bom senso.
Os dirigentes dão tiros nos pés, os jogadores marcam golos na própria baliza e já não se sabe quem contagia quem. Tinha acontecido a Xandão no jogo com o Guimarães na jornada anterior, aconteceu a Joãozinho e a Pedro Mendes no último sábado em Vila do Conde perante a estupefação geral. E o Sporting voltou a perder e a atrasar-se na luta por um lugar europeu. Onde é que já se viu uma coisa destas?"

Pedido especial !!!


Momento muito bom, no intervalo, do último jogo com o Setúbal... enganou-me a mim, e a grande parte do Estádio...!!!

Lixívia 17

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.........45 (-4 ) = 49
Corruptos......45 (+4 ) = 41
Braga...........30 ( +1 ) = 29
Sporting.........19 (+6 ) = 13

Mais uma semana, onde a campanha anti-Benfica na (des)comunicação social continua em grande... Como a falta de vergonha na cara ainda não paga imposto, existem muitos voluntários!!! Ouvir e ler adeptos, do clube assumidamente Corrupto, daquele que foi apanhado em escutas telefónicas, claras... corrompendo tudo e todos, adeptos de uma autêntica organização criminosa, que intimida - e bate!!! - em todos os que lhes fazem frente... ouvir e ler estes adeptos, a queixarem-se de supostos benefícios do Benfica, e supostos prejuízos deles próprios, não é fácil de encaixar. Ouvir e ler o comportamento cúmplice, de Lagartos e jornaleiros, em todas estas novelas, tentando transmitir a ideia que somos todos iguais, e que aquilo que uns fazem hoje, outros já fizeram no passado, não é fácil de engolir... A tentativa de condicionamento de futuras arbitragens é feita à descarada, alguns até assumem alegremente esta estratégia, só mesmo a acefalia aguda dos avençados, permite que tudo isto seja feito sem contraditório...
As estatísticas são uma arma que deve ser utilizada. Não é fácil encontrar dados credíveis, porque em Portugal ninguém se interessa muito pela credibilidade dos números, mas quem tiver paciência para procurar a informação disponível, irá encontrar os factos indesmentíveis, que provam as inclinações dos relvados Portugueses, nos últimos 5 anos, nos últimos 10 anos, nos últimos 30 anos... O espaço temporal pouco importa, porque as coisas pouco mudaram... O Fura-Redes mostrou ontem, com enorme 'facilidade', a impunidade com que os jogadores Corruptos actuam neste Campeonato, e ao mesmo tempo a intimidação com que os seus adversários sofrem...
É comum nos jogos do Benfica, os nossos jogadores, disputarem os lances, com precaução excessiva, sabendo que a qualquer momento podem ser castigados, existem Benfiquistas que confundem esta atitude com pouca entrega ao jogo!!! Os Corruptos é o contrário, entram à bola, com a consciência plena do estatuto de inimputáveis, sabem que nada lhes vai acontecer!!! Este 'pormenor' é dos factores mais decisivos para vender a ideia, criar a ilusão, que uma equipa tem garra, e a outra não tem. Seria bom na Glorisesfera existir um projecto como a Corja Listrada - entretanto adormecida -, porque os números não mentem...

