Últimas indefectivações

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Novas regras:

"(...)
Lei 3 - Os jogadores
- Se um substituto, um jogador que tenha sido expulso, um treinador ou elemento do staff interfere com o jogo, provocando a sua paragem, haverá um livre directo (ou penálti) contra a equipa do infractor. Antes, havia lugar a livre indirecto ou bola ao solo.

Lei 5 - O árbitro
- Os jogadores que se lesionem devido a uma falta que provoque a expulsão do adversário não são obrigados a sair do campo para serem assistidos. O mesmo se aplica se o jogador estiver apto a voltar ao jogo em menos de 20 segundos desde a entrada da equipa médica.

Lei 12 - Faltas e incorrecções
- Acabou a lei do chamado 'castigo triplo', que estipulava expulsão, penálti e suspensão quando um jogador cometia uma falta dentro da área para impedir uma oportunidade clara de golo. Agora, o árbitro tem de avaliar se o defesa tentava jogar a bola de forma limpa - nesse caso, não é expulso. Mas se obstruir, agarrar ou empurrar o adversário; não jogar a bola ou não ter a possibilidade de a conquistar quando faz a entrada; ou se tratar de uma falta merecedora de cartão vermelho em qualquer parte do campo, como conduta violenta, o jogador é sempre expulso.
- Uma acção violenta é punida com cartão vermelho mesmo se não houver contacto.
(...)"


PS: O International Board aprovou várias alterações às regras do Futebol: 95 para ser mais exacto. E entraram em vigor hoje!!!!!!!!!!!! Quem quiser ler todas as leis do jogo, pode clicar aqui. São só 210 páginas!!!!!!!!!!!
Destaco algumas alterações, aquelas que na minha opinião, podem trazer mais polémica/confusão, até porque em algumas delas, o critério subjectivo na analise do árbitro, é muito grande!

André Horta, um dos nossos !!!

André Horta confirmado no Benfica. Agora falta saber se será aposta no plantel principal, ou se será emprestado!
Esta é daquelas contratações cheias de sentimento: é sempre bom, saber que um de nós, um daqueles que partilha as bancadas connosco, tem a oportunidade de vestir o Manto Sagrado...
Mas muito sinceramente, não será fácil ao André ficar no plantel. Por acaso a posição do André até uma das mais carenciadas no nosso plantel: '8'! O lugar ocupado pelo Renato esta época.
O André tecnicamente está acima da média, mas falta-lhe a capacidade física que aquele lugar obriga... mas com o Fejsa nas 'costas', quem sabe!
Espero que a pré-época corra bem, e que o André se supere e que me consiga surpreender! A mim, e ao Rui Vitória!!!

Afinal... Madrid

"O açambarcamento espanhol das taças europeias é uma boa notícia para Espanha, mas não creio que seja a melhor notícia para o futebol europeu. Trata-se, sobretudo, do esplendor monetário que, não sendo monopólio de Castela, Catalunha e Andaluzia, é, todavia, melhor potenciado ali.
A final da Liga dos Campeões, este ano entre os dois clubes de Madrid, foi um excelente espectáculo, com vencedor feliz através da, não raro injusta, regra das penalidades.
Por cá, os media noticiaram esta final, com uma paradoxal mistura de xenofilia vizinha e de um certo tom pseudo chauvinista. Aliás, é todo o ano assim. Enquanto em Espanha as notícias de cá são zero lá, não há telejornal cá que não nos dê doses excessivas de lá.
Não aprecio a tendência de relatadores e comentadores que quase nos obrigam a torcer por uma equipa estrangeira só porque tem Ronaldo, Mourinho ou outro ilustre representante luso. Desta vez, tínhamos de ser do Real. Porquê? Por ter Ronaldo? E, no Atlético, não havia Tiago?
Nesta final, houve um determinante lance (o golo do Real Madrid) que foi ilegal. Mas ninguém se queixou e o fogoso Diego Simeone, conformado, até disse que «quem ganha é sempre melhor». Por cá, o que se diria em circunstâncias idênticas!
Desta vez, correu bem ao nosso Cristiano Ronaldo. Quis ser o último a marcar o penalty decisivo, o que tendo acontecido lhe proporcionou ser ungido em abundância («tive uma visão», afirmou). Nesta ocasião, lembro-me do desempate com a Espanha no Euro-2012 em que, por ser também o último marcador, nem sequer o foi, pois lá não se chegou por falhas de colegas da (nossa) Selecção..."