Na Luz tivemos o Vasco Santos, um dos filhos do Sistema, que já nos fod* várias vezes, inclusive com o Setúbal, na Luz!!! Desta vez esteve estranhamente 'calmo', mesmo assim ainda teve uma decisão completamente absurda: quando o Salvio sofre falta junta da área do Setúbal, toda a gente pensa que seria um Livre Lateral a favor do Benfica, o Luisão sobe para área, e afinal é marcada ao contrário, com os jogadores do Benfica fora de posição, o Setúbal efectuou um contra-ataque perigoso, que só devido à sua própria azelhice, não foi mais perigoso!!!
O 'caso' do jogo acabou por ser as entradas do André Gomes: na primeira sobre o Bruno Amaro acho que devia ter sido mostrado amarelo. Devido ao critério usado durante o jogo todo, o vermelho seria exagerado, ainda por cima logo na primeira falta mais perigosa da partida... o André chegou atrasado, ao sentir o contacto tirou o pé, mas deve ter mais cuidado; no segundo lance, não existe qualquer falta, o André chega primeiro à bola, e é o adversário que lhe dá um pontapé na sola da bota. Vê-se claramente a bola a ser tocada pelo André, com o pé direito, para o lado, só depois é que existe contacto. Não compreendo como é que inclusive Benfiquistas 'pediram' vermelho neste lance; depois no terceiro lance, onde o André é amarelado, por ter evitado um contra-ataque perigoso, com o amarelo no 1.º lance, devia ter levado o vermelho. Nesta altura o jogo estava 3-0.
Os fiscais-de-linha tiveram alguns erros, por exemplo a única jogada perigosa do Setúbal na 1.ª parte, nasce de um fora-de-jogo do jogador do Setúbal que cruza a bola... Mas o facto mais relevante neste jogo, foi o comportamento vergonhoso dos jogadores do Vitória. O anti-jogo, as simulações, as constantes entradas da maca, os gritos, as queixas... são marcas do Futeluso, mais do que o dinheiro, a grande diferença entre o Futebol Português, e o Inglês, é atitude dos jogadores. Estes comportamentos são culturais, são ensinados desde muito cedo, não acho que os jogadores do Setúbal se portaram desta maneira por estarem a jogar contra o Benfica, simplesmente não sabem jogar de outra forma!!! A falta de respeito para com os adeptos que pagam o bilhete - e indirectamente os seus ordenados -, devia-lhes pesar na consciência, mas não... Além dos resultados 'arranjados' - que também existem noutros lugares!!! -, é este tipo de comportamento que faz com que os Estádios Portugueses estejam quase sempre vazios...
Sou obrigado a falar das estúpidas reacções de adeptos e blog's do Benfica em relação às goleadas dos Corruptos!!! Então o Benfica de Jesus, passa grande parte das épocas a golear todos os seus adversários, para depois em alguns momentos da época, ir-se abaixo - quase sempre empurrado -, perdendo o Campeonato, enquanto os Corruptos têm passado as últimas épocas, vencendo a maioria dos jogos com resultados apertados - argumentam com o pragmatismo!!! -, acabando por serem levados ao colo pelos apitadores, para os títulos, e então todos se esquecem, ignoram, ou desvalorizam as goleadas anteriores do Benfica, e agora porque os Corruptos golearam em 3 jogos consecutivos, sendo que em dois beneficiaram de expulsões - com critérios muitos discutíveis - dos adversários, para de um momento para outro, serem considerados invencíveis?!!! As justificações pós-roubos, encontradas para explicar as vitórias pífias dos Corruptos são sempre muito selectivas, só servem para eles...!!!

Em Guimarães, tivemos mais uma Injectada-Equipa-Corrupta, o stock da amarelinha deve estar em baixo... depois da visita do controle anti-doping da UEFA - antes do jogo com o Gil... -, os Corruptos sabem que agora, nos tempos mais próximos, só têm que se preocupar com o Luís Horta, e esse não faz mal a ninguém!!! Mas pode ser que esta obsessão de ultrapassar o Benfica, no número de golos marcados, lhe saia cara, já que nestas coisas, a ressaca é certinha!!!
Marco Ferreira, que até tinha estado bem no Sporting-Benfica voltou às arbitragens medrosas!!! Impunidade total para Varela - logo aos 9 minutos -, Fernando e Mangala... Não viu também o penalty do Mangala - e Otamendi -, sobre o Baldé, com 0-0, o Francês abraçou o Guineense, e o Argentino deu-lhe um cotovelada,  um autêntico dois-em-um !!! Nem com 4-0 no marcador, o árbitro teve coragem de marcar um penalty descarado do Mangala, sobre o Ricardo, e este foi um daqueles penaltys em 'dois tempos': primeiro empurrou, e como não foi suficiente, ainda foi lá com a perna!!! Nota mais uma vez para a total subserviência do jornal do Censor Serpa, que branqueou todos os erros que beneficiaram os Corruptos, curiosamente só o Rascord os mostrou!!!
O fiscal-de-linha que acompanhou os Corruptos, na 1.ª parte, teve muito azar!!! Duvido que tenha uma carreira de sucesso no 1.º escalão!!! Errou pelo menos 2 vezes, prejudicando os Corruptos, existe outro lance onde os pés de Jackson estão em jogo, nas ele tem o corpo inclinado para a frente...
Uma nota ainda para o branqueamento total da (des)comunicação social dos vergonhosos acontecimentos, que antecederam o jogo dos Corruptos em Guimarães: parece que entre carros vandalizados, roubados, agressões a transeuntes, valeu tudo, mais uma vez... e detenções parece que não houve, a impunidade não é só dentro do campo, como nós já sabemos!!! Deixo aqui o link para a imprensa local, a única a falar do assunto!!!

Já tinha saudades de ouvir os Lagartos, queixarem-se de serem prejudicados pelo árbitro!!! Ainda por cima sem razão nenhuma!!! Como é habitual...!!!
O Joãozinho está fora de jogo, no tal suposto golo mal anulado ao Sporting. Como já referi noutras ocasiões - em lances parecidos -, pessoalmente, considero a Mão na Bola do Joãozinho involuntária, mas em Portugal costuma marcar-se - excepto na grande área dos Corruptos !! -, mas como o Sporting depois da transferência do Izmailov oficializou o seu estatuto de filial, parece que beneficiam do mesmo estatuto de excepção!!! Ainda assisti a mais um lance caricato, onde Rinaudo dá um cacetada enorme ao Lion, dentro da meia-lua, quase em cima da linha da grande área, e o Capela - assumidamente Lagarto, sem pejo em beneficiar o seu clube, em diversas ocasiões... - dá cartão amarelo ao Vilacondense!!!