Bagão Félix, in A Bola

Triste futebol olímpico

"Rúben Vejo, Nélson Semedo, João Cancelo, Rúben Semedo, Rafa Soares, Tobias Figueiredo, Bruno Fernandes, Rúben Neves, Gelson Martins, Ronny Lopes, Gonçalo Paciência, Ricardo Horta, Raphael Guzzo, André Silva, Iuri Medeiros, Rafa Silva, João Mário, Renato Sanches, André Gomes, Bernardo Silva, Raphael Guerreiro...
Deste desfile de nomes aleatoriamente dispostos, juntando-lhes outros talentos de igual valor, seria fácil - como aliás se viu nos anos recentes - formar uma Selecção capaz de conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, cenário hoje muito dificultado. Isto porque o torneio olímpico de futebol é uma prova marginal do calendário FIFA, para a qual os clubes não são obrigados a ceder jogadores. Ora, se a final Olímpica está marcada para o Maracanã no dia 20 de agosto está bom de ver que os clubes que disputam a 16 e 23 o play-off da Champions não terão interesse em libertar os seus jogadores: alguém imagina por exemplo o FC Porto a atacar a Liga dos Campeões sem Rúben Neves ou André Silva na lista?
Aliás, num cenário em que Portugal chegue à final nunca a equipa regressará antes de dia 22 ou 23 de Agosto, ou seja já com a maior parte das Ligas europeias em marcha.
Mais do que decidida por critérios técnicos, a convocatória terá grande dose de diplomacia e de arte da negociação.
Torna-se evidente que ou o futebol olímpico entra nas contas da FIFA ou tem de saltar do programa olímpico, mas também é indisfarçável que no caso concreto de Portugal, mesmo que a medalha fique mais longe - mesmo que a equipa seja afastada logo na fase de grupos - a qualidade do trabalho feito na formação dá razões para se acreditar que muitos sucessos virão a caminho. E pensar que quando Scolari saiu os especialistas falavam de um deserto nos anos vindouros..."

Nuno Perestrelo, in A Bola

Falar de justiça mas bem devagarinho

"Todos sabemos como é lenta a justiça em Portugal. E o futebol deu-nos dois exemplos bem claros nos últimos dias. A federação chegou ontem a acordo no caso Olympic... 19 anos depois do início do diferendo. É obra. Já o caso Mateus conheceu uma decisão favorável ao Gil Vicente condenado à descida na secretaria em 2006. Passaram 10 anos! Pior, a ordem do tribunal não vai ser acatada por Liga e federação, recorrendo esta novamente às instâncias judiciais, o que deve atirar a resolução do triste episódio lá para as calendas gregas. Todas estas decisões, lentidão e incompetência têm custos enormes. Neste caso para o futebol nacional - a FPF tem já aprovisionada uma verba para fazer face a uma derrota esperada no imbróglio Gil-Belenenses -, mas também para o país. As dificuldades em conseguir decisões céleres na justiça são uma das principais razões para que o investimento estrangeiro em Portugal não abunde. Como arriscar capital a sério em negócios num país em que se as coisas correm mal nunca mais há decisões? Pois.
Benfica e FC Porto apresentaram contas negativas. O Sporting deve estar aí a rebentar. Infelizmente futebol português e prejuízos são palavras muitas vezes lidas na mesma frase. É difícil a vida dos presidentes dos grandes, entre a vontade de conquistar títulos e agradar aos adeptos e tentar o equilíbrio financeiro. São muitas as promessas de contenção, mas depois, na hora da verdade, lá vêm os aumentos de massa salarial, de prémios ou ainda de investimento em contratações. Obviamente, uns e outros vão no próximo exercício minorar os estragos com as vendas. Mas em Portugal continua a gastar-se demasiado num desporto sem mercado para tanto. Daí também a nossa capacidade para lutarmos com alguns da Europa mais rica. Um dia alguém pagará a factura. Até lá, siga."

Alargar a Liga é o que está a dar...

"Gil Vicente depois do Boavista. De novo, recurso a tribunais civis resulta em cheio, anulando pena de despromoção decidida pela Justiça desportiva. Dá que pensar tão radical diferença nas sentenças... E agora? Uma de duas: a Federação recorre, ou não o faz. Ao que parece, não o fará. Descrendo de êxito em tal recurso e assumindo que adiar não é solução. Portanto, tal como aconteceu com o judicial triunfo do Boavista, vira o disco e toca o mesmo, vem aí mais um alargamento na I Liga... De 16 equipas para 18; e agora para...?
De 'caldinho' em 'caldinho', cabe à Liga de Clubes a primeira palavra na decisão. Seguindo soluções do passado, o recente e o longínquo, a reboque do Gil Vicente surgirá espaço para mais um (como encontrá-lo?; não descendo o União?; subindo o Portimonense?; havendo liguilla? Forte discussão aberta...). Portugal com 20 clubes na I Liga: mais do que a Alemanha!
Mas existe alternativa: uma época com 19... ficando uma equipa de fora em cada jornada (regulamento fixaria descida de 3). Bom senso parece dizer que, do mal, o menos...
Paulo Fonseca confirmado como líder técnico do Shaktar. A equipa que eliminou o SC Braga nos quartos de final da Liga Europa e de onde sai o conceituado Mircea Lucescu, rumo ao Zenit (e André Villas Boas não regressa ao FC Porto...). Paulo Fonseca não inicia carreira no estrangeiro graças à conquista da Taça de Portugal (forte interesse ucraniano foi anterior), sim por ter colocado o P. Ferreira na Europa e, nesta, o seu SC Braga ter feito excelente carreira. Outro exemplo de como decisivos holofotes estão nos palcos europeus..."

Santos Neves, in A Bola

Benfiquismo (CXXI)

E que grande golo...!!!

Liverpool 0 - 2 Benfica
2005/06

Jogo 5 da final adiado para Sábado

"O jogo 5 da final do Campeonato de Nacional de Andebol será realizado no próximo sábado e com a presença dos adeptos do ABC e do SL Benfica.
O Clube não deixa de ficar surpreendido com as notícias e tomadas de posição veiculadas na imprensa a propósito do encontro que vai definir o Campeão 2015/16. Na realidade, o Académico Basket Club e o Sport Lisboa e Benfica realizaram, só nesta ponta final da temporada, seis partidas oficiais e de grande impacto competitivo, sempre com uma saudável e eficaz permuta de bilhetes.
O tom de alguma crispação de altos responsáveis do ABC mais se estranha, quando nem sequer está em sintonia com o ambiente de respeito que vigora entre adversários. A título de exemplo, nota para as palavras do treinador Carlos Resende, após o jogo 4, realizado no passado sábado, no Pavilhão 2: “O relacionamento entre as duas equipas é muito bom.” Pelo Benfica, assim é e continuará a ser.
Como entidade que acata as decisões oficiais, o Benfica e os seus profissionais de Andebol estarão presentes, sábado, no pavilhão que a Federação de Andebol de Portugal designar para disputar, até ao último segundo, o título de Campeão com o ABC.
Certezas? São evidentes e sem pontas escondidas: o jogo será intenso, equilibrado, certamente ambas as equipas farão por dignificar a história dos respectivos emblemas na modalidade e tanto ABC como Benfica contarão com o apoio dos seus adeptos."


PS: Muito sinceramente, considero este comunicado 'curto'. A premeditação por parte do ABC é demasiado descarada...
Depois do castigo do Borrágan, o Benfica não devia estar presente, ponto final.
Recordo que o Borrágan, fez uma falta normal (livre de 9 metros no máximo), nunca para livre de 7 metros, nunca para ser excluído por 2 minutos, e muito menos para cartão vermelho... e como é óbvio, nunca poderia ser castigado em 1 jogo, nunca...
Esta novela com os bilhetes só está a servir para o vergonhoso castigo passar entre os pingos da chuva!!!
Este tipo de xico-espertices tão comuns em Portugal, só demonstram a falta de carácter da gentalha ligada ao desporto... A tentativa de criar ambientes de guerra nos estádios e pavilhões, em vez de promover o espectáculo desportivo, é aceite pela maioria como legitima... A impunidade como tudo isto é feito, só fomenta a continuação deste fenómeno degradante...