Não vi o jogo de Aveiro, mas ouvi parte do relato, quando ia a caminho da Catedral... assim confiando nos radialistas fiquei a saber que ficou um penalty por marcar sobre o Yazalde, e outro sobre o Éder - portanto 1-1 !!! - mas na Segunda-feira foi surpreendido por uma excelente iniciativa do Beira-Mar: colocaram no Youtube, um pequeno video com as suas razões de queixa - excelente iniciativa, facilita o meu trabalho!!! -, onde fica provado que a falta que deu o 2.º golo ao Braga, foi mal assinalada, o jogador Aveirense corta a bola com a cabeça e não com o braço, e no 3.º golo do Braga, o Mossoró controla a bola com o braço!!!

Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
3ª-Nacional(c) V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4ª-Académica(f) E(2-2), Xistra, Prejudicados, (0-3), (-2 pontos)
5ª-Paços de Ferreira(f) V(1-2), Marco Ferreira, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
6ª-Beira-Mar(c) V(2-1), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
7ª-Gil Vicente(f) V(0-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
8ª-Guimarães(c) V(3-0), João Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave(f) V(0-1), Bruno Esteves, Nada a assinalar
10ª-Olhanense(c) V(2-0), Rui Silva, Nada a assinalar
11ª-Sporting(f) V(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar
12ª-Marítimo(c) V(4-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
13ª-Estoril(f) V(1-3), Duarte Pacheco, Nada a assinalar
14ª-Corruptos(c) E(2-2), João Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Moreirense(f) V(0-2), Capela, Nada a assinalar
16ª-Braga(f) V(1-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
17ª-Setúbal(c) V(3-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado

Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
-Marítimo(f) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Gil Vicente(c) V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, (2-2), (+2 pontos)
5ª-Estoril(c) E(2-2), Nuno Almeida, Beneficiados, (2-3), (+1 ponto)
6ª-Corruptos(f) D(2-0), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Académica(c) E(0-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
8ª-Setúbal(f) D(2-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
9ª-Braga(c) V(1-0), Proença, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
10ª-Moreirense(f) E(2-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
11ª-Benfica(c) D(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar
12ª-Nacional(f) E(1-1), Soares Dias, Nada a assinalar
13ª-Paços de Ferreira(c) D(0-1), Rui Silva, Nada a assinalar
14ª-Olhanense(f) V(0-2), Hugo Pacheco, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Beira-Mar(c) V(1-0), Cosme, Nada a assinalar
16ª-Guimarães(c) E(1-1), Xistra, Beneficiados, (1-2), (+1 ponto)
17ª-Rio Ave(f), D(2-1), Capela, Beneficiados, Sem influência no resultado

Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicado, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicado, Sem influência no resultado
3ª-Olhanense(f) V(2-3), João Ferreira, Nada a assinalar
-Beira-Mar(c) V(4-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
5ª-Rio Ave(f) E(2-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
6ª-Sporting(c) V(2-0), Jorge Sousa, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Estoril(f) V(1-2), Capela, Nada a assinalar
8ª-Marítimo(c) V(5-0), Cosme, Nada a assinalar
9ª-Académica(c) V(2-1), Hugo Pacheco, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
10ª-Braga(f), V(0-2), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Moreirense(c) V(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
12ª-Setúbal(f) V(-3), Proença, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
13ª-Nacional(c) V(1-0), Rui Costa, Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
14ª-Benfica(f) E(2-2), João Ferreira, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Paços de Ferreira(c) V(2-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
16ª-Gil Vicente(c) V(5-0), Paulo Baptista, Beneficiados, Sem influência no resultado
17ª-Guimarães(f) V(0-4), Marco Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado

Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicado, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
3ª-Paços de Ferreira(f) D(2-0), Pedro Proença, Nada assinalar
4ª-Rio Ave(c), V(4-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
6ª-Olhanense(c), E(4-4), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7ª-Marítimo(f), V(0-2), Benquerença, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
9ª-Sporting(f) D(1-0), Proença, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
10ª-Corrutpos(c) D(0-2), Xistra, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Académica(f) V(1-4), Soares Dias, Nada a assinalar
12ª-Estoril,(c) V(3-0), Nuno Almeida, Beneficiados, (3-1),Sem influência no resultado
13ª-Moreirense(c) V(1-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
14ª-Nacional(f) D(3-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
15ª-Setúbal(c) V(4-1), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
16ª-Benfica(c) D(1-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
17ª-Beira-Mar(f) E(3-3), Hugo Pacheco, Beneficiados, Prejudicados, (4-2), (+1 ponto)

LINK's
16ªjornada

Épocas anteriores